Resenha: livro "O Recomeço", Paulo A. Souza

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "O Recomeço", escrito pelo Paulo A. Souza na edição da Protexto de 2016.

Livro O Recomeço Paulo A Souza

 A obra é protagonizada por João Mendes, um operário numa fábrica de calçados. Há dois anos, ele viajava de carro com sua esposa e o filho deles, um garoto de seis anos. Um outro carro bateu no veículo de João, matando o pequeno Elias. O motorista que causou o acidente era Robson, um jovem estudante de medicina, que dirigia bêbado, mas como era filho de um desembargador, acabou não sendo preso.

 Depois do acidente, o casamento de João com Silmara não resistiu e eles se separaram. Ele contava apenas com o primo, Agostinho, com quem dividia a casa, para aconselhá-lo e ajudá-lo a suportar a tragédia. Porém, Agostinho se casou e João estava completamente sozinho. Uma presa fácil para Tonico, um bandidinho que adorava tirar vantagem dos outros (cerveja de graça, comida de graça, dinheiro e coisas emprestadas, venda de produtos piratas, esse era o estilo de Tonico).

 "João coçou a cabeça, e num instante pensou: 'Que que eu tô fazendo aqui?' Depois repensou: 'Eu não tenho mais nada mesmo, perdi meu filho, minha mulher, pelo menos posso vingar a morte do meu velho.' - Quanto é? - ele estava com a cabeça cheia de cerveja e embriagado pelo ódio." (página 34)

 João não conseguia superar o ódio que sentia por Robson e, por consequência, pelo pai do jovem que deu as chaves do carro para o filho. E sempre que o caminho de João se cruzava com o do desembargador ou o do estudante de medicina, ele perdia a cabeça e partia pra violência. João iria muito longe pelo seu desejo de vingança. Seria longe demais para um recomeço?

 "- Baixa a bola, João. Guarda essa sua revolta pra outra coisa. Aliás, eu achava melhor você esquecer essas suas vinganças sem futuro. Isso só está prejudicando sua vida e corroendo sua lucidez. Daqui a pouco os teus bons sentimentos vão evadir-se, então tornarás um homem amargo; rancoroso, vazio e solitário." (página 124)

 A obra tem como pano de fundo o aquecimento da economia nas últimas décadas (e as novas formas de tratar a mão de obra, com melhores condições de trabalho e incentivos), que permitiu que operários pudessem adquirir carros e casas melhores, e se passa em grande parte nas áreas industriais de São Paulo.

 Acredito que o principal destaque de "O Recomeço" seja nos mostrar o que há de bom e de mau no ser humano. Robson, por exemplo, tirou a vida do filho de João, mas quantas vidas ele ainda iria salvar em sua carreira como médico. Outro exemplo é chefe de João: não era corrupto, mas também não era gentil com seus empregados. E João poderia ser considerado um bom moço com o desejo de vingança que sentia, agressivo como ficava, tendo as mãos sujas de sangue, mesmo que fosse sangue de um bandido? Mas quem sou eu pra saber a dor de um pai ao perder seu filho por causa da irresponsabilidade de outra pessoa? Somos boas pessoas se, mesmo sabendo do risco, ingerimos bebidas alcoólicas e insistimos em dirigir, colocando em perigo a vida de outras pessoas? Acredito que falte em alguns personagens da obra o amor e o respeito ao próximo, aquela coisa de não fazer aos outros o que não gostaria que fizessem com você. Ao finalizar a leitura, fica bem claro que violência só gera violência.

 O autor é mais direto em sua narrativa, não aprofundando tanto os sentimentos dos personagens. Em alguns momentos me pareceu até algo meio jornalístico. Há o uso de gírias pela maioria dos personagens. É um livro grande, talvez a diagramação tenha contribuído para o extenso número de páginas, mas acredito que o texto poderia ser mais enxuto, sem, por exemplo, algumas descrições climáticas, tornando a leitura mais fluida.

contracapa, livro, o-recomeço, paulo-ademir,souza
Resenha, livro, O-Recomeço, Paulo-A.-Souza, trecho, opiniao, vingança, blog-literario

 A capa do livro tem sua beleza. As páginas são amareladas. Há alguns erros de revisão. A diagramação traz letras e espaçamento relativamente grandes, com margens de bom tamanho.

 Detalhes: 566 páginas, Skoob, compre no Clube de autores.

 Por hoje é só. Agradeço ao Paulo pelo envio do exemplar. Espero que vocês tenham gostado da resenha de "O Recomeço", um romance nacional com personagens que, infelizmente, encontramos na realidade do nosso país. Me contem: já conheciam a obra ou o autor?

Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, clique aqui para saber como participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".




Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

20 comentários

  1. Oi Mari!
    Parece uma trama bem realista, mas acho uma pena que o autor não tenha se aprofundado muito nos sentimentos dos personagens.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grato, Mariana, pelo comentário. Realmente, a trama é realista, atual. trata-se de um romance urbano e contemporâneo. Eu abordei um assunto que muitas vezes acaba se perdendo no tempo, são aqueles casos de acidentes em que tem envolvidos pessoas influentes, e que acabam caindo no esquecimento depois que se é noticiado na imprensa. A questão do sentimento era uma questão mais complicada, uma vez que a trama conta com mais de 30 personagens rotativos e uns 50 no total. Outro detalhe foi que eu quis dar um ritmo mais dinámico à história pelo fato de ela ser longa.

      Excluir
  2. Oi Mari!
    Acho que o autor inseriu na história o mito do maniqueísmo. Nem todo homem nasce bom ou mal. Temos os dois lados dentro de nós.
    Adorei a abordagem da nossa justiça que é falha, pois quem tem dinheiro tem grandes chances de sair impune na maioria das situações. A linha de justiça e vingança é tênue e acho que o autor abordou isso, lendo a premissa do livro e a resenha.
    Gostei por ser bem realista e com drama presente.
    Obg pela indicação!
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nayane, pelo comentário. Essa semana, eu percebi o quão o meu romance é atual. O filho de uma desembargadora foi solto mesmo sabido que vinha traficando drogas. Na minha trama temos um desembargador corrupto que é pai de Robson, o jovem que causou o acidente e matou o filho de João(protagonista). O final é surpreendente!
      Quis mostrar que a vingança e Ódio tem finais negativos. E que a amizade tem o poder de revigorar a pessoa. Por isso que usei na inscrição de abertura um trecho de uma letra de Renato Russo: "Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho..."

      Excluir
  3. Achei bem interessante a premissa do livro.
    Essa questão da abordagem do médico tirar a vida e depois salvar muitas outras e sobre a dor daqueles que perderam e como estão vivendo é bem intrigante.
    Gostaria de ler o livro, apesar de não curtir muito o gênero literário.
    Sua resenha chamou bastante a minha atenção!
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina, grato pelo comentário.
      Na verdade, o médico não tira vida de ninguém na história. Tem um personagem chamado robson, filho do desembargador, corrupto, Eustáquio, que quando ainda era estudante de medicina se envolveu num acidente de carro no qual vitimou fatalmente o filho de João Mendes, o protagonista. E pelo fato de ele, Robson, ser filho de uma pessoa influente na justiça e na política, nada acontece. E a partir de fato, o João tenta de todas as formas vingar a morte do filho, o que pra ele (joão) se rá um transtorno angustiante. E Robson depois de formado segue com seu oficio de salvar vidas. E como a trama se passa durante uns quinze anos, vemos a transformação do carater dele (Robson) em querer reverter os defeitos do passado, porém tem na figura do pai um entrave, ja que este se acha acima de tudo e de todos. Os quais compram com seu poder vinculado nas mazelas. Vale a pena conferir. É uma romance que conta com mais de 50 personagem, procurei ser dinâmico na trama, tentando levá-lo num ritmo de novela, onde as cenas são acontecem mudam, mas as sequência segue firme.

      Excluir
  4. Olá !
    Adoro livros nacionais !!
    Não conhecia o livro mas parece ser o tipo e livro que deveria ser lido ..

    Quero saber o que vai acontecer com o João e saber como ele vai superar sua perda !!

    Adorei !!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, Mich. O seu comentário é curto porém muito relevante. Fiquei até com vontade de lhe mandar um livro.
      No início da trama, aliás, antes de iniciar a trama, se percebe que João tem uma bela família. E depois do acidente a sua vida vira do avesso. E até chegar ao final da história se passam vários anos e os sofrimentos e decepções são enormes. Porém o final é surpreendente.
      Além de Jõao, há muitos personagens interessantes e relevantes à trama: o desembargador, Eustáquio, e seu cunhado e construtor, Jacinto, Robson, medico, filho do desembargador, e, Denis, promotor, sobrinho do mesmo. A o núcleo da Fábrica de Calçados, onde João e seu primo, Agostinho, trabalham, que é comandada pelo Bruto, carrancudo e mandatário, sr. Hugo. Ou seja, pelos menos 50 personagens envolvidos.
      Foi um livro que eu gostei muito de ter feito, 4 anos de muita dedicação.

      Excluir
  5. Olá!
    Gostei muito da premissa do livro, ainda não conhecia.
    Gosto muito desse gênero literário e gostei muito do drama envolvido.
    Vou anotar a dica <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Natali.
      Esse é o meu primeiro romance, e como ele tem mais de 500 páginas nem me preocupei em mandar para as editoras comerciais, uma vez que a maioria delas não publicam autor iniciante e quando publicam são aqueles livros com 120 até 220 páginas por conta do custo da obra e dos gastos que elas vão ter. Então publiquei por uma editora independente que saiu com a 1ª edição com 300 exemplares, e graças a Deus já estão quase todos vendidos.
      É um Romance urbano, contemporâneo, que se passa em No interior de São Paulo, capital paulista e Litoral. São mais de 50 personagens e uma trama bem dinâmica, onde usei a mudança de cena como usadas em novelas para não perder o andamento.
      O livro é emocionante, e o final é surpreendente!
      Vale a pena ler. Gostei muito de ter feito!

      Em outubro, estarei lançando o meu primeiro livro infantil. E no final do ano, darei início ao meu segundo Romance. Um novo desafio, uma vez que se passará em Minas no final do século 19, tratará do aborto, racismo e colheita de café.

      Excluir
  6. Olá, como não gosto de personagens superficiais, a obra não me chama tanta atenção, apesar de economia ser um tema que todos devem ter alguma noção. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alison. Grato pelo comentário. Os personagens não são superficiais, são exatos numa trama dinâmica. O romance é conteporâneo e urbano. A temática é atual e relevante destacando-se a problemática das drogas, a corrupção, a injustiça, a vingança, a força da amizade, e do trabalho.

      Excluir
  7. Mari!
    Achei o enredo bem realista, porque acontecem dessas coisas na vida real. Aqui mesmo, ontem o filho do secretário de segurança foi preso por dirigir embriagado e desacatar os policiais que fizera a prisão, e aconteceu alguma coisa? Não, porque o pai é alguém influente.
    Acredito que o livro traz mesmo muitos questionamentos, embora não goste quando sentimento de vingança está presente.
    Uma semana esplendorosa!
    “O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.” (William Shakespeare)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rudynalva. É um romance moderno e urbano. A mazelas do cotidiano está bem presente. A questão da vingança é abordado como um sentimento negativo, ou seja, o personagem principal, João, se vê angustiado e perdido por conta disso, mas é resgatado pelo sentimento de amizade de bondade por parte de seu primo Agostinho, de sua ex-esposa Silmara e outros amigos.

      Excluir
  8. Olá, Maria. Fico grato pela resenha. É o meu primeiro Romance editado por uma editora independente. Um romance urbano e atual. Eu quis mostrar nesse enredo que a trauma das pessoas que perdem entes queridos em acidentes - nesse caso representado por João. E um dos grandes equívocos do protagonista é querer fazer justiça através da vingança, o que torna a sua vida e busca ainda mais penosa. E no final tem-se grandes surpresas.

    O Próxímo romance vai se passar no seculo 19. E tratar das questão de conflitos de terra, amores e aborto.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Maria!!
    Esse livro parecer sem muito objetivo e fala do que acontece na vida real. Não conhecei essa obra espetacular!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Marta, pela abordagem.
      O romance é contemporâneo e urbano. A trama se passa no interior de São Paulo, Capital e litoral paulista.
      A história é emocionante com muitas reviravoltas e o final é surpreendente.

      Excluir
  10. Olá Maria ;)
    Não conhecia o Paulo A. Souza e nem o livro, mas achei a premissa bem interessante.
    O livro é bem grande mas gosto dessa narrativa mais direta, é outro ponto que me faria ler o livro com certeza.
    E achei bem interessante essa abordagem do autor.
    Obrigada pela dica de leitura ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Fico grato pelo comentário, Isabela. É realmente difícil as pessoas terem acesso a livro de autores iniciantes, ainda mais quando é publicado por uma editora independente ou pequena. O RECOMEÇO é um Romance que escrevi com muita dedicação, foram pouco mais de três anos de empenho em trazer algo que fosse realmente relevante em sua temática. Abordo temas como drogas, vingança, traição, mais também o amor em família, ou seja, é um Romance contemporâneo que se passa no interior e capital paulista.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo