Vamos falar sobre metas de leituras? [SoSeLit #11]

 Olá pessoal, tudo bem? Metas de leitura foi o tema da blogagem coletiva de novembro na SoSeLit, a Sociedade Secreta Literária, da qual eu e outras blogueiras fazemos parte. Já começo o post afirmando que sim, definir metas pode nos ajudar a ler mais, ou, numa era onde há tantas distrações, nos impedir de ler menos!

meta-de-leitura, blogagem-coletiva, blog-literario-petalas-de-liberdade

 Eu costumo definir metas, nem sempre realistas, mas nunca extremamente rígidas. Por exemplo, em maio fiz um post com a minha TBR (lista de livros para ler) com 11 títulos, o que poderia parecer um objetivo difícil de alcançar, mas somando o número de páginas das obras escolhidas e dividindo pelo número de dias do mês, cheguei a conclusão de que precisaria ler 63 páginas por dia para ler todos os livros que me propus, algo que, me conhecendo, sabia que poderia fazer. E fiz! Não só li os 11 livros, como ainda consegui ler mais 1.

 Parei de fazer posts com vídeos de TBR para o mês aqui no blog por perceber que não estava alcançando as metas, então, não fazia sentido dedicar tempo para planejar, gravar e editar vídeos e posts com objetivos que eu sabia que não ia cumprir. Também não tenho entrado em maratonas ou desafios literários com muita frequência, por saber que no momento não dá para alterar meu tempo disponível para ler (noites e finais de semana). Isso não quer dizer que tenha deixado de fazer metas, apenas tenho tornado-as mais compatíveis com a minha realidade.

 Todo mês venho fazendo uma pilha na estante com os livros que quero ou preciso ler logo, e vou lendo conforme consigo. Mas não abandono a matemática, e continuo calculando quantas páginas precisaria ler por dia para ler todos os livros que quero. Esse "método" me ajuda bastante a compreender as consequências das minhas escolhas. Infelizmente tenho notado que o celular é uma grande distração na minha vida; entro para ver se há alguma notificação, acabo me distraindo e quando vejo já estou mais tempo conectada do que gostaria, enquanto poderia estar me divertindo com a leitura ou em outra atividade como ficar com a minha família.

 Assim, entendo que, se em 2018 não conseguirei ler mais de 100 livros como consegui nos anos anteriores, foi por ficar mais na internet do que deveria. Com isso, tenho me policiado nos últimos dias para só pegar o celular (atividade que nem sempre me faz bem) após ler um pouco (atividade que me faz bem).

 Já vi pessoas dizendo que se sentem pressionadas quando traçam metas de páginas para ler por dia ou de livros para ler no ano ou no mês, mas a leitura como entretenimento não deve ser uma pressão, e sim uma diversão. Por outro lado, vale lembrar que evitar distrações como o celular ou adquirir bons hábitos como o da leitura é algo que necessita de comprometimento, esforço e dedicação. Então, se organizar através de metas pode te ajudar a ler mais, desde que você se conheça e estipule metas realistas, se você deve ler meia ou uma hora, dez, cinquenta ou cem páginas por dia, é você que vai descobrir.

 Estipular metas realistas, fazer anotações sobre a leitura, formar grupos para conversar com outros leitores são algumas formas de tornar a sua vida de leitor mais organizada, produtiva e divertida. Me contem sobre suas metas de leituras!

 Ps.: está rolando sorteio aqui no blog do Livro de Marcar Livros (um livro interativo para leitores) e do Diário de Leituras da TAG Experiências Literárias, clique aqui para saber mais e participar.

 ♥ Conheça os demais participantes da SoSeLit: Eu InsistoMy Dear LibraryLa OliphantUm Metro e Meio de LivrosLivro LabYara GuezBarda LiteráriaColeções LiteráriasDiário de uma leitora compulsiva.

♥ Veja os posts dos meses anteriores: Meu gosto literário mudou com o blog?Preconceito LiterárioProblemas com editorasO preço dos livros no BrasilA delicada relação entre autores nacionais e blogueiros literários Ainda vale a pena ter um blog literário?Adaptações Literárias.



* Sorteio: "Livro de Marcar Livros" e Diário de Leituras da TAG
Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:
FacebookTwitterInstagramYouTubeSkoob 

15 comentários

  1. Traçar metas é muito importante para mantermos o foco. Eu não costumo estabelecer quais livros lerei em um mês, ás estipulo uma quantidade e vou escolhendo as leituras quando vou concluindo os livros. Acho super motivador definir uma meta de leitura por dia, essa eu geralmente mantenho um padrão entre 5 e 10 capítulos diários e isso têm dado muito certo, quando não me distraio com o celular ou computador rsrsr Adorei o post! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Metas de leitura podem ajudar quando realmente não são tão extremistas, eu lembro do post que você fez dividindo os livros pela quantidade de páginas para ler por dia. Eu não costumo me colocar uma meta assim específica, separo alguns livros para ler no mês e geralmente acabo tirando alguns e colocando outros no lugar hahaha preciso me organizar mais com isso porque facilitaria muita coisa (como por exemplo livros de parceria que estão na estante há mais tempo do que deveriam estar).

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não faço metas e nem faço tbr pois nunca consigo cumprir elas por isso deixo em aberto o que irei ler a unica meta que coloquei esse ano era ler 80 livros mais era sem pressão se não consegui-se ficaria tudo bem para mim e por incrível que pareça li 114 livros até agora não sou de me cobrar pois gosto de ler e se começar a me cobrar o que amo fazer ira se tornar algo detestável para mim

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu estou tentando estabelecer metas ultimamente, pois percebi que "funciono" bem melhor assim, mas não faço meta de dias/tempo, e sim uma pilha com os próximos livros que tenho/quero ler. Adorei tua postagem!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Este ano pela primeira vez fiz meta de leitura e isso foi a melhor coisa que eu poderia ter feito! Com esta meta eu consegui ler mais, e poderia ter lido mais ainda se eu tivesse largado o celular mais vezes, pois assim como você, as vezes eu pego o celular para ler uma notificação e quando vejo já passei em várias redes sociais, tempo jogado fora que poderia ser gasto com leituras. Minha meta este ano foi 100 livros, e ainda não alcancei ( estou lendo o 96º) mas sei que tenho capacidade e tempo para ler mais, por isso estou pensando em uma meta de 120 ou 130 livros para o ano que vem.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo participar de metas literárias, e com concordo plenamente que pelo menos para mim me ajuda bastante, de forma que rende mais e a leitura flui. Até porque isso se torna o foco. Porém admito que nunca vou até o fim, parece que no meio do caminho vejo que não vou concluir e desisto. Porém uma dica que amei e tentar ler pelo menos um mínimo de paginas por dia. Irei tentar fazer isso nas férias, porque durante o ano letivo fica bem mais difícil.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Eu parei de fazer metas de leitura anuais, mas estou me dando muito bem com o meu bujo, pois tenho feito metas mensais que têm feito muito mais sentido para mim. Escolho uns 4-6 para ler, pois estou me dividindo em leituras físicas e digitais, e assim tenho conseguido ler mais. Guria, nem me fale, acho que o celular é uma distração o tempo inteiro pra muita gente, quando vê a gente não fez nada hahaha. Que saco, né haha. Mas acho que, se você conseguir aliar o digital, talvez dê mais certo (pelo menos comigo funcionou). Eu também me divido entre páginas por dia, é um método que dá certo comigo também. Acabei de ler Só garotos e, com esse método, até consegui acabar antes do prazo que estipulei <3 Espero que você leia mais, mas com mais qualidade, que é isso que importa mesmo :) Adorei seu texto, coube muito pra quem é leitor!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo com tendo o Kindle eu ainda prefiro os físicos, mas vou continuar tentando♥.

      Excluir
  8. Ola...

    Eu tenho um serio problema com metas, concordo com o que disse sobre a distração causada pelo celular e isso é realmente o que acontece comigo, porem, pretendo sim ano que vem traçar metas de leituras mensais e esero conseguir cumprir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não tenho o habito de traçar metas, sempre me perco e fico decepcionada, então admiro quem faz. Realmente celular é uma grande distração, então esse ano eu preciso me dedicar mais e focar nas leituras.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá, antigamente eu fazias metas que eu não conhecia cumprir também, as vezes pelo numero de livros e outras pelos livros escolhidos, ai esse ano eu comecei a fazer metas mais realista sem impor quais livros eu ia ler e deixar para escolher na hora pelo que mais fluía e conseguir manter um bom ritmo de leitura mesmo com a faculdade mega puxada.

    ResponderExcluir
  11. Oi Maria,
    Eu me sinto parcialmente pressionada quando falo em criar metas para leituras, mas se eu não me pressionar, não consigo ler, sabe? Eu fico perdida, alienada e não foco nas coisas que quero fazer. No entanto, entendo o que você diz quando fala que a leitura não deve ser feita por obrigação e super concordo ♥
    Beijos,
    @umoceanodehistorias_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, super te entendo quando você fala sobre se "pressionar", como disse no post, certas atividades precisam de dedicação e comprometimento, pois há muitas outras distrações para desviar nosso foco delas.

      Excluir
  12. Olá, tudo bem? Por mais que às vezes ache mega necessário a criação de uma TBR ao longo do mês, eu sempre me sinto pressionada quando monto uma, por isso leio de acordo com o que tiver vontade. Sei que para organização isso é um grande aliado, mas realmente pra mim não funciona. Adorei a sua postagem discutindo sobre o assunto, e assim quem sabe mais pessoas debatam sobre isso. Ótimas palavras!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá! Eu tenho tentado trabalhar com metas na minha área de escrita, mas nunca tinha pensado em colocar isso de uma forma tão simples na leitura porque sempre li muito. Só que eu acabei ficando na escrita e me atrasei com as leituras. Seu post me fez lembrar que posso equilibrar os dois, colocando metas nas duas áreas. É realmente maravilhoso ver como conseguimos evoluir quando fazemos isso e eu amei o seu post e duas dicas!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo