8 livros de autores negros ou com personagens negros para ler no dia da Consciência Negra

 Olá pessoal, tudo bem? Vocês já repararam que é mais difícil encontrar livros de autores negros ou com personagens negros do que livros de autores brancos ou com personagens brancos? Então, aproveitando que hoje, 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra, resolvi indicar alguns livros de autores negros ou com personagens negros que eu já li e recomendo. Vocês podem apertar o play e conferir no vídeo, ou continuar lendo:



lista, livros, autores-negros, personagens-negros, dia-da-Consciencia-Negra

 O 1° indicado é um dos meus livros favoritos, uma obra que acho que todo mundo deveria ler: “O livro dos negros”, escrito pelo canadense Lawrence Hill e publicado no Brasil em 2015 pela Primavera Editorial. A narradora é Aminata Diallo, que foi arrancada da aldeia africana em que vivia com a família, colocada num navio com outros negros para ser escravizada na América. Anos depois, em 1802, ela era uma senhora de idade avançada para os padrões da época e morava em Londres, sua história era usada por um grupo de abolicionistas para tentar aprovar leis que abolissem a escravidão.

 Uma das coisas que esse livro me mostrou foi como as diferentes culturas daquelas pessoas que foram raptadas de seus países foram apagadas, diminuídas, como aqueles negros foram desumanizados ao se tornarem escravos. Ele também faz a gente entender como surgiu a tática, infelizmente existente até hoje, de criticar o cabelo ou os traços de determinados povos para colocá-los como inferiores. A história da Aminata é sensacional. Compre. Resenha.

 A minha segunda indicação é "O pássaro do bom senhor", escrito pelo norte-americano James McBride e publicado em 2015 pela Bertrand Brasil, livro pende mais para o humor. A trama se passa em 1856 nos Estados Unidos. O narrador é o Henry, um garoto negro de 10 anos, escravo e morador do Kansas. Um dia apareceu John Brown, um homem branco que lutava pela abolição da escravidão, na barbearia onde o pai do Henry trabalhava. Teve um tiroteio e o Henry foi levado pelo John que dizia estar libertando o garoto, mas na confusão, ele achou que o garoto era uma menina. Assustado, Henry não desmentiu o mau entendido. Vamos acompanhar como vai ser a vida dele a partir daí.

 Além de conhecer alguns detalhes sobre a escravidão nos Estados Unidos, entendemos que não era só dizer que os escravizados estavam livres, era necessário dar condições e suporte para que pudessem viver como as demais pessoas, além de dar voz a eles, parar de silenciá-los. Compre. Resenha.

 O 3° livro também está na minha lista de favoritos, É "O Sol é para todos", publicado em 1960, a minha edição é a de 2015, traduzida pelo selo José Olímpio. A autora Harper Lee era branca, mas a trama gira em torno do advogado Atticus Finch que vai defender um negro acusado de estuprar uma mulher branca na década de 30 nos Estados Unidos. Grande parte da população ficou revoltada por Atticus estar defendendo um negro e essa revolta vai respingar nos dois filhos do advogado, a Scout e o Jem.

 A história mostra como a discriminação pela cor da pele chegava em níveis espantosos. Além de falar sobre o racismo, o livro fala sobre toda forma de discriminação e preconceito com quem é diferente e não se enquadra em padrões pré-determinados pela sociedade. Um livro emocionante! Compre.  Resenha.

 Minha quarta indicação é "Nós matamos o cão tinhoso", composto por 8 contos, que vão desde as brincadeiras de crianças e o trabalho árduo em plantações até os conflitos entre brancos e negros, entre colonizadores e nativos. Considerada uma das obras mais importantes da literatura moçambicana e africana, foi publicada em 1964, no mesmo ano o autor Luís Bernardo Honwana foi preso pela sua militância em prol da independência de Moçambique, até então uma colônia portuguesa. A Editora Kapulana publicou essa edição no Brasil em 2017. Não foi um livro que me marcasse tanto quanto a minha próxima indicação, mas é uma leitura muito válida. Compre. Resenha.

 "No seu pescoço", da Chimamanda Ngozi Adichie, publicado em 2017 pela Companhia das Letras também é de contos. A maioria dos personagens é nigeriano, a Nigéria é o país onde a autora nasceu, e ela usa a História do país como pano de fundo nas tramas. A imigração para os Estados Unidos  é outro tema recorrente, e fica claro como a vida na América é glamourizada pelos que ficam na Nigéria, mas a realidade no novo país tem suas dificuldades, como o racismo, as diferenças culturais, a saudade das suas origens e a solidão. A escrita da autora é sensacional e suas histórias tem temáticas muito atuais. Compre. Resenha.

 Minha sexta indicação é "O ano em que disse sim", escrito pela Shonda Rhimes, que teve sua edição brasileira pela Best Seller em 2016. A Shonda é responsável por séries como Grey's Anatomy e Scandal, ganhadora de inúmeros prêmios, na lista das 100 Pessoas Mais Influentes da revista Time e mãe de 3 filhas. Chegou um momento em que ela percebeu que tinha tudo, mas não estava feliz, que estava se escondendo atrás de seus personagens, usando o trabalho como desculpa para se afastar do mundo. Então, decidiu passar um ano dizendo sim para o maior número de convites possível.

 O livro mostra o que é ser mulher nos dias de hoje, que significa poder ser o que quiser ser, algo que infelizmente é confundido com ter que ser perfeita em tudo, coisa que nenhum ser humano consegue. E também fala sobre a importância de tornar o mundo da TV mais real, trazendo a diversidade para as telas. Compre. Resenha.

 Sétima indicação: "Tudo e todas as coisas" da Nicola Yoon, que nasceu na Jamaica. Li na edição publicada pela Novo Conceito em 2016, mas talvez vocês encontrem mais facilmente na edição nova da Arqueiro. A trama é sobre Madeline, uma garota de 18 anos que não pode sair de casa por ter uma alergia e tudo pode causar uma crise que pode matá-la. Ela convive com a mãe, médica, com a enfermeira Carla, e raramente recebe a visita de um de seus tutores de estudos. Até o Olly se mudar com a família para a casa ao lado e a protagonista começar a se questionar se aquela vida é o suficiente.

 Foi um dos livros onde mais marquei citações, além de ser uma leitura muito fluida. E nem sempre uma história com um personagem negro precisa falar sobre racismo, garotas e garotos negros também podem ser protagonistas de romances adolescentes e se verem representados nessas histórias.  Compre. Resenha.

 E a minha última indicação é "Formas reais de amar", publicado em e-book pela Agência Página 7 em 2018, que traz 4 histórias super criativas com princesas negras nos dias atuais, escrito por 4 autoras de ascendência negra: Val Alves, Solaine Chioro, Lavínia Rocha e Olívia Pilar. Compre. Resenha.
 BÔNUS: depois de gravar o vídeo, me lembrei de outro livro que eu amei e que tem autora e protagonista negra, “Marshmallow” da inglesa Dorothy Koomson (Primavera Editorial, 2015). A protagonista aluga a casa de um homem que está se separando e cuidando dos 2 filhos pequenos, abordando temas como a responsabilidade sobre a criação dos filhos, o alcoolismo, a violência sexual, além de destacar o quanto a amizade pode ser a coisa mais importante da vida de alguém. Compre. Resenha.




 Sei que o tema não é o meu lugar de fala, mas acredito que possa contribuir para a divulgação da diversidade e da representatividade na literatura, e que além de se divertirem com essas leituras, vocês provavelmente possam ter alguns ensinamentos e reflexões importantes. Espero que vocês tenham gostado das minhas indicações de leitura, se quiserem me indicar outros livros de autores negros ou com personagens negros, podem deixar aí nos comentários. Me contem: já leram ou querem ler algum desses livros?

 APROVEITE PARA COMPRAR OS LIVROS NA SEMANA DA BLACK FRIDAY:




Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

16 comentários

  1. Quero muito ler O Sol é para todos e Tudo e todas as coisas! É triste saber que ainda não há muita representação de personagens negros na literatura, mas espero que isso vá mudando cada vez mais. Gostei muito do sue post! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  2. Tudo e todas as coisas é uma livro muito fofinho e amei a adaptação tbm.
    O clássico O sol é para todos tbm está na minha lista e quero muito, tentarei comprar nessa BF.. assim como No seu pescoço.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá, Maria.
    Quanto aos autores eu nem olho para a cara dos autores na verdade então nem sei quando estou lendo algum livro de autor negro hehe. E os personagens são muito poucos mesmo. Até nisso eles são preteridos. Dos livros que você citou eu só li O Sol é para todos que amei e é um dos melhores livros que já li. E tem um que é bem parecido e é muito bom também que não sei se você conhece, Tempo de Matar de John Grisham.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Adorei a indicação, eu não conhecia alguns desses livros, mas a maioria já está na minha lista de desejados. Eu li outro livro da autora de Tudo e todas as coisas e amei, esse é um dos que eu mais quero comprar ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adorei o post, não conhecia alguns dos livros que você citou e que já vão pra listinha. Já li tudo e todas as coisas. O Sol é para todos está na estante, vou ler assim que puder

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Que ideia genial para post nesse dia! Realmente é mais difícil encontrar livros de autores negros ou com personagens negros, tanto que eu conhecia poucos dos livros citados. Dos citados eu só li o "Tudo e todas as coisas" e gostei bastante, dos outros citados eu fiquei curiosa com todos, sendo que o que mais tenho vontade de ler é "O sol é para todos".

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post, parabéns, é um dia que precisa mesmo ser lembrado e abordado, amei sua separação de livros, alguns eu conhecia outros não, mas agora eu conheço, Obrigada pelas indicações.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. AAAAAAH, quanto livro maravilhoso! Autores fantásticos não é? Acho super importante a representatividade na literatura, tanto dos autores quanto dos personagens.

    Da sua lista ainda não li Marshmallow e Formas reais de amar, mas pretendo hahah
    bjs <333

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Parabéns pela publicação, ficou bem legal. Eu tenho alguns dos livros acima citados, mas senti falta do livro Kindred na sua lista, é um livro sensacional!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Ola!!! Mas gente que post mega incrível e super criativo!!
    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma dessas obras, o que é uma pena, mas tenho muitos desses livros na minha lista de desejados principalmente o livro da Shonda! Manoooo como eu amo essa mulher! aushaushauhs
    Tudo e todas as coisas é outra obra pela qual eu to bem curiosa!

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá
    É uma pena que ainda hoje tenhamos tão poucos autores e personagens negros, principalmente no papel de protagonistas. Da sua lista, li O ano em que disse sim recentemente e foi uma das melhores leituras que já fiz. Me interessei muito por No seu pescoço. A capa é linda e já tive a chance de ler outro livro da Chimamanda e amei.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post e de todos os livros só li o Sol é para todos, fiquei com vontade ler Formas reais de amar e “Marshmallow”, os outros livros parecem igualmente interessantes, anotei todos na minha lista de livros para compras no futuro.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria, adorei essa lista que você criou, ainda não li nenhum desses livros, mas já adicionei todos na minha listinha de desejados *-* Já tenho o e-book do Formas reais de amar então vou aproveitar e lê-lo ainda esse mês, parece estra bem bacana *-*

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo