Resenha e sorteio: livro "Cores de Outono", Keila Gon

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha (premiada) de hoje, venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Cores de Outono: descobrindo a magia" escrito pela Keila Gon e que teve sua segunda edição lançada em 2017 pela Mundo Uno Editora.


 A história é narrada por Melissa, uma jovem de vinte e um anos que perdeu a mãe Angelina e o padrasto Oliver há poucos meses. Eles moravam em São Paulo, mas ao se ver sozinha com a pequena Alice, sua irmã caçula, Melissa decidiu se mudar para a casa de George, seu avô. Melissa havia morado parte de sua infância com ele, a mãe e a avó em Campo Alto, uma cidadezinha turística aos pés de uma montanha, até que Angelina resolveu levar a filha para longe de todos os boatos que cercavam as duas pelo fato dela ser mãe solteira.

 Agora, com Melissa de volta, os boatos talvez recomeçassem, mas não seriam tão fortes, já que havia outra família excêntrica em Campo Alto: os Von Berg, donos das terras da montanha que tinha fama de ser assombrada. Alexander e Viviana, que trabalhavam na Casa Botânica, até eram simpáticos, apesar de não se misturarem muito, mas o primo deles, Vincent, morador da cidade há cerca de um ano, um rapaz muito alto, sempre vestido de preto, mal-humorado, antipático e com jeito de vilão de filme antigo, causava medo nos demais moradores.

 Tudo o que Melissa e George queriam era reconstruir a família marcada pela perda recente da esposa, da única filha e do genro dele, para que Alice pudesse ter uma infância saudável. Se para Melissa a saudade da mãe era dolorosa, ela imaginava que também era difícil para Alice, e temia que a irmã estivesse encontrando nas fantasias infantis uma fuga para sua dor. Melissa estava disposta a se dedicar totalmente à irmã, mas precisava lidar com o medo do avô de que ela estivesse deixando sua vida de lado. Por isso, Melissa se via tendo que conviver com Arthur, irmão da melhor amiga de infância dela e filho do casal de melhores amigos de George. Na infância, Arthur era muito implicante e Melissa, desastrada por natureza, era um alvo fácil para ele. Mas agora, adulto, Arthur talvez pudesse se mostrar um bom amigo, ou algo mais...

 "-Melissa... Você precisa evitar esse tipo de coisa. Por nós.
 - Coisa? - questionei, em dúvida à qual coisa George se referia.
 - A morte.
 O silêncio tomou a cozinha por um bom tempo. Foi o sermão mais curto que ouvi em toda minha vida. Sabia que George não esperava uma resposta, aquilo era mais um apelo. E eu era a única que podia entender seus motivos." (página 87)

 Falando em ser desastrada, nossa protagonista é mesmo atrapalhada, e sempre que esbarrava em Vincent pela cidade pequena, tinha confusão. Melissa perceberia que ele merecia sim a fama de grosseiro. Mas Melissa também se sentiria atraída por aqueles olhos turquesa escondidos no homem sombrio. O que ela descobriria depois, é que a família da montanha estava mais ligada à ela do que imaginava, não só pelo fato de, anos atrás, Melissa ter se perdido nas terras dos Von Berg e ser encontrada com uma cicatriz e sem se lembrar de nada daquelas horas em que esteve desaparecida. Caso se aproximasse de Vincent, poderia ser perigoso? Valeria o risco?

 "- Melissa, você disse que confia em mim e gostaria muito de acreditar nisso, mas sei que sua opinião pode mudar durante nossa conversa. - Ele estava sério. - A verdade é que você não me conhece, e o pouco que conhece a deixa confusa. Mas preciso... - Vincent parou, me avaliando. Não tenho ideia do que ele viu, mas, pela sua expressão, não deveria ser bom. - Preciso que me ouça até o fim. - A tensão do seu discurso desceu por meu rosto, imobilizando-me na cadeira. - Para começar, gostaria que compreendesse que coisas e pessoas podem ter uma máscara de normalidade, e, ao mesmo tempo, esconder algo mais complexo, mais difícil de entender." (página 233)


 "- Sua casa é intimidadora, Vincent. Como você. E isso não me assusta. - Levantei o queixo, e ele espremeu os olhos para me olhar com atenção. - Pode desistir, não tenho medo de você. - Tentei parecer confiante, mas seu olhar torto acabou com minha confiança. Cedi, com ironia. - Tudo bem, às vezes você me assusta, mas, quando acontece, tem mais a ver com seu temperamento. Admita, encarei suas oscilações de humor melhor que o resto da cidade.
 Ele diminuiu o passo, seu rosto tinha a tristeza estampada em cada traço.
 - Realmente, você nunca correu como os outros. Mas sempre pode escolher ir, se quiser.
 - Não vou correr, Vincent - falei, quase revoltada. - Aceitei ser sua amiga mesmo sabendo que você é difícil. Não é? - Tentei provocá-lo, mas aquela tristeza ainda estava lá. E a dor recíproca voltou. - Desculpe, não quero julgá-lo. Não sei quais são seus motivos para agir dessa maneira.
 - Mas você está certa. Você aceitou um amigo mal-humorado e de temperamento instável. Minha dúvida é... Por que aceitou?
 Vincent parou os olhos violeta em mim. Por essa eu não esperava." (página 213)

 Eu já havia visto muitos comentários positivos sobre "Cores de Outono", e já nas primeiras páginas percebi que ele realmente merecia entrar para o seleto catálogo da Mundo Uno. A Keila tem uma escrita muito fluida e envolvente (apesar de eu achar que algumas vezes a palavra SUV poderia ter sido trocada por carro ou outro sinônimo). Ela descreve as cenas de uma forma que é muito fácil visualizar os cenários e compreender a dor e o medo que a protagonista experimenta ao perder as pessoas que mais amava e receber a responsabilidade de cuidar da irmã.

 "A linha tênue que nos separava dos perigos desse Mundo Mágico era inexistente e agora eu podia ter uma dimensão do perigo que nos envolvia." (página 337)

 A história tem todo um ar sombrio, marcado pelo luto de Melissa e George, complementado pelo clima de Campo Alto, nublado e chuvoso, além de todos os mistérios que rondam a montanha e a família Von Berg. Destaco que há sim cenas divertidas e leves, como a esperteza e fofurice da Alice e a bonita interação entre a família de George e Arthur.

 Eu sabia que esse era um livro que misturava romance com fantasia, e tinha algumas teorias sobre o que havia de sobrenatural na família dos Von Berg, mas a autora conseguiu brilhantemente me deixar em dúvida sobre se o que eu via era algo comum, aumentado pelo medo do novo em Campo Alto, ou realmente algo mágico. Fiquei tão surpresa quanto a Alice quando as primeiras respostas foram dadas. O que posso adiantar para vocês é que nessa história a gente tem um universo mágico maravilhoso, com muitos seres sobrenaturais (elfos, magos, demônios...).

 "Cores de Outono" é o primeiro volume da trilogia das Cores (os outros dois livros "Sombras da Primavera" e "Luz de Inverno" já foram publicados), tem um final que conclui uma parte da trama, mas acho impossível alguém não sentir vontade de ler os outros dois pra descobrir o que mais nos aguarda nessa trilogia. Acredito que a personalidade dos protagonistas deve evoluir (com Vincent se tornando menos fechado e Melissa menos insegura e mais aberta ao sobrenatural) e vamos compreendê-los melhor nos próximos volumes.


 A edição da Mundo Uno tem uma capa que passa bem a ideia de outono, páginas amareladas e diagramação com letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 "- As pessoas escolhem ser boas ou más, e essa é uma escolha que continuamos a fazer por toda a vida, todos os dias. Desde as pequenas até as grandes decisões." (página 276)

 Eu poderia ficar falando de "Cores de Outono" por horas, pois é uma trama muito rica e interessante tanto na questão da volta de Melissa para a cidade e sua tentativa de reconstruir sua família, quanto no romance e na parte sobrenatural. Enfim, recomendo muito que também leiam esse livro, que não é uma leitura rápida por ser longo, mas é uma trama muito cativante. É fantástico se sentir em Campo Alto através da narrativa da Keila e descobrir um mundo mágico e novo juntamente com Melissa e Vincent.


 E por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha. Me contem: já conheciam o livro ou a autora? Algum palpite sobre os segredos que a família Von Berg esconde?
 Como o que é bom precisa ser compartilhado, a Editora Mundo Uno disponibilizou um exemplar de "Cores de Outono" para ser sorteado para vocês.

 Para participar você precisa curtir a página do blog facebook.com/petalasdeliberdade e a página da editora no Facebook facebook.com/mundounoeditora, compartilhar o post da promoção https://www.facebook.com/160935083972330/posts/1974125529319934/ e preencher o formulário abaixou ou no link http://www.rafflecopter.com/rafl/display/818a3f1146/? (se não sabe como usar o formulário, clique aqui e confira no final da página um tutorial). Há várias chances extras no formulário para você aumentar as suas chances de ser sorteado (por exemplo, comentando na resenha, já tem direito a uma entrada extra), aproveite-as!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- Inscrições até 13/08/2018. Sorteio em até uma semana após o término das inscrições. ATUALIZADO EM 11/08/2018: Inscrições prorrogadas até 20/08/2018.  O sorteado será avisado por e-mail. O nome do vencedor aparecerá no formulário.
- O prêmio será enviado pela Mundo Uno Editora em até 30 dias após recebimento do endereço do ganhador. É necessário ter endereço de entrega no Brasil. Não nos responsabilizamos por danos ou extravios do Correios.
 Alguma dúvida? Boa sorte!

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

32 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha e quero muito ler a história de Melissa. Tão nova e já passou por tanta coisa... tenho certeza que o final é surpreendente.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa história é bem triste e emotiva. O que gostei muito desse livro é que ele se passa no Brasil, adoro cenários da nossa terra. Gostei muito da resenha, formidável!!!

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  4. Romance + fantasia + mistério + olhos lindos = tudo de bom ^^

    ResponderExcluir
  5. Ansiosa demais pela história! Achei fascinante como foi narrada na resenha, pode ter certeza de que já esta entre as primeiras na minha lista de próximas leituras!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari
    Me fala que se apaixonou pelo Vincent, por favor. Eu me apaixonei por esse cara carrancudo e cheio de oscilações de humor. Os outros dois livros são ainda melhores e mais intensos. Sim, isso é possível. A Keila criou uma história incrível. Já estou com saudades deles.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas adorei a protagonista e fiquei muito curiosa para saber como se desenrola essa relação com Vincent. Gostei da premissa que mistura romance com fantasia, ainda mais sabendo que o universo criado pela autora é maravilhosamente mágico e ainda com esses seres sobrenaturais. Vou anotar a dica, quero conhecer a escrita da autora.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito fantasia e literatura nacional, cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria! Eu já tinha visto sobre a trilogia por aí, mas não imagina nunca que se tratava de um nacional de fantasia. Amei conhecer um pouco da história, e estou realmente curiosa pra descobrir que segredos guardam os Von Berg, e toda essa premissa de fantasia. Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia o livro e nem a autora, mas achei bem interessante a mistura de fantasia com romance. Ainda não sei se é o tipo de história que vai me agradar, mas vou anotar a dica e procurar uma amostra para experimentar a escrita da autora!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. A capa e linda tem tudo haver com a estoria. Uma estoria recheada de magia uma dose de suspense com a escrita agradável um livro que com toda certeza prende quem o ler.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Maria!
    Vira e mexe vejo algum comentário sobre esse livro, mas nunca realmente parei para prestar atenção na trama - agora com a sua resenha isso foi remediado haha. Achei muito interessante [e corajosa] essa volta da personagem para sua cidade e essa garra em reconstruir sua família. Deu para perceber que é uma narrativa bem construída - anotei na minha lista para conferir mais tarde.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai, mas nunca parei para ler uma resenha dele, sabe? Logo, a sua resenha é a primeira que leio. Bom, a premissa do livro é interessante e gostei de saber que a escrita da autora é envolvente e que ela descreve muito bem as cenas. Enfim, parece ser um ótimo livro, aparentemente tudo foi muito bem construído e embora eu não costume ler histórias de fantasia, eu vou anotar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Ownnn sorrindo muito aqui! Obrigada pelo carinho, muito feliz que gostou❤️ e boa sorte a todos os participantes eheheh beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Parece ser uma história bem interessante e muito bem escrita.
    Gosto dessa mescla de elementos e gênero. Legal saber que a história cumpre o prometido e te deixou animada com o destino dado a personagem.
    Certamente me agradaria essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas lendo a sua resenha eu fiquei em dúvida se é uma leitura que eu faria ou não. Achei interessante essa questão da protagonista estar tentando reconstruir a família e achei bonita a relação dela com a irmã. Acho que se fosse focado mais nesse desenvolvimento pessoal da protagonista e no romance, eu iria gostar. Porém, essa parte de fantasia da história me pareceu muito clichê. Inclusive, a família Von Berg já me lembrou um pouco os Cullen de Crepúsculo e fiquei com a impressão de um triângulo amoroso no estilo Bela, Edward e Jacob.
    Adorei ler sua resenha e ver o quanto você gostou da leitura, mas confesso que o enredo me deixou bastante receosa. Não é um livro que eu descarte ler algum dia, mas, no momento, não vou incluí-lo na minha meta de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vale a pena dar uma chance, viu?! Tanto a questão da reconstrução da vida da personagem quanto da fantasia tem uma ligação bem forte e ficou bem bacana no enredo, pra mim foi surpreendente.

      Excluir
  17. Oláa, tudo bem? Sua resenha ficou ótima! Já li muitos comentários sobre essa trilogia, e a maioria super positivos expondo os pontos altos da trama. Eu gosto do gênero, então fiquei interessada e agora minha curiosidade só aumentou. Já entrou na listinha ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Amo tempo chuvoso nos livros, não sei porque rs. Achei bem interessante a trama, a evolução e reação dos personagens e admito que sua resenha me deixou a fim de ler, ainda que fantasia nem seja a minha praia.

    ResponderExcluir
  19. Eu não sou de ler livros sobrenaturais, mas fiquei interessada na parte romântica deste enredo e também no fato da protagonista ser atrapalhada... adoro isso!!! Já quero ler o mais rápido possível.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Não conhecia a obra e nem a autora, mas essa resenha me deixou com vontade de ler o livro. Parece ser uma história bem triste mas bem bonita. Adorei a dica

    ResponderExcluir
  21. Oi Maria!

    Tudo bem? Confesso que tanto a autora quanto a obra são totalmente desconhecidas para mim.

    O romance parece mesmo ser muito fofo, mas no momento não estou numa vibe de ler fantasia, mas vou guardar a recomendação para quando estiver na vibe pois fiquei realmente curiosa e depois do elogio à escrita da autora não dá pra deixar passar.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Maria!

    Tudo bem? Confesso que tanto a autora quanto a obra são totalmente desconhecidas para mim.

    O romance parece mesmo ser muito fofo, mas no momento não estou numa vibe de ler fantasia, mas vou guardar a recomendação para quando estiver na vibe pois fiquei realmente curiosa e depois do elogio à escrita da autora não dá pra deixar passar.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Mari!!!
    Essa é a primeira vez que ouço falar da autora e da obra da mesma.
    Achei interessante que o livro mistura uma fantasia um tanto mágica e que você tenha comentado que é algo surpreendente como as coisas vão ocorrendo.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. O livro parece conter uma narrativa bem escrita e cheia de detalhes!! Personagens bem construídos, uma trama que com certeza conseguirá fazer com que o leitor fique ávido por ler cada vez mais a cada capítulo!! Participando e torcendo para ganhar!!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Eu também já tinha lido bons comentários sobre o livro, e agora lendo a sua resenha me deu mais vontade de ler ainda!
    Parece ser fofo, bem escrito e com uma história original, misturando romance, drama, fantasia etc.
    Já quero.
    bjsss
    anairados@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Olá Mari!!
    Ainda não conhecia esse livro, mas tenho certeza que vou curtir muito a leitura, pois adoro livros com a mistura de fantasia e romance, gostei muito da resenha e gostaria muito de ler se tiver oportunidade!!

    ResponderExcluir
  27. Olá
    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem interessado nesta mistura de romance e fantasia, e também por vir de uma autora nacional. A diagramação esta ótima assim como tudo que a editora produz . Anotei a dica e espero ler logo.

    ResponderExcluir
  28. Oi. Já tinha ouvido falar da trilogia mas não tinha lido nenhum resenha. Nossa !!! Instigante !!! Gosto de histórias que mexem com nosso imaginário, aguçam nosso interesse e curiosidade.E eu fiquei bastante curiosa e com bastante vontade de ler. E num cenário brasileiro, então ? Tomara que eu ganhe !!!

    ResponderExcluir
  29. Amei a resenha e minha vontade de ler o livro aumentou

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo