Resenha: livro "Uma família feliz", David Safier

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Uma família feliz", escrito pelo alemão David Safier e publicado no Brasil em 2013 pela Editora Planeta.

Resenha, livro, Uma-família-feliz, David-Safierf, planeta, fotos, imagem, opiniao, critica, trechos, filme, livro-divertido

 "- Um ditado indiano diz que: quanto mais se ama alguém, mais a gente quer matá-lo - declarou minha funcionária.
 Pensei comigo: 'Nossa! Tenho que amar minha família'.
 Pela enésima vez, meu celular tocou durante o expediente na minha lojinha de livros infantis. Primeiro foi minha filha adolescente Fee me preparando psicologicamente para a notícia de sua reprovação (infelizmente, em matemática, ela tinha o talento de um cão labrador).
 Depois foi seu irmão caçula Max que me ligou para dizer que não poderia entrar em casa, porque tinha esquecido a chave outra vez (sera que existe Alzheimer em crianças?)." (Emma, página 9)

 Assim começa o livro, nos apresentando a família Wünschmann. Emma, a mãe, tem uma livraria que não vai muito bem. Frank, o pai, passa tempo demais trabalhando. Fee, a filha adolescente, não consegue a atenção dos garotos. Pelo menos ela tem mais sorte do que Max, o caçula, que apesar de ser super inteligente, vive sendo perseguido por Jacqueline, a valentona da escola. A verdade é que a convivência da família não está muito boa, e Emma vê numa festa à fantasia a oportunidade de passarem um tempo juntos e se divertirem.

 Emma se veste de vampira, Frank de Frankenstein, Fee de múmia e Max de lobisomem. Só que a festa se torna mais um motivo para as brigas da família, culminando com a aparição de uma bruxa que os amaldiçoa a se tornarem aquilo em que se fantasiaram. E agora, será que a família Wünschmann vai ficar como monstros para sempre? Ou haverá uma maneira de desfazer a maldição? Eles bem que vão tentar, com a ajuda de Cheyenne (uma senhora hippie que trabalha na livraria com Emma) e Jacqueline (que também não tem uma relação muito boa em casa). Mas para complicar um pouquinho mais as coisas, o conde Drácula parece estar muito interessado em Emma...

 Escolhi "Uma família feliz" para ler em abril no meu desafio de desencalhar doze livros em 2018, no tema "livro com capa feia ou estranha", e já comecei a dar risadas na primeira página. É um livro com cenas muito engraçadas, mas também fala sobre assuntos sérios como a convivência em família. Os Wünschmann passam por problemas que muitas outras família também passam, como o excesso de trabalho de Frank ou a dificuldade de convivência entre os adolescentes e seus pais. Uma coisa que me chamou atenção, foi como Fee nem imaginava tudo de que sua mãe abriu mão por causa dela, como uma carreira que poderia ter sido de muito mais sucesso.

 "O arrependimento é pior do que a velhice.
 Perto disso, a incontinência urinária é uma verdadeira festa." (página 177, Cheyenne)

 Além de todo o humor e dos problemas reais que o livro aborda, ainda temos a inserção de seres fantásticos, como a bruxa Baba Yaga, um golem, múmias, vampiros... E foi bom ver a história acontecendo com uma família alemã, fugindo um pouco daquela ambientação inglesa ou norte-americana que vejo com mais frequência. Essa foi uma leitura que me prendeu, que me fez dividar se a família voltaria ao normal ou se cada membro viveria sua existência como monstro em um lugar. É uma história sobre como muitas vezes a rotina vai destruindo os relacionamentos, e é também sobre o crescimento dos personagens e sua busca por serem pessoas melhores.

 "Típico de mim. Pela primeira vez alguém me amava. De verdade. Sem que eu o tivesse hipnotizado. E tinha que ser precisamente uma múmia egípcia de três mil anos que usava sainha." (página 221, Fee)

 A escrita do David Safier é bem fluida, há várias referências aos anos 80 e 70; a narração é dividida entre os personagens, e um detalhe interessante é que Frank como Frankenstein não era capaz de falar, então as partes narradas por ele vinham em desenhos, ilustrações bem simples mas que passavam bem as cenas. Ainda que possa parecer, acho que "Uma família feliz" não é um livro infantil, talvez indicado para leitores já na faixa etária dos adolescentes, visto que há menções bem superficiais à sexo, drogas e bebidas (como já disse, Cheyenne faz parte da geração hippie, por exemplo).

 "Por que éramos incomodados na escola com os celenterados, os logaritmos e a construção de castelos medievais em vez de aprendermos sobre as mulheres extraordinárias que existiram no mundo? Assim, talvez eu tivesse tido alguma verdadeira inspiração e, para variar, aprendido algo útil na vida." (página 183, Fee)

Uma-família-feliz, David-Safierf, sinopse
Uma-família-feliz, David-Safierf
Ilustração, Uma-família-feliz, David-Safierf

 A edição da Planeta tem uma capa que lembra a maldição dos personagens, páginas amareladas, boa revisão e diagramação com margens, espaçamento e letras de bom tamanho (mais para grande do que pequena).

 Detalhes: 288 páginas, ISBN-13: 9788542202250, Skoob. Curiosidade: ano passado saiu a adaptação do livro para o cinema em animação. Clique e compre na Amazon (disponível em físico e e-book, também no Kindle Unlimited:

 Por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha. Fica a minha recomendação para quem procura uma leitura divertida, que mistura fantasia com problemas do cotidiano. Me contem: já conheciam o livro ou o autor?

 * Clique aqui e participe do sorteio valendo o livro "A verdade sobre amores e duques" no Instagram.

 * Clique aqui e participe do sorteio de 5 kits de livros no Instagram.

 * Clique aqui e participe dos demais sorteios de livros no blog.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

18 comentários

  1. Oi Maria, eu vi o vídeo que tu disse que ía "desencalhar" esta leitura e estava aguardando a resenha, já que também tenho ele a um bom tempo. Acho que é o tipo de leitura que meu filho de 10 anos gosta, provavelmente irei ler em conjunto com ele. Me parece uma estória divertida e eu não sabia das ilustrações, vou abrir a embalagem do meu e conferir. adorei tua resenha.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá não conhecia o livro mais fiquei bastante curiosa para lê-lo e com certeza vou procurar esse livro dica anotada

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem? Adorei o enredo, meio fantástico com sobrenatural, não conhecia nem o autor e nem o livro,mas me encantei com seres que fazer parte da premissa, parabéns pela resenha, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Confesso que quando vi a capa, pensei que seria um livro de terror. Sim, a capa me enganou! hahaha Mas adorei ainda mais saber que é um livro de fantasia e com doses de humor! Adorei a dica, ainda não tinha conhecido.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, mas confesso que não é uma leitura que me atraia, apesar de a capa se remeter a terror coisa que não leio em hipótese alguma gostei da surpresa de ver que era uma fantasia, mas ainda assim outro gênero que não leio mais, então deixarei a dica passar. Obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Que livro diferente (pra não dizer esquisito), mas me interessou por ser justamente diferente. Sem contar que adoro referências as décadas de 80!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e pela achei que seria mais um no estilo de Precisamos falar sobre Kevin, mas adorei saber que a premissa é outra e estou me mordendo para saber o desfecho dessa maldição. Agora saber que ele é mais cômico e fluida me deixa ainda mais animada para conferir esse livro.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que você falou, a capa lembra mesmo a de Precisamos falar sobre Kevin (livro que quero muito ler).

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas fico feliz que você tenha gostado da leitura. A premissa não despertou minha curiosidade e, a princípio, não tenho intenção de ler. No entanto, achei bem legal saber que é um livro divertido, mas que aborda assuntos séries. Além disso, adorei o fato da parte do Frank ser contada por meio de ilustrações, já que ele não pode falar. Acredito que isso não só deixa a edição mais bonita, como ainda dá um toque mais especial para a história.
    Vou passar a dica desta vez, só porque não é o meu estilo de leitura mesmo. Mas adorei conferir sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que eu também achei a capa esquisita hahaha Eu não conhecia o livro ainda, mas achei uma proposta bem interessante e fiquei curiosa para realizar a leitura também.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Menina essa capa me lembrou o livro "Precisamos falar sobre Kevin" já estava achando que seria outra história parecida...kkk
    Bom, eu achei a resenha muito interessante e a premissa do livro chamou muito a minha atenção, não sabia que ele tinha virado filme e tenho certeza que ficou muito cômica a mistura de fantasia com situações da reais.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e gostei dele. Fiquei curiosa para conhecer essa família, também porque a narrativa parece muito engraçada e meio fantasiosa, coisa que gosto muito. Fiquei com vontade de procurar <3 Obrigada pela dica! :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nhooooin que livro mais fofo gente! Pela capa achei que iria ter uma história completamente diferente mas fiquei aquecida só de ler sua resenha com tamanha fofura haha.. adoro esses elementos magicos e me divertir lendo, então com certeza lerei em breve este livro<3

    Beijos,

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, e gostei do detalhe da narrativa ser feita pelos personagens, além das referências dos anos 80.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia o livro, achei a capa meio louca e gostei. Achei interessante que na narrativa, na trama tenha referência aos anos 80. Gostei da sua resenha e saber que o livro tem elementos mágicos, elementos de fantasia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi Marijleite, sua linda, tudo bem?
    Realmente essa capa é muito estranha, confesso que nunca leria esse livro por culpa dela. Como a história é diferente da impressão que a capa passa. Já gostei dessa mistura de seres e também por ser uma história divertida. Dica anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Desconhecia totalmente essa obra e concordo que a capa é esquisita. Apesar disso, a premissa da história é bem interessante e aguçou minha curiosidade, deixarei a dica anotada para quando surgir a oportunidade.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Quando vi a capa imaginei algo completamente nada a ver com o conteúdo.
    Gostei da ambientação da Alemanha e gosto dessa pegada de fantasia, mas que também aborda problemas cotidianos. E como você disse que riu desde a primeira página, parece um livro que eu gostaria de ler.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo