Resenha: livro "Otolina e a Gata Amarela", Chris Riddell

 Olá pessoal, tudo bem? Depois de dois livros com tramas bem tensas, na resenha de hoje venho comentar minha experiência de leitura com um livro mais leve: "Otolina e a Gata Amarela", escrito pelo premiado autor Chris Riddell e publicado pela Galera Record no Brasil. Li na terceira edição, lançada em 2012.


 "Otolina e a Gata Amarela" foi esquecido por uma garota na casa da minha mãe, e como eu já havia ficado curiosa pela capa chamativa dele quando o vi na biblioteca da escola onde fiz estágio, aproveitei a oportunidade para realizar a leitura antes que a dona do livro viesse buscá-lo.
Sr. Munroe (Pinterest)

 Otolina é uma garotinha que mora com o Sr. Munroe, um serzinho que é baixinho e cabeludo, e que veio de um pântano na Noruega. Os pais da menina são uma espécie de cientistas ou historiadores, que viajam o mundo em busca de objetos curiosos, alguns desses objetos vão para o apartamento de Otolina, para as coleções das quais ela cuida, pois ainda é muito pequena para acompanhar os pais nas viagens. Além dos dois, também mora no apartamento o ratinho Roberto.

 Alguns cachorrinhos dos vizinhos estão desaparecendo misteriosamente, e após o roubo dos cães, as casas de seus donos são assaltadas. Otolina e o Sr. Munroe, como bons curiosos e mestres em disfarces que são, decidem elaborar um plano para descobrir quem está roubando os cachorrinhos e seus donos. Já adianto que é aí que entra a tal da Gata Amarela do título, além de a cabeleira do Sr. Munroe ser de grande utilidade!

 "Otolina e a Gata Amarela" é um livro infanto-juvenil, indicado especialmente para os leitores mais novinhos, mas que também foi uma leitura bem legal para mim, que já sou adulta. A obra pode trazer novos fãs para o mundo da fantasia e do romance policial, pois enquanto vemos a vida de Otolina em seu apartamento cheio de itens diferentes, também acompanhamos sua inquietação com o desaparecimento dos cães e os roubos na vizinhança, e sua discreta investigação se desenvolvendo. Além disso temos animais falantes e alguns recursos característicos do gênero fantástico!


 O livro pode ser lido rapidamente, pois, além de ter menos de 200 páginas, há muitas ilustrações (lindas), as letras, as margens e o espaçamento são grandes. Nas fotos vocês podem perceber que o livro apresenta sinais de já ter sido bem manuseado por mãozinhas infantis, mas mesmo assim é possível ver como a capa é linda e sugere algo mágico, com essa combinação de preto, amarelo, dourado e vermelho.

 Detalhes: 175 páginas, ISBN-13: 9788501083623, Skoob. Curiosidade: o autor nasceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, mas atualmente mora na Inglaterra. Ele também ilustrou A Bela e a Adormecida do Neil Gaiman. Clique aqui para comprar na Amazon.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da indicação de leitura para todas as idades. Me contem: já conheciam o autor ou o livro? Alguém tem alguma teoria sobre quem está por trás do desaparecimento dos cachorrinhos? Além desse, há outros dois livros sobre a Otolina, e para saber mais sobre eles é só conferir no site da editora.

 Tem vários sorteios de livros legais rolando, clique aqui para conferir os do blog e aqui para conferir os do Instagram.

Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

15 comentários

  1. Gosto muito desse escritor e adorei a sinopse desse livro, eu o tenho aqui e espero logo ler. As ilustrações e a capa são lindas, adorei.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Não conhecia esse livro e confesso que gostei logo de cara, com certeza vai para a minha lista de desejados, ótima resenha.....abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi amore,

    Não conhecia o livro até então, Sendo bem sincera não é um livro que me atraia nesse momento, por isso passo a dica.
    Parece ser uma edição bem bonita e até gostosa de ler pelo que comenta na resenha, mas pra mimnão é o momento.
    Passo a dica!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria! Gosto de ler livros infantis, sinto sempre uma nostalgia de quando ainda estudava e pegava os livros da biblioteca da escola! Achei uma ótima dica pra mostrar para os meus sobrinhos e despertar neles a vontade de ler. Obrigada!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar do livro e fiquei muito curiosa! Amo histórias infantis! Infelizmente, não tenho a oportunidade ler muitas, mas sempre que consigo elas me encantam!

    Não tenho nenhuma teoria sobre quem está realizando os roubos.rsrs Gostaria de ler para descobrir, pois também sou fã de livros sobre investigação. Espero um dia ter a chance de ler essa história!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Ainda não conhecia o livro e o autor, e fiquei curiosa para conferir. Adorei saber que é uma leitura para todas as idades. Outro ponto que gostei, foram as ilustrações, deixando a obra belíssima.
    Bjk!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Eu reconheço o nome desse autor, mas Não lembro onde vi esse nome. Ainda não conhecia esse livro, a leitura parece ser interessante. Como não se trata de um livro voltado apenas para o público infanti, vou tentar ler assim que puder.

    ResponderExcluir
  8. Oiiii tudo bem???

    Que livrinho mais foto, fiquei até com vontade de ler, e logico dar um para meu priminho que está envolvido nesse mundo agora. Adorei sua resenha, e fiquei com vontade de saber mais sobre essa história.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Que livrinho bacana, acho tão legal quando se usa elementos figurativos em obras do gênero. É ótimo pra presentear os mais novos. Fiquei encantada com o enredo que me parece bem fantasioso e legal de se acompanhar. A capa também é ótima. Curti demais essa dica.


    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia essa trama, mas achei a edição bem lindinha.
    O enredo parece ser envolvente e de fácil compreensão, dá vontade de pegar pra ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Nossa que livro lindo!
    Confesso que não sou o tipo de leitor que lê livros juvenis, mas achei a diagramação tão linda e a premissa bem interessante e diferenciada para o publico.

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  12. Já morri de amor só de olhar a arte gráfica dele e claro, achei o enredo bem interessante também. É ótimo ter opções de leitura assim para ler entre algo mais denso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de livros assim e já li um livro do autor, que no caso foi o primeiro de "A Garota Gotic". Bom, sobre esse livro, eu ainda não conhecia, mas de cara fiquei animada porque adoro gatos e essa parece ser uma história envolvente também. Enfim, gostei da dica de leitura, vou marcar e espero ler algum dia, pois acredito que vou gostar também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tudo bom?

    Eu nunca tinha ouvido falar da história, mas eu particularmente não entendo de infanto-juvenil. As ilustracoes pelo o que pude ver nas fotos são de fato lindas, quando eu era criança eu me encantaria com isso, tenho certeza. A história aparenta ser interessante e crianças devem amar tudo isso de animais falantes 💕

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li esse livro se é doido eu fiquei apaixonado por ele

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo