Resenha: livro "As filhas da noiva", Susan Mallery

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "As filhas da noiva", escrito pela Susan Mallery e publicado no Brasil em 2018 pela Editora Harlequin.

Resenha, livro, As-filhas-da-noiva, Susan-Mallery, Harlequin, blog-literario, petalas-de-liberdade, capa, romance, leitura, quote

 A história é narrada em terceira pessoa e nos apresenta as irmãs Watson, por ordem de idade: Rachel, Sienna e Courtney. Elas perderam o pai há mais de vinte anos e Maggie, a mãe, acabou tendo que se dedicar ao trabalho para conseguir sustentá-las. Agora, a mãe vai se casar novamente e a trama acompanhará o período anterior ao casamento, onde mudanças importantes acontecerão nessa família.

 Courtney teve um retardo na aprendizagem escolar que demorou a ser detectado e tratado. Oficialmente, ela trabalhava como camareira no hotel de Joyce, uma mulher que ajudou a família quando ficaram até sem teto após a morte do senhor Watson. Maggie vivia insistindo para que a filha fizesse algum curso para ter um emprego melhor. O que ela não imaginava é que Courtney era muito mais que uma simples camareira que morava no hotel. A jovem desempenhava muitas outras funções lá, inclusive organizaria praticamente tudo referente à cerimônia de noivado e de casamento. Courtney, que sempre foi vista como desastrada, até incapaz, por causa de seu desempenho escolar e por ser muito alta, surpreenderia ao mostrar o quão capaz era.

 Além de surpreender no trabalho, Courtney reencontraria Quinn, empresário do ramo musical e neto que Joyce criou. Quinn havia resolvido sair de Los Angeles e transferir seus negócios para Los Lobos, onde a avó morava. Quinn era rico, bonito, mas sentia que talvez fosse a hora de encontrar alguém para lhe fazer companhia para o resto da vida. Seria Courtney a pessoa certa?

 Sienna tinha um emprego muito bacana: trabalhava numa ONG que ajudava mulheres vítimas de violência doméstica. Ela arrecadava dinheiro com empresários, doações para um brechó cujos lucros eram revertidos pra ONG, e até ajudava casos de emergência onde mulheres fugiam de maridos violentos. O problema de Sienna era na parte amorosa. Ela estava noiva de David, mas não tinha certeza se queria se casar com ele. Sienna já tinha rompido dois noivados, seria esse o terceiro?

 Rachel estava sobrecarregada de trabalho mas dificilmente pedia ajuda. Era dona de um salão de beleza, cuidava do filho adolescente e estava separada de Greg há alguns anos, ainda muito magoada pelo fato de ele ter lhe traído. Mas parecia que Greg estava tentando se reaproximar, se apenas para ser um pai mais presente na vida do filho ou se para tentar reatar, Rachel teria que descobrir. Mas ela conseguiria confiar novamente nele após a traição?

 "- Sorvete, né? - disse Quinn, olhando para a cadela sentada no banco do passageiro de seu Bentley. - Então, vamos tomar sorvete.
 Joyce deu um passo para trás. Ela mal alcançava o ombro do neto e precisava olhar para cima para encará-lo.
 - Você não vai levar o cachorro para tomar sorvete. Não sei que tipo de coisas ridículas você vê em Los Angeles, mas aqui, no mundo real, cachorros não tomam sorvete.
 Quinn ergueu as sobrancelhas.
 - Estou aqui há trinta segundos e você já está mentindo para mim, vovó.
 Joyce sorriu.
 - Está bem. Eles tomam sorvete, mas em casa. Não os levamos para tomar sorvete. Além disso, se levar Pearl, vai ter que levar Sarge também. Caso contrário, ele vai sentir ciúmes.
 Como se tivesse ouvido o próprio nome, uma bolinha de pelos passou pela porta e desceu pelo caminho." (página 37)

 Resenhar "As filhas da noiva" está sendo uma tarefa difícil, pois não sei como avaliar essa leitura, ainda que tenha gostado do livro. Já tinha visto comentários super positivos sobre a história, o que, juntamente com a ideia que eu tinha da trama pela sinopse, me fez começar a leitura com expectativas grandes demais, que não foram superadas. Também já tinha visto elogios à escrita da autora, esse foi meu primeiro contato com ela e acho que preciso ler outras de suas obras para poder formar melhor uma opinião, pois em alguns momentos eu gostava e em alguns momentos não.

 Achei interessante como Susan Mallery trouxe personagens que tem seu lado bom e ruim. Sienna, por exemplo, fazia algo maravilhoso em seu trabalho, mas agia de forma não muito legal com Courtney. Maggie conseguiu construir uma carreira admirável, mas para isso não pôde estar tão presente com as filhas. É nítido que a perda do pai e as dificuldades financeiras que vieram com isso marcaram a família, e eu ficava pensando se depois de vinte anos ainda fazia sentido culpá-lo pelos medos de cada irmã e pelos problemas de relacionamento entre elas. Mas quem sou eu para julgar se nunca passei por isso? Se nunca me vi perdendo a casa e com três crianças pequenas para alimentar?

 "De todas as coisas horríveis e cruéis a se dizer, aquela era a pior. Porque Greg queria que ela acreditasse no que dizia. Que confiasse nele. Que desse a ele o controle para fazer as coisas. Rachel já tinha tentado isso antes. Com ele, com a mãe, até com alguns amigos. E sabia como acabava. Com a outra pessoa deixando-a completamente decepcionada e sozinha. Sempre tinha sido assim e sempre seria." (página 72)

 Acho que o caso da Rachel foi sobre o qual mais refleti. Há pouco tempo circulou pela internet uma história em quadrinhos intitulada "Era só pedir" (vale a pena dar uma pesquisada no Google para conferir), que mostra como as mulheres precisam lidar com uma carga mental muito maior. Por exemplo, Rachel terminava a semana já tendo que pensar  na limpeza, comida e organização pra próxima semana, ela não tinha tempo nem ânimo pra mais nada, e foi assim durante o período de casada também. Ela e Greg se casaram e foram pais jovens, e ele dizia que ela não pedia ajuda, mas o fato é que Rachel não tinha que dizer pro Greg o que ele precisava fazer (como se por ser mulher ela tivesse nascido com uma capacidade especial de saber sempre o que precisava ser feito numa casa), o Greg é que deveria se conscientizar que se ele morava naquela casa e tinha um filho, também deveria cuidar dessa casa e desse filho.

 "Para Rachel, divertir-se era dormir até tarde e deixar que alguém preparasse seu café da manhã. Mas não havia ninguém. O filho precisava da mãe, e ela fazia questão de estar sempre por perto. Cuidando das coisas." (página 15)

 O livro tem muitos pontos positivos, como as cenas super divertidas, por exemplo, as ideias extremamente criativas que Maggie tem para o casamento e, no início, onde Courtney tenta se controlar para não rir na cara de um hóspede que volta correndo para pedir ajuda após ter escolhido o hotel concorrente para um evento e o local ter sido invadido por abelhas. O fato de Maggie estar em um novo relacionamento saudável, o destaque para as personagens femininas bem sucedidas, ou ainda Quinn ser um cara legal já que infelizmente vemos tantos exemplos de relacionamentos abusivos romantizados em outros romances e a ambientação na fictícia (eu acho!) cidade de Los Lobos com boa parte das cenas ocorrendo em um hotel são coisas que me agradaram.

Resenha, livro, As-filhas-da-noiva, Susan-Mallery, Harlequin, blog-literario, petalas-de-liberdade, capa, romance, sinopse
livro, As-filhas-da-noiva, Susan-Mallery, Harlequin

 Sobre a edição: a capa do livro é muito bonita e os vestidos trazem essa referência ao casamento. As páginas são amareladas, a revisão poderia estar melhor, a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 Enfim, "As filhas da noiva" foi um livro que li rapidamente, eu me importava sim com os personagens e queria saber o que aconteceria com eles, mas acho que também lia com aquela vontade de que algo mais acontecesse para me fisgar de vez. Acredito que cada leitor, baseado em sua experiência de vida, vai ter uma opinião sobre os dilemas que cada personagem enfrenta (dilemas que muitos leitores também podem ter enfrentado na vida real), com isso, com certeza a experiência de leitura de cada pessoa vai ser diferente. Eu gostei de "As filhas da noiva", não tanto quanto esperava, mas recomendo sim essa leitura, especialmente para quem curte tramas que falem sobre relações familiares.

 Detalhes: 352 páginas, ISBN-13: 9788539826001, Skoob. Clique para comprar na Amazon.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha, me contem: já conheciam o livro ou a autora?

 Tem vários sorteios de livros legais rolando, clique aqui para conferir os do blog e aqui para conferir os do Instagram.

Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

23 comentários

  1. Não conhecia As filhas da noiva e lamento que suas expectativas não tenham sido superadas, sempre chato quando a gente espera algo mais que não vem. Não conhecia a obra e espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Li algumas resenhas sobre esse livro e minha curiosidade só foi aumentando. Gostei demais do seu ponto de vista, pois ele foi mais "pé no chão", diminuiu um pouco minha expectativa, mas não me fez perder a vontade de conhecer esse livro. Espero poder ter a oportunidade de conhecer em breve.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu já li algumas resenhas sobre esse livro e gostei bastante do seu ponto de vista. Confesso que não pretendo ler, até pelo fato de ter que colocar várias leituras em dia, mas vou indicar para as meninas do blog. Gostei das citações!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro e achei a capa bem interessante e o título bem bacana..
    Gostei de conhecer sua opinião, não fiquei tão curiosa pela história. Vou indicar para algumas amigas que gostam dessa pegada..
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oiieee

    Foi legal ver a tua opinião, pois muitas resenhas tem super elogiado o livro e relamente às vezes a gente vai esperando algo fantástico e se decepciona ao não encontrar. Eu acho a premissa legal, parece ser uma história madura, com drama, romance e muitas cenas divertidas, mas ainda não estou segura de se é meu tipo de livro. Acho que vou esperar pra ver se a curiosidade aumenta, quem sabe eu me arrisque então. Realmente pode ser legal tentar ler algo amis da autora pra formar uma opinião completa da escrita dela, mas acho que também é normal quando em um memso livro a gente gosta e em certos momentos já não gosta tanto...

    Beijos

    www.derepentenoultimollivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?

    Primeiramente adorei a sua resenha e a sinceridade nela... Eu ainda não conhecia a autora e esse livro estava em minha lista, então foi muito bom para que eu não vá cheia de expectativas e talvez até me surpreenda com essa leitura !

    Beijos,
    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  7. achei bem interessante a premissa desse livro
    realmente a carga emocinal de nos mulheres é bem pesada
    nao conhecia a autora, fiquei curiosa

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Gosto livros que retratam relações familiares e acho que é isso mesmo que você falou, nosso nível de envolvimento com o livro depende do que já vivenciamos na vida real e até mesmo do momento que estamos passando quando lemos.
    Adorei a resenha e é um livro que eu pretendo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. É sempre ruim ler algo, com grandes expectativas.
    Me decepcionei com grandes autoras, não porque o livro era ruim, mas porque eu queria mais.
    Gostei da premissa, e apesar das suas ressalvas acredito que leria.
    Vale a pena dar uma nova chance para a outra, as vezes da certo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Eu adoro livros que abordem temáticas mais familiares, então fiquei bem curiosa para ler esse. Achei a capa bem interessante e diferente. Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Confesso que tramas que envolvem casamento pouco me interessam, porque não escolhi isso para a minha vida, mas a parte familiar acho bacana. Já li muitas resenhas desse livro, cada uma mais positiva que a outra, e foi ótimo encontrar a sua, que faz uma média bem diferente das coisas. Acho bem importante. Fiquei com vontade de ler por causa das filhas, acho que cada uma delas parece uma personagem incrível para se conhecer. Até então não sabia que a Courtney era tida como 'incapaz', fiquei chocada e bem curiosa para conhecê-la. Obrigada pela resenha, adorei!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Eu gostei muito da sua resenha Maria, acho muito legal essas tramas que envolvem o relacionamento entre mães e filhas mas, a parte do casamento não me interessa nem um pouco, espero que o foco do livro seja o relacionamento entre elas. Gostei muito da capa e obrigada pela dica!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela espontaneidade na elaboração da resenha que ficou super legal. Que coisa mais contraditória Siena trabalha em uma ONG que cuida de mulheres e age de forma nada legal com a irmã, bem lamentável. E essa mãe que prioriza o financeiro e não o cuidado das filhas, bom mas não vou julgar vou ler o livro.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom mesmo ler pra tirar sua própria opinião, pois esses personagens tem seu lado bom e mal, assim como todos nós.

      Excluir
  14. Eu estou muito curiosa com esse livro desde o lançamento dele e adorei ver a sua resenha, parece ser mesmo um livro que vá me agradar bastante quando eu for ler.

    ResponderExcluir
  15. apesar de não ter me deixado muito interessada a obra me deixou feliz em saber que a personagem não é apenas vista como uma pessoa incapaz, isso achei bem bacana.

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu estou bem curiosa para ler esse livro, ele parece estar com cenas bem divertidas e com boas reflexões acompanhando as protagonistas *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostei muito da sua resenha, sem dúvidas trouxe muito da essência do livro! Fico feliz que mesmo não superando suas expectativas a leitura foi agradável. Gostei muito de saber sobre os personagens e que o livro diverte com algumas cenas.
    Gostei muito da resenha e as fotos também ficaram fofas ♡

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Maria!
    Adoro livros que tem como pano de fundo casamentos, adoroooo.. e estou louca para ler esse livro, só venho lendo resenhas ótimas. Adoro esse drama familiar,me envolve demais e fico sempre em cima do muro rs' mas quero muito poder conferir e conhecer essas mulheres! ótima resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Adoro quando os autores não separam os personagens por mocinhos x vilões, afinal todos somos um pouco dos dois e ver isso num livro dar um ar de realidade a mais ao enredo. Nunca li nada dessa autora, mas como venho lendo coisas boas, acredito que lerei algo dela em breve.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Sim foi uma coisa que deixei claro na minha resenha, o livro vai muito da faixa etária que está lendo e o quão as experiências são próximas da realidade que aquela pessoa viveu. Eu sou uma que adorei do início ao fim, e que com certeza indico pois chick-lit não é um gênero que eu goste muito. Ótima e sincera resenha!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá, não conhecia o livro, mais acredito que seja uma leitura válida cada um irá compreender e se identificar de uma forma com a história como vocês mesma disse, adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Adorei sua resenha, trouxe a história com os seus pontos principais de maneira completa. Parabéns!
    Amei esse enredo. Histórias com esse plano de fundo me encantam.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo