(fonte) Usando a mesma imagem do ano passado, creio que não exista outra melhor para expressar minha opinião. |
Sobre a escolha do dia oito de março, "A versão mais conhecida diz que, nessa data, em 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve. Além de salário igual ao dos homens, elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho, que era de até 16 horas diárias. Os patrões trancaram as operárias e incendiaram a fábrica. Todas as grevistas morreram queimadas. " (fonte)
Como se pode ver, a luta por mais igualdade de direitos entre homens e mulheres é antiga.
Ano passado, falei no blog sobre Aesha, uma jovem que teve suas orelhas e nariz arrancados pelo marido e pela família dele. Para quem não leu o post, é só clicar aqui.
Em 9 de outubro de 2012, tentaram matar a garota paquistanesa Malala Yousafzai pelo simples fato de ela querer estudar e lutar na defesa desse direito para as meninas do seu país. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola.
O marido de Maria da Penha Maia Fernandes tentou matá-la duas vezes; depois dessas tentativas, ela tomou coragem para denunciá-lo. Ele só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado, para revolta de Maria com o poder público.
Desde 2006, temos uma lei que leva o nome dela: a Lei Maria da Penha, que visa a aumentar o rigor das punições das agressões contra as mulheres quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. (Clique aqui e aqui para ler mais sobre o assunto).
"Desde que o movimento feminista foi às ruas, há cinco décadas, as mulheres quebraram barreiras em diversas áreas, mas alguns obstáculos parecem intransponíveis. Por mais que estejam amplamente inseridas no mercado de trabalho – hoje presidem empresas e governam países –, elas ainda ganham menos do que os homens. Diversos estudos publicados na semana passada, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, festejado em 8 de março, confirmam o incômodo fenômeno. A diferença de rendimentos é ainda mais inexplicável quando se comparam os níveis de escolaridade dos sexos. Em países como Brasil e Estados Unidos, as mulheres têm mais anos de estudo do que os homens. Se teoricamente estão mais bem preparadas, por que recebem menos?" Trecho da reportagem "Mesmo no topo, elas ainda ganham menos", publicada na revista ISTOÉ , leia na íntegra aqui.
Quantos casos de maridos agredidos por suas esposas você conhece?
Quantos casos de homens violentados sexualmente você conhece?
Na sua casa, você acha que homens e mulheres tem direitos iguais?
Muito já foi conquistado, mas muita coisa ainda precisa melhorar. Enquanto situações como as que citei anteriormente continuarem acontecendo, a luta não acabou. Essa reflexão no dia 8 de março ainda se faz extremamente necessária.
Homens ou mulheres, somos todos da mesma espécie, humanos!
______
Links da semana:- "Cursos de Intercâmbio" no Cappuccino e Bobagens.
- "Sobre Sonhos" no Everyday Things.
- "Playlist: Chorão, saudades!" e "A que ponto caminha a homofobia" no Mais Cafeína.
- "Tutorial: Memory Jar" no Quero ser Alice.
- "Desafio da Torre de Livros!" no Central da Leitura.
- "#Prepara ! Anitta e seu primeiro DVD" no Garota Agridoce.
Me acompanhem nas redes sociais: twitter: @marijleite| facebook | G+| Skoob| Goodreads| Bloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.
Não conhecia nenhuma das histórias de que você falou, só a da Malala.
ResponderExcluirJá sigo aqui, convido-a a seguir meu blog também!!
Venha ver os novos posts do blog!!!!! Fico à sua espera!!!
Beijos :)
http://fashion--and--you.blogspot.pt/
Oi Carolina, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirFicou super legal esse post ..
ResponderExcluirvou ver uns links :)
Oi Camila, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirMaria,
ResponderExcluirFeliz dia internacional das mulheres e gostei do texto e das histotias reais que você colocou no seu blog o caso da Malala e da Maria da penha. Mas essa historia ainda não acabou vocês vão quebarar mais e mais batalhas.
Beijos
http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/
Oi Rodrigo, muito obrigada pela visita e comentário!
ExcluirParabéns mulherada!
ResponderExcluirÉ isto aí. Lugar de mulher é onde ela quiser, menos no banheiro masculino rss.
Se bem que tem as profissionais de limpeza que entram a hora que querem.
Esta história de Nova York foi uma barbárie. Eu fiz um post sobre isto no ano passado para este dia tão especial.
Histórias, estórias e outras polêmicas
Oi Claudio, muito obrigada pela visita e comentário!
ExcluirA mulher tem que ir e vestir o que ela quiser e não o que os outros determinam.
ResponderExcluirbeijos
Oi Lola; é isso aí! Obrigada pela visita e comentário.
ExcluirAmeeeeeeei dos links da semana especial, deu uma aula gigantesca para todas nós... fiquei curiosa para ler esse livro e entender um pouco mais.
ResponderExcluirBeijão
Oi Bruna, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirAdorei o post. Adorei principalmente que resume as várias situações (luta das mulheres grevistas, Aesha, Malala...) de uma maneira simples e informativa. Acho que a gente poderia ir até mais longe, né? Com algumas como Joana d'Arc. E isso faz a gente pensar quantas mulheres de destaque estiveram no passado e foram ignorada nos textos históricos...Enfim, adorei as suas perguntas no final, que fazem a gente pensar isso tudo na nossa própria vida - que é o mais importante com essas conversas.
ResponderExcluirE só tenho a agradecer por você ter usado as imagens e citado o CC, porque ajuda essas informações a irem mais longe. Muito obrigada. (:
DFTBA
Obrigada pela visita e comentário :) .
Excluir