5 anos de Pétalas de Liberdade

Céu, azul, flores,
Céu azul e flores, das coisas mais bonitas da vida. Fonte da imagem.

 Não me lembro de detalhes do dia em que criei meu primeiro blog, que mantenho até hoje. Presumo ter sido numa hora em que meu irmão caçula tivesse largado o computador que dividíamos na época. Algumas vezes, creio que meu cérebro não se dê conta de que algo realmente importante está acontecendo, por isso não guarde o acontecimento em um local de fácil acesso na minha cabeça. Poder me lembrar de mais coisas foi um dos motivos que me fizeram começar a blogar. Se bem que, eu não tinha como prever até onde iria esse blog.

 O fato é que criei um blog e publiquei meu primeiro post (uma imagem do Garfield com uma mensagem um tanto presunçosa!). Depois publiquei outro, e mais outro... hoje são mais de 500. Revirando os arquivos, encontro cada coisa! Leio, releio, tento encontrar sentido para algumas palavras, rio, tenho vontade de apagar um post, mas resisto! É o meu passado, é parte do que eu era em 2010, 2011... É bom constatar que aprendi, que amadureci minhas ideias, que vivi.

 Me sinto uma senhora pelas próximas palavras que escreverei, mas, em 2010, os blogs eram um pouco diferentes de hoje. Naquele tempo, era preciso mexer com códigos html e procurar tutorias para fazer coisas como responder um comentário, fazer um link abrir em nova guia, etc. Felizmente, o Blogger foi implementando novas funcionalidades que ajudaram muito. Os layouts eram bem coloridos e cheios de gadgets (Ok! Confesso que ainda não me desapeguei totalmente da parte colorida! Nem ache que vá desapegar.).

 Nesses cinco anos, aprendi mais do que alguns macetes de html. Aprendi a colocar espaço depois da pontuação (Obrigada, Anônimo, que me alertou sobre isso.). Aprendi a ler uma crítica e refletir sobre ela, controlando o impulso de dizer uma palavra feia; opiniões diferentes expressadas educadamente podem nos ajudar a melhorar, besteiras jogadas ao vento são apenas besteiras. Aprendi que números são importantes, mas não são tudo e, por maiores que sejam, podem nunca ser o suficiente, então, para que se preocupar tanto com eles e ser consumido pela ambição?

 O mais gratificante e o mais importante de tudo é o que sinto quando começo a digitar, pesquisar, procurar a melhor palavra. Colocar para fora o que está dentro da minha cabeça. E quando eu aperto em "Publicar", há satisfação nos meus pensamentos. E quando vocês, leitores que me acompanham faz tempo ou que vieram parar aqui por causa do Google por acaso, deixam um comentário, há! Aí é ainda melhor!

 Dizem que cinco anos é muito tempo para um blog, eu também acho. Posso fazer uma longa lista de blogs bons que eu acompanhava e que infelizmente não existem mais. E não há um mês em que a ideia de parar não passe pela minha cabeça, mas aí me lembro da satisfação que já mencionei antes, do porquê de eu ter um blog, de que é, antes de tudo, para mim e por mim que faço cada post. O segredo da longevidade? O amor por ser blogueira. A necessidade de compartilhar e deixar registrado o que penso.

 Eu poderia ficar aqui escrevendo parágrafos e mais parágrafos sobre o quanto é bom manter esse blog, sobre o quanto evoluí desde que criei esse meu espaço na web, sobre todas as mudanças pelas quais o Pétalas de Liberdade passou (desde a mudança de nome, passando pelos incontáveis layouts, até a mudança de assunto, que nem mudou tanto, já que mesmo falando muito sobre livros, ainda é um blog pessoal, acima de tudo). Mas acho que por hoje está de bom tamanho, deixo para escrever algo mais extenso quando o Pétalas de Liberdade completar dez anos, algo de que não duvido.

 Finalizo o post agradecendo vocês, que utilizam um pouco de seus precioso tempo para virem aqui, ver o que escrevi. Obrigada, e voltem sempre!

 Com carinho,
Maria.


 Ps.: se ainda não se inscreveu na promoção de aniversário do blog (que sorteará 3 kits de livros), clique aqui e se inscreva.

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

9 comentários

  1. Que texto lindo, Mari !! *-*
    Fiquei até emocionado, de verdade. Eu conheço seu blog há menos de um anos, pq entrei nesse mundo literário nesse tempo e digo com certeza que o Pétalas de Liberdade é um dos melhores blogs que eu acompanho.
    Parabéns por esses 5 anos e que venham mais anos, mais sucesso, mais livros, mais histórias pra contar, mais desafios, mais tudo *-*
    Tenho um grande amor por esse seu cantinho e um grande respeito por você porque, indiretamente você me ajudou muito no meu blog. Em novembro, quando minha vida desandou e eu ia encerrar o blog, recebi um comentário seu me falando que indicou o Mundo Em Cartas aqui e tipo, foi o que me deu vontade de continuar e criar forças pra voltar, porque valia a pena. Então, dá pra imaginar o respeito que eu tenho por esse lugar aqui.
    Parabéeens *------------*

    \o/
    Beijo !!

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela visita e pelo seu comentário lindo, Markus. Amo o seu blog e fico tão contente em saber que você gosta do meu.

      Excluir
  2. :') que texto fofo, Parabéns pelos 5 anos, e que venham os 10, eu sei que não é fácil manter um blog, e naquela época, rsrs, não era fácil msm tudo era html ainda bem que melhorou muito, descobrir o blog por acaso, e alias um ótimo blog, dnv PARABÈNS *----*

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Mari. Só nos sabemos o que é ser blogueiro, ter um blog, amá-lo e torná-lo parte de sua vida.

    Eu me lembro porque criei meu Blog, o intuito era divulgar a literatura e os livros em si. Lembro, ainda, da minha primeira postagem, mas isso não vem ao caso.

    Parabéns! E que esses sejam os primeiros 5 anos de muitos outros ^^

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha tenho que confessar que quando meu blog completou 2 anos esse ano eu não comemorei, mas você mais do que ninguém tem todo o motivo do mundo para comemorar, até porque 5 anos não é 5 dias né? Mas tipo, quero te desejar muitas alegrias e conquistas para seu cantinho. Que você continue com esse trabalho lindo que vem realizando e também que venha a fazer ainda mais novas amizades. Porque você amiga merece viu?!! Pode contar sempre comigo !! Eu fico feliz de fazer parte dessa história também =]

    FELICIDADES SEMPRE !!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-as-estranhas-e-belas-magoas-de.html

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pela visita e comentário

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo