Resenha: livro "Mulheres & Meninas"

 Olá pessoal, tudo bom com vocês? No post de hoje venho comentar sobre a minha experiência de leitura com a antologia "Mulheres & Meninas", organizada pela Rô Mierling e publicada pelo selo Antologias Brasileiras da Editora Illuminare em 2015.

Resenha, livro, "Mulheres & Meninas", capa, fotos, editora-illuminare, ro-mierling, opiniao, contos, poesia

 A obra reúne poesias, crônicas e contos que trazem mulheres e meninas como tema. Eu, como mulher, me identifiquei com diversos textos, e me encantei com vários outros. Falarei sobre alguns deles, os que me chamaram mais a atenção, pois se fosse falar sobre todos o post ficaria enorme. Já destaco também a diversidade de autores, de vários cantos do país e que seguem as mais variadas profissões, mas tem em comum o amor pela escrita.

 "Simplicidade", escrito pela Olivia Gondim foi o poema que mais gostei, ao retratar sem o uso de rimas uma mulher que se considera simples.

 "Perfume? Lavanda cítrica - Doce já é a vida." (página 96)

 Marianna Perna participa da antologia com alguns contos belos, poéticos e fantasiosos, mas o que mais me encantou foi "A garota das tranças de serpente". Nos dois trechos abaixo, talvez vocês entendam o motivo:

 "E, quando se sentia aflita, a sábia menina-mulher imaginava que de sua barriga voavam, arrebatadas, borboletas de todas as cores possíveis, para chegarem aos céus irmãos. Foi em uma dessas suas férteis pinturas noturnas que ela mirou para cima e repentinamente foi tomada pela recordação estrondosa de que sue eterno caso de amor era com as estrelas. Elas concordaram, enviando uma alegre chuva de meteoritos de vários minutos. Como se suas preces fossem ouvidas e finalmente atendidas." (página 77)

 "A garota procurou por tanto tempo mundo afora, que se esqueceu de olhar mundo adentro." (página 77)

 E o último texto que quero destacar é "Loop", escrito pela Aléxya Cristal Lima. E é um conto que TODA GAROTA DEVERIA LER!

 Ele traz como protagonistas duas irmãs, uma já na fase final da faculdade, e uma com quinze anos. A de quinze está saindo com amigos mais velhos, entre eles um cara que a mais velha conhece bem e sobre quem tenta alertar a caçula, mas a caçula, se achando adulta, acaba não dando ouvidos.

 É uma situação que infelizmente acontece na vida real. Quantas vezes, quando somos adolescentes, não queremos ouvir conselhos de pessoas próximas e mais experientes, talvez apenas por serem pessoas com quem convivemos e que não temos como exemplo; achamos que somos especiais e que nada daquilo vai acontecer com a gente... O conto também serve como um alerta sobre o funcionamento da sociedade machista em que vivemos, onde homens adultos se aproveitam de adolescentes com metade da sua idade.

 Alguns trechos:

"- Não é porque você consegue usar um salto alto que você se tornou uma mulher" (página 12)

 "- (...) eu sou madura para a minha idade, sei lidar com esse tipo de situação e acredito que ele sabe que tem que me respeitar.
 - É exatamente isso o que ele quer que você pense.
Ela me olhou por alguns instantes, depois levantou-se e voltou a aplicar a maquiagem, como quem desiste de discutir. Suspirei, tentando me acalmar e lembrando-me do quanto é difícil manter uma conversa em tom paternalista com alguém na idade em que ela está. Eu sempre odiei estar na posição de alguém que recebe conselhos, mas eu tinha que continuar.
 - Ju, eu não duvido que você seja madura pra sua idade, mas ele é mais experiente que você nesse aspecto. Não seria exatamente uma relação justa, meu bem. Nem mesmo seria uma relação." (página 12)

Resenha, livro, "Mulheres & Meninas", capa, fotos, editora-illuminare, ro-mierling, opiniao, contos, poesia, antologia
Resenha, livro, "Mulheres & Meninas", capa, fotos, editora-illuminare, ro-mierling, opiniao, contos, poesia, trecho
Resenha, livro, "Mulheres & Meninas", capa, fotos, editora-illuminare, ro-mierling, opiniao, contos, poesia

 "Mulheres & Meninas tem uma das capas mais bonitas já publicadas pela Illuminare! A diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho. Páginas amareladas e poucos erros de revisão completam a edição. Como as antologias da editora tem um número limitado de exemplares, não sei se ainda é possível encontrá-los para comprar. Mas se você tiver oportunidade, leia "Mulheres & Meninas", é uma leitura rápida e provavelmente algum dos textos vai te tocar.

Detalhes: 116 páginas, ISBN-13: 9788568904176, Skoob.

 Por hoje é só, me contem se gostaram da resenha. Me contem: já conheciam o livro ou algum dos autores presentes na obra?
top-comentarista, blog-literario, petalas-de-liberdade, livros


 Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, clique aqui para saber como participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".




Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

10 comentários

  1. Olá !
    A ideia do livro é ótima ! Adorei !
    Só que não gosto muito de ler contos e crônicas 😮 acho que por falta de costume ..
    Mas Mulheres & Meninas parece ser um livro que precisa ser lido ..

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Acredito que vou me identificar bastante com alguns contos desse livro também.
    Pelo que pude perceber parece ser uma leitura bem envolvente e tocante.
    Achei interessantes a premissa e sobre abordar apenas as mulheres e meninas. Apesar de não ler muitos livros do estilo, fiquei curiosa em relação a esse.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de crônicas e contos, e que bom que reúne histórias que nos identificamos, eu não conhecia este livro mas fiquei bem curiosa para ler ele, não costumo ler livros deste estilo, mas este livro chamou minha atenção, espero ter a oportunidade de ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    Claro que gostei da sua resenha, como sempre.
    Não conhecia o livro ainda não, mas sei que a Rô sempre produz boas coletâneas e essa parece bem completinha com poesias, contos e textos diferecionados as mulheres e as meninas.
    Deve ser ótima leitura.
    Uma maravilhosa semana!
    “Todo homem, por natureza, quer saber.” (Aristóteles)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas tenho que concordar que a capa é realmente linda.
    Eu adorei esse trecho do livro: "A garota procurou por tanto tempo mundo afora, que se esqueceu de olhar mundo adentro."
    Estamos sempre procurando alguma coisa ou alguém e esquecemos de nós mesmas. Isso é bem verdade.
    Fiquei interessada pelos contos e adoro essas temáticas que nos fazem pensar.
    Obrigada pela indicação!
    Abc

    ResponderExcluir
  6. Olá, o livro, além de enaltecer a feminilidade, faz um apelo social à sociedade patriarcal, ainda predominante. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei o livro, ainda não conhecia. Gosto muito de livros que tratam sobre nosso gênero <3
    Preciso mesmo começar a ler contos, então essa dica está super anotada <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Maria!
    Gostei muito da resenha e achei a ideia maravilhosa de reunir em um livro contos e poesias sobre as mulheres!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante de crônicas, sò não leio com frequência. A capa é realmente linda e bem criativa.

    ResponderExcluir
  10. Olá Mari ;)
    Não leio muito crônicas e contos, mas estou me acostumando a ler mais poesia, então adorei a dica de leitura!
    Parece um livro leve e cativante, e que traz mensagens importantes ao leitor.
    Adorei o livro, com certeza já está na lista de leitura!
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo