RESENHA: Dilacerada, de Helô Delgado

Olá Leitores (as), como estão? Hoje venho trazer a resenha do livro Dilacerada, da autora Hêlo Delgado. Esse livro possui uma história encantadora, que me prendeu do começo ao fim da leitura, me proporcionando uma mistura de emoções que me “dilacerou”. Por essa razão não percam tempo e venham conferir  minha opinião completa sobre esta obra.

Foto: Skoob
Título: Dilacerada
Autora: Hêlo Delgado
Editora: Editora Coerência
Ano: 2018
Páginas: 254
Gênero: Drama / Literatura Brasileira / Romance /  Ficção


SINOPSE
O que você faria se alguém do seu passado voltasse para a sua vida e você tivesse que enfrentar seus traumas?
Uma família peculiar. Uma mãe rigorosa. Um romance.
Aos 27 anos, Vivian é uma adulta marcada por seu passado e leva uma vida reservada. Não confia em quase ninguém e acredita ser incapaz de amar. Quando menos espera, depara-se com uma situação delicada, a qual evita por vários anos: a necessidade de buscar ajuda profissional para falar sobre seu passado, seus sentimentos e enfrentar seus conflitos mais profundos. (Skoob)

Conheci o trabalho da autora Hêlo Delgado pela divulgação do lançamento do seu título “Dilacerada” que a Editora Coerência estava realizando. Em um primeiro momento me identifiquei com a profissão da autora, que além de psicóloga, trabalha com tradução, duas profissões das quais tenho uma grande paixão. Pois quem acompanha o blog sabe que estou cursando graduação em psicologia, e depois de me formar pretendo começar a estudar uma segunda língua. Enfim, por causa dessa curiosidade entrei no seu instagram vi a sinopse do seu livro e me encantei, e quando vi que ela estava com as parcerias abertas não pensei duas vezes e me inscrevi.   Por essa razão quando soube que tinha sido selecionada, fiquei muito feliz, e louca para começar a leitura! E posso dizer com toda certeza que me apaixonei por essa história.

“Incrível como coisas pequenas podem causar um impacto enorme em nossas vidas. Há poucas semanas, eu não tinha ideia de como algo simples, como conhecer uma pessoa, poderia mudar minha forma de ver o mundo.”


Este livro narra a história de Vivian (Vivi) que na primeira fase do livro se encontra na adolescência morando com sua mãe, que possui um comportamento muito rígido, e de superproteção, e sua irmã Val, uma criança muito especial, onde moram juntas em um bairro afastado da cidade. No entanto em um belo dia Vivi conhece um garoto misterioso, já que ele não mora nas redondezas de seu bairro, e desconhece tudo sobre sua vida pessoal, sabe apenas seu nome. Contudo depois de alguns encontros e desencontros com esse garoto, ambos acabam se aproximando fazendo com que essa amizade se torne algo mais forte, construindo um vínculo de paixão.  Entretanto quando sua mãe descobre sobre essa relação que se sucede às escondidas não fica nada satisfeita, e toma uma atitude totalmente precitada com o intuito de separá-los, para que esse relacionamento não volte mais a acontecer. Porém como nossas vidas são repletas de incertezas, de encontros e desencontros, Vivian não poderia imaginar que tudo a sua volta estava prestes a mudar, e que as escolha de sua mãe poderia lhe ocasionar tanto sofrimento. E que este seria um momento que lhe atravessaria ao ponto de determinar suas futuras escolhas, lhe proporcionando uma nova perspectiva, fazendo com que se rebelasse mediante a essa desgraça. O livro é narrado em primeira pessoa, e mostra várias fases da vida de Vivian, e suas seções de terapia, trazendo uma história de amor árdua que me possibilitou muitas surpresas.


“Fechei os olhos e deixei que minhas costas caíssem na cama. Com o corpo embriagado e a cabeça girando, permaneci deitada, pensando sobre minhas ações e listando meus arrependimentos.”


Esta obra se trata de um romance dramático muito bem construído. Digo isso pelo fato de que a história se trata de temas muito delicados como relação familiar conturbada, doenças, mentiras, amor entre outros assuntos, que nos foi apresentado durante as várias passagens da vida da personagem, desde a sua adolescência, até chegar na fase atual, de maneira muito bem desenvolvida, sem deixar nenhum ponto solto. Outro ponto é que a autora vai e volta no tempo quando a personagem está em sua sessão de terapia, e não me senti confusa em nenhum dos momentos. Talvez seja pelo fato de que a Hêlo possui uma escrita linear, de fácil compreensão que faz com que as páginas passam sem nem perceber. Um ponto muito interessante dessa obra é que a autora soube me prender durante todo o desenrolar da trama, e também me surpreendeu em vários momentos, me fazendo questionar em como não pude pensar nessa hipótese.


“Pretendo deixar para trás tudo o que vivemos de ruim. Sei que não posso fugir de quem sou e do que passei, porém, posso escolher ao que me apegar. E escolho as boas lembranças.”



Gostei tanto desse livro que me lembro de terminar a leitura em apenas dois dias, e admito que a muito tempo não li um título tão rápido. Enfim os personagens são reais, e consegui me prender muito a Vivian, e também em relação a sua irmã, e aos personagens secundários que também tiveram seu cunho de importância na trama.  Agora em relação ao personagem pelo qual Vivi se apaixona confesso que teve momentos que o odiei, mas talvez isso tenha sido proposital, porém depois de descobrir todo o motivo de ter agido dessa forma, confesso que me senti mais conformada. Até pelo olhar inocente que ele possuía sobre as situações da vida, e só pode compreender toda a proporção do que havia feito depois quando houve as consequências.

Teve momentos que não consegui segurar as lágrimas, e me emocionei. Principalmente no final que teve um desfecho lindo e muito bem merecido para Vivian.  Apreciei a forma como a autora trouxe o profissional de psicologia, desestigmatizando a procura desse profissional apenas para pessoas com algum transtorno. Mas como uma relação de vínculo terapêutico, a busca pela autonomia, o apoio para que o cliente\paciente possa reconstruir e ressignificar sua história como Vivian fez.

“Eu me apeguei na ilusão de leveza induzida pelo álcool.”


Queria muito aproveitar esse momento para agradecer a autora Hêlo Delgado por ter me possibilitado ler este livro incrível, na qual recomendo muito a leitura para quem gosta desse gênero literário. E deixar enfatizado que esta leitura foi realizado em E-book no entanto a obra já possui publicação em físico para quem possui interesse em adquirir. Espero ter a oportunidade de conhecer outras publicações da autora, já que depois desse livro virei fã e admiradora do seu trabalho como escritora. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este livro, ou se interessaram por esta leitura? Deixem nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda.

Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post


Me acompanhe nas redes sociais:

15 comentários

  1. Ah, Lana, sua linda! Amei sua resenha, bem completinha, abordando vários aspectos do livro! Fico bem feliz por ter gostado! =)
    Obrigada mais uma vez por ter dado uma chance!
    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fico extremamente feliz por você ter gostado da minha resenha, e mais ainda pela oportunidade de por der ler esse romance tão maravilhoso! Parabéns pelo livro incrível. Beijos e abraço.

      Excluir
  2. Adorei sua forma de fazer resenha. Faz tanto tempo que eu nao paro e leio um livro "aleatório" que não seja do tema do meu tcc e da minha profissão... Adoro esses tipos de livro. Outra coisa que acho engraçado é como as pessoas conseguem ler e-book? kkk pegar o livro em mãos dá uma viagem tão gostosa... O tema que aborda sobre problemas familiares, sempre vou atrás para ver se arrumo alguma solução, pois tenho muitos com a minha mãe e alguns livros desse tipo que lí, me ajudou muito a ldiar com o temperamento dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é acho que ano que vem e minha vez de ler apenas livros voltados para o tema do meu TCC, e confesso que estou com bastante medo desse momento. Bom, eu não tenho costume de ler livros em e-book prefiro em físico, mas como a história havia me interessado, e a leitura fluiu isso não foi um problema. Se você curti esse tipo de história, assim que puder dê uma chance. Beijos e abraço.

      Excluir
  3. oi!
    A resenha deste livro que me deixou interessada,com certeza vou ler, até por ser nacional.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha, deu vontade de ler o livro todo. Esses romances que envolvem paixão, mistérios do passado, um amor interrompido têm tudo pra ser sucesso! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Depois de sua resenha e parecer do livro, com certeza é uma leitura incrível de se fazer.Gostei!

    ResponderExcluir
  6. Me interessei bastante, o ultimo livro que eu li foi um do Charles Bukowski e uma das coisas q me prendeu na história foi o fato do personagem ser bastante real, lidar com problemas que nós tambem podemos lidar algum dia, e esse livro dessa autora parece seguir essa idéia também. Espero um dia poder ler, bjs !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue essa ideia sim, a personagem passa por uma situação que acredito que algumas pessoas já enfrentaram, além do turbilhão de emoções, por isso se você curti esse tipo de leitura deveria dar uma chance. Beijos e abraço.

      Excluir
  7. Oi oi
    Deve ser um livro muito gostoso de se ler, e5 deveras emocionante. Com toda certeza, vou por na lista para ler. Acho que me identificarei um pouco com ela.
    Um xêro ♡||Psicologia de Boteco
    www.johanymedeirosutopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Lana, tudo bem?

    Este livro é simplesmente maravilhoso, quando o li fiquei totalmente encantada pela história, que além de ter muita coerência, ainda é emocionante. Chorei bastante e amei este livro, com certeza um dos melhores do ano até o momento!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não consegui segurar as lagrimas ao ler esta obra, me emocionei bastante, e também me senti tocada. Com certeza foi bastante coerente e se desenvolveu de uma forma muito bem construída. Beijos e abraço.

      Excluir
  9. E muito bom encontrar uma livro que faça a leitura boa e empolgante, parabéns! embora este não seja muito meu estilo de leitura

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Que enredo mais peculiar. Conforme fui lendo já me interessei pelos personagens e por saber mais sobre a história. Muitas pessoas já passaram por situações similares mas nem todas sabem como vencer esse obstáculo. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Me encantei pela sua resenha, parece um livro muito bom!
    Confesso que tenho evitado um pouco histórias mais fortes, mas fiquei bem curiosa com relação a essa.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo