Resenha: livro "Eu, Você e o Natal"

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "Eu, Você e o Natal - Contos Inesquecíveis", uma antologia organizada pelo Tony Ferr e publicada pelo selo Antologias Brasileiras da Editora Illuminare.

Resenha, livro, Eu, Você e o Natal, antologia, contos, Illuminare

 O livro traz 8 contos sobre o Natal e, mais uma vez, me surpreendi positivamente com o elevado nível dos contos. São histórias curtas, mas todas muito boas.

 O primeiro conto se chama "Amigo Secreto" e foi escrito pelo Tony Ferr (autor de Um gesto de Amor). Conta a história de Ronaldo, que era apaixonado por Tatiane, a filha de seu chefe, e que tirou o nome dela no Amigo Secreto daquele ano. Será que naquele Natal ele iria finalmente declarar seu amor por ela? E será que ela lhe presentearia retribuindo seus sentimentos?

 " (...) quando somos escolhidos pelo amor, uma pequena escada começa a ser construída dentro de nós, degrau por degrau. E ela só é concluída quando chega em nosso coração. A partir desse momento, uma fortaleza começa a ser feita em volta de nós. Porém, esse castelo precisa ser conectado a outro, e para isso é necessário que essa pessoa também tenha uma escada sendo construída dentro de si. Em mim, esse castelo já está pronto e espero apenas que sua escada seja ligada a ele. Você não é obrigada a isso. Você pode escolher. Só quero que saiba que eu te amo." (página 16)

 O segundo conto é "Desembrulhando no Natal", da Adriana Igrejas (autora de A babá Gótica e Um apartamento com vista para o mar). Nele conhecemos Georgina, que descobriu o que queria ser pelo resto da sua vida quando tinha 8 anos e ganhou um presente especial de sua avó. Aquele presente levou-a para um caminho cheio de obstáculos, mar era o caminho que ela precisava seguir.

 Escrito por Laury Alves (autora da trilogia O Segredo da Rainha e Bodas de Cristal), "O Fim?" é o nome do terceiro conto, que é um dos mais divertidos. Fala sobre Bianca, que poderia passar uma noite na deprê após ter sido dispensada de forma insensível pelo namorado, mas preferiu sair de casa e fazer uma divertida loucura.

 "Às vezes era interessante partir o coração de pessoas acostumadas a partir o coração das outras sem pudor." (página 29)

 "Olhei Rafael, enquanto sentia as algemas serem colocadas nos meus pulsos. Ele também ria e aquilo me fez lembrar de algo que havia escutado no colégio. Que todos os garotos bons, um dia seriam estragados por garotas más.
 Ele quase havia sido estragado, mas a garota louca tinha vencido a garota má." (página 32)

  "Presente de Natal", da Rô Mierling (autora de Contos e Crônicas do Absurdo e Diário de uma escrava), é o quarto conta e fala sobre uma mulher que queria ser mãe, e seria agraciada com um presente inesquecível naquele Natal.

 "Natal Preto e Branco" da Joice Lourenço nos apresenta Monique, uma jovem que desprezava o Natal, mas que tomou um enorme susto quando acordou e ele simplesmente não existia mais. É um conto que nos faz refletir bastante sobre a importância da data, que algumas vezes não valorizamos como deveríamos.

 "Mais do que a liberdade" da Sheila Lima Wing (autora de Doce Sonho Alado), é um conto que não fala de forma direta sobre o Natal, mas talvez haja uma ligação subentendida entre o recomeço que a protagonista busca e o que comemoramos na data.

 "Salvos pelo amor: em noite de Natal.", da Juliane Rodrigues, mostra como um encontro inesperado em uma sala de espera de um aeroporto numa noite de véspera de Natal mudaria a vida de uma família.

 O último conto do livro é "Enquanto você dormia", escrito pela Dill Ferreira (autora de Xeque-mate), traz a história de João Luiz, que em seu trabalho, colocou a vida em risco para proteger Carolina na semana do Natal.

Resenha, livro, Eu, Você e o Natal, antologia, contos, Illuminare
Resenha, livro, Eu, Você e o Natal, antologia, contos, Illuminare
Resenha, livro, Eu, Você e o Natal, antologia, contos, Illuminare

 Achei a capa do livro bem bonita. A diagramação está boa, com fontes, marges e espaçamento de bom tamanho; a fonte do título e da primeira letra de cada conto é diferente do restante do texto e há uma ilustração abaixo de cada título. As páginas são amareladas. A Editora Illuminare capricha bastante no visual de suas obras.

 "Eu, Você e o Natal - Contos Inesquecíveis" é um livro pequeno, que pode ser lido rapidamente. Todos os contos são bons, e o leitor com certeza vai se identificar com algum. Eu gostei muito de "Desembrulhando no Natal", mas "O Fim?" foi meu conto preferido!

 Para quem tiver se interessado, o livro pode ser lido gratuitamente no Wattpad, é só clicar aqui.

 Detalhes: 76 páginas, Skoob.

 Aproveito para contar que há outra antologia natalina da Illuminare que pode ser lida gratuitamente, um presente da editora para os leitores, "Contos de um Natal sem luz" tem uma proposta um pouco diferente do livro resenhado hoje. Para saber como baixar o livro, vocês podem clicar aqui, mas aproveitem pois é só até o final do mês.
 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Já conheciam algum dos autores presentes na antologia?

 Outros livros da Illuminare já resenhados no blog:

Participe dos sorteios do blog:


Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.


3 comentários via Blogger
comentários via Facebook

3 comentários

  1. Olá. Maria.
    Eu achei a capa dele linda. E apesar de não ser muito fã de livros de contos, como são contos natalinos eu me interessei. Amo histórias que se passem no natal. Dos autores só conheço a Sheila, mas é uma oportunidade de conhecer os outros. Já adicionei no wattpad.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria!

    Nossa que resenha linda! Muito boa, fico feliz que tenha gostado dos contos. Aproveito para avisar que amanhã esta antologia estará gratuita na AMAZON. Sucesso para o blog e abraços!

    Tony Ferr

    ResponderExcluir
  3. Que lindaaa essa resenha!!!! Ficou lindaaa <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo