Resenha: livro "Presságio", Leonardo Barros

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é Presságio: o assassinato da freira nua, suspense policial escrito por Leonardo Barros e publicado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira (Editora Novo Século) em 2012.

Presságio, Leonardo Barros, livro, resenha, trechos, parceria, blog, sinopse, capa, crítica, suspense, policial, literatura nacional

 Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de Alice, uma jovem de vinte e seis anos, que tinha visões desde a adolescência. Alice já havia passado por vários psiquiatras, na tentativa de entender melhor sua condição, porém, ninguém acreditava que ela possuísse um dom especial.

 Até que uma conhecida de Alice foi encontrada morta, a polícia dizia ter achado o responsável pelo crime, já que as circunstâncias em que o corpo foi encontrado eram semelhantes a outro assassinato, ocorrido pouco tempo antes. Tanto a conhecida de Alice, quanto a vítima anterior, estavam vestidas de freira no dia em que foram mortas. A mídia falava em um serial killer, um assassino em série com alguma fixação mórbida por freiras.

 Porém, Alice estava na festa em que a segunda mulher foi morta. Durante essa festa, ela presenciou algumas coisas e teve um presságio, onde ela via o corpo da freira nua e sem vida. O assassino não se parecia em nada com o homem preso pela polícia. Certa de que estavam cometendo um engano, ela procurou a polícia para contar o que sabia, mas quem acreditaria apenas em sua palavra, sem uma prova concreta?

 "- Eu vi!
 - Então, você estava lá!
 - Não estava! Eu vi em pensamento, como um presságio.
 Silêncio.
 Agora foi o agente quem não segurou a risada, e foi imediatamente acompanhado pelo delegado." (página 40)

 Alice não desistiu, continuou procurando desvendar aquele mistério. O que a colocou em grande perigo.

 "Os olhos de Sócrates pareciam querer saltar das órbitas. A respiração ofegante, o coração pululando. Se ele tivesse acreditado em Alice, nada daquilo teria acontecido. Sentiu o peso da culpa lhe pesar nos ombros até quase esmagá-lo." (página 185)

 O livro é pequeno, de forma que devorei a história rapidamente (em parte pelo número de páginas, em parte pela curiosidade para saber como terminaria), a escrita do autor também contribui para isso: fácil de se ler, ainda assim, com palavras bem escolhidas, a leitura fluiu com facilidade.

 Eu demorei bastante para conseguir descobrir quem era o assassino, quando descobri, percebi que pistas estavam presentes desde o início da história. Porém, me equivoquei na hora de imaginar e caracterizar os personagens, de forma que o assassino não poderia ser aquele personagem, da forma como eu o imaginei.

 Apesar das pistas, não é fácil descobrir a resolução do mistério. Trazendo vários fatos novos, o autor me fez suspeitar de tudo e de todos, até da própria Alice. Ela mesma suspeita de si própria. Será que Alice não seria realmente louca e, durante uma crise, teria cometido um crime?

 O fato de Alice ficar, de certa forma, mentalmente instável, pelo uso de drogas lícitas e ilícitas, faz com que hajam lacunas entre cenas, dificultando a compreensão dela e a nossa. Minha cabeça deu vários nós durante a leitura, quem estivesse próximo de mim, talvez conseguisse ouvir o barulho das engrenagens do meu cérebro trabalhando para tentar assimilar tudo.

 Gostaria que o livro fosse maior, acho que poderia ter até uma continuação.

 O trecho que mais gostei:
 " - Mas vou dizer: você é calada demais pra ser louca! - soltou o volante, virou-se para Alice e sofismou: - Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?! - e riu novamente." (página 160)

Presságio - O Assassinato da freira nua
Presságio - contracapa

 Sobre o autor:
Leonardo Barros - Presságio

 O livro veio autografado e com dedicatória :) :
Livro Presságio - O Assassinato da freira nua, Leonardo Barros

 Sobre a parte visual: gostei da capa, as páginas são amareladas, a diagramação está ótima: com margens, espaçamento e fonte de bom tamanho. A revisão também está boa.

 Detalhes: 224 páginas, ISBN: 9788576798040, Skoob (média de notas: 4,3/5; minha nota: 4/5). Onde comprar online: Submarino (em promoção)Americanas.

 Enfim, Presságio: o assassinato da freira nua é um livro que gostei e que recomendo, principalmente para quem se interessa por suspense policial, histórias com personagens paranormais e investigação elaboradas, onde um detalhe pode fazer a diferença. Ressalto que o livro tem cenas fortes, talvez seja mais indicado para maiores de 18 anos.

 Agradeço ao autor Leonardo Barros por ter disponibilizado o livro para resenha. Me inscrevi na seleção de parceria que ele fez por ter ficado curiosa com o título da história, até então, não o conhecia. Foi depois disso que conheci o canal do Leonardo no YouTube, o Sente e Escreva. Já assisti vários e amei os (ótimos) vídeos dele: tem dicas para novos escritores, resenhas e bate-papos com outros autores, perfeito para quem curte esse mundo literário. Se eu fosse vocês, dava uma passada no YouTube, assistia os vídeos e me inscrevia no canal.

 Para quem quiser acompanhar o (super simpático) Leonardo pela internet: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, e-mail para contato: leobarrosescritor@gmail.com . Já fiz um post sobre ele no blog, para rever é só clicar aqui.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Vocês gostam de livros de suspense policial? Eu não leio muito esse gênero, mas quando leio, tenho boas impressões. Alguém aí já leu Presságio ou outro livro do autor?

 Participe das super promoções do blog e concorra a muitos kits de livros: 5 anos do Pétalas de Liberdade e Aniversário do Escritos & Estórias. Boa sorte! 

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

22 comentários

  1. Oi, Maria.
    Sem dúvida, uma das resenhas mais completas sobre a obra que tive oportunidade de ler.
    Fico feliz que tenha gostado e agradeço pela divulgação.
    Super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super contente por receber seu comentário, muito obrigada!

      Excluir
  2. Gosto bastante do gênero e adorei a premissa de Presságio, lembrou-me um antigo seriado onde as vítimas eram sempre encontradas vestidas de noiva... Já tinha visto esse livro em alguns blogs e a sua resenha foi bem detalhada e completa, gostei disso.

    Beijo.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. ___ ░██████░_ ░██████░
    __░██▓░░▓██__██▓░░▓██░
    _░██▓░░░░▓███▓░░░░▓██░
    _░██▓░░░░░░█░░░░░▓██░
    __ ░██▓░░░░░░░░░▓██░
    ____░██▓███░░░███▓██░
    __ ░██▓░░▓██░██▓░░▓██░
    _░██▓░░░░▓███▓░░░░▓██░
    __ ░██▓░░░░░░░░░░░▓██░
    ____░██▓░░░░░░██░▓██░
    ______ ░██▓░░░░██▓██░
    ______ ███ _██▓███▌██▌
    ______███______████▐██▌
    _____████___████▐████▐██
    ___██████████▐████▐███▌
    __███████████████▐███▌
    █▐██████████████▐███
    ██████▐█████████
    ███████.............................★MaRiBeL★

    ResponderExcluir
  4. e não é que me interessei pela história? Adoro o gênero =D

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maria!
    Gostei bastante da sua resenha. Já havia visto esse livro diversas vezes em promoções, ele parece mesmo muito curioso, mas eu sou péssima com policial :P Comecei lendo muito Agatha Christie, mas hoje em dia fico ansiosa demais com o desfecho e não consigo curtir as leituras :/

    bjos,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OI Maria, tudo bom?
    Eu adoro as suas resenhas, sabia?
    E fiquei feliz por conhecer a obra do autor através das suas palavras.
    Adoro livros que envolvem certo mistério e esse com certeza despertou a minha curiosidade.
    Já quero saber quem é o assassino, rs!
    Espero poder ler a obra muito em breve também!
    Beijos ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que goste :). Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  7. Uau esse livro parece ser bom, pelo menos ao meu gosto. Fiquei curiosa, e amei a sua resenha que me fez despertar esta curiosidade. Beijos :)

    Vanessa - Blog Closet de Livros

    ResponderExcluir
  8. Parece ser muito bom
    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  9. Pelas fotos, o livro é curtinho mesmo, mas as vezes é melhor assim do que o autor se prolongar muito e perder aquele ar de mistério. Adoreeei a resenha, eu já tinha me interessado antes por esse livro, e agora então estou louca pra tê-lo em mãos *-* É uma história que parece nos prender bastante, que contém os elementos certos pra uma trama de tirar o fôlego!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Meu inverno em Zerolândia", vem conferir!

    ResponderExcluir
  10. Essas visões citadas, em sua maior parte são mediunidade não conhecida. Adoro livros assim. <3

    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem???? Eu adorei o livro. Já o li e já estou com a resenha pronta para publicação. Já está programada e tudo, heheh :)
    Fico muito feliz que tenha gostado e também adorei o fato da Alice ficar confusa e com isso, nos confundir um pouco. Mas eu encontrei o mistério logo (acho que eu devo ter algum problema, kkk) , mas mesmo assim, adorei o livro e queria saber como tinha acontecido :)
    O autor também é super bacana e eu já conhecia o canal dele =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo