Resenha: livro "Herdeiro da Névoa", Raquel Pagno

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é Herdeiro da Névoa, escrito pela catarinense Raquel Pagno e publicado pela Chiado Editora em 2013.

Herdeiro da Névoa, Raquel Pagno, Chiado

 Narrado em primeira pessoa, o livro conta a história de Inácio Vaz e se inicia em 1951. Inácio era um jovem de 21 anos, que estava realizando um sonho: se mudara para Paris para estudar advocacia. Porém, seus planos começaram a dar errado quando ele viu Chlóe Champoudry pela primeira vez, no dia da entrevista em que pretendia conseguir uma bolsa de estudos, ficou tão encantado que trocou o nome do curso e falou Artes, o curso no qual ela parecia estar se inscrevendo.

 Quando as aulas começaram, nem o seu nome nem o de Chlóe constavam em nenhum curso. Inácio ficou desesperado, até que descobriu que seus documentos haviam sido trocados. A foto era a dele, mas o nome era de François Roux. Sem dinheiro, distante de sua terra natal, louco para reencontrar Chlóe, Inácio foi convencido por Stephen, seu colega de quarto, a assumir a identidade de François Roux.

 A semelhança entre os dois era enorme, François era herdeiro de uma grande fortuna, tinha desaparecido anos atrás e era ligado de alguma forma com Chlóe. Talvez, assumindo o lugar do desaparecido, Inácio pudesse encontrar sua amada, fazer o curso que tanto queria e ter uma vida melhor. Só que as coisas não seriam nada fáceis para ele.

 "Saquei o documento do bolso e observei-o com atenção. O que vi me fez passar mal, e quase desfaleci de pavor. A fotografia era minha. O nome, de outro. Não consegui pensar numa possibilidade racional para o que ocorrera. Aquilo era totalmente impossível! Eu tinha certeza de que era eu quem aparecia naquela imagem, colada ao documento de outro, mas não conseguia explicar como tal engano poderia ter ocorrido. Imaginei-me no dia da expedição do documento. Não. Eu o conferira várias vezes, e era sempre o meu nome que eu via impresso nele." (página 22)

 Eu gostei muito desse livro, as minhas expectativas eram pequenas e fui surpreendida positivamente. Junto com Inácio, fiquei tentando descobrir como os documentos dele haviam sido trocados, o que teria acontecido com o verdadeiro François Roux, quais as verdadeiras intenções de Stephen e quais os segredos da bela Chlóe Champoudry. Só no final é que tudo fica esclarecido, e eu nunca imaginaria que a história seguiria por aquele caminho.

 Algumas vezes, fico decepcionada quando uma trama policial/de suspense começa a seguir de repente para o lado do sobrenatural, mas em Herdeiro da Névoa os fatos foram tão bem amarrados e encaminhados que eu gostei do resultado (além de ficar com medo de algumas coisas).

 Inácio Vaz foi meu personagem preferido (já que outro personagem que eu estava gostando se revelou bem diferente do esperado), compreendi suas escolhas e atitudes. Ele era muito jovem, vinha de uma vida difícil e estava completamente apaixonado, dizem que a paixão cega as pessoas. Inácio se acovardou em alguns momentos, mas foi extremamente corajoso em outros.

 Gostei da escrita da autora (quero ler outros livros dela), pude me sentir envolvida pela história.

Capa Herdeiro da Névoa, Raquel Pagno
Sinopse Herdeiro da Névoa, Raquel Pagno
Diagramação Herdeiro da Névoa, Raquel Pagno
Sobre a autora Raquel Pagno

 Num primeiro momento, não tinha gostado muito da capa (que é de um material liso e brilhante), mas após ter o livro em minhas mãos, até que encontrei beleza nela. Dividido em capítulos, Herdeiro da Névoa tem uma diagramação simples: margens grandes, espaçamento e fonte de bom tamanho; as páginas são bem amareladas e porosas.

 Enfim, Herdeiro da Névoa é um livro que gostei e que recomendo, especialmente para quem procura uma história surpreendentemente misteriosa.

 Detalhes: 256 páginas, ISBN: 9789895102327, Skoob, book trailer. Onde comprar online: Saraiva, Cultura, Barca dos Livros.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Alguém aí já leu ou conhecia o livro?

 - Vote e escolha o Blog do Ano!
   - Clique aqui e participe do sorteio do livro "O livro do Bem".

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram. 

16 comentários

  1. Eu não conhecia o livro mas acabei me interessando com sua resenha... Parece ter uma história bem envolvente.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Só em olhar a capa do livro com essa torre maravilhosa que tanto amo já me da vontade de ler. Resenha sensacional, parabéns.

    http://www.alicedissedesdisse.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li esse, parece ser ótimo! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso. Já estou seguindo; Poderia dar uma passadinha lá no meu e, se gostar, seguir também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário, vou lá conhecer seu blog.

      Excluir
  4. Nooossa!! Que história !!! Adorei! Acho que eu nunca fiquei com tanta vontade de ler um livro depois de uma resenha. Sério. Essa coisa de identidades, eu super interesso! Adorei ! :3

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de sua resenha, coloquei na minha lista de primeiro semestre!
    Obrigada pela dica!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  6. Eu vi a resenha desse livro em outro blog e amei a história..é bem diferente ^^
    Escritores nacionais surpreendendo sempre!!! :)


    Blog bonito..

    beeijos ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha! Essa é a segunda que vejo do mesmo livro em blogs diferentes. Está sendo muito bem falado ...agora essa do medo não sabia. Eu gosto...quero ler!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  8. Que linda resenha! Fico contente que tenha gostado da história.
    Muito obrigada! :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que fico contente por receber seu comentário :) !

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo