Convite: leitura coletiva de "Norte e Sul", de Elizabeth Gaskell

 Olá pessoal, tudo bem? Eu já li e amei dois livros (Cranford e Esposas & Filhas) da Elizabeth Gaskell (1810-1865). Então, quando fui convidada para uma leitura coletiva de um de seus livros, topei na hora! E hoje venho convidá-los para participar também.

Convite, leitura-coletiva, Norte-e-Sul, Elizabeth-Gaskell

A #LeituraColetiva do livro "Norte e Sul", da autora Elizabeth Gaskell, trata-se de um clássico da literatura inglesa. O blog Confissões Femininas... se juntou com outros blogs e uma autora para tornar essa leitura ainda mais divertida. Essa será sua chance de conhecer o livro que deu origem ao seriado "North and South", produzido pela emissora britânica BBC. 

Para participar é bem, simples: 
> Possuir (ou pegar emprestado na biblioteca, com um amigo, etc) um exemplar de "Norte e Sul" em qualquer edição ou formato;
> Entrar NESTE grupo no Facebook;
> Participar das discussões semanais sobre a leitura (para poder participar do sorteio de um livro).

BLOGS PARTICIPANTES:
Autora Duda Razzera (@dudarazzeraauthor)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

> A entrada no grupo será permitida até o final da leitura coletiva (16/09);
> A participação nas discussões não é obrigatória, mas o sorteio será realizado apenas dentre os leitores que participarem;
> Cada discussão garante uma entrada no sorteio, então se o leitor participar de apenas uma das discussões, terá uma entrada no sorteio; se participar de duas, terá duas entradas e assim por diante;
> O livro sorteado será O Conto da Aia, de Margaret Atwood, título escolhido para nossa próxima leitura coletiva (um único sorteio, logo um único ganhador);
> A leitura terá duração de CINCO SEMANAS: nas duas primeiras semanas serão lidos 11 capítulos por semana, na terceira, quarta e quinta semana serão lidos 10 capítulos por semana;
> A cada domingo (após a leitura dos capítulos estipulados por semana) será realizado um post de discussão no grupo do Facebook, em que todos poderão opinar, discutir, tirar dúvidas, criar teorias, etc.
> Cada tópico de discussão ficará aberto por uma semana, por exemplo, a primeira discussão, referente aos primeiros 11 capítulos, começa no dia 12/08 e termina no domingo seguinte, 19/08, quando a segunda discussão tem início.
> Ao final das cinco semanas, será realizado o SORTEIO entre os leitores participantes.


DATAS IMPORTANTES:
04/08 – Início da leitura
12/08 – Discussão  1 (grupo no Facebook);
19/08 – Discussão 2 (grupo no Facebook);
26/08 – Discussão 3 (grupo no Facebook);
02/09 – Discussão 4 (grupo no Facebook);
09/09 – Discussão 5 (grupo no Facebook);
16/09 – Sorteio (grupo no Facebook).

***

 Sinopse do livro: romance de Elizabeth Gaskell, publicado em forma de livro pela primeira vez em 1855, publicado inicialmente na revista literária “Household Words”, de propriedade de Charles Dickens, entre setembro de 1854 e janeiro de 1855 em 22 partes semanais. Conhecido inicialmente por “Margaret Hale”, teve alterado por pressão de seus editores para “North and South”, demonstrando melhor o tema geral do livro: o contraste existente entre o modo de vida da Inglaterra industrializada do norte e da Inglaterra rural e inocente do sul, em uma época fortemente marcada pela revolução industrial do século 19. 
 O enredo do livro é um romance social que tenta demonstrar a vida e os conflitos existentes no norte industrializado dos meados do século 19, através das impressões de uma jovem nascida nas regiões rurais da Inglaterra. A heroína da história, Margaret Hale, é filha de um ministro religioso que se muda para a cidade fictícia de Milton, cujo modelo era a cidade de Manchester, onde Elizabeth Gaskell morou em companhia de seu marido. Lá Gaskell trabalhou em ações filantrópicas junto aos pobres da cidade e conheceu de perto as misérias das áreas industriais. 
 Para a protagonista, o sul onde havia nascido simbolizava o idílio rural, o triunfo da harmonia social e do decoro, contrapondo-se com o norte e seu ambiente sujo, rude e violento. Na medida em que conhece a difícil realidade da população local, ocorre então a formação de novas amizades e uma crescente atração por Mr. John Thornton, dono de uma fábrica têxtil. Ela terá que rever seus preconceitos, chegando à madura aceitação de si mesma e de seus sentimentos. A mudança no estilo de vida choca Margaret que simpatiza profundamente com a pobreza dos trabalhadores e entra em conflito com John Thornton, o proprietário da fábrica têxtil local e amigo de seu pai. Após um encontro com um grupo de grevistas, no qual Margaret tenta proteger Thornton da violência dos manifestantes, os dois se apaixonam, entretanto, Margaret recusa o pedido de casamento de Thornton, por não concordar com a situação pelas quais seus funcionários passavam; mais tarde, ele a vê em companhia do irmão dela, confundindo-o com outro pretendente, e isso acaba por gerar outros conflitos não resolvidos. Margaret passa a acreditar que tinha perdido o afeto de Thornton e começa a vê-lo com outros olhos, o que eventualmente os leva a um novo reencontro. 

 O e-book de "Norte e Sul" está disponível no catálogo do Kindle Unlimited: https://amzn.to/2Lrjb5C , e em duas outras edições na Amazon:

18 comentários

  1. Ahh que convite maravilhoso. É uma pena não conseguir participar, mas ia ser incrível participar e ver a discussão do grupo <3 Compartilhando sua publicação

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Ameiiiii o projeto e estou super tentada em participar... Mas até agora não encontrei o livro para ler... Se encontrar quero sim participar. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  3. Que bacana! Eu adoro esses projetos porque sempre fazem a leitura alavancar e geram discussões super importantes. Eu queria muito participar, mas infelizmente não vou ter tempo ): Mas quero acompanhar a sua desenvoltura aqui!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Achei a proposta muito legal e confesso que se não tivesse tão atolada com minhas coisas e trabalho, arrumaria um jeitinho pra acompanhar.
    Espero que seja uma leitura maravilhosa e espero pela resenha.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria, eu já entrei em duas leituras coletivas e não consegui concluir nenhuma delas :(
    Acho a ideia maravilhosa, mas comigo, não funcionou.
    Agora, aguardo tua resenha, o livro parece ótimo.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nunca participei de um grupo de leitura coletiva. Acho que para mi não daria certo, visto que se estiver gostando, já quero logo descobrir tudo.
    bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria,
    Que legal vocês fazerem leitura coletiva de livros clássicos. Eu não me senti muito atraída pela proposta desse livro, mas vou aguardar sua resenha, quem sabe ela não muda minhas impressões, como de costume?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que belo convite! Eu não conhecia o livro e não me lembro se já conhecia a autora, mas achei a sinopse bem interessante. Só não vou conseguir participar da leitura coletiva :( mas quero saber mais sobre o livor depois.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Poxa, eu adoraria participar dessa leitura, mas agora eu fiquei enrolada com a minha nova rotina, então nem posso me comprometer em algo assim até me organizar melhor, uma pena. Mas anotei a dica, porque amei a sinopse!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. EU ADORO ESSE LIVRO! MR. Thornton é um dos melhores mocinhos que já li, acho que gosto mais dele do que do Mr. Darcy! *____*
    Não sei se participarei da leitura coletiva, seria bem bacana para ser algo diferente. Como já li o livro, seria uma boa releitura. Em todo o caso, desde já recomendo a série da BBC North and South, com o Richard Armitage como Thornton. Assista para complementar o livro, não vai se arrepender.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Que projeto interessante e com um romance histórico deverá render bons momentos de debate, gosto demais de grupos que se reúnem com o foco em uma tema ou livro.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  12. Caramba, que ideia fantástica, amo leitura coletiva, gostaria de ter um pouco mais de tempo para poder participar.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Eu fiquei bastante interessada na leitura conjunta, pena que eu já estou participando de três leituras conjunta e quase não estou dano conta.

    ResponderExcluir
  14. Oi Marijleite, sua linda, tudo bem?
    Por muito tempo quis ler esse livro, mas ainda não o tinha. Recentemente consegui adquirir, agora só falta colocá-lo na lista. Vocês escolheram um excelente livro para ler em conjunto. Muito legal o projeto.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Não conheço a autora, e realmente não faz muito meu estilo. Sucesso com o projeto.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Ah que legal, leitura conjunta sempre dá um gás a mais para realizar ler um determinado livro. Confesso que como não tenho o livro, não irei participar, mas me despertou a vontade de tentá-lo. Adorei a ideia!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, adorei a ideia de leitura conjunta e a organização que fizeram para as discussões! Desejo uma ótima leitura pra você e para aqueles que forem participar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nada da Elizabeth Gaskell, mas já vi comentários bem positivos sobre esse livro. Infelizmente, não conseguirei participar da leitura coletiva.
    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo