Resenha: livro "A Garota que Lia as Estrelas", Kiran Millwood Hargrave

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "A Garota que Lia as Estrelas", escrito pela Kiran Millwood Hargrave e publicado no Brasil em 2019 pela Editora Jangada, que faz parte do Grupo Editorial Pensamento, nosso parceiro. Vocês podem apertar o play e conferir no vídeo e/ou continuar lendo:



Resenha, livro, A-Garota-que-Lia-as-Estrelas, Kiran-Millwood-Hargrave, Editora-Jangada, opiniao, capa, trecho, blog-literario, blog-literario-petalas-de-liberdade, fantasia-infanto-juvenil

 "Papai sonhava em preencher as lacunas em seus mapas de Amrica, enquanto o que eu queria, mais do que qualquer outra coisa, era atravessar a fronteira da floresta e mapear os Territórios Esquecidos que estavam além, embora eu nunca tivesse dito isso a ele.
 Havia apenas um mapa que mostrava toda a nossa ilha, e ele ficava no estúdio de papai. Eu o chamava de mapa de mamãe porque tinha sido passado de geração a geração em sua família, talvez desde a época de Arinta, mil anos antes. Sempre me pareceu um sinal de que mamãe e papai eram feitos um para o outro o fato de ele ser cartógrafo e a única herança dela ser um mapa.
 Cada um de nós carrega o mapa de nossa vida impresso na pele, na maneira como caminhamos, até mesmo na manira como crescemos, dizia papai. Está vendo aqui como o meu sangue não corre azul no meu pulso, mas preto? Sua mãe sempre disse que era tinha. Eu sou um cartógrafo até os ossos." (página 15)


 A história se passa numa ilha chamada Joya e é narrada pela Isabella, uma garota de 13 anos. A vida em Joya mudou muito depois da chegada do Governador Adori, décadas antes. A população ficou restringida ao vilarejo de Gromera, um dos 6 que compunham a ilha, parte do povo foi expulso para os demais vilarejos, denominados Territórios Esquecidos, essas pessoas passaram a ser chamadas de Banidos, e atividades como a navegação foram proibidas para que ninguém fugisse da ilha de barco.

 "Por que ele viera para cá? Por que tratava Joya como se pertencesse a ele e não às pessoas que viviam aqui há séculos? Por causa dele, eu nunca tinha visto o restante da nossa ilha, muito menos o mundo, e as habilidades de papai como cartógrafo eram desperdiçadas. Por causa dele, não havia pássaros canoros. Masha afirmou que ele era o culpado pelo rio secar, mas papai disse que ela estava apenas sendo supersticiosa." (página 33)

 A mãe e o irmão da protagonista haviam morrido 3 anos antes. Isabela vivia com o pai, que era cartógrafo, mas que desde a chegada do Governador não podia mais viajar para mapear novos lugares. Isabella aprendeu com o pai sobre os mapas e sobre como ler as estrelas pra se orientar.

 Isabella era a única amiga de Lupe, a filha do governador, mas o fato de Lupe parecer viver num "mundo cor de rosa", não vendo as maldades a que o pai submetia o povo de Gromera, acabaria irritando Isabella e, em certo momento, elas terão uma briga, onde Isabella falará palavras duras para Lupe que, magoada, vai desaparecer.

 O Governador irá montar uma expedição para procurar pela filha. Sentindo-se culpada pela fuga da amiga e cheia de vontade de se aventurar pelos Territórios Esquecidos, Isabella dará um jeito de se disfarçar, já que o Governador talvez não aceitasse uma menina da idade da filha no grupo, para ir junto na expedição em busca de Lupe.

 "- Ele é um demônio do fogo. E não é uma história. É um mito.
 - Qual a diferença?
 Irritada, esfreguei os olhos, grãozinhos arranhando as minhas pálpebras.
 - Um mito é algo que aconteceu há muito tempo; as pessoas gostam de fingir que não é real, mesmo quando é." (página 205)

 Havia histórias antigas sobre Joya, entre elas, uma que dizia que a ilha já foi flutuante, até que um ser das profundezas, Yote, um demônio do fogo, tentou prender a ilha e ia destruí-la, mas Arinta, uma garota guerreira, desceu até seu covil e o obrigou a fazer um trato de deixar a ilha em paz, esse acordo duraria mil anos. Alguns habitantes da ilha acreditavam que tudo de ruim que estava acontecendo em Joya era por causa do fim desse acordo, já que os mil anos estavam chegando ao fim. Em sua busca pela amiga, Isabella descobrirá quanto de verdade há nessa lenda. Será que aqueles que entrarem nos Territórios Esquecidos sairão vivos de lá?

 "- Você sabe por quê - Ana retorquiu com rudeza. - Porque há uma escuridão mais profunda aqui, uma escuridão que não podemos derrotar. Eu me preocupo mais com a segurança do meu povo do que com vingança. Essa é a verdadeira marca de um líder.
 Os Banidos estalaram as línguas, como uma onda de aplausos.
 - Que escuridão mais profunda? - perguntou Marquez, levantando uma sobrancelha.
 Ana fixou os olhos no homem e caminhou em direção a ele.
 - A que vai arrancar esse sorriso do seu rosto e engolir o chão debaixo dos seus pés. Yote está chegando." (página 159)

livro, A-Garota-que-Lia-as-Estrelas, Kiran-Millwood-Hargrave, Editora-Jangada, mapa, foto
foto, livro, A-Garota-que-Lia-as-Estrelas, Kiran-Millwood-Hargrave, Editora-Jangada,blog-literario,

 As orelhas do livro estão cheias de elogios do qual ele realmente é merecedor! Kiran Millwood Hargrave foi indicada a vários prêmios, e ao longo da leitura é fácil entender o motivo. "A Garota que Lia as Estrelas" é a prova de que dá para fazer um livro de fantasia maravilhoso, completo, sensacional, com um único volume e em menos de 300 páginas.

 A escrita da autora é maravilhosa, ela consegue fazer o leitor imaginar facilmente a ilha que criou, os personagens e a aventura. É um daqueles livros que, quando abrimos, tudo ao redor some, é como se entrássemos dentro da história. O enredo é bem construído, com várias questões interessante, temos a população da ilha inconformada com a tirania do Governador, a amizade entre garotas de posições sociais diferentes e que vão entrar em conflito, uma grande aventura, a fantasia relacionada ao demônio do fogo, as informações sobre cartografia, e ainda há diversidade! Assim como o pai de Isabella, o governador veio com a família da Afrik (com K ao invés de C e A), e tinham a pele escura. Outros lugares citados nos mapas são Amrica (América sem o É), Europe, entre outros, trazendo referências interessantes a realidade.

 "Papai disse que o Governador tinha proibido nadar para impedir que alguém tentasse fugir.
 Não que eles fossem longe. A corrente é imprevisível e o mar está cheio de criaturas terríveis - águas vivas, tubarões, serpentes marinhas.
 Por que as pessoas estão tão triste por deixar o mar então, papai?
 Porque ele também está cheio de coisas maravilhosas e pode levá-lo a qualquer lugar neste mundo." (página 131)

livro, A-Garota-que-Lia-as-Estrelas, Kiran-Millwood-Hargrave, Editora-Jangada, opiniao, capa, blog-literario,
sinopse, livro, A-Garota-que-Lia-as-Estrelas, Kiran-Millwood-Hargrave
livro, A-Garota-que-Lia-as-Estrelas, Kiran-Millwood-Hargrave, Editora-Jangada, foto, trecho

Resenha, livro, A-Garota-que-Lia-as-Estrelas, Kiran-Millwood-Hargrave, Editora-Jangada, opiniao, capa, trecho, blog-literario, blog-literario-petalas-de-liberdade, fantasia-infanto-juvenil, a-filha-do-cartografo

 A edição do livro está muito bonita e caprichada, desde a capa, com elementos ligados à trama, como a bússola, os corvos que apareceram com a chegada do Governador e o mar. As páginas são amareladas, a revisão é ótima, a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho, além de muitos detalhes de barcos e monstros marinhos no começo e no final dos capítulos.

 "A Garota que Lia as Estrelas" é um livro de fantasia infanto-juvenil (ou uma fantasia young adult) muito bom, que pode agradar tantos os leitores mais novos quanto os adultos. Mas se ele tem partes mais cômicas e leves, como os bichos de estimação da Isabella (o gato Pep, que tem aquele jeito típico dos gatos, e a Senhorita La, uma galinha velha e mal humorada), se fala de uma forma positiva sobre amizade, algo super importante especialmente na faixa etária do público-alvo da obra, ele também é um livro onde os personagens fazem grandes sacrifícios, onde não tem nada fácil ou que se resolva num passe de mágica para a protagonista e há a incerteza sobre o desfecho da jornada.

 "Alto como um cavalo, coberto por um pelo preto e emaranhado. Ele se movia com as patas grossas como troncos de árvores, virando seus terríveis olhos vermelho-escuros para a esquerda e para a direita.
 Não era lobo. Só poderia ser um cão demônio. Um Tibicena. (...)
 Meu estômago doía tanto que eu via pontinhos brancos. A presença da besta parecia estar me revirando por dentro, como se meu corpo fosse água sendo chicoteada por uma tempestade." (página 166)

 Fica a minha recomendação para que leiam o livro, e caso queriam presentar alguém, já fica a sugestão, "A Garota que Lia as Estrelas" é uma ótima indicação para todo tipo de leitor, ainda mais especial por ser protagonizado por uma garota e mostrar a força que as meninas podem ter.

 Detalhes: 264 páginas, ISBN-13: 9788555391378, Skoob. Clique e compre na Amazon:


 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: curtiram a premissa do livro? Já conheciam ele ou a autora? Tenho uma novidade para contar: esse mês rolará uma gincana lá no meu perfil no Instagram, onde um exemplar de "A Garota que Lia as Estrelas" será um dos prêmios, fiquem de olho no link que a gincana começará nos próximos dias: http://www.instagram.com/marijleite_books.

 "Todas as coisas têm um ciclo, Isabella, um hábito de retornar ao lugar de onde vieram. As estações, a água, as vidas, talvez até mesmo as árvores. Nem sempre você precisa de um mapa para encontrar seu caminho de volta. Embora muitas vezes isso ajude. E então, no que você acredita?" (página 136)

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

17 comentários

  1. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e, apesar de gostar de fantasia, não me animei muito com o livro, acho que não é o momento certo pra ler, sabe? Mas gostei muito de conhecê-lo e de saber a sua opinião.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    adoro as publicações da Jangada, sempre com histórias de emocionar. E claro que o recheio do livro é lindo, adorei as ilustrações, deixam a história mais completa.
    E pelo livro ter um pouco de fantasia, acho que a trama da protagonista é leve, gostosa, pelo fato dela ter 13 anos e ter perdido a mãe e o irmão, acho que ela mesma começa a madurecer de outra forma.. Quero ler o livro

    ResponderExcluir
  3. Sem sombras de dúvida a edição está maravilhosa demais! Cheia de mapas e desenhos e com aquela folha que eu adoro para ler. Sobre a história é bem cheia de detalhes e não sei como seria comigo lendo, mas eu gostaria de ter esta experiência.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu gosto muito de fantasia, e descobrir um livro assim, tão promissor é muito bom! Vi muitas pessoas comentando sobre esse livro, mas não imaginei que a história seria assim tão boa. Gostei de como a autora soube criar esse mundo e personagens fantásticos que fizeram jus aos elogios e a trama. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Agora fiquei com vontade de ler hahaha. Livros com adolescentes não são meus preferidos mas por ser uma aventura com fantasia eu até que quero ler. Gosto dessa coisa de comparar com a nossa realidade e lógico por ter uma protagonista forte.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!
    Adoro livros que sempre tem uma lição a nos dar, adorei o enredo pois a capacidade vem através do esforço e a mocinha tendo a maturidade de correr atrás da amiga e salva-la é o que me prende sobre a aventura. Parabéns pela resenha fiquei curiosa sobre a trama e a aventura que Isabella vai passar, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Já gostei desse livro. Sério, amo fantasias e esse livro tem uma sinopse incrível. Pela sua resenha, a sinopse condiz com a história e também é muito boa, fora a edição que tá um arraso. Amei! S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  8. Confesso que já tinha visto essa capa pelas redes sociais, mas só agora parei pra dar atenção e conhecer um pouco sobre o enredo do livro. Confesso que fiquei surpresa e mega curiosa. Todos os pontos que vc citou nas suas impressões me fizeram ver o quanto esse título é rico em mensagens, ele é bem mais que um livro de entretenimento. Com certeza todos os fãs de aventura irão amar indiferente de idade. Valeu mesmo pela dica. Beijos e parabéns pela leitura, resenha e fotos, ficaram lindas.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria.

    Sua resenha foi uma surpresa, pois não conhecia este livro e sendo do gênero fantasia, eu fiquei com muita curiosidade. Estou anotando a dica literária porque além de ser uma edição caprichada, sua opinião despertou minha atenção. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Essa edição está a coisa mais linda! Fiquei super curiosa com a sua resenha e o livro já entrou para a minha lista de desejados!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mari.
    Logo de cara já deu para ver que o livro está lindo. Amei a edição e o capricho!
    Gostei muito de ler a sua resenha e descobrir que a história é ótima. Gosto bastante de tramas assim e tenho certeza que vou amar!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Tinha visto essa capa e achei linda. O enredo também me deixou bem animada pois tenho gostado cada vez mais de fantasia, principalmente quando a autora consegue nos surpreender com a ambientação criada.
    Acho que vou gostar!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Como eu quero ler esse livro!
    A capa dele é muito bonita e a premissa me deixa bem curiosa. Adorei ver a sua resenha e acho que vou curtir bastante a leitura se tiver a oportunidade de ler. Amei as suas fotos.

    ResponderExcluir
  14. Oi.

    Eu tinha mesmo visto alguns comentários sobre esse livro, e até fiquei um pouco interessada nele. Lendo a sua resenha, parece que ele tem uma ótima narrativa, uma história maravilhosa que, com certeza, vai me encantar. Vou colocar ele na minha lista da Amazon, e assim que possível, eu pego o e-book para ler.

    Beijos,
    Blog Livros Engavetados

    ResponderExcluir
  15. Achei o presente de aniversário da minha sobrinha. Queria tanto um livro que fosse leve, fácil de ler e de volume único porque ela é ansiosa e desanima quando sabe que tem mais livros. Amei sua dica!! Depois volto pra dizer se ela gostou kk

    ResponderExcluir
  16. Tuas resenhas são sempre excelentes.
    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Estou encantada pela edição e pela história!
    Adorei conhecer a sua opinião sobre o livro e já o adicionei na minha lista!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo