Seis fases que todo blogueiro literário já passou com parcerias

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje, venho falar sobre um assunto que sempre gera debates entre blogueiros literários: as parcerias, especialmente com editoras. Todo blogueiro certamente já passou por (pelo menos uma dessas) essas fases:


Fase 1 - Parceria? O que é isso? Como assim? Aquela fase em que nem sonhamos que editoras possam enviar livros para blogs resenharem! E quando descobrimos isso, ficamos encantados e cheios de dúvidas sobre como funciona o processo. Aí vem a segunda fase!
Fase 2 - Caça à seleção de parceiros! Essa é a hora de ir de rede social de editora em editora, perguntando ou stalkeando pra saber quando vai ter inscrição e como se tornar um parceiro. É uma fase em que nos inscrevemos em tudo que tenha a palavra parceria, o que nos remete (ou não) à terceira fase.

Fase 3 - Nãos, nãos e mais nãos! Chega a resposta negativa de praticamente todas as inscrições, o seu blog não foi selecionado, tente no próximo ano. O motivo? Certamente outros inscritos atenderam melhor os critérios que a editora buscava. Relaxe!

Fase 4 - E os primeiros sims começam a chegar! Aí é aquela alegria!

Fonte
Fase 5 - Hora de repensar o quesito parceria. Fase em que chega tanto livro que você não dá conta de ler e resenhar tudo. Também é o momento em que você começa a perceber quais parcerias são interessantes para o perfil do seu blog e quais não.

Fase 6 - Pode ser a última, ou não. É o momento em que não é mais o blogueiro que procura parcerias, é a parceria que vem até o blogueiro! Na sua caixa de e-mails, sempre chegam sugestões de livros para resenhas. E quando há uma seleção de parceiros, o blogueiro já pensa se vale a pena se inscrever, levando em conta os (a montanha de) livros que ele já tem e ainda não leu, assim como se o seu perfil de leitura combina ou não com o catálogo da editora e com as regras da parceria.

 Nem sempre as coisas acontecem nessa ordem, mas acredito que vocês, blogueiros literários, certamente já passaram por alguma dessas fazes.

 Eu sei que é frustante se inscrever na seleção de parceiros daquela editora que você tanto gosta, e não ser selecionado, ainda mais quando você vê que outros blogs que parecem não ser tão bons quanto o seu foram escolhidos, mas lembre-se que um blog não sobrevive de parcerias, ele sobrevive do seu amor por ser blogueiro, palavra de quem está nesse ramo há quase sete anos.

 Já passei pela fase de encher a barra lateral de banners de parceiros, mas percebi que algumas parcerias não valiam o esforço de fazer inúmeros posts em troca de retorno nenhum. Hoje, ainda recebo diversos nãos, mas também já analiso bem o trabalho da editora para ver se me inscrevo ou não na seleção de parceiros, para poder direcionar melhor o meu tempo para o que realmente pode ser bom para mim e para o blog.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já passaram por quais dessas fases? Deixo a sugestão de leitura desse post do blog Floretizas, da Tabatha Cuzziol, que ajuda a entender um pouco melhor o que as editoras procuram: Dicas para conseguir Parcerias com Editoras.

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

20 comentários

  1. Oi, Mari!
    Que listinha bacana, e sim, totalmente verídica.
    Eu já passei por praticamente todas essas fases. Talvez, no momento, eu esteja pendendo entre a 5 e a 6, haha.
    Um super beijo!
    Thamiris Dondóssola, Historiar

    ResponderExcluir
  2. Adorei. De editora ainda não recebi nenhum sim mas já repenso a parceria que fiz por impulso com alguns autores que não tem muito a ver com o blog. Lista incrível.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Não sou blogueira, porém tenho vontade de ser um dia, e penso sobre todas fases, e também vejo muita gente passando por isso. No começo e complicado, porém após as primeiras parcerias, começam as outras, e quando vê já não da conta, porém com o tempo acaba organizando melhor, o que merece ou não ser parceiro.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post, mostra em detalhes cada fase que inclusive servirá de aprendizado já que sou blogueiro iniciante. hehe

    ResponderExcluir
  5. Minha fase número dois é tipo para sempre. Ás vezes acho que sou a pessoa do não. Ano passado me inscrevi para 15 parcerias e passei em... 3. E ainda fiquei chocada.
    Em sete anos de blog ainda não descobri onde esta o meu erro :'(
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. OOi!!
    Adorei a listinha! Me identifiquei bastanteee. kkkk
    Já tenho o blog há alguns anos, mas somente em 2016 passei a me dedicar. Então, no início desse ano me inscrevi em muitaaaas seleções.
    Em autoras, passei em um monte. E embora não tenha um "retorno" grande. Sinto-me satisfeita por saber que estou ajudando, mostrando o valor da nossa literatura, e da leitura em si... Sem contar que os autores (a maioria) são uns amores.
    Já editora.. difícil, hem? kkkkkk É não pra cá, não pra lá.
    Um dia agente chega lá!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post e já passei por algumas dessas fases! Agora tô super tranquila mas já pirei com tantos "NÃOS" E já sofri com parcerias infrutíferas, agora tenho me dedicado a ler o que eu gosto, o que quero e o que vier é lucro! rs

    ResponderExcluir
  8. Me identifiquei é muito com esse post, KKK. Inicio do ano é sempre aquela correria para parceria, mas o que muitos não sabem é que não é só dar o livro e pronto. Tem que haver uma troca entre ambos. Tem editoras que querem uma resenha, mas fica por essa e nunca divulgam de volta, o que é saco! Da mesma forma que tem blogueiros que querem livros, mas nunca os resenham. Mas tudo é questão de saber se vale ou não a pena, né não?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Realmente, encher a lateral com banner de parceiros não faz o blog melhor ou pior que outros. O mais importante é saber que seu Blog não precisa disso para ser bom. Gostei do post, parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. OIe,
    Ainda estou na fase dos nãos. hahaha
    Espero muito conseguir pelo menos uma parceria este ano, mas já não vou ficar tão triste quanto fiquei no ano passado. Sempre me inscrevi apenas nas que me interessam. De que adianta ter parcerias se você não está lendo livros que você gosta?
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir

  11. Olá, tudo bem?
    Amei a sua lista kkkkkk pura verdade. O nosso blog ainda é novo por isso estamos na fase de receber os muitos nãos e os poucos sims, mas a alegria é tanta. Contamos com uma equipe grande o que facilita na questão das resenhas e divulgações.
    Amei o post. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu post, quando eu comecei o blog eu não fazia ideia de que existiam parcerias entre blogs e editoras, mas quando descobri não passei pela fase 2 kkkk. Atualmente, estou pensando muito antes de me inscrever em uma parceria com editora ou de aceitar parceria com algum autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Com certeza passamos por essa fase. Ainda não cheguei na última quem sabe um dia?! haha eu quando criei o blog, já sabia de parcerias e tudo mais, porém nunca tive esse como motivo principal. Estou completando 1 ano de blog e aos poucos vou vendo que meu amor pela literatura ultrapassa tudo. Amei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse post.
    É super verídico mesmo! Penso muito antes de aceitar parceria com algum autor, procuro saber sobre o que é o livro dele e tudo mais. Tem parcerias que realmente não valem a pena.

    ResponderExcluir
  15. Ameeei o post! "um blog não sobrevive de parcerias, ele sobrevive do seu amor por ser blogueiro" Super concordo! Passei por todas essas fases e hoje estudo muito bem as editoras e seus catálogos antes de me inscrever, dando mais valor ao meu cantinho <3 Acho que a fase dos "não" é bem difícil, mas faz com que o blogueiro reflita sobre o papel do blog na vida deles, porque é como você disse: um blog não sobrevive apenas de parcerias.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Muito bacana sua postagem, eu sou apenas colunista no blog que participo, mas sei que é bem por aí, todas as fases que descreveu estão corretíssimas... O bom é ter muitos colunistas no mesmo blog, assim fica mais fácil de dar conta das parcerias e ter bastante novidade todos os dias do ano. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  17. hahahahha Adorei! Eu estou, atualmente, na fase 5. kkkkk

    ResponderExcluir
  18. Eu to atualmente entre o 3 e o 4 kkkk recebo muuuuitos nãos, mas tem horas que vem aquele sim e é só festa <3 <3

    Mas na hora de me inscrever, pelo menos agora, procuro aqueles que mais me encaixo. Não adianta sair indo em todas, eu fazia isso e ainda bem que recebi alguns nãos, porque senão não daria conta.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Estou entrando na considerada última fase! ^^ Quando recebo um sim é só festa! \o/ \o/

    ResponderExcluir
  20. Super me identifiquei com esse post! Estou na 4° fase... Os sim são uma festa enorme, da vontade de sair gritando aos quatro cantos da terra que meu blog conseguiu uma parceria kkk. Beijos.
    https://v3rsosdaalma.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo