Resenha: livro "Procura-se um novo amor", Debbie Macomber

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Procura-se um novo amor", escrito pela Debbie Macomber e publicado em 2019 no Brasil pela Harlequin.

 "Como eu era grata por minha nora ter me dado coragem para fazer o que eu deveria ter feito anos antes. (...) Até receber o apoio de Nichole, eu tinha me resignado a permanecer em um casamento sem amor, sem perceber que, ano após ano, eu morria lentamente." (página 229)


 A história é narrada em primeira pessoa, alternando capítulos entre Leanne e Nichole. Leanne ficou casada com Sean por mais de 30 anos, suportando as traições do marido, vivendo um casamento de fachada. Mas quando ela viu seu filho, Jake, repetindo os passos do pai, traindo sua esposa Nichole, Leanne sentiu que precisava dar um basta naquilo se não quisesse que seu neto Owen crescesse achando que era certo trair a esposa.


 "Vendo que Jake havia seguido os passos do pai, tive que acredita que, quando chegasse a hora, Owen também o faria. Meu neto cresceria e acharia que a fidelidade e os votos de casamento eram só blá-blá-blá, e não compromissos sinceros e significativos." (página 35)

 Leanne contou para Nichole sobre o caso extraconjugal de Jake e Nichole decidiu se separar. Ela não queria continuar num relacionamento onde nunca poderia confiar no marido. A decisão de Nichole inspirou Leanne a também por um ponto final em seu relacionamento fracassado. As duas tinham a amizade uma da outra e foram viver em apartamentos no mesmo prédio.

 "(...) mas eu não podia voltar para um relacionamento no qual eu sempre teria medo, sem confiança nele. Eu não podia ficar sempre olhando por cima do ombro, imaginando onde Jake estaria ou com quem estaria toda vez que se atrasasse. Eu não era a mãe dele. Não poderia viver do jeito que Leanne vivera todos aqueles anos." (página 120)

 Nichole passou a trabalhar numa escola, além de ser voluntária numa loja de roupas usadas onde ajudava mulheres a se vestir de forma mais confiante para entrevistas de emprego. Ao ter um problema com o carro, ela conheceria Rocco, dono do serviço de reboque. Ele tinha uma filha adolescente e a relação deles, apesar de ser boa, tinha lá seus conflitos. Um dos problemas era o gosto diferente para roupas, e Rocco acabaria pedindo a ajuda de Nichole para encontrar um vestido para a filha usar no baile da escola. Assim começaria a aproximação entre eles, duas pessoas com histórias de vida muito diferentes mas que se sentiam atraídas uma pela outra.

 Leanne também se tornou voluntária, dando aulas de inglês para imigrantes. Na escola, ela conheceria Nikolai, um padeiro ucraniano que era um dos alunos mais dedicados, mas essa dedicação toda vinha de seu interesse pela professora. Leanne descobriria como era bom ser querida por alguém, se se permitisse viver um novo relacionamento.

 Mas, como quase sempre tem alguma coisa para atrapalhar o romance nos livros, não seria diferente em "Procura-se um novo amor". Jake não estava nem um pouco satisfeito ao ver Nichole seguindo em frente, e jogaria sujo para atrapalhar a vida da ex-mulher. Já Leanne também se veria em uma situação complicada em relação a Sean. Será que os novos romances de Nichole e Leanne darão certo?

 Eu ainda não tinha lido nenhum livro da autora e comecei "Procura-se um novo amor" sem expectativa alguma, como já comentei numa tag aqui no blog. E já nas primeiras páginas me vi envolvida pela narrativa da autora. A escrita da Debbie é muito agradável e fluida, e ela soube bem conduzir o enredo desse romance.

 A obra fala de temas muito reais e é fácil sentir empatia pelas situações vividas pelas protagonistas. É uma história sobre recomeço e superação, sobre voltar a ter autoestima, reencontrar o seu valor e o seu amor próprio, e também sobre começar um relacionamento saudável. Acho muito importante a mensagem de que não devemos viver pela metade, morrendo aos poucos a cada dia, numa relação sem confiança. Foi interessante a crítica que ambas personagens fizeram à duplicidade de padrões que seus ex-maridos tinham, onde não sentiam culpa por trair suas esposas.

 "- Me matou vê-la com aquele cara - admitiu Jake, a voz dura e irritada.
 A duplicidade de padrões do meu ex-marido e do meu filho me surpreendiam. Eu acabei retrucando, apesar das minhas melhores intenções.
 - Você acha que foi mais fácil para Nichole descobrir que você está traindo ela? Ou ouvir sobre o desfile de mulheres que você leva para a casa que já foi dela?" (página 267)

 "Seria para sempre um mistério como meu ex-marido poderia ser atencioso e gentil sobre os pequenos detalhes da vida e desconsiderar o mais básico." (página 315)

 Os personagens foram bem construídos pela autora. Nichole é batalhadora e, mesmo tendo vivido com uma situação financeira melhor do que Rocco, não é esnobe nem o considera menos por isso. Gostei especialmente de Leanne, as humilhações que ela suportou durante o casamento me partiram o coração, mas felizmente ela percebeu que não era tarde para se libertar. Rocco é com certeza um cara encantador, que já teve seus erros na vida, mas que estava tentando ser alguém melhor, embora nem sempre enxergasse o quão bom realmente era. Nikolai me arrancou muitas risadas ao se atrapalhar com algumas expressões, além de ter as melhores ideias, era lindo ver seu amor e sua adoração por Leanne. Jake é detestável! Mas acho que seu desfecho até que foi crível, assim como o de Sean, que nos mostra a importância de aprender a valorizar o que e quem realmente importa. Preciso ressaltar que os personagens são muito humanos, e exatamente por isso cometem erros em certos momentos, assim como todos nós.

 "Eu não estava procurando por um relacionamento, e Deus sabia que Rocco era diferente de qualquer outro homem que eu já conhecera na vida. Nós éramos diferentes, mas eu nunca tinha ficado tão confortável com um homem do jeito que eu ficava com ele." (página 169)

  "- Se você não quer me ver de novo, tudo bem. Eu vou lidar com isso. Mas não me beije como se eu fosse sua última refeição e depois bata a porta na minha cara." (página 169, Rocco)

 "- Eu olhar para este homem e vejo azul.
 - Você vê vermelho.
 - Essa cor também. Eu não gostar dele perto de você. Eu querer ser o perto de você." (página 229, Nikolai)

 "Meu coração era triste demais até eu encontrar você" (página 133, Nikolai)

 "- A questão é... - Ele hesitou como se não tivesse certeza de como continuar.
 - A questão é...? - Pressionei.
 - Kaylene tem me dado conselhos.
 - Conselhos sobre o quê?
 - Você sabe, sobre namoro e tal.
 - Você precisa de conselhos sobre namoro?
 Ele hesitou.
 - De acordo com ela, eu preciso.
 Se ele não tivesse falado tão sério, eu teria rido.
 - Você percebe que está recebendo conselhos amoroso de uma garota de 15 anos?" (página 188, Rocco e Nichole)


 A edição traz uma capa bonita, semelhante às estrangeiras (veja uma ao lado), combinando azul e vermelho. As páginas são amareladas, há poucos erros de revisão a diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 Enfim, "Procura-se um novo amor" foi um romance do qual eu gostei muito, uma leitura que me conquistou do início ao fim, me divertiu e que também me emocionou nos capítulos finais (acho que a Leanne fez o que devia fazer!). É um livro que eu recomendo para quem procura um romance envolvente, onde podemos ver os conflitos e o desenvolvimento de um relacionamento (no caso, dois relacionamentos), detalhe: sem cenas de sexo.

 Detalhes: 384 páginas, Skoob, ISBN-13: 9788539827015. Curiosidade: a autora também escreveu um livro sobre a Cassie (Last One Home), irmã da Nichole, mas acho que não foi publicado no Brasil; o título original do livro é A Girl's Guide to Moving On, algo como "Guia de uma menina para seguir em frente", relacionada à lista que Nichole e Lennie traçam para se orientarem em suas vidas de solteiras, mas essa lista não é muito extensa nem o foco da trama. Clique e compre na Amazon:


 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já leram esse ou outro livro da autora?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

21 comentários

  1. Olá tudo bem?
    Ainda não conhecia nem a autora e nem o livro, mas gostei bastante do enredo. Ainda mais se a gente levar em conta que essa história poderia muito bem se passar por real que nem desconfiariamos, já que todos os dias mulheres no mundo todo passam por esse mesmo problema. E esse é um aspecto que gostei demais, essa representação do real que precisa tanto ser falado e discutido.
    Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei os trechos que você selecionou para essa resenha. Não conhecia o livro e gostei da proposta, pois não é sempre que leio drama familiar e com temas tão reais e importantes. Já fiquei com vontade de ler <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Eu amei a capa e resenha do livro, gosto de obras assim e fiquei bem empolgada para ler, será que tem em e-book?

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parece uma história real! Enquanto eu tava lendo a resenha, parecia que você tava contando um fato, não resenhando um livro! E esses quotes então?! Socorro!
    Ainda não conhecia a autora, mas é porque eu não acompanho os lançamentos dessa editora. Mas adorei essa dica e já tô indo comprar o meu!! <3

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mari.

    Eu já li um livro da autora que eu gostei bastante.
    A história desse livro me agrada bastante, duas mulheres que encontraram coragem uma na outra para sair de relacionamentos que não estavam caminhando.
    O melhor disso tudo, é saber que os ex-maridos das duas tentaram reatar o relacionamento quando viram que elas estavam bem, mas mesmo assim elas continuaram firme em suas ideias.
    Eu estou LOUCA para ler esse livro e espero conseguir realizar a leitura em breve!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Maria

    Eu gosto de romances assim, que abordem situações reais, sem forçar no drama. Legal saber que deu pra sentir empatia pelos personagens e pelas situações vividas. Eu nunca li nada da autora, mas gostaria de conhecer a escrita dela futuramente.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria, eu gosto quando a narração é alternada entre os personagens, nos dá uma visão mais ampla do que está acontecendo. O que me irrita um pouco nos romances é que sempre tem algo que atrapalha o casal. E gosto de encontrar personagens que parecem reais, que a gente se identifica.
    Não conhecia o livro mas gostei da tua opinião.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Eu me surpreendi MUITO com esse livro. Estava a espera de mais um romance bobinho e qual foi minha surpresa, a ver uma história muito mais profunda e conectada com uma realidade crível. Sua resenha me fez lembrar de quando li, por isso adorei! Ótimas palavras.
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu to com esse livro pra ler. E espero amar a história desses personagens. A escrita da Debbie costuma se revelar bastante e pelo visto o enredo cresce e te envolve fazendo você refletir e se emocionar.
    Adorei as considerações.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oie, só as citações colocadas por você seriam suficientes pra me convencer de realizar essa leitura, me vejo totalmente encantada aqui! Não conhecia a obra mas achei essa capa linda demais e a personagem parece ser tão querida e real que quero ler o quanto antes!

    ResponderExcluir
  11. Amei sua resenha, simplesmente amei! É delicioso encontrar uma resenha tão completa sobre um livro que nos apaixonou. Eu fiquei perdidamente apaixonada por esta história quando a li, e ela serviu como lição para minha própria vida. Aprendi muito com Leanne, Nichole, Nikolai e Rocco e até fui capaz de perdoar o Sean e o Jake, que no fim tiveram que perceber que não era possível voltar atrás. Que a vida segue em frente, independentemente de qualquer coisa. Foi triste que o Sean só tenha reconhecido o valor da Leanne quando já não tinha tempo. Quando tudo estava terminando. E entendi perfeitamente que tenha sido ela a fazer o que precisou fazer.

    Não sabia que tinha um livro da Cassie!!!! Amei saber disso, pois a Cassie é uma das minhas personagens preferidas do livro que sabia aconselhar e compreender a Nichole como ninguém. Vou perturbar a Harlequin para publicar o livro dela.rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado da resenha e que o livro tenha lhe proporcionado tantos ensinamentos ♥.

      Excluir
  12. Eu gostei da perspectiva do livro, os problemas familiares tendem a ser cíclicos e alguém precisa ter coragem em romper, o que por vezes, causa caos e pânico nos envolvidos, mas é o certo. Certamente é um livro que se tiver oportunidade, lerei

    ResponderExcluir
  13. Gostei demais da premissa desse livro, confesso que estou curioso porque deve ter um enredo intenso e surpreendente. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  14. Oi! Recebi este livro e estou pra ler. Não tenho muito hábito com romances, então não estou muito ansiosa para fazer a leitura. Gostei de como as duas conseguem se livrar dos embustes que são os ex maridos, embora tenha minhas ressalvas sobre como o filho seguiu os passos do pai. Espero ler em breve. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá ♥
    Também recebi esse livro da editora e estou com ele na minha lista de leitura. Acho a premissa muito interessante. Tudo que tem haver com recomeços me deixa maravilhada. E já prevejo um ranço em cima do ex das duas, eles se achando no direito de falar alguma coisas sobre elas estarem seguindo a vida, pensassem antes, né? Já fiquei com vontade de fazer a leitura, pois realmente parece ser uma leitura rápida e do jeito que eu gosto, meu coração deu até uns pulinhos quando li que tem personagens bem construidos.

    Amei a resenha, beijos ♥

    ResponderExcluir
  16. Não gosto muito de ler romances, mas fiquei curiosa com esse, ainda mais pela autora retratar os personagem de forma mais humana e real.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  17. Eu abandonei um livro da autora por isso quando começaram os burburinhos deste lançamento, eu não dei muita atenção. Mas sua resenha mudou minha opinião e já quero aproveitar o enredo do livor, segunda chances e dar uma segunda chance par a autora.
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo