Resenha: livro "Talismãs", Eleonor Hertzog

 Olá pessoal, tudo bem com vocês? No post de hoje, venho comentar sobre a minha experiência de leitura com o livro "Talismãs", 3° volume da série "Uma geração. Todas as decisões.", escrito pela Eleonor Hertzog e publicado pela Mundo Uno Editora em 2016. Não dá pra ler o 3° sem ter lido os anteriores, mas prometo fazer uma resenha sem spoilers.

 Resenha, livro, Talismãs, Eleonor-Hertzog, uma-geração-todas-as-decisoes, literatura-nacional, fantasia, capa, critica, opiniao, livros, infantojuvenil, trechos

 "Em todo o Universo conhecido, a regra era um mundo, uma raça, uma Casa, uma linhagem, um Talismã, um conjunto de leis e tradições... Um de cada. Apenas um!
 Na Terra, UM não fazia sentido. Não havia UM. Havia vários.
 Eles chegavam com seus sobreviventes, suas lágrimas, sua revolta e seu desespero; a Terra os recebia e consolava, Encontrava lugar para todos em seu território e em seu ecossistema mental, ajustando-os aos que haviam chegando antes e deixando-os aptos a se ajustarem ao que viria depois. As leis eram também ajustadas, porque não era possível haver uma lei soberana. Havia, isso sim, um enorme conjunto de leis, que se modificavam conforme raças chegavam ou partiam." (grifo meu, página 7)

 Um pouco sobre a série: "Uma geração. Todas as decisões." é uma série de fantasia e ficção científica. A história se passa num futuro onde foi descoberto um outro planeta bem parecido com a Terra: Tarilian, habitado por seres  praticamente idênticos aos humanos. Isso é de conhecimento da população geral, o que a maioria das pessoas não sabe, é que há diversos outros planetas habitados, e que em cada planeta, parte da população tem características especiais, há Casas (espécies de palácios), linhagens (que seriam as famílias reais), e Talismãs (objetos com poderes).

 Personagens que tem maior destaque: A família de cientistas Melbourne, que mora num veleiro solar (o barco Cisne), é composta por Henry (o pai), Doris (a mãe) e oito filhos (Teo e Ted são gêmeos, assim como Tim e Tom; Pam, Lis, o caçula fofo Bobby e Peggy, que foi adotada) faz parte do núcleo principal da série, assim como Robert, Diure, Peter e Loon, que fazem parte linhagem de Merine, em Tarilian.

 "Talismãs" começa de onde a história parou no livro anterior, num momento bem crítico para os responsáveis por Merine e para Doris, Henry e Peggy. A situação é tão extrema que faz com que Peggy e Peter tenham que agir de formas inesperadas para contorná-la. Depois disso, muito é descoberto sobre esses dois personagens super especiais.

 De volta ao Cisne, onde está a bordo um senhor misterioso e o jovem repórter Jean, a família Melbourne recebe a visita de Fabrin Tanlai e de seus dois filhos, Anna e Ric, que moravam numa base espacial. A visita chega bem num momento onde os cientistas, que são especificamente biólogos marinhos, estão ocupados com uma descoberta que pode marcar seus nomes ainda mais na História. Só que acontecerão algumas coisas que colocarão o Cisne em perigo, como já é de se esperar pela capa. Será que o Cisne sobreviverá?

 Isso é só o começo de mais uma aventura deliciosa de se ler, daquelas de tirar o fôlego, de fazer rolar de rir e de emocionar os leitores. Eu gosto demais dessa série, e com "Talismãs" não foi diferente. O 3° livro não é calmo como o 1°, onde as dificuldades ficam majoritariamente num campo diplomático, nem é espantoso como o 2°, onde "todos os forninhos são derrubados" (não consigo pensar em outra expressão melhor para descrever o que acontece em "Linhagens"!) e você descobre que estava com conceitos totalmente errados sobre vários personagens. "Talismãs" é onde muita coisa se explica, é onde se encaixam várias peças do enorme quebra-cabeças que é essa mistura de Linhagens, universos, adultos e jovens. Encontramos muitas respostas no terceiro livro, mas ele também nos deixa cheios de teorias e super curiosos para descobrir o que mais acontecerá.

 "- Henry, como você pode saber?!
 - Você é o Senhor de um mundo que tem uma órbita matematicamente impossível e me pergunta como eu sei? Ora, Robert, se Merine não mexesse coma gravidade, Tarilian escaparia da órbita pelo menos uma vez por ano!" (página 146)

 Agora sim foi explicado o motivo de haver tantos personagens, e o perfil de cada um ficou mais claro. Henry não é o herói perfeito, ele é um estrategista. Robert não é um pai que não está nem aí para os filhos, ele ama a família, mas tem que segurar tanta coisa! Paul não é o todo poderoso que se acha superior, ele tenta ser o líder que pode ser. A Eleonor diz que não leva muito jeito para escrever romances, mas esse livro foi o que mais me mostrou os sentimentos românticos dos personagens. Eu achava a relação do Henry e da Doris meio fria, eles tinham 8 filhos e não pareciam marido e mulher, felizmente em "Talismãs" houve mais demonstrações de afeto entre eles, assim como outros personagens também falaram sobre seus sentimentos e relações, e um pouco do passado da ala mais adulta foi revelado (acho que tem muita coisa interessante escondida aí!).

 "- (...) Acho que tenho mais jeito com crianças do que com adolescentes, só isso. Nós nos entendiamos tão bem... Você foi crescendo... E, de repente,  eu não o entendia mais. Não faz ideia, Pete, de quantas vezes me deixou perplexo com suas atitudes. Parecia ter motivos profundos e graves, mas, quando eu tentava entender... Nada! Houve vezes, muitas vezes,  em que eu pensei, acreditei realmente, que você fazia questão que eu não o entendesse." (Robert, página 103)

Resenha, livro, Talismãs, Eleonor-Hertzog, uma-geração-todas-as-decisoes, literatura-nacional, fantasia, capa, critica, opiniao, livros, infantojuvenil, trechos
Resenha, livro, Talismãs, Eleonor-Hertzog, uma-geração-todas-as-decisoes, literatura-nacional, fantasia, capa, critica, opiniao, livros, infantojuvenil, trechos, ilustração
Resenha, livro, Talismãs, Eleonor-Hertzog, uma-geração-todas-as-decisoes, literatura-nacional, fantasia, capa, critica, opiniao, livros, infantojuvenil, trechos, mundo-uno-editora
Resenha, livro, Talismãs, Eleonor-Hertzog, uma-geração-todas-as-decisoes, literatura-nacional, fantasia, capa, critica, opiniao, livros, infantojuvenil, trechos
Resenha, livro, Talismãs, Eleonor-Hertzog, uma-geração-todas-as-decisoes, literatura-nacional, fantasia, capa, critica, opiniao, livros, infantojuvenil, trechos

 Essa edição da Mundo Uno tem uma capa bonita e super condizente com a trama, boa revisão, páginas amareladas, diagramação com margens, espaçamento e fonte de bom tamanho.

 Obviamente eu poderia ficar falando sobre esse livro e sobre essa série eternamente, afinal, gosto mais dela do que de Harry Potter! Para não dizer que não mencionei nenhum ponto negativo, em alguns diálogos eu não tinha certeza de quem estava falando, nada que tenha me impedido de dar cinco estrelas para a obra. Fica a minha super recomendação para que vocês leiam a série, não importa o gênero do qual você seja fã!

Cisne, Linhagens, Talismãs, série, uma-geração-todas-as-decisões, lombadas, nacional, fantasia, ficção-científica, mundo-uno-editora, eleonor-hertzog

Cisne, Linhagens, Talismãs, série, uma-geração-todas-as-decisões, lombadas, nacional, fantasia, ficção-científica, mundo-uno-editora, eleonor-hertzog
Minha edição de Cisne é a antiga, tem uma nova com a capa diferente.


 Tem amor? Tem! Tem cenas engraçadíssimas? Sim! Tem fantasia, mitologia, princesas, Atlântida, cidades submersas, sereias, etc.? Tem (falando nisso, quando é que uma sereia vai aparecer para alegrar a tripulação do Cisne, hein Dona Eleonor?! E a história sobre a princesa que fugiu do fundo mar com seu amado para ir para outro planeta podia até ser um conto individual)! Tem naves espaciais, viagens interplanetárias, astronautas (para a alegria do Bobby) e muitas ficção científica? Tem! Tem ação? Tem cenas assustadoras e monstros para quem curte terror? Sim e sim! E tem adolescentes descobrindo a vida, com medo de deixar a família (especialmente o irmão caçula, que vai ser o único a ficar para trás) e enfrentar a escola nova que vem pela frente? Tem, e por mais que o momento dos jovens Melbourne deixarem o Cisne fosse algo esperado desde o primeiro livro, não foi fácil viver esse momento, pois com a ótima escrita da autora, a gente não imagina simplesmente as cenas, a gente vê, vive e sente.

 "Ric passou pelo lado de Jean, entrou no quarto, rodeou o embolamento dos gêmeos e pegou uma camiseta.Arrancou uma manga fora, arrancou a outra manga fora. Teo e Ted imobilizaram a briga para ver o que Ric estava fazendo. Ric arrancou fora o acabamento da gola e depois o da bainha, e vestiu a camiseta estropiada com visível satisfação. Olhou Teo e Ted sentados no chão e Jean parado na porta.
 - Que foi? Eu gosto! Além do mais (a cara tinhosa de Ric indicou que lá vinham as serpentes) quanto menos pano, menos lugar as serpentes tem para pegar a gente! Deviam usar desse jeito.
 Jean arredou para o lado quando Ric saiu, avaliou os gêmeos que tinham parado no meio dos golpes e continuavam meio enroscados, um segurando a roupa do outro, e declarou:
 - Definitivamente, loucura pega!" (página 473)

 Se você procura uma série nacional deliciosa de se ler, leia "Uma geração. Todas as decisões."! Se o 1° livro não te parecer sensacional, leia o 2° e tenha sua cabeça revirada com as revelações, e leia o 3° também, onde muita coisa dos livros anteriores vai fazer sentido. E depois disso, você provavelmente se juntará a mim no time dos que estão loucos para ter o próximo livro em mãos e descobrir as confusões que acontecerão com um grupo de jovens super especiais mochilando por aí.

 Desejo tudo de bom para a Eleonor e para a família dela, para que ela tenha muita inspiração e disposição para dar continuidade a essa série tão maravilhosa.

 "- Você é estranha, menina... Estranha e rara. Existe luz em você, muito mais do que essa que a faz brilhar. Existe vida. E existe... proteção. Para você e para os que a rodeiam." (sobre Peggy, página 275)

 Detalhes: 554 páginas, ISBN-13: 9788567218076, Skoobresenha do livro um, resenha do livro dois, resenha do Spin-off Guardião?, resenha do conto Ruiva?, fan page da série, blog, leia "Olho do Feiticeiro", uma história do universo da série no Wattpad. Onde comprar online: loja da editora (alguns livros da série estão disponíveis em e-book na Amazon).

 Obrigada por terem lido até aqui. Me contem: já conhecem a série? Gostaram da resenha?

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

13 comentários

  1. Oi Maria
    Estou muito curiosa para ler esta série!
    Comprei o primeiro e quero muito começar, ainda mais depois do seu post
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari
    Nossa, essa série têm tudo que gosto, ação, romance, momentos divertidos. Não é de hoje que vejo tantas pessoas a elogiando e com você não foi diferente. Mas é a primeira pessoa que vejo falando que gosta mais dessa série que de HP.
    Sou muito curiosa para ler os livros dessa autora e adorei ver sua resenha positiva.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  3. Oi oi
    Nossa esse ultimo livro me deixou bem empolgada, não li ainda a trilogia, sempre que lia as resenhas dos outros livros ficava bem confusa, mas sua resenha deste ultimo livro foi tão clara que me deu muita vontade de conferir a série

    ResponderExcluir
  4. Faz algum tempo que eu tenho curiosidade com os livros da autora e gostei muito de conferir a sua opinião sobre a obra. Achei a capa muito bonita.

    ResponderExcluir
  5. Olá!!

    Eu tenho o segundo livro dessa série aqui em casa e sei que dá pra ler porque tem um resuminho do primeiro livro e tals, o problema é que é muiiiiiiito grande! Eu não consigo levar ele pra lugar nenhum então só leria em casa, o que tá me deixando de lado o livro por enquanto. Mas é impossivel não amar quando se tem uma resenha tão amorzinho como a sua!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Maria.
    Já ouvi falar muito bem do trabalho dessa autora, mas ainda não tive oportunidade de ler seus livros. Adorei a sua resenha e só fiquei com mais vontade de conhecer essa história, que me pareceu incrível!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Adoreei sua resenha!! Eu só leio comentários positivos sobre essa serie e depois dessa sua resenha linda só fiquei mais curiosa e interessada na leitura. Parece ter de tudo um pouco, e adoro isso. Espero ter a oportunidade de ler e gostar tanto quanto você :D
    Beijoos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Nossa que ótima resenha, essa mistura de vários gêneros me deixou com expectativas, afinal li por agora um livro assim e adorei. Fora essas capas, que remetem total fantasia. Não sei se encararia agora por ser uma série, mas está anotada para um futuro próximo. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu já ouvi falar do primeiro livro dessa trilogia, e confesso que não sabia que tnha mais dois livros.
    Preciso ler os primeiros livros para entender mais da história, fiquei bem interessada.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Normalmente essa seria uma série que eu deixaria passar sem pensar duas vezes, mas ouvi tantos elogios bons a autora e ao primeiro livro que fiquei curiosa pra saber mais sobre. Por não saber a história dos livros anteriores não consegui compreender muito bem os acontecimentos desse mas parece ser um livro que possui um pouco de cada elemento, fazendo uma boa mistura. Vou me informar mais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Mesmo com seus comentários muito bons sobre a série, a premissa do livro não atraiu me atenção, não sei se porque nunca li nenhuma resenha dos livros anteriores, mas a história não conseguiu me prender ou me cativar. Por isso deixo a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá parece que esse livro é bem denso no sentido de ter vários personagens e que eles tem função diferente. Acho que não é o tipo de leitura que estou procurando agora mas anotarei a dica para futuramente

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Então....não conhecia os livros e muito menos a autora, mas confesso que sua resenha despertou a minha curiosidade. Sendo assim, já vou atrás do primeiro livro.

    Abraços

    http://www.viciadosemleitura.blog.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo