Resenha: conto "Feliz Aniversário", Clarice Lispector #ProjetoClaricese

 Olá pessoal, tudo bem com vocês? Em fevereiro, no desafio literário "Projeto Clarice-se", deveríamos ler e comentar "Feliz Aniversário", um pequeno conto onde há uma senhora prestes a completar 89 anos. No dia do seu aniversário, a filha como quem ela mora fica responsável pela festa de aniversário, e a autora nos mostra um pouco do que a família dessa mulher sente nesse dia, em relação ao aniversário da matriarca, e a maioria dos sentimentos não está relacionado ao amor genuíno pela senhora, mas sim a um desconforto por estarem todos no mesmo ambiente.



 Pude ver no conto um conflito de gerações, onde cada pessoa sente um certo descontentamento ao ver como a outra é diferente de si, no jeito de se vestir e no jeito de viver, algo que muda ao longo do tempo. É um texto que traz também uma reflexão sobre a velhice e como vemos o envelhecimento; sabe aquela coisa de uma mãe cuidar de seis filhos, mas seis filhos terem dificuldade para cuidar de uma mãe? E fala sobre só se lembrar da família num dia de festa. Falando em festa, é bem complicado quando há muitas pessoas das mais diversas idades num mesmo ambiente.

 Achei o conto mais fácil de interpretar do que o primeiro que lemos, em janeiro, mas é igualmente uma boa leitura, onde as cenas podem ser imaginadas com clareza e, acredito eu, certamente os leitores se identificarão com a história.

 Para quem quiser conferir meus comentários sobre o conto de janeiro é só clicar em: Resenha: conto "Amor", Clarice Lispector. E para saber mais sobre o desafio ou para ler o conto, é só acessar o grupo: www.facebook.com/groups/1160372797372676/.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Alguém mais também está participando do #ProjetoClaricese ou já leu "Feliz Aniversário"?

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

4 comentários

  1. Envelhecer, são poucos os que pensam nisso. Não li o conto, mas achei interessante, assim ele projeto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adoro esses projetos de leitura, principalmente quando o autor escolhido é alguém tão genial quanto Clarice.
    Sobre o conto, acredito que seja bastante interessante, pelo tema tratado. Fiquei curiosa para ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Acredita que nunca li nada da autora, embora seja louca para fazer a leitura de suas obras? Só pelo conto eu já me interessei mais ainda.
    Vou ficar acompanhando esse projeto <3

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Nunca li nada da Clarice e queria ter visto esse projeto antes para participar. Agora com a volta da faculdade vou me apertar e sei que não irei conseguir cumprir 100%. Achei esse conto bem diferente, nunca tinha visto, e gostei dos seus pontos levantados, principalmente da parte em ser fácil de interpretar. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo