RESENHA: Se Não Houver Amanhã, de Jennifer L. Armentrout


Olá Leitores (as), como estão? Hoje trago a vocês a resenha do livro Se Não Houver Amanhã, da autora Jennifer L. Armount. Confesso que estava ansiosa para falar sobre essa obra com vocês, pois esta leitura se tornou uma das minhas favoritas. Desse modo, venham conferir em detalhes minha opinião completa sobre essa obra, e os motivos que me levaram a gostar tanto dessa história.

Foto: Skoob
Título: Se Não Houver Amanhã
Autora: Jennifer L. Armount
Editora: Faro Editorial
Ano: 2018
Páginas: 384
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira / Jovem Adulto / Romance

SINOPSE
Lena Wise está sempre ansiosa pelo dia seguinte, especialmente porque está começando o último ano da escola. Ela está decidida a passar o máximo de tempo possível com os amigos, completar as inscrições da faculdade e talvez informar seu melhor amigo de infância, Sebastian, sobre o que realmente sente por ele. Para Lena, o próximo ano vai ser épico — um ano de oportunidades e conveniências.Até que uma escolha, um instante… destrói tudo.Agora Lena não está ansiosa pelo dia seguinte. Não quando o tempo que dedica aos amigos pode nunca mais ser o mesmo. Não quando as inscrições para a faculdade podem ser qualquer coisa, menos viáveis. Não quando há o risco de Sebastian jamais perdoá-la pelo que aconteceu.Pelo que ela permitiu que acontecesse.À medida que sua culpa aumenta, Lena está ciente de que sua única esperança é superar o ocorrido. Mas como é possível seguir em frente quando a existência inteira, tanto dela quanto a de seus amigos, foi transformada?Como seguir em frente quando o amanhã sequer é garantido? (Skoob)



Já faz mais ou menos um ano que eu possuo esse livro, e nesse meio tempo vim enrolando para ler essa obra. Até que na "Meta Literária Desencalhando 12 Livros em 2019” resolvi inclui-o. Só posso dizer que foi uma história que mexeu profundamente com meus sentimentos, e que me prendeu de tal forma que só consegui largar o livro quando eu o finalizei.  


“-Ou é a melhor - ele disparou de volta, vendo-me dar a volta na cadeira. - E sabe de uma coisa? Esperar é arriscado demais. Não existe uma hora ruim para dizer que se ama uma outra pessoa.” (pag. 229)


Este livro narra a história da personagem Lena. Atualmente está cursando o último ano do Ensino Médio, tem três amigas incríveis, e um melhor amigo de infância pelo qual ela e apaixonada, no entanto nunca teve coragem de assumir essa paixão platônica por ele. Para comemorar o fim das férias e o início das aulas, ela e os amigos vão comemorar em uma festa. Mas, entre a festa e o presente existe um grande desastre. E a partir disso que vamos acompanhar a personagem Lena vivenciar o luto, e a culpa, pela possibilidade da existência de um "e se"… ela tivesse tomado uma decisão diferente, será que ela poderia evitar o inevitável? Dessa forma, ela vê todo seu futuro destruído, fazendo com que pense na possibilidade de desistir de tudo pelo qual havia planejado, e também de sua família, das suas amizades, e do cara por quem é apaixonada. Mas, e se não houvesse o amanhã o que você faria diferente hoje?


“O que eu teria feito diferente naquela noite se eu soubesse que não haveria amanhã? Tudo. Eu teria feito tudo diferente.” (pag.307)

A sinopse já aponta que uma tragédia irá acontecer, e isso foi o suficiente para me deixar bastante curiosa, por isso quando iniciei a leitura e as coisas estavam indo tudo bem, a minha imensa curiosidade ficava torcendo para esse momento chegasse. Mas, quando ocorreu eu só queria que voltasse o passado e fosse totalmente diferente. Primeiro porque eu fiquei totalmente angustiada em saber quais seriam as pessoas afetadas, fiquei muito apreensiva, e quando tudo foi revelado foi um baque, seguido de alívio. Porém a personagem não pensa dessa forma, e começa a enfrentar esse momento de uma forma distorcida. Pois para ela, se soubesse que não haveria o amanhã poderia ter tomado uma decisão diferente. No entanto sabemos que algumas coisas a gente não controla. Desse modo, a culpa e a negação fazem com que ela comece a tomar decisões ainda mais impensadas e conflituosas afastando de si mesmas as pessoas que mais a amam com medo de ser julgada.


“Isso nunca vai mudar. Você vai ter que aprender a viver com as decisões que tomou, aceitá-las, aprender com elas, crescer com elas e se tornar uma pessoa melhor por causa delas.” (pag.322)


Esta foi a minha primeira experiência com um livro escrito por essa autora, e gostei muito de sua escrita, a forma como conduziu e desenvolveu toda a trama, utilizando uma mensagem incrível sobre o uso indevido de bebida alcoólica. E que para mim foi um grande toque que vou levar pro resto da vida, e muitos jovens deveriam ler esse livro, pois serve de alerta. Já que uma decisão errada pode influenciar todo o seu presente e seu futuro, e na vida real não existe forma de voltar atrás e fazer diferente. A história possui muito drama, a personagem vive um crise existencial profunda, por isso para quem não curte esse gênero, provavelmente não vai gostar dessa leitura. Os personagens principais e secundários foram muito bem construído, mas Sebastian foi um dos que mais se destacam, fora que torci muito para que ele e Lena ficassem juntos. Este livro é narrado em primeira pessoa, pela perspectiva de Lena.


“Tinha consciência de que não poderia voltar e começar de novo. Não poderia reescrever o meio da história. Só o que eu poderia fazer era mudar o amanhã, contanto que houvesse um amanhã.” (pag.382)



Portanto pelos pontos mencionados anteriormente ficou bastante notório que gostei de tudo desse livro, do romance, do desastre, da escrita incrível da autora, a maneira como conduziu a trama, e a mensagem passada pela história. E este foi o motivo de começar a adquirir todos os livros publicados dessa autora aqui no Brasil. Por isso é claro que eu super recomendo essa leitura, mas principalmente para aqueles leitoras que adoram um super drama, com uma lição de vida como pano de fundo. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este ou outro livro dessa autora? Se interessaram por esta obra? Deixem nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda.

Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post

Me acompanhe nas redes sociais:

8 comentários

  1. Oi Lana, ainda não li nada da autora mas sabendo que esse livro lhe agradou e lhe tocou tanto, fiquei curiosa para ler e conferir a história. Parece ser uma leitura que realmente nos prende e nos faz mergulhar na história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, realmente se trata de uma história envolvente, tanto pela história quanto pela mensagem passada pela autora. Quando realizar a leitura quero conferir sua opinião. Beijos.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e fiquei interessada. A premissa é bem legal também e o romance meio que me cativa. Vou deixar na minha wishlist, com certeza! Muit o obrigada pela dica!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a capa desse livro muito bonita!
    Adorei saber que a sua primeira experiência com um livro dela foi boa e fiquei bem curiosa com a leitura, a premissa me atraiu e acho que posso gostar bastante do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A edição como um todo desse livro e lindíssima, a editora Universo dos Livros realizou um ótimo trabalho. Fico feliz em saber que a minha resenha te fez querer ler está história. Beijos.

      Excluir
  4. Olá, eu gosto muito de dramas então fiquei bem curiosa com a obra, adorei as cores da capa são lindas demais, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lana! Tudo bem?
    A resenha mostrou o quão intensa é essa obra e como uma situação pode complicar a nossa vida quando a gente não é capaz de superá-la. Por isso é MUITO importante que escutemos as pessoas à nossa volta e entendamos, mesmo com ajuda externa, que não temos sempre o controle de tudo. Eu sei por mim, que me trato para ansiedade e tive um trauma decorrente de um fato muito ruim que ocorreu comigo.
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história fala disso muito bem, como não temos controle sobre os fatos de nossa vida, e a autora faz com que nos refletimos sobre isso. Espero que você goste desta história tanto quanto eu. Beijos.

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo