Resenha: livro "Namorado Literário", Claire Kingsley

 Olá, pessoal! Como estão? Na resenha de hoje, venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Namorado Literário", escrito pela Claire Kingsley e publicado no Brasil em 2020 pela L3 Book Publishing.


 "Ok, talvez eu deva voltar e explicar por que estou em pé na frente do amor da minha vida, tentando fazê-la entender como eu também sou uma mulher chamada Lexi Logan."

 A narração é intercalada entre Alex e Mia, dois moradores de Seattle que não se conheciam pessoalmente, mas eram amigos no mundo virtual usando pseudônimos.

 Mia trabalhava no escritório de um hospital, morava com seu gato Fabio e tinha um blog sobre livros onde assinava como Leitora Voraz. Foi por causa do blog que ela passou a conversar com a escritora Lexi Logan, criando uma amizade onde confidências eram feitas através de e-mail trocados.

 A questão é que Lexi Logan era o pseudônimo de Alex Lawson. Ele havia se formado em ciência da computação mas odiava seu trabalho como programador, até que resolveu se arriscar a escrever romances que fizeram o maior sucesso e se tornaram a sua principal fonte de renda. Apenas Kendra, sua irmã, sabia que Alex era Lexi.

 Acontece que Alex e Mia vão se encontrar na vida real e parecem feitos um para o outro! Mia era meio atrapalhada e não tinha muita sorte em encontros às cegas, mas com Alex tudo era diferente, ele parecia perfeito como os mocinhos dos livros que lia, perfeito demais.

 Através das conversas com Leitora Voraz, Alex vai descobrir que ela e Mia são a mesma pessoa, mas se Mia descobrir que ele é Lexi, que a aclamada escritora de romances é um homem, isso pode fazer com que seus livros deixem a lista dos mais vendidos, e Alex precisa muito do dinheiro que recebe com os livros para pagar as contas do pai que tem problemas de saúde. Como contar a verdade para Mia quando já estão tão envolvidos?

 "Porra, o que eu faço agora? Se Mia descobrir quem eu sou – que eu sou Lexi Logan – poderia arriscar toda a minha carreira. LV tem muitos seguidores, e se ela me delatar, talvez eu não consiga me recuperar. Existem alguns autores homens de romances que se dão bem, mas é um caminho difícil de alcançar. E meus leitores podem ver isso como uma traição. É difícil o suficiente ficar visível nas melhores condições, pois é um mercado competitivo. Se eu fizer algo para estragar tudo agora, poderia estar ferrado."

 "Eu olho para a última mensagem da LV na tela. Não só tenho que pesar o risco para a minha carreira de escritor, namorar Mia seria como trocar informações privilegiadas. LV compartilha todos os tipos de coisas com Lexi, incluindo informações sobre seus encontros. Se eu continuar a vê-la, ela vai falar comigo... sobre mim. Deixar isso continuar é um gesto cretino da minha parte. Eu não posso namorar uma mulher que vai confidenciar coisas para mim, não percebendo que ela está falando com o cara que está saindo."

 Vi uma divulgação do lançamento do livro e fiquei curiosa para ler, confesso que a capa também me atraiu.

 Claire Kingsley soube como usar muito bem clichês, como a cena da mocinha atrapalhada derrubando os livros pelo chão e sendo ajudada pelo mocinh,o para construir a história.

 Adorei a forma como a autora falou sobre o preconceito e o julgamento dos quais leitores de romance são vítimas. Eu mesma já vi pessoas julgando quem lê romances românticos, e é muito desagradável ver esse julgamento por parte de pessoas que teoricamente teriam a mente mais aberta pela leitura. A autora fala também sobre os fiscais de leitura, aquelas pessoas que ficam se mordendo quando alguém lê mais que elas.

 "— Você acha que porque eu leio romance não sou uma leitora de verdade?

 — Ei, não se ofenda. Quero dizer, existem pessoas que leem, e então, existem leitores. Você sabe disso, não?

 — Não, eu não sei — respondo. Quem esse cara pensa que é? — Quantos livros você leu no mês passado?

 Suas sobrancelhas franzem, como se ele estivesse confuso com a minha pergunta.

 — Mês passado? Eu não sei, talvez um.

— Eu li vinte e seis — digo. — Foi um mês leve para mim, porque o trabalho me manteve mais ocupada do que o habitual.

 — Você leu quase trinta livros em um mês? — Ele pergunta.

 — Em média um livro por dia — eu digo. — Provavelmente li mais livros este ano do que você leu em toda a sua vida. E, sim, eu li Moby Dick. E foi um livro chato. Também li O Peregrino, A Letra Escarlate, o Grande Gatsby, Ligações Perigosas, Frankenstein, Vanity Fair… Devo continuar? E nenhum deles foi por obrigação. Portanto, talvez antes de tirar conclusões precipitadas sobre o que as preferências de leitura de alguém, ou as escolhas de bebida, dizem sobre elas, você deva dedicar algum tempo para conhecê-las primeiro."

 Gostei de como as relações familiares foram abordadas na obra, da relação entre o núcleo familiar formado pelos irmãos Alex, Kendra e Caleb, a filha de Caleb e o pai dos três. Estou bem animada para conferir os próximos livros que serão sobre Kendra e Caleb.

 Confesso que queria ter sabido um pouco mais sobre os livros que o Alex escreveu, foram sete romances publicados em cerca de um ano, número que achei um pouco exagerado. E confesso também que mocinhas desastradas e atrapalhadas não são as minhas preferidas, mas consegui me identificar com o amor que Mia tem pela leitura.

 "Namorado Literário" é um romance gostoso de se ler, que traz clichês de uma forma bem interessante, fala sobre o meio literário (creio que muitos blogueiros vão se identificar um pouco com a Mia) e nos mantém curiosos para ver como Alex vai resolver a bagunça que criou ao se relacionar com Mia. Fica a recomendação de leitura!

 Detalhes: 256 páginas; Skoob; ISBN-13: 9786599098000; tradução: Alice Garcia; na edição, há alguns erros de revisão e detalhes no início dos capítulos; o segundo livro da série Irmãos Lawson já saiu e se chama "Namorado Arrogante". Clique para comprar na Amazon ou pegar no Kindle Unlimited:

 Mais algumas citações:

 "Às vezes, na vida, todos nós temos momentos em que percebemos que estragamos tudo e não há saída. Estou vivendo um desses momentos."

 "Quais palavras dizer quando se está mentindo para a mulher por quem está apaixonado?"

 "Se eu pudesse escrever um romance decente. E isso era um muito grande se.

 O problema é que os romances operam sob uma regra muito específica: eles terminam com um felizes para sempre. E, no que me diz respeito, é uma fantasia. Felizes para sempre são tão raros na vida real que podem ser considerados unicórnios.

 Mas, a ideia ainda era intrigante, então comecei a ler alguns romances populares. E quando estava na metade do quinto – em cinco dias, não menos –, me ocorreu: eu entendia dessas histórias. Elas são uma fantasia. Esse é o principal ponto. Percebi que podia ver os padrões subjacentes, como linhas de código de computador, e fazia todo o sentido para mim. O que há nesses livros não precisa existir no mundo real. É a fantasia que esses leitores procuram.

 Foi uma compreensão surpreendente, que os romances eram algo que eu entendia tanto quanto os programas de computador que passei anos escrevendo."

 "Ajusto meus óculos e olho para o Kindle quase saindo da minha bolsa. A tentação de puxá-lo e ler por alguns minutos antes do meu encontro aparecer é forte. Todo mundo sabe que sou uma ávida leitora. Viciada em livros, para ser mais precisa. Eu leio o tempo todo. Não é exatamente um passatempo social – algo que Shelby me lembra regularmente – mas sou uma pessoa introvertida. Isso me cai bem.

 A verdade é que sou mais que introvertida. Eu sou meio estranha com outros humanos. Sou um pouco tímida, principalmente com pessoas que não conheço. Passo tanto tempo me preocupando com o que dizer e como causar uma boa impressão, que é como se meu corpo e meu cérebro se desconectassem."

 "eu não me importaria de conhecer um cara legal. Eu simplesmente não consigo achar onde eles estão. Ou se realmente existem.

 Talvez eles não existam. Talvez estejam apenas nos livros."

 "Vai demorar um pouco até que eu consiga dormir. Imagens dançam através da minha mente, o peso de todos os sentimentos que eu acabei de vivenciar pressionando fortemente contra mim. É como se Lexi tivesse acesso direto ao meu cérebro, e ela cria histórias que são tudo o que eu poderia querer em um livro.

 É como se ela escrevesse apenas para mim."

 "Projetar uma persona feminina parecia desonesto a princípio, mas agora que estou acostumado, gosto do anonimato. Eu nunca tive muitas amigas antes. As mulheres geralmente não me veem como um amigo em potencial. Por qualquer motivo, elas vão direto para o namorado/futuro marido. Como Lexi, posso ter amizades casuais com mulheres de uma maneira que nunca seria capaz como Alex."

 "Se pagar uma bebida no bar é considerado flerte, porque comprar um livro na livraria não é?"

 "Estou tão acostumada com as pessoas que zombam de mim quando descobrem que tipos de livros eu amo, como se ler romance significasse que eu não sou uma leitora de verdade, porque não é literatura de verdade."

 "Talvez escrever livros com muito sexo tenha mudado como penso, ou talvez eu seja apenas um cara, mas não conseguia parar de fantasiar sobre ela."

 "Eu sou tão ruim nessas coisas, sou o humano mais desajeitado de todos os tempos. On-line, eu acho que pareço bastante normal, mas você não me reconheceria pessoalmente."

 "— Não estou nem perto da perfeição — digo.

 — Você está realmente perto, na verdade — diz ela. — Você realmente parece saído de um livro. Lindo e sexy. Romântico. Divertido. Eu brinquei por anos que todos os meus namorados literários me arruinaram para os homens de verdade, mas você seria um bom desafio para esses caras fictícios.

 Eu tomo um gole do meu café para me dar um segundo para pensar. Há uma grande pegadinha, Mia, e é que tenho mentido para você sobre quem eu sou."

"Fabio abre um olho. Ele tem sido incomumente carinhoso desde que cheguei em casa do trabalho hoje. Eu não achava que gatos pudessem sentir as emoções de seus donos da mesma forma que os cachorros, mas Fabio está cuidando de mim hoje à noite. Sua pele macia e ronronar rítmico me impedem de enlouquecer completamente."

♥ Assine o Amazon Prime e tenha frete grátis na Amazon: https://amzn.to/30SEQdA.

 ♥ Teste o Kindle Unlimited gratuitamente por 30 dias ou assine: https://amzn.to/2XuouGa .

Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

Um comentário

  1. Olá,
    Já vi esse livro pela rede e confesso que tratar do meio literário já me instigou, agora essa capa é um charme a mais, com certeza. Gostei muito da sua resenha, também achei 7 livro em um ano um pouco exagerado e que seria interessante abordar mais as obras, visto que é o ponto de ligação na história, mas mesmo assim, parece ser uma leitura deliciosa e que vale a pena ser feita.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo