Resenha: livro "Treze", FML Pepper

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Treze", escrito pela FML Pepper e publicado em 2017 pela Galera Record.

 "- Um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar, menina - conclui, mirando meus olhos com intensidade. Todo o sangue é tragado das minhas veias. - Aliás, pode cair quantas vezes forem necessárias."

Resenha, livro, Treze, FML-Pepper, opiniao, critica, capa, galera-record, trecho, blog-literario, petalas-de-liberdade, e-book, amazon, kindle-unlimited

 Rebeca era uma hacker. Há dois anos, junto com a mãe, planejou um golpe que renderia muito dinheiro e a oportunidade de recomeçar a vida em outro país, longe de quem as perseguia no Brasil. Antes do roubo, foi se despedir da amiga Suzy e acabou num parque em Niterói, onde Suzy insistiu em se consultar com uma cartomante. Rebeca foi contra a ideia, pois achava que a cartomante era uma charlatã. Rebeca era cética, não acreditava em sorte e em coisas que não podia ver ou tocar; havia crescido com a mãe lhe ensinando que só as coisas práticas importavam: os números, o dinheiro... Mas não haveria escapatória, os caminhos da hacker e da cartomante iriam se cruzar e Madame Nadeje faria algumas previsões contra a vontade da jovem, que não lhe daria ouvidos. Mas  as previsões passariam a se cumprir, uma a uma!

 "- Você diz isso porque é… - Ela semicerra os olhos e solta, hesitante: - Assim…
- 'Assim' como?  - Arqueio uma sobrancelha. - Pode ser mais clara?
- Cética. Você não acredita em nada! Nem em destino nem em sorte! - Ela percebe minha mudança de postura e, depois de um instante de silêncio, acaba soltando: - Você acha que os números explicam tudo, que pode controlar o que quiser? Quer saber a verdade? Ninguém pode!
- Eu acredito no resultado das ações, no que vejo, no que consigo tocar! No dia em que me encontrar com Deus ou com a 'Dona Sorte', mudo de ideia, está bem?
 Um trovão altíssimo, feito uma gargalhada demoníaca, reverbera pelo parque tenebroso"

"1. Cuidado com o conhecido de nome francês.
2. O golpe de hoje seria um caminho sem volta.
3. Eu ia para uma faculdade.
4. Um raio era capaz de cair uma segunda vez no mesmo lugar (...)
Ah, não!
As previsões da maldita cartomante estavam se concretizando!"

 Como Madame Nadeje previu, o golpe não saiu como o esperado e a vida de Rebeca virou de pernas pro ar. Como única saída (a outra opção era a perda da liberdade), ela adotou um novo sobrenome e se viu em condições financeiras precárias, tendo que ir para a mesma faculdade de Suzy em Minas Gerais.

 Karl não encontrou nenhuma cartomante que lhe dissesse sobre o futuro, mas assim como Rebeca, teve a vida mudada dois anos antes. Depois de um acidente, precisou largar a promissora carreira no MMA e passou por uma grande decepção amorosa. Desde então, vivia um dia após o outro, sem se envolver ou se apegar. Trabalhava na cafeteria próxima à faculdade e tentava não dar preocupação à mãe doente.

 "Acabo de virar pó, fulminada pela triste constatação: onde há amor, habita a dor e o medo. Medo da perda, do pavor em forma de sofrimento que queima com fúria, transformando pensamentos em centelhas de martírio pelo simples fato de imaginar que algo ruim pode acontecer com aqueles que amamos."

 A única previsão boa que Madame Nadeje fez para Rebeca, foi que, quando encontrasse seu décimo terceiro namorado, o verdadeiro amor de sua vida, sua vida retornaria aos eixos. Pelas contas de Rebeca, ela já tivera onze namorados, até conhecer Eric, o cara mais legal da faculdade, o melhor partido que ela poderia encontrar, rico, bonito, atencioso, perfeito, e Karl, o rapaz da cafeteria que também mexeria com ela e tinha algumas das características da profecia, mas escondia coisas de Rebeca. Qual deles seria o décimo terceiro, aquele que lhe ajudaria a finalmente ter paz? Rebeca não teria tranquilidade para descobrir, pois o segredo sobre o que fez no passado cairia nas mãos de pessoas perigosas e seus antigos inimigos voltariam a colocar em risco a protagonista e aqueles que eram importantes para ela. Como será o final da história de Rebeca e Karl?

Resenha, livro, Treze, FML-Pepper, opiniao, critica, capa, galera-record, trecho, blog-literario, petalas-de-liberdade, e-book, amazon, kindle-unlimited

 Mesmo já tendo lido resenhas de "Treze", algumas positivas e outras negativas, eu não sabia bem o que encontraria ou sobre o que seria esse livro. "Treze" é um new adult com acontecimentos extraordinários, mágicos ou sobrenaturais, como vocês preferirem chamar. Foi meu primeiro contato com a ótima escrita da Pepper, uma leitura fluida, agradável e cativante. O enredo é cheio de reviravoltas, tem suas cenas divertidas, muito romance, mas o que me ganhou foram as cenas mais tensas, por exemplo, no capítulo onde Rebeca e a mãe tentam dar o golpe, eu nem piscava ou respirava enquanto lia os parágrafos, tamanha era a curiosidade e a tensão sobre o que aconteceria. Há vários outros momentos de tirar o fôlego no decorrer do livro, quando a gente pensa que vai ficar tudo bem, lá vem outra bomba!

"- Rebeca, você está me deixando tonto - confesso. - Quem é essa tal de Nadeje?
- A cartomante.
- Hã?
- Foi ela quem previu (...) a derrocada da minha vida. A única previsão boa seria o número treze. Mas fiz tudo errado! Não sei mais se agi certo, se era você e eu troquei a ordem e estraguei tudo! Ela disse que ele seria meu grande amor.
- Ele quem?
- O número treze.
Meu Deus! Rebeca bateu com a cabeça em algum lugar?
- Que número treze, Rebeca? — Seguro seus braços e a faço olhar para mim.
- Namorado! Madame Nadeje disse que o meu namorado número treze seria o grande amor da minha vida e me faria feliz, me traria paz interior e uma vida tranquila. Ela lançou as pistas em forma de charadas e me confundiu.
- Jesus! Você bebeu? - guincho." (se alguém aparece te dizendo coisas assim, você também acharia que a pessoa estava bêbada ou delirando?)

 "- De onde vêm os bolinhos, Beca? Nunca cogitou? - pergunta, com uma sobrancelha arqueada e as mãos na cintura.
- Jura? Quer dizer que ele...?
- Pelo olho mágico eu o vejo colocar o pacotinho na porta do nosso apartamento todo dia bem cedo. É muito tocante. — Sorri, e seus olhos brilham." (quer conquistar a Suzy? Deixe bolinhos na porta! Quem resistiria?)

 A Rebeca é uma daquelas personagens que nos convida a fazer o exercício de nos colocarmos no lugar dela para compreendê-la, ou corremos o risco de julgá-la muito severamente. A perda do pai na infância e as consequências disso foram duras e marcantes, a mãe era praticamente a única influência dela e moldou seu  jeito de ser e de encarar a vida. O Karl foi o personagem mais bem construído na minha opinião, a autora descreveu com intensidade os sentimentos dele. É um personagem apaixonante. No começo, ele era um pouco cheio de si, mas o sofrimento o modificou. Ao longo da história, ele voltará a ter motivos para querer mais da vida e veremos como tem um grande coração. Os personagens secundários também são interessantes, como a Suzy, que se mete demais na vida da amiga, mas só quer o bem da Rebeca, ou o Eric, de quem desconfiei da perfeição, mas foi bom encontrar um rapaz legal para compensar tantos personagens masculinos babacas que a gente vê por aí (até fiquei com um pouquinho de dúvida entre ele e o Karl, mas só um pouquinho).

 ''A ideia da morte entra sorrateira em meus pensamentos e ganha força. Talvez eu esteja pagando por ter prolongado algo que deveria ter sito finalizado há dois anos, naquele acidente de moto. Talvez Deus esteja poupando minha mãe de uma dor maior, prorrogando minha vida apenas para manter acesa a chama da esperança dentro do seu coração caridoso. Talvez o milagre da minha sobrevivência nada mais seja que uma maldição a ser paga com o mais alto dos juros: a infelicidade constante." (meu coração ficava apertado com esses pensamentos do Karl)

 "Eric assente muito discretamente. Vejo a sombra da dúvida pairar sobre seu semblante, mas ele pisca forte e recua. Devo admitir: o cara é um sujeito correto demais para dar atenção aos próprios instintos, decente demais para aceitar que exista desonestidade vinda da parte daqueles que estima."

 "Mal consigo acreditar nas dádivas alcançadas por uma pessoa que não merecia, uma ovelha antes sem fé, uma ladra...
 Um sorriso me escapa ao recordar as palavras dela:
'O chefe sempre teve uma queda pelas ovelhas desgarradas.'"

 Vi que alguns leitores não curtiram certos pontos ligados à religiosidade, mas no início já temos uma citação bíblica. Não que seja um livro cristão, na verdade, ele fala sobre fé no sentido de acreditar no que não podemos ver, sobre ser mais humilde e ser alguém melhor para o mundo. O recurso para explicar o sobrenatural é algo que eu e provavelmente vocês também já viram em filmes, então não me causou estranheza. Aliás, acho que "Treze" daria um ótimo filme, tem alguns chavões que conhecemos bastante e a autora soube utilizar bem no enredo. Ultimamente, principalmente no Instagram, vejo leitores julgando um livro pelo que eles queriam que a história fosse, e não pelo que ela realmente é, fase que, felizmente, já superei.

 A ambientação ressalta as belezas de Minas Gerais, meu estado amado; tem uma cena tocante onde o Karl se compara com uma cidade mineira que foi submersa para a construção do lago da hidrelétrica de Furnas. Outra coisa que gostei foi a presença da miscigenação: Rebeca é descendente de turcos e Suzy de tailandeses.

 "Vejo seus dedos tão delicados dentro da palma da minha mão e os envolvo com carinho. Faço com eles o que sei que não posso fazer com ela. Ela é a garota de um sujeito bacana. Mais do que isso, de um homem que não carrega uma sentença de morte e poderá lhe dar o que eu jamais lhe darei: uma vida inteira junto, um futuro. Sou a cidade com as horas contadas, prestes a ser inundada."

 Li "Treze" em e-book, que estava bem formatado, com poucos erros de revisão e uma capa linda. É uma leitura da qual gostei muito e que recomendo, mas já peço para começarem com a mente aberta e o coração preparado, pois é um romance intenso e cheio de emoções fortes, que pode ser interpretado de diversas maneiras. Afinal, quem pode provar que é impossível prever o futuro ou fugir de uma profecia?

 "Todos os momentos são certos quando se ama alguém. "

 "- Tudo que posso lhe oferecer é o agora.
 - Então teremos que fazer uma vida inteira caber neste 'agora'." 

 Detalhes: 406 páginas, ISBN-13: 9788501110930, Skoob, leia um trecho. Curiosidade: duas músicas citadas na história e tem traduções que combinam perfeitamente com a trama, são "The Scientist" do Coldplay e "Against All Odds" de Phil Collins. Clique para comprar na Amazon (e-book disponível no Kindle Unlimited):


 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já leram "Treze" ou outro livro da autora?
Sorteio-Kindle

  Estamos com 6 sorteios ativos, é a sua oportunidade de ganhar muitos livros e até um Kindle, confira todos na barra lateral do blog (se estiver pelo celular, vá até o final da página e clique em visualizar versão para a web). Aproveite!

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

22 comentários

  1. Eu fui um desses leitores que não curtiu os pontos ligados a religiosidade. Não me importo em ler obras com o assunto, inclusive amei Uma Dobra no tempo que é cristão. O que me importou foi a forma que este livro foi vendido, ele não é uma fantasia. Ele é de conversão religiosa e isso devia estar claro.
    O que me incomodou de verdade foi o fato da personagem ter sofridos problemas sérios, ser quase abusada e carregar um peso enorme, colocar a vida da melhor aiga em risco... para tudo ficar bem quando ela disse acreditar em Deus, entende?
    No inicio eu tinha gostado bastante da história, pois a personagem é independente e sempre se virou sozinha.. mas enfim ainda quero dar outra chance pra autora =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci, entendo seu ponto de vista, eu mesma achava que ele era fantasia, mas acabei encarando mais como um romance mesmo, algumas coisas eu entendi como entrelinhas, como a resolução final para os outros personagens.

      Excluir
  2. oi!
    Eu adorei a capa :D é uma otima história, que traz a tona muitos pontos e discussões interessantes...

    ResponderExcluir
  3. Eu conheci esse livro tem um tempo já e fiquei encantada pela premissa e acabei comprando todos os livros da autora, mas acredita que eu não consegui ler? Juro, eu comecei por esse, mas ele não me prendeu de jeito nenhum e eu acabei deixando de lado sabe, mas eu pretendo dar um outra chance pra ele, quando ele me chamar, eu vou!!
    Adorei seus comentários!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Eu li Treze ano passado logo quando lançou e amei tudo nele, já conhecia a Peper da série Não Pare e já esperava um mega livro vindo da autora, e graças a Deus não me decepcionei em nada, e a parte da religiosidade foi o que me tocou mais na história, porque apesar da magia ser um contexto do livro e só existir nele, a fé está em todo lugar.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Não curti os livros da outra série da autora mesmo ela escrevendo muito bem, mas achei muito "teen" e acabo não tendo paciência para personagens em processo de crescimento e afins.
    Esse parece cair no gênero ficção científica e como é ambientada no Brasil despertou meu interesse.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li a outra série da autora, mas esse é um new adult e os personagens já são um pouco mais velhos, talvez você goste.

      Excluir
  6. Eu li o primeiro li da série Não pare! e não curti muito. Acho que por não ser o publico alvo, achei fraco, com personagens pouco atraentes. Queri ler esse, mas também já li algumas resenhas negativas e que me deixaram desanimada. A sua resenha até que me mostrou outros lados da história, mas ainda não fiquei convencida de que devo dar uma oportunidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilda, então, começando a leitura sem muitas expectativas (eu também já tinha visto comentários negativos sobre ele) e com a mente aberta, talvez você curta a história como eu curti.

      Excluir
  7. Já li algumas resenhas sobre esse livro e sempre achei um pouco diferente, o que me agrada bastante. Vou tentar ler!
    Beijos
    Mari

    ResponderExcluir
  8. Nossa esse ebook que vc leu tinha 400 páginas, caramba!!! Acho que o livro físico tem menos páginas né!? Li muitas resenhas negativas desse livro e isso acabou me fazendo adiar a leitura dele; mas como li 'Não Pare!' da autora e gostei, pretendo terminar a série primeiro e dependendo leio 'Treze' em algum momento futuro. Mas não é uma prioridade pra mim. Apesar de tudo foi interessante conferir suas impressões. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São quatrocentas no físico também, mas a leitura rende muito bem.

      Excluir
  9. Oi Marijleite, sua linda, tudo bem?
    Eu sou suspeita para falar, pois amei a trilogia Não pare da autora. A escrita dela é viciante e cheia de momentos tensos mesmo, e pelo visto esse livro segue a mesma regra. Estou louca para ler. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Como você, eu também já li algumas resenhas positivas e negativas sobe o livro. Eu gosto muito dessa capa, passa um ar de mistério. A história parece ser bem interessante. Valeu pela dica.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  11. Oi.

    Ainda não li nada da autora, mas confesso que morro de curiosidade! O fato de ter uma parte bíblica realmente pode incomodar alguns leitores. No meu caso, não me afetaria. Estou bem curiosa para ler este livro. Ele parece bem divertido :)

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  12. a fml é uma fofa e eu li só a saga nao pare!
    ja ouvi falar desse livro várias vezes mas na verdade nunca me interessei muito pra ler
    ainda pretendo, ja que fml é uma linda
    mesmo com alguns pontos negativos eu ainda vou ler ele

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria.

    Não sabia que o Treze é um new adult e sabendo pela sua resenha que os acontecimentos na história são extraordinários, mágicos ou sobrenaturais, só me resta adicioná-lo na lista de desejados. Obrigada pela dica.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Uma coisa que gosto de livros que envolvem profecias é a inevitabilidade das previsões (do tipo: "nada que fizer vai mudar; tudo que faz leva direto até as previsões") - fiquei curiosa porque parece que a trama é assim.
    Eu nunca li nada de new adult - não sei exatamente o que envolve esse gênero. Acho que vou dar uma olhada nesse, porque eu gostei da premissa!

    Beijos,
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiê,

    Eu simplesmente amei a leitura desse livro! Justamente por ele ter tantas reviravoltas e essa mescla de romance e suspense. Amo a FML Pepper e a forma como ela nos envolve na história. Adorei ler sua resenha e relembrar sobre o livro.

    ResponderExcluir
  16. Eu já conheço a escrita da FML Pepper e acho bem propícia ao público jovem de forma geral, infelizmente, para mim, não funcionou muito, mas a autora tem boa escrita.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Confesso que até hoje não li mada da FML, não sei explicar o motivo, tenhos os três livros de Não Pare dela, mas não sei pq, não tive vontade de ler ainda... Eu acho, pelo que você apresentou na sua resenha, que eu me daria melhor lendo esse, pra ao menos conhecer a escrita dela.

    O livro parece ter um bon ritmo, dica anotada!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe você começa por esse que é livro único e se anima a ler a trilogia depois, né?!

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo