Filme: Eu Não Sou Um Homem Fácil

 Olá pessoal, tudo bem? O post hoje é sobre um filme que eu queria muito assistir, e finalmente vi na semana passada: "Eu Não Sou Um Homem Fácil" (Je ne suis pas un homme facile), lançado em 2018 na Netflix.

Filme, Eu-Não-Sou-Um-Homem-Fácil, Netflix
Essa gatinha de pelúcia é uma homenagem ao gato do Damien

 O filme francês conta a história de Damien (Vincent Elbaz), que vai num evento de Christophe, amigo escritor, e fica dando em cima de todas as mulheres presentes, inclusive de uma moça que trabalha com Christophe. Damien é um babaca machista.

 Acontece que, enquanto está caminhando com Christophe, ele bate a cabeça numa placa e fica desacordado. Quando recobra os sentidos, se vê numa realidade totalmente diferente. Nessa nova realidade, é Christophe que trabalha como assistente de uma escritora famosa, e como ele vai sair de licença paternidade já que a esposa vai ter um bebê (e são os homens que ficam em casa cuidando das crianças, pois as mulheres historicamente são o sexo forte capaz de dar à luz e garantir o sustento enquanto os homens são mais frágeis) e Damien acaba de ser demitido pela chefe, Damien vai trabalhar para essa escritora.

 Ela está acostumada a iludir os homens, e Damien compreende bem o jeito de sua nova chefe agir, já que ele era igualzinho e talvez por isso não vá se submeter tanto. Enquanto acompanhamos o embate entre esses dois num possível relacionamento, também vemos Damien nesse mundo onde tudo é tão diferente.
Filme, Eu-Não-Sou-Um-Homem-Fácil, Netflix
Fonte

 "Eu Não Sou Um Homem Fácil" é classificado como uma comédia, e tem sim bastante humor, mas também é um filme que faz a gente rir de nervoso! Nervoso por ver tantas situações de desrespeito baseado na desigualdade de gêneros. O diferencial é que a gente vê os homens sendo as vítimas dessas situações que tantas mulheres vivenciam a vida toda.

 Damien se depara com uma sociedade onde as mulheres podem vestir roupas sóbrias (ou até mesmo ficar sem camisa, afinal, se os seios fossem vistos como o peitoral masculino é, precisaríamos mesmo cobri-los?), enquanto os homens precisavam usar roupas coloridas, justas, com estampas sexualizadas, mostrando partes do corpo para a apreciação feminina. Uma sociedade onde os homens precisam se depilar, usar cosméticos, se preocupar com o cabelo, coisas que as mulheres não precisam fazer. Por todo lado, há publicidade oferecendo algo para tornar os homens mais atraentes para as mulheres, para que eles pareçam mais jovens. E a gente sabe que na sociedade onde vivemos, todas essas pressões são colocadas sobre as mulheres.

 Ao contrário do que alguns possam imaginar, não é prazeroso ver um mundo onde as mulheres é que são consideradas superiores e os homens são o sexo frágil, assim como a realidade em que vivemos também não é agradável. O filme mostra que o melhor caminho é o do meio, onde homens e mulheres são tratados igualmente como seres humanos, com desejos e sonhos, sem estarem aprisionados em expectativas e esteriótipos.

 Esse filme também mostra que o errado sempre será errado, que a falta de caráter é problema de quem a tem, independente do gênero. Da mesma forma que uma mulher não merece ser abusada num bar por estar bêbada, nessa outra realidade onde elas é que são mais fortes, Damien não merecia ser assediado e abusado estando alcoolizado. A desculpa de que traiu por causa dos hormônios é uma desculpa esfarrapada. Pressionar alguém para se casar por causa da sua idade é ser chato. Fazer sexo só para agradar o outro é uma agressão contra si próprio. A criação dos filhos é responsabilidade de ambos os genitores. Cantadas na rua não são legais. Considerar um ser humano menos capaz pelo seu gênero não é legal.

 Enfim, "Eu Não Sou Um Homem Fácil" foi um filme que eu gostei muito, e que eu adoraria que todo mundo assistisse para refletir sobre situações que a gente vê e vivencia o tempo todo e sobre assuntos como feminismo e machismo (lembrando que um não é o contrário do outro). Podemos pensar sobre se fazemos algo por realmente queremos e gostarmos ou por ser o que a sociedade diz que devemos fazer, especialmente com nossos corpos. Acho que cada pessoa vai ser tocado pela história de uma maneira, vai se identificar com alguma parte em especial. Além de tudo, ainda temos uma trilha sonora maravilhosa, ótimas atuações e cenários.



 Para quem ainda não é assinante da Netflix, é possível testar gratuitamente por um mês, a assinatura mais barata custa R$19,90 e dá pra assistir os filmes e as séries no computador, Smart TV, celular ou tablet, é só acessar: https://www.netflix.com/br/.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Já viram ou querem ver esse filme?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:




18 comentários

  1. Olá! Menina, eu assisti esse filme e eu achei incrível a sacada que tiveram em inverter os papeis de tão forma que gere desconforto para algumas pessoas e até cause reflexão.. Eu concordo com você: todos deveriam assistir! Amei a sua critica do livro <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  2. Esse filme mesmo sendo uma comédia, parece ser um pouco polêmico. Não o conhecia e assim que tiver oportunidade, assistirei.Valeu pela dica!!!

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu vi esse filme e fiquei muito de cara com ele. Ele mostra o que vivemos diariamente, mas usando um homem no lugar. Acho que isso ajuda a abrir os olhos do machistas de plantão. Acho que, aos poucos, as pessoas estão intendendo que só queremos os nossos direitos, nada mais.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria!

    Tudo bem? Eu vi esse filme no catálogo da Netflix, mas devo admitir que a premissa dele não me chamou atenção, sei lá, eu não fiquei curiosa para ver como seria um mundo onde as mulheres são consideradas superiores.

    Enfim, não é bem um tipo de filme que estou na vibe de ver no momento porque tô assistindo animações (sim, estou parecendo uma criança!), mas a premissa é legal e é bom que proporcione certas reflexões sobre como não queremos ser superiores, apenas que parem de nos tratar como inferiores. Enfim, acho que em um outro momento posso assistir, mas agora não vai rolar.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Acredita que faltam vinte minutos para eu terminar esse livro rsrs. Comecei a algum tempo e por causa do meu pequeno não terminei. Gostei bastante do ponto de vista que ele me proporcionou e assim como você, eu não achei prazeroso o mundo dominado pelas mulheres, assim como não é o pelos homens. Preciso terminar de ver e conferir esse meio termo que ele apresenta, pois o extremismo de qualquer que seja o lado é assustador. Um excelente filme sem sombra de dúvidas.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Nossa, nao conhecia o filme e tenho que confessar que achei muito interessante a sacada de mostrar a inversão da sociedade dessa forma. Uma comedia polemica temos aqui, nao?
    Não sou muito chegada no cinema francês, mas fiquei curiosa com esse filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já assisti o filme e assim como você, eu amei!
    Eu não sou um homem fácil é um filme muito inteligente, pois traz críticas à nossa sociedade machista de uma forma leve e divertida.
    O que mais adorei foi o fato de que o personagem principal começa a sentir as pressões do universo feminino, o assédio e a discriminação.
    A única coisa que não gostei, foi o desfecho, me incomodou bastante, acho que poderia ter um final melhor.
    Adorei a crítica.

    Beijos - anne and cia

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Não assisti esse filme ainda, porque não sabia dele. E através da sua resenha, já sei que vou gostar. E concordo com você, acho que ninguém deve ser submetido a uma coisa dessas, mas só o fato de ver o cara sofrendo um pouquinho, já me diverti. Anotei a dica e espero vê em breve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Que filme diferente! Já quero assistir! Só que, infelizmente, terei que esperar até o final do ano, pelo menos. TCC acabando com minha vida. Já nem sei o que é respirar direito. E não sentir dor de cabeça.

    Gosto muito da proposta do filme. Também acho que apesar de ser uma comédia ele provocará muitas reflexões em quem assistir. Os homens poderão ver um outro lado da moeda, sentir um pouquinho, mesmo através do filme, o que é estar na nossa pele e ter tanta pressão sobre nós, da família, da sociedade, do mundo no qual vivemos. E as mulheres também verem que estar no lugar deles, ser como certos homens são também não é legal. Eu também defendo o meio termo. Sou feminista, pois a essência da palavra é defender os direitos das mulheres. Mas sou contra todo radicalismo.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oie amore,


    Não sou muito de assistir não, mas ás vezes abro algumas excessões, agora tô ficando viciadinha nas séries rs.
    Não conhecia esse livro pra ser sincera.
    Parece ser bem delicioso de assistir.

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ainda não assisti esse filme mas to amando o catálogo da Netflix. Tem tanta coisa que fico perdida. Fora que embola a lista de leituras né.
    Parece uma trama leve, mas não aquelas comédias bobas e sim levam a alguns questionamentos.
    Vou até anotar o nome pra conhecer.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Ainda não assisti o filme, e achei interessante. Por mais que eu não goste muito de comédia, achei interessante o tema apresentado, e os momentos para refletir.
    ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Embora tenha lido otimas criticas sobre os levantamentos que o filme apresenta, eu ainda não consegui assistir. Achei a dica bem interessante e como vc disse, boa parte das situações apresentadas se referem ao dia a dia das mulheres e embora possam ser engraçadas no filme nem sempre é assim na realidade
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu estou muito ansiosa para ver esse filme. Ainda não tive tempo, mas está na meta. Achei a ideia do enredo genial, pois mostra tudo que nós mulheres sofremos todos os dias. Como você disse, não é mostrar como certo um mundo em que as mulheres dominam, mas sim que é preciso haver um equilíbrio onde homens e mulheres são tratados da mesma forma e com os mesmo direitos.
    Estou muito ansiosa para ver esse filme e adorei saber o que você achou dele. Espero assistir em breve e gostar também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Maria, não conhecia esse filme ainda, mas fiquei mega interessada em assistir. Eu gosto dessas comédias que nos fazem pensar e adorei essa ter mostrado que errado é errado independente de gênero e, principalmente, que tenha um tema tão atual.
    Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Pensa em uma pessoa alucinada para assistir esse filme, estou a um tempão me prometendo um tempo para sentar e curtir, mas como quero que meu marido assista comigo acabo adiando devido as agendas e vontades (quando um quer o outro não). Enfim, vou tentando aqui um tempo para assistir nem que seja sozinha. Adorei sua opinião, muito lógica e igualitária, parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi oi querida!
    Adorei a dica e a forma que você foi bem sincera com a obra. Eu só conheci o filme agora vendo o trailer, e lendo a sua opinião. Enquanto lia a resenha do filme, eu fiquei imaginando em outro filme que assisti com minha mãe a muito tempo. E após ver que as historias são bem parecidas, vamos acabar vendo juntas ♥

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Vi bastaante gente falando desse filme mas não sabia que era francês! Que bacana! Eu vou assistir, pq achei a mensagem bem válida! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo