Resenha: livro "O mundo encantado das cores", Butterfly Editora

 Olá pessoal, tudo bem? Hoje trago a resenha de um livro diferente: O mundo encantado das cores,  o livro para colorir antiestresse da Butterfly Editora.

Resenha, livro, O mundo encantado das cores, Butterfly Editora, livro de colorir, blog, opinião, crítica

Resenha, livro, O mundo encantado das cores, Butterfly Editora, livro de colorir, blog, opinião, crítica

 Faz pouco mais de um mês que recebi um pacote da Editora Butterfly; dentro dele, estavam vários marcadores de página, uma caixinha de lápis de cor e um exemplar do livro O mundo encantado das cores. Até então, eu estava imune à febre dos livros de colorir, mas quando tive o meu exemplar em mãos e comecei a olhar os desenhos, foi difícil conter a empolgação. Eu e a minha sobrinha (que tem 4 anos e estava comigo quando ele chegou) ficamos super contentes.

 Minha mãe e minha irmã logo vieram me perguntar se o livro era para minha sobrinha, afinal, "colorir é coisa de criança", elas se surpreenderam quando expliquei que o livro era para mim. Afinal, está escrito em algum lugar que lápis de cor e desenhos são apenas para crianças??? Que quando a gente passa dos 18, perde a capacidade de pintar? Não está escrito em lugar nenhum, mas subentendido nessa nossa sociedade que diz que somos livres, mas critica sempre que vê alguém usando a sua liberdade e o seu tempo de lazer como quer.

 Se eu já sofro um certo preconceito por ser a única leitora em minha casa, por dedicar uma ou duas horas diárias para ler, por ter quase 100 livros na minha estante, por ficar sentada no sofá da sala, lendo, enquanto o resto da família está com os olhos pregados na TV (que eu também assisto, mas não é meu único passatempo), imaginem o que as outras pessoas diriam ao me ver colorindo! Eu preferi ignorá-las, colorindo estava e colorindo continuei, sem gastar meu tempo para ver os olhares de curiosidade ou de reprovação.

 No meu curso de Pedagogia na faculdade, tenho estudado como as atividades artísticas e como poder expressar o seu potencial criativo é importante para um indivíduo. Que oportunidades a nossa sociedade capitalista e cada dia mais apressada dá para as pessoas adultas se expressarem, para criarem, para fazerem algo que lhes dará prazer, mesmo que não dê dinheiro para pagar as contas no final do mês? Talvez por isso os livros para colorir estejam fazendo tanto sucesso. Porque seres humanos precisam expressar seu potencial criativo. Uma informação que está no prefácio do livro, e que eu também estudei no meu curso, diz que o ato de colorir faz com que o cérebro produza sensações de bem estar, além de estimular a criatividade da pessoa.

Resenha, livro, O mundo encantado das cores, Butterfly Editora, livro de colorir, blog, opinião, crítica, prefácio

 Falando especificamente sobre O mundo encantado das cores, ele é maior que os livros comuns, medindo 25 x 25 cm, e tem 96 páginas. Na parte da frente da folha, que é branca e mais grossa que uma folha de papel sulfite e mais fina que uma cartolina, há um desenho, e no verso, há um pensamento ou uma citação de algum autor conhecido (ou desconhecido), esses pensamentos tem relação com o desenho, na maioria das vezes. Ou seja, é um livro para colorir e também para ler. Alguns pensamentos:

Confúcio, citação
Mario Quintana, citação, passarinho

 Os desenhos tem temas variados: flores, animais, mandalas, figuras abstratas... Abaixo, selecionei alguns desenhos que já colori, usando os lápis que vieram da editora e alguns da minha sobrinha. Como diria a Juliana Cunha em seu livro: "Lazer tem que ser divertido, não bom." E posso te garantir, colorir cada desenho foi muito divertido, independente de como eles ficaram no final.

flores, Resenha, livro, O mundo encantado das cores, Butterfly Editora, livro de colorir, blog, opinião, crítica
Flores ♥

pássaros, uvas, O mundo encantado das cores, Butterfly Editora,
Azul ♥

love, amor, abstrato, desenho, Resenha, livro, O mundo encantado das cores, Butterfly Editora, livro de colorir, blog, opinião, crítica
Tem alguns desenhos em que a gente vai descobrindo detalhes na medida em que vai colorindo.

Pássaros, borboletas, corações, Resenha, livro, O mundo encantado das cores, Butterfly Editora, livro de colorir, blog, opinião, crítica
<3

 O desenho abaixo foi o primeiro que eu e minha sobrinha colorimos juntas, no dia que o livro chegou. Até minha irmã coloriu alguns dos passarinhos (os que ficaram mais bem feitos foram pintados por ela). Minha sobrinha, quando ficou cansada, começou a colorir de qualquer jeito, pintando vários de uma cor só, para acabar rápido. Tento fazer com que ela tenha contato com os livros, para que aprenda a gostar deles e se torne uma leitora no futuro, então, ter um livro que nós duas podemos "usar" juntas foi super legal. Não sei qual de nós gostou mais dele!

Resenha, livro, O mundo encantado das cores, Butterfly Editora, livro de colorir, blog, opinião, crítica

 Alguns desenhos são tão lindo que dá até pena de colorir. Foi difícil controlar minha vontade de fotografar o livro inteiro para colocar no post! Na contracapa, há a sugestão de colocar os desenhos em quadros ou dar de presente após pintá-los, mas alguns são tão lindo e inspiradores, que mesmo sem cor, mereciam ir para a parede.

Pitágoras, Resenha, livro, O mundo encantado das cores, Butterfly Editora, livro de colorir, blog, opinião, crítica

 Enfim, O mundo encantado das cores foi o meu primeiro (tímido) contato com os livros de colorir. E foi super válido! Uma livro tão bonito assim, realmente desestressa e coloca a cabeça para funcionar, ao fazer que a pessoa imagine qual a melhor cor para cada detalhe. Mas pode estressar também, se você tiver uma sobrinha de 4 anos, pulando e fazendo birra do seu lado, querendo rabiscar um pouco de cada página, pintando tudo de preto e não querendo soltar seu livro de jeito nenhum! Conselho: se tem criança em casa, compre um exemplar para ela também. Além de acalmá-la, é uma atividade legal e que pode render bons momentos de interação entre adultos e crianças.

Resenha, livro, O mundo encantado das cores, Butterfly Editora, livro de colorir, blog, opinião, crítica, comprar
contracapa, sinopse, Resenha, livro, O mundo encantado das cores, Butterfly Editora, livro de colorir, blog, opinião, crítica
Capa linda!

 Colori poucos desenhos por enquanto, mas fiz um álbum no Facebook onde vou ir colocando fotos dos que for pintando, além de postar no Instagram (@marijleite, segue lá :D). Pela hashtag #Omundoencantadodascores vocês podem encontrar imagens dos desenhos de outras pessoas nas redes sociais, e na fan page da editora, também tem um álbum para mandar fotos do livro (e se inspirar). Mas nada de ficar achando que o seu desenho tem que obrigatoriamente ser o mais bonito, o mais perfeito; ele tem que obrigatoriamente ser uma expressão do seu "eu"! Livros para colorir são para relaxar, para se divertir, para se encantar!

 Para as editoras, livros de colorir podem ser um mercado rentável, afinal, elas são empresas; mas para as pessoas, eles podem ser uma terapia (como de fato são, pois há tratamentos médicos que usam o desenho e a pintura), por isso, vamos ter cuidado antes de dizer que algo é "bobagem" e ser mais respeitosos com as outras pessoas. Para ser um livro, não é obrigatório ter uma história (os livros de poesia e os didáticos estão aí para provar), é necessário ser significativo quando utilizado na interação com uma pessoa.

 Detalhes: 96 páginas, capa e projeto gráfico: Júlia Machado, ISBN: 9788568674024, ano: 2015, Skoob. Onde comprar online: loja da editoraSaraiva.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha diferente. Alguém aí tem O mundo encantado das cores? Muito obrigada, Butterfly Editora!

 Participe dos sorteios do blog e concorra a muitos livros: Sorteio literário em conjunto - aniversário do Calebe e Promoção "Um livro, Duas Histórias".

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

33 comentários

  1. Olá Mari, eu tenho um livro desses de colorir e relaxar... mas sempre que paro pra colorir quero fazê-lo tão bem que me estresso... reação contraria a proposta né, o meu é diferente desse seu da Butterfly, mas epero tomar tempo para colorir o meu, eu não tenho uma sobrinha então vai ser diferente da situação que você passou... ps: suas pinturas ficaram boas, não as desmereça....
    ♥♥♥ Amantes de Jane Austen ♥♥♥ | Amantes de Jane Austen no FB

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari, então eu sou uma pessoa bem estressada e se eu ficar tentando pintar esses livrinhos vou ficar mais estressada ainda, rs.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Own eu estou louca por um desses de colorir, adorei os desenhos rsrs imagino que deva ter sido muito bem relaxante colorir kkk menina acho que a reação da maioria das pessoas que não estão tão envolvidas com o meio literário é como a deles de pensar que é algo infantil rsrsrs beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu acho muito bacana essa ideia que as editoras estão trazendo de livros para colorir, eu não tenho nenhum ainda, mas esse me parece muito interessante!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria!
    Até agora eu me mantive imune aos livros para colorir, mas não por preconceito, até acho válido que as pessoas se divirtam colorindo (melhor do que ouvindo funk, kkkk). Mas é que não sou nem um pouco talentosa, tenho duas mãos esquerdas, e iria acabar ficando mais estressada ainda.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu também recebi esse livro da Butterfly e estou adorando! Foi meu primeiro livro de colorir e realmente tem um desenho mais lindo do que o outro!
    Mas uma conclusão eu cheguei: Pinto mal demais, senhoooor hahahhaa!
    Aliás, preciso de uma caixinha 24 cores porque com 12 não tá dando para ser feliz hahaha
    Adorei a resenha!
    Beijo grande!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. tenho um e adoro colorir quando estou estressada.

    ResponderExcluir
  8. Oiê!!

    Recebi também este livro da Butterfly e uns dias depois ganhei de presente um daqueles famosinhos, que começaram esta onda toda, sabe? E posso dizer: as imagens deste da Butterfly são muito mais bonitas e mais prazerosas de pintar!!!! Sou apaixonada nele, mas ainda tenho pouca coisa colorida, por falta de tempo. Quando pego quero ser tão detalhista que a coisa não anda rsrsrs

    beijos

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu ganhei um livro de colorir no skoob e dei para minha mãe. Mas estou pensando em pegar de volta hahahahaha
    Esse livro eu achei bacana a sacada com os quotes deu um diferencial ao livro. Amei a sua pintura com sua sobrinha ficou lindo.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Esses livros de colorir viraram uma verdadeira febre né?
    Apesar dos seus comentarios, esse livro foi um dos que menos gostei :(

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu acho lindos esses livros de colorir mas eles me estressam bem mais do que relaxam.Muitos detalhes, ter que escolher as cores e principalmente meu perfeccionismo em nunca achar que as coisas estão boas vem a tona colorindo rs.
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Esse livro de pintar é só amor, me arrependi por não tê-lo comprado, comprei floresta encantada, mas os desenhos são pequenos demais, os dos Gatinhos, estou amando.

    ResponderExcluir
  13. Eu também sou a única leitora de casa, não só de casa, mas da minha família toda e sempre me torram a paciencia kkkkkkkkk Meu marido lê, mas MUIIIITO pouco.
    Que fofo o desenho que vc coloriu com a sua sobrinha <3
    Eu também acho que teria dó de colorir alguns.
    Amei a resenha
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Maria, gostei muito da sua resenha.
    Bem diferente de outras resenhas de livros de colorir.
    Gostei muito das suas pinturas.
    Acho esse livro muito lindo, acho que as frases dão um quê a mais nele.
    Também tenho, mas quase não pintei.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu tenho um livro de colorir que recebi da Gutenberg e estou amando pintar ♥.
    Acho relaxante e sempre que tenho um tempinho pinto um pouco.
    Uma pena sua família não entender tanto seu amor pelos livros, minha mãe acha o máximo que eu leia e sempre mostra meus livros toda orgulhosa para as visitas.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Mari!
    Normal, todo mundo acha que é pra criança mesmo, mas eu amo colorir e até a minha avó começou a colorir, fico bem feliz!! E o livro da Butterfly está MUITO lindo, amei que não tem desenhos atrás, vou enquadrar váááários! Espero que, agora, você vire uma viciada em colorir, é muito legal ahhah
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  17. Oiii, tudo bem? Seu post ficou ótimo, adorei!! Também recebi o livro e já colori várias páginas, estou adorando (tem dois posts sobre ele lá no blog). Parei um pouco de colorir pra dar mais atenção às leituras, mas estou voltando, hehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Já estou acostumada com pessoas me olhando torto por ficar desenhando e colorindo por aí, meu pai e minha mãe ficam me perguntando se faço pela faculdade, não posso fazer isso em casa, por prazer¿ Fora que as pessoas confundem, achando que na minha faculdade só tem desenho { faço design }. Adorei os desenhos junto das frases. Queria um livro desses ♥

    ResponderExcluir
  19. Adorei saber que o livro tem citações, achei que fosse só os desenhos...
    Mas ainda assim, não compraria.
    Eu amo trabalhos manuais, mas que você cria, não simplesmente ficar pintando desenhos já prontos. Eu ia ficar em entediada e com certe me estressar, fugindo totalmente do foco do livro.
    Mas fico feliz que tenha gostado, e amei suas pinturas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oie, livros de colorir ao invés de me acalmar testam minha paciência, hahaha, mas adorei os marcadores q vc recebeu, sao lindos *-*
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  21. Oi flor,amei seu texto/resenha muito bem feito. Bom,tenho o livro aqui e mais um de outra editora e sinceramente ainda não tive tempo e nem paciência para pintá-los, comecei a primeira folha do livro e nem terminei, isso a uns dois meses, não tive paciência e nem vista(miopia brava) para pintar, mas irei pegar as gravuras maiores para ver se me animo mais e meus olhos agradecerão.

    Coloriram bem em?

    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi, Mari!
    Não sou inclinada a comprar livros de colorir, mas sempre os acho muito fofinhos.
    Arrasou com as pinturas!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Mari !
    Ainda não entrei na febre dos livros para colorir, só comprei para minha mãe de aniversário. Amei o desenho dos pássaros, me identifiquei :)
    Muito fofos.
    Beijos
    Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  24. Olá tudo bem ?
    Não tenho nenhum livro de colori :(, fiquei bem interessada em ter um (principalmente aqueles com mandala), contudo acho que não me dou bem com pintura, tenho outras ótimas atividades artísticas que me deixam bem relaxada.
    Gostei da sua resenha, foi a primeira que eu vi relacionada a este tipo de livro.
    beijos
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu recebi o livro e achei muito lindo. Adorei as mensagens que vem junto! *-*
    As suas pinturas estão lindas.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  26. Oii!

    Muito lindo esse livro! Adorei os desenhos que você já coloriu e as mensagens que você mostrou :)
    Quero ver mais!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  27. Oie!!!
    Eu acho muito legal esses livros e a capacidade que as pessoas tem para pintar.
    Infelizmente eu conto com um nível de paciência extremamente baixo e acabaria pintando igual a sua sobrinha.
    Mas eu adorei suas pinturas.
    ;**

    www.saladadelivros.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, flor!
    Parabéns por ser tão certa sobre si mesma. :) Eu acho admirável que seja a única leitora da casa e, mesmo incompreendida, se dedique à literatura. Também acho que foi muito legal da sua parte não dar ouvidos às críticas e às dúvidas para colorir esse livro. Parabéns! Acho que você expressou com clareza o preconceito que algumas pessoas sofrem por terem esse hobby.
    Eu não tenho tempo para colorir, mas gostaria de fazê-lo se tivesse. :) Tenho certeza de que me sentiria mais relaxada por dar cores a gravuras tão belas.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Com tantos lançamentos sobre livros de colorir fica difícil escapar de algum, não é mesmo? Esse livo está muito lindo, gostei muito de suas artes!!!

    ResponderExcluir
  30. São tantos lançamentos que é dificil acompanhar. mas já tinha visto esse e tem imagens bem legais, concordo com vc sobre algumas terem preconceito com esses livros e não entenderem muito bem, mas finalidade ludica deles são ótimas
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  31. Oie, tudo bom?
    A moda dos livros de colorir veio para ficar.. Ainda não tenho nenhum exemplar, mas tenho vontade de testar meus conhecimentos artísticos, rs. Adorei alguns desenhos e realmente dá uma dó de pintar alguns.

    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oii, tudo bem?
    Eu também recebi esse livro e estou apaixonada, pintei pouco, dá até pena de pintar alguns, haha, e adorei essas citações. Acho muito feio esse pessoal que fica julgando os livros de colorir, que coisa mais chata.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  33. Oie, Mari!
    Esse livro é lindão. Não tenho nem um de colorir ainda, mas estou aceitando doações! Desde o início admiro a ideia das obras e quero demais uma comigo. Ótima postagem! E sua sobrinha é igualzinha à minha prima! Hahahah
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo