Resenha: livro “Feérica”, Carolina Munhóz

 Olá pessoal, tudo bem? Se ontem tivemos uma resenha dark, hoje é dia de trazer um pouco de magia para o blog! Venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro “Feérica”, escrito pela Carolina Munhóz e publicado pela Fantasy Casa da Palavra em 2013.

Resenha, livro, Feérica, Carolina Munhóz

 “- Meu nome é Violet Lashian. Acho que para vocês eu teria uns 17 anos e quero ser o próximo ídolo americano porque vocês estão acostumados a verem faz realizarem os seus sonhos, e acho justo pela primeira vez na realizarem o sonho de uma fada.” (página 9)

 Pela citação acima, vocês já podem perceber quem é a protagonista. Violet, uma fada adolescente, que, diferente de todas as outras fadas de sua dimensão mágica, tinha cabelos roxos. A cor diferente era até vista como o sinal de uma maldição no seu mundo, e Violet era perseguida e humilhada por algumas outras fadas.

 O sonho de Violet era brilhar, ser famosa e amada como os astros humanos que ela via na TV. Violet era apaixonada pela cultura humana, fazendo coisas perigosas para ter objetos da Terra. Tudo isso só fazia com que ela fosse ainda mais vítima de bulliyng entre o seu povo.

 “Mas Violet sempre foi uma fada ignorada. A única feérica que não era deslumbrante, que não transbordava vitalidade em um caminhar que irradiasse luz. Ela não se sentia parte daquela dimensão. O desejo de evolução da raça feérica existia dentro dela, a necessidade de ser maior, mais poderosa, mais venerada. O que não havia era apenas o desejo disso ser feito ali. Possuía a noção, bem lá no fundo, como se enterrada a sete palmos no coração, que aquele pensamento a prejudicava e um dia aquela energia se voltaria conta ela. Mas não naquele momento.
 De fato, Violet era a fada mais humana que já haviam visto.” (página 14)

 Até que Violet viu sua vida em risco e o sonho de ir para a dimensão humana teve que ser colocado em prática, ela fugiu do mundo feérico e foi para Los Angeles tentar ser famosa. Seu plano era participar de um reality show musical e mostrar pro mundo que era uma fada. Mas ela descobriria que nem tudo seria tão fácil assim. Qual será o desfecho da aventura de Violet?

 “O senhor ficou em silêncio, observando aquela menina, que ao mesmo tempo o fascinava e o assustava. Já Violet analisava que, se um humano não conseguia explicar a origem ou a lógica de algumas coisas de sua própria vida, quem era ela para se obrigar a saber? Cada dia passado naquela dimensão fazia com que percebesse sua falta de planejamento. Notava que os sonhos também precisavam ser arquitetados.
 E a magia naquele mundo estava em fazê-los dar certo.” (página 88)

 Eu ganhei “Feérica” como presente de aniversário no final de 2013, mas só com uma Maratona Literária no final do ano passado é que li o livro. E fico com a enorme dúvida se teria gostado ainda mais do livro se o tivesse lido assim que o tive em mãos. Essa é a terceira obra que leio da Carolina Munhóz, também já havia lido “A Fada” e “O inverno das fadas”, e “Feérica” se tornou meu favorito dos três. Para mim, é onde a escrita da autora está mais fluida, os personagens são mais interessantes e os diálogos estão super afiados.

“- Você diz isso porque tem um corpo perfeito.
Violet corou.
- Eu... eu não sei o que dizer...
- Ora, você deveria elogiar o meu corpo de volta...
E o rapaz simplesmente levantou a camiseta preta revelando uma barriga que mais parecia dotada de lombadas de quebra-molas, mesmo sentado. Um ser humano que revelava seu abdômen sentado era de se admirar.
- É um corpo... ãn... muito bonito...
- E não é? E esse corpo tem um nome tão bonito quanto... – ele esticou a mão e Violet entendeu que deveria apertá-la. Ele levou os dedos dela aos lábios e os beijou. Ela não soube bem o porquê, mas a sensação daquele gesto era boa. – Jack Rose! Encantado.
 - Jack? Rose? – ela perguntou, franzindo a testa e unindo as sobrancelhas.
 - Ótimo, não é? – perguntou, satisfeito consigo mesmo.
 - Jack... e... Rose? Como em Titanic?” (páginas 104 e 105)

 É doloroso ver como a Violet era incompreendida no seu mundo por ser diferente. Assim como é muito divertido ver ela se surpreendendo com o nosso mundo, podem ter certeza que a fada, com sua inocência feérica, se mete em muitas confusões aqui na Terra.

 “Violet já tinha beijado antes. Mesmo sendo a perdedora da dimensão feérica, ela nunca foi totalmente rejeitada e chegou a sair com alguns elfos, muitas vezes escondida de todos por opção deles. Chegou até mesmo a beijar um anão, mas achou a experiência um terror por conta da barba, e daí vem seu trauma por pelos. Só que o humano parecia diferente.” (página 242)

 Nos primeiros capítulos, eu tive certa dificuldade na leitura até entender que toda a história se passa enquanto Violet está sendo entrevistada num programa de auditório muito famoso da TV americana e que as perguntas vão fazendo com que ela nos conte a sua história de como tudo aconteceu até ela chegar ali. Depois que entendi isso, a leitura fluiu super bem.

 Gostei muito de a obra abordar temas muito reais como o bulliyng e a busca pela fama e por se manter sob os holofotes. Quantas pessoas, assim como Violet, também sonham em ser famosas, mas não fazem ideia de como é difícil e de quantas coisas os famosos tem de abrir mão, como da privacidade e do direito de ser quem realmente são, para poder continuar na mídia agradando o público?!

 “- (...) Você quer saber o que o meu lado feérico me diz sobre os problemas terrestres? Ele me diz que esses problemas são universais. E que, assim como povos que os humanos jamais imaginam existir, na vontade de acreditar que sua realidade é a única, vocês deveriam fazer como todos os outros: erguerem-se mais fortes. Nenhum feérico espera que um deus celta vá até lá lutar as batalhas em que nosso próprio povo se envolve. Não esperem que uma fada venha fazer o mesmo por aqui. Não se tornem vítimas, não esperem sempre por uma salvação. Lutem suas próprias batalhas e tentem ascender nesse processo, como todas as raças do universo. Há pouco você me questionou sobre qual meu intuito em meio a uma doação: ajudar ou consumir. Você tem razão: talvez eu tenha me afastado de minha natureza feérica, mas talvez esse afastamento tenha sido por um encanto com a cultura de vocês. Um encanto que talvez vocês tenham perdido pro si próprios. E, se isso for verdade, e se vocês não mais compreenderem a magia do que são capazes de fazer utilizando sua criatividade infinita para suprir a falta de conhecimento mágico, então nesse caso, talvez Jack tenha razão; talvez seja essa a minha função. Relembrar a vocês o quanto vocês são fantásticos...” (página 308)

Resenha, livro, Feérica, Carolina-Munhóz, a-fada, literatura-nacional, blog-literario, petalas-de-liberdade, capa-bonita, fantasia, trecho
Resenha, livro, Feérica, Carolina-Munhóz, a-fada, sinopse
Feérica, Carolina-Munhóz

 Há uma outra edição mais nova, com uma capa diferente, mas eu gosto bastante da capa dessa primeira edição, que tem tudo a ver com a trama, nas cores e nas imagens. As páginas são amareladas e lisas, a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho, e encontrei alguns erros de revisão. Cada capítulo começa com uma referência a um programa de TV, e os que ainda não conhecia, fui correndo pesquisar para saber o que era.

 “Feérica” foi um livro que eu gostei e que recomendo. Uma leitura fluida, cheia de cenas divertidas, mas que também trouxe reflexões através da forma como Violet via os humanos com tanta admiração. Os personagens da obra são muito interessantes, assim como todo o universo feérico criado pela autora. Leia se você gosta de reality shows, do mundo da TV e dos famosos, se gosta de histórias com fadas e outros seres mágicos.

 Detalhes: 352 páginas, ISBN-13: 9788577343744, Skoob. Clique e compre na Amazon:

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam o livro? Gostam de histórias com seres mágicos e/ou reality shows?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:


15 comentários

  1. Oi Maria! Eu não senti interesse por essa história, achei um pouco estranha, uma fada que quer ser famosa no mundo dos homens, pareceu, na minha opinião, um pouco desconexo. Achei intrigante o fato dela ter o cabelo roxo e isso ser resultado de algum tipo de maldição, achei que a autora poderia ter seguido por aí, desenvolvendo essa questão na trama, que foi o que deixou curiosa. Não gosto de livros com reality shows, então passo a dica dessa vez.


    Bjoxx

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum enredo com fadas, apesar de já ter visto o filme do Peter Pan, que acredito não ter nada a ver. Não conhecia a autora, mas saber que esse livro é o seu favorito me anima, ainda mais por abordar temas reais em meio a um enredo fantástico. A sua edição é lindona e eu fiquei curiosa para conhecer a escrita da Carol, então deixo a dica anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria!

    Tudo bem? Então, eu MORRO DE PREGUIÇA dos livros da Carolina Munhoz, sério. Nem as sinopses chamam a minha atenção! Fico feliz que tenha amado o livro, mas confesso que não existe a menor chance de eu pegar Feérica para ler. Fico feliz que tenha superado a dificuldade que teve no começo da leitura, é ótimo quando conseguimos nos apaixonar por uma história.

    Não gosto dessa capa, acho ela tão absolutamente estranha que chega ao ponto de realmente me incomodar então nem isso ele tem a seu favor na minha opinião.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Acho muito bacana quando livros de fantasia tratam de assuntos importantes assim. Eu nunca li um livro dessa autora, mas tenho muita vontade. É bom saber o que esperar dessa leitura, vou tentar ler o quanto antes.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu conheço a autora, mas nunca li nada dela.
    Adoro fantasia, mas curto mais dos seres que o marido dela, Raphael Draccon, escreve. Gosto muito mais de dragões do que de fadas, então os livros dela nunca me interessaram muito.
    E diferente de você, não achei a capa muito bonita não...
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari,
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas parece ser um encanto toda essa magia. A forma como o livro é narrado também achei bem interessante, eu iria me confundir também no início. Adorei a dica de hoje.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maria!
    Ainda não li nada da Carolina, mas tenho vontade de ler uns lançamentos mais recentes dela. Esse livro parece funcionar muito bem para jovens e acho que o que você disse é verdade, talvez teria aproveitado mais a leitura se tivesse lido quando ganhou o livro. É muito legal o livro tratar sobre temas reais, mas não fiquei com vontade de ler esse livro :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sempre gostei muito do universo das fadas. Quando mais nova aproveitava cada oportunidade para assistir algum filme sobre fadas. Todavia, não me interessei por esse livro. Achei um pouquinho estranho.rsrs Sei lá. Gosto da magia das fadas e não combina muito com isso de querer ser famosa. Não gostaria de ler.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Conheço a autora e ja tinha visto a capa desse livro, mas a premissa dele nunca me atraiu. A capa não me chama muito a atenção, e não existe nada na obra que me deixe com vontade de querer lê-lo. Vou passar a dica dessa vez.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Maria!
    Ainda não tive oportunidade de ler nada da autora, ainda que de fato poucos livros dela me atraiam, mas Feérica é um dos que me deixam curiosa. Justamente por se passar no mundo humano mas ter uma personagem fada que ainda traz vivência do bullying em suas costaa é um enredo por si só diferente e sua resenha ressaltou essa minha curiosidade que continua ativa. São poucos os livros de fadas e demais seres assim que leio, mas me interesso mesmo por essa leitura em particular. Valeu a dica! Espero poder lê-lo assim que possível.
    Beijos,
    Sâmmy

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria,

    Eu não li nada da autora ainda, apesar de já conhece-la. Infelizmente Feerica não me chamou a atenção, pela classificação mais adolescente, tenho fugido de livros assim. No entanto, eu acho importante temas como bullying e o peso da fama serem discutidos, ainda mais para essa faixa etária. Adorei a dica, mas não é um livro que eu leria por agora.

    Parabéns pela resenha e pelas fotos, que estão lindas! <3

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Fiquei com a impressão de que a leitura é um pouco infantil pelo desenrolar da trama. Essa mistura de fantasia não chama muito minha atenção. Mas vejo que a leitura pra ti foi agradável e por ser um livro já escrito um tempinho, tenho vontade de conhecer um livro mais atual da autora pra saber se tem uma escrita mais madura.
    Enfim, gostei de suas impressões sobre a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Que bom que esse livro se tornou o favorito do mês. Adoro personagens que se mete em muitas confusões. Haha' Não imaginava que fosse tão bom, mas com essa resenha fica difícil não ter vontade de ler. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Vi muito essa capa pelas redes sociais, mas não sabia do que a história iria retratar, achei interessante e diferente a proposta dessa obra, fiquei curiosa para saber como Violet lidará com todos esse obstáculos.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Já li livros de bruxos, vampiros, anjos, lobisomens, dragões, mas nunca de fadas! Adorei a dica, a capa é bem lindinha e parece ser algo bem leve de ler. Além de tratar de assuntos como o preconceito e como ser diferente não é algo necessariamente ruim. Dica anotada!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo