Resenha: conto "Os fatos do caso do senhor Valdemar" e poema "A adormecida", Edgar Allan Poe #12mesesdePoe

 Olá pessoal, tudo bem com vocês? No post de hoje venho comentar sobre a leitura do conto e do poema de fevereiro para o desafio literário 12 meses de Poe. Para saber mais sobre o desafio, clique aqui.

 Em fevereiro, lemos o conto "Os fatos do caso do senhor Valdemar", onde um narrador sem nome vai até a casa de um conhecido, o senhor Valdemar, que estava muito doente. O narrador aplica nesse senhor, com a concordância dos médicos que cuidavam dele, técnicas de “mesmerismo”, que seria algo parecido com hipnose.

 Essa hipnose faria com que o paciente deixasse de sentir as dores que o afligiam, era como se a mente dele se desligasse do corpo, mas... o fato é que esse transe do senhor Valdemar durou tempo demais: sete meses, e o desfecho, assim como em outras obras do Poe, foi chocante, mas foi o desfecho mais nojento, no sentido de revirar o estômago ao imaginar a cena, de todos os contos que eu li do autor até agora!

 O “mesmerismo” já havia aparecido em outro conto do autor: "Revelação Mesmeriana", lido em maior de 2016, e do qual eu não havia gostado nem um pouco e que tinha até me feito cogitar desistir do desafio no ano passado. Agora, já mais habituada com a escrita do Poe, a leitura de "Os fatos do caso do senhor Valdemar" foi boa. Pude perceber como o narrador conta a história como se tivesse que esclarecer um acontecimento, e essa narração ficou bem interessante.

 Sobre "A adormecida", o poema que lemos esse mês, é composto por quatro estrofes. Num primeiro momento, ele parecia lembrar a história da Bela Adormecida, mas conforme fui lendo, acredito que seja um poema onde o narrador fala sobre alguém que ele ama, mas que faleceu, e ele comenta de forma sombria e poética sobre o lugar onde o corpo da amada está. Eu já disse que é sombrio, mas quem pode julgar a forma como cada um lida com a perda?

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado do post. Quem ficar com vontade de ler o poema ou o conto, ou quiser participar do desafio, é só acessar o blog da organizadora Anna Costa clicando aqui. Me contem: alguém suspeita o que aconteceu no caso do senhor Valdemar?

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

2 comentários

  1. Amei esse projeto, Poe é incrível e gosto muito desse tipo de história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie, Maria! Eu li apenas alguns contos do Poe e realmente é muito sombrio, tanto que na época que li os primeiros eu não curti muito, nos últimos minha impressão tinha melhorado. Mas acho que preciso reler, pois hoje tenho uma visão mais aprofundada sobre a literatura.
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo