Resenha: conto "Três domingos em uma semana" e poema "The City By The Sea" (A Cidade do Mar), Edgar Allan Poe #12mesesdepoe

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje venho comentar sobre a minha experiência de leitura com o conto e o poema do mês no desafio literário 12 meses de Poe.


 "Três domingos em uma semana" tornou-se o meu conto favorito do Edgar Allan Poe! Nele, conheceremos Bobby, um rapaz que ficou órfão ainda na infância, e foi criado pelo seu tio Rumgudgeon, não com muito amor, diga-se de passagem.

 Eis que os anos correram e Bobby já era adulto, e seu tio, cada vez mais ranzinza. Acontece que Bobby e a filha de seu tio, Catarina, se apaixonaram e queriam se casar, preferencialmente, com a aprovação do pai da moça. Porém, o senhor Rumgudgeon não parecia fazer muito gosto nesse casamento. Quando pressionado para escolher o dia para o casamento, ele disse que Bobby e Catarina se casariam quando fizesse três domingos em uma mesma semana!

 Três domingos em uma única semana? Meio impossível, não? Estaria condenado o amor de Bobby e Catarina? Não, pois eles, graças à inteligência de Catarina, conseguiriam que houvesse três domingos em uma única semana! Como? Só lendo o conto para descobrir!

 Esse é um conto bem curtinho e de leitura rápida, mas que conseguiu em poucas páginas me fazer sentir certa simpatia pelo dilema vivido pelo pobre órfão Bobby com seu tio mal humorado. Quantas histórias já ouvi de pessoas que foram criadas por outros familiares sem afeto real! Quando o veredito da necessidade dos três domingos em uma semana apareceu, pensei que não haveria saída para o casal, mas existia sim, e me deliciei ao ver como Catarina encontrou essa saída. Super recomendo a leitura do conto que, ainda que não seja tão sombrio quanto se espera de uma obra do Edgar Allan Poe, tem a mesma inteligência presente em muitas das suas obras!

 Sobre o poema "The City By The Sea" (A Cidade do Mar), ele fala sobre uma cidade solitária à beira mar onde a Morte fez morada, "edificou seu trono". É um poema interessante, mas não tenho muito a acrescentar sobre ele.

 Aproveito o post para trazer, para quem ainda não viu, o vídeo onde mostro como é a edição que reúne contos e poemas do Edgar Allan Poe lançada pela Editora Darkside, Apertem o play para conferir:



 Por hoje é só, espero que tenham curtido o post. Me contem: já conheciam o poema ou o conto? Arriscam um palpite sobre a saída que Catarina e Bobby encontraram?

5 comentários

  1. Oi Mari! tudo bem? Eu só li O gato negro do autor e gostei muito! Gosto da estrutura de contos e acho que vou curtir esse tb! E fiquei bem curiosa com o conto!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari!
    Nossa, super flopei com esse projeto do Poe. Os contos que li não gostei, mas esse eu fiquei curiosa. Quem dera três domingos numa semana.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari, Três domingos em uma Semana, parece muito envolvente, esse casal parece muito lindo! Amo Edgar, principalmente poesias dele. Espero ler esses contos em breve ❤
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  4. Olá, Maria.
    Eu vi esse projeto em alguns blogs e achei bem interessante. Eu devia ter participado porque só assim para eu ler algo dele. Até li já mas faz tanto tempo que nem lembro muito da história, Só lembro que a linguagem era meio dificil. Fiquei curiosa para saber como ela resolveu esse impasse.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Eu havia entendido que na verdade o tio fazia gosto do casamento dos dois, mas por seu temperamento terrível não aceitava ser sugestionado.foi o erro do jovem casal ter proposto a idéia ao invés de aguardar que o velho determinasse as núpcias.rs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo