Resenha: HC "As crianças invisíveis do sinal vermelho", Oliver Fábio

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar minha experiência de leitura com "As crianças invisíveis do sinal vermelho", uma História Curta escrita pelo Oliver Fábio. Ele é autor de "E o céu de Miramar?", um livro que eu gostei bastante, e que desde que li, me deixou uma vontade enorme de ler outras histórias do autor, então fiquei bem contente por poder ler esse seu novo trabalho (que, acredito eu, pode ser classificado como um conto).

Resenha: HC "As crianças invisíveis do sinal vermelho", Oliver Fábio

 Na história conheceremos seis irmãos. Cinco deles tinham nomes de cantores internacionais: Enrique (8 anos); Ryanna (7 anos); Katy, Jason e Lady (trigêmeos de 5 anos) e Gabriel, o caçula, que tinha 4 anos mas não tinha nome de cantor estrangeiro. Eles levavam uma vida difícil, tendo que vender pipoca no semáforo para ajudar nas despesas de casa. Certa tarde, na hora de voltar para casa, decidiram brincar um pouquinho em um prédio abandonado, e o que aconteceu lá foi inexplicável, algo realmente digno de uma história de terror.

 "As crianças invisíveis do sinal vermelho" tem cerca de vinte páginas e é divida em três partes, algumas narradas em terceira pessoa e outras narradas em primeira, pelo pequeno Gabriel, com toda a sua inocência infantil.
 "Eu não sei o que é inferno, mas parece ser bem ruim para a mamãe não querer ir ao hospital para parar o sangue, antes que ele saia todinho e quando acaba, as crianças vão para o céu. Eu nunca vi sangue porque sou criança. A Ryanna diz que não é criança, aí ela nem vai para o céu. Eu não gosto de pensar nisso, não quero ficar longe dela." (páginas 10 e 11)
 A gente sabe que, infelizmente, personagens como as crianças da história podem ser encontrados na vida real. Crianças que crescem morando em barracos de condições precárias, que não frequentam a escola por ter que trabalhar em subempregos. E para muitas pessoas e até mesmo para o Estado, elas são invisíveis. Quem garante que o desfecho da história desses irmãos também não foi o desfecho de outras crianças da vida real?

 "As crianças invisíveis do sinal vermelho" é uma leitura rápida e que toca em assuntos importantes, se tivesse algumas páginas a mais, certamente seria ainda mais impactante. Para quem quiser adquirir, a HC está disponível na loja do autor.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Agradeço ao Oliver pelo envio do exemplar. Me contem: já conheciam o autor? O que acharam da trama?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

10 comentários

  1. Nossa, que livro bem pequeno!
    Mas é um livro que retrata bem a nossa realidade, criança que ao invés de ir pra escola ficam em semáforos pra ajudar em casa e trazer algum sustento. Gostaria de ler esse livro pra eu saber o final que essas crianças terão. Parece ser um livro com uma carga emocional bem alta.
    Gostei da resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ola!!
    Gostaria de ter a oportunidade de ler esse livro para saber o que aconteceu com essas crianças, não conhecia o autor, o livro trata uma realidade do nosso país, tantas crianças vendendo balas, água nos semáfaros, muitas vezes para ter oque comer, é muito triste!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, tudo bem? Eu não conhecia o livro, mas achei que pela sinopse e resenha parece ser algo um tanto angustiante. É um bom tema para ser trabalhado e adorei a capa! Curti a indicação.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que tenha gostado da HC e adorei a resenha. Em breve teremos a segunda edição. Agradeço pela parceria e apoio. Ah, amei os comentários das meninas :)

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Realmente é um livro bem pequeno. Trata de um assunto real, atual, e como você mesma diz, bem impactante.
    Obrigada pela indicação e pela resenha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mari!!
    Achei bem interessante essa estória, e muito triste quando lemos algo que infelizmente acontece, e muito na nossa vida, é muito raro não vermos crianças trabalhando nos sinais ou em outros lugares para poder aumentar a parca renda da família. E o mais triste e que o Estado não faz nada por essas crianças. Bom, espero ter a oportunidade de ler essa estória e descobrir o que aconteceu com essas crianças.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Assim que vi a capa do livro,pensei que fosse uma história mais leve e até mesmo fofa. Mas lendo a resenha,vi que conta uma história triste... Realidade de muitas crianças.
    O trecho da fala do pequeno Gabriel,dá uma pena enorme!

    Não conhecia o livro,e gostei da dica!

    ResponderExcluir
  8. É aquela leitura rápida que te agrega algum pensamento sobre este tema tão pouco falado e que as vezes passa "despercebido" na correria do nosso dia em relação a este trabalho infantil nas ruas. Muito bacana a proposta, uma leitura curta e cheia de ensinamentos.

    ResponderExcluir
  9. Mari!
    Não conheço o autor e não conhecia o livro, mas só em ver que ele retrata crianças que passam por situações difíceis e maus tratos, já fiquei comovida, porque vemos muito isso na vida real.
    “O primeiro passo para a cura é saber qual é a doença.” (Provérbio Latino)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  10. Recentemente, eu estava fazendo uma análise sobre o assunto no Brasil e, sinceramente, é algo que me assusta e me deixa muito triste ver tantas crianças trabalhando e fora da escola, sem boas condições de sobrevivência e o pior é que as autoridades e a sociedade fecham os olhos para essa realidade. Acho muito importante que a obra venha trazendo essa temática alarmante.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo