Resenha: livro "Pertinácia", Sue Hecker

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Pertinácia", escrito pela brasileira Sue Hecker e publicado em 2018 pela Editora Harlequin.

Resenha, livro, Pertinácia, Sue-Hecker, serie-mosaico, harlequin, doacao-de-medula, capa, fotos, opiniao, blog-literio, petalas-de-liberdade

 "Será que seria o meu carma trabalhar perto de homens bonitos e charmosos e ter que resistir a eles?" (página 50)

 Rafaela cresceu num orfanato, com muito esforço tornou-se enfermeira e morava e trabalhava em São Paulo. Foi demitida do seu último emprego ao acreditar equivocadamente que o patrão correspondia aos seus sentimentos românticos. Jonas foi o advogado que seu ex-patrão contratou para cuidar dos papéis da demissão de Rafaela.

 Gui, sobrinho de Jonas, tinha leucemia, a irmã dele estava numa gravidez de risco (esse novo bebê poderia ser uma esperança de cura para o garoto através de um transplante) e precisava de alguém para auxiliá-la com Gui. Jonas viu em Rafaela uma oportunidade de ajudar a irmã, mas ele se interessou não só pelo lado profissional de Rafaela, Jonas sentiu atração física por ela, atração que Rafaela, com os hormônios em ebulição, também sentiu.

 Mas Rafaela quebraria uma regra que tinha acabado de criar para si mesma: a de não se apaixonar novamente pelo chefe? E será que Rafaela, que não tinha nenhuma experiência bem sucedida em relacionamentos, continuaria interessada em Jonas ao descobrir que ele era um voyeur (prática onde alguém sente prazer sexual observando outras pessoas se relacionando sexualmente)?

 "-(...) Deixa alguém cuidar de você pelo menos uma vez na vida, Rafaela!
 - Não brinca comigo, Jonas.
 - Isso não é um jogo.
 - Você consegue imaginar o que isso significa para mim ou até mesmo quantas vezes esperei ouvir algo assim quando era criança? - Sua emoção súbita toma conta de nós dois. O ar que ela expira com tamanha intensidade parece que esteve guardado em seu peito por uma vida inteira! Isso faz o meu coração bater tanto que parece que vai estourar." (página 165) 

 "Pertinácia" foi o meu primeiro contato com a escrita da Sue, e eu já tinha visto comentários tanto positivos quanto negativos sobre esse romance adulto, de forma que comecei a leitura com expectativas moderadas. Fiquei muito contente ao ver como a história me envolveu já nas primeiras páginas, me fazendo compreender os personagens e ser convencida pelo romance, ainda que alguns diálogos não tenham me soado muito naturais e eu acredite que o verbo "judiar" poderia ter sido substituído por outros. Rafaela pode ser inexperiente, mas não é uma mocinha boba, enquanto Jonas tem uma boa situação financeira, é bonito e bem sucedido mas não é dominador (apesar de sua mania de fazer revelações bombásticas nos momentos mais impróprios), são dois personagens que poderiam ser reais, duas pessoas que o destino reúne e que vão se envolvendo naturalmente.

 É tocante ver como a vida no orfanato, sem nunca ter tido uma família, marcou Rafaela e, apesar de fazer dela uma mulher que sabe se virar sozinha, também lhe fez sentir uma necessidade enorme de finalmente ser amada. Necessidade que a levou a se iludir com seu ex-patrão e se decepcionar, por isso ela tentou ser um pouco mais cuidadosa com Jonas. A questão do voyeurismo foi bem trabalhada, nada muito pesado no meu ponto de vista, mostrando como essa preferência de Jonas o atrapalhou em relacionamentos anteriores, com mulheres que não compartilhavam desse interesse dele.

 Gostei muito da relação de proximidade familiar que Jonas tem com o sobrinho, a irmã e o cunhado (queria um livro sobre esse casal). Ele ainda tem um cachorro, o fofo pug Bóris, além de participar de um clube de apaixonados por Maverick, um carro antigo. O amor que Rafaela e Jonas têm pelas suas profissões é bem mostrado na trama, que traz informações interessantes sobre a questão da leucemia e da importância da doação de medula.

Pertinácia, Sue-Hecker
Resenha, livro, Pertinácia, Sue-Hecker, serie-mosaico, harlequin, sinopse
Pertinácia, Sue-Hecker, Serie-Mosaico Harlequin

 Gostei da capa da edição da Harlequin, que segue o padrão dos demais livros da série Mosaico (os livros anteriores eram com outros casais, não tem problema ler Pertinácia sem ter lido eles), com a imagem de uma mulher loira como Rafaela e um espelho que remete ao fetiche de Jonas. As páginas são amareladas, há poucos erros de revisão, a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 "Pertinácia" foi uma leitura relativamente rápida, por ter cerca de 250 páginas, que eu gostei e que recomendo, especialmente para quem curte romances com pitadas eróticas, cenas divertidas (Rafaela é meio atrapalhada e os primeiros encontros dela com o Jonas são hilários), ambientação no Brasil, um pouco de informação sobre temas sérios como a leucemia e protagonistas bem pertinazes, determinados a terem o seu felizes para sempre.

 Detalhes: 256 páginas, ISBN-13: 9788595082304, Skoob. Curiosidade: uma das músicas mencionadas no livro é Read All About It (Part 3) da Emeli Sandé, uma música linda que eu amei conhecer, clique aqui para ouvir também. Clique e compre na Amazon (e-book ou físico):
Kit com os livros anteriores da série Mosaico:

9 comentários

  1. Oi Mari, tudo bem?

    Eu adoro narrativas neste estilo e principalmente deste gênero, então creio que acabaria lendo a obra rápido e gostando, pelo o que você apresentou. A capa está muito bonita mesmo e desperta a curiosidade. Adorei a sua resenha, parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Mesmo a Sue Hecker sendo uma querida, ainda não tive a oportunidade de ler Pertinácia, mas pretendo mudar isso depois da Bienal, onde pretendo adquirir a minha cópia. A premissa me interessou desde quando foi anunciado o lançamento.

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  3. A sinopse me surpreendeu porque vendo a capa esperava outra coisa, mas achei a história interessante, que bom que ela não é uma mocinha nova, isso ajuda muito na hora da leitura .

    ResponderExcluir
  4. Este também será a minha porta de entrada para conhecer o trabalho da Sue uma autora extremamente simpática. fico feliz em saber que você foi com as expectativas moderadas Mas acabou gostando do livro. Outro ponto que gostei que você falou, foi dos personagens parecerem reais. Isso da uma outra dinâmica na leitura.
    Bjos Rose

    ResponderExcluir
  5. Ola, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa para ler, adorei a resenha, a única coisa que se eu não lesse a resenha eu nunca iria chegar perto do livro, pois a capa e o título não gostei kkkk e como não leio sinopse, ia ser dificil!!
    Beijus

    ResponderExcluir
  6. Oiiieeee, tudo bom?

    Gostei da dica, mais ainda por ser uma leitura rápida, um romance legal pra intercalar entre histórias mais densas. Além disso essa capa me conquistou, a editora arrasou.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu já vi alguns comentários sobre esse livro, tanto positivos quanto negativos, e fico feliz que ele tenha te surpreendido positivamente. Eu confesso que não faz muito meu estilo de leitura e, por isso, não pretendo ler. Porém, gostei de saber que os personagens são bem construídos e o romance é convincente.
    Adorei sua resenha e acredito que, para quem gosta do gênero, é uma ótima indicação de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Ainda não conhecia o livro e confesso que não me interessou, mas fiquei feliz que a leitura tenha te agradado e que os personagens são um ponto forte <3 É sempre muito mais empolgante quando os personagens são bem trabalhados no enredo e ainda por cima trás assuntos bem importantes! Acredito que quem curta este tipo de leitura irá gostar de ter esta leitura!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o livro e a autora, infelizmente a premissa não me despertou interesse, mas fico feliz que tenha gostado da leitura. Parabéns pela resenha, ficou muito boa e gostei das fotos.
    Abraço,
    Yvens

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo