Resenha: livro "Nihil", Carolina Mancini

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com "Nihil", livro escrito pela Carolina Mancini e publicado em 2018 pela Editora Estronho.

Resenha, livro, Nihil, Carolina-Mancini, Estronho, capa, foto, opiniao, resumo, blog-literario, petalas-de-liberdade, trecho, terror, livro-nacional, caixa-de-passaros

 "Joias não tem valor no mar de sangue se elas não param a guerra." (página 78)

 Na obra, uma espessa neblina dominou o mundo, a névoa não permitia ver nada pelas janelas. Quem tentava sair de casa ou não voltava, ou voltava sem partes do corpo. Dentro das casas, as pessoas viam a comida acabar dia após dia, viam a vida se esvaindo.

 "Não posso dizer em que parte do mundo isto começou, aparentemente a energia emitida causa algum tipo de 'pane' nos nossos aparelhos eletroeletrônicos, e interferências em linhas telefônicas e ondas de rádio, deixando cada região afetada incomunicável com o mundo." (página 35)

 No livro temos relatos de sobreviventes apresentados de diversas formas. Já que as telecomunicações pararam de funcionar, alguns escrevem cartas para os entes queridos que estavam do lado de fora e não voltaram para casa. Outros conversam consigo mesmo, escrevem diários e poemas. Alguns continuam o trabalho que faziam antes da neblina surgir: fazem relatórios sobre o que sabem ou imaginam. Uns têm certeza de que não vão aguentar mais e deixam suas últimas palavras. Outros ainda tem esperança e acreditam que alguma hora a neblina se dissipará ou que alguém vai aparecer para resgatá-los.

 "Preciso fazer um diário. Um registro de como acredito que podemos ser uma esperança. Uma luz que está pulsando dentro de nós, dentro de cada um, dentro de mim." (página 140)


 Em abril do ano passado, li os primeiros capítulos do livro para fazer um post de primeiras impressões para a campanha de lançamento da obra. Aquelas páginas inicias me encheram de teorias sobre o que teria causado a neblina. Talvez fosse o resultado das bombas que caíram na época, parte de uma guerra entre países com o uso de armas nucleares, talvez fosse o apocalipse, ou culpa da poluição, talvez houvessem monstros sobrenaturais que aproveitavam a neblina para se aproximar?

 Esse ano, retomei a leitura de "Nihil" temendo que a Carolina não fosse nos dar as respostas para tantas questões levantadas pelos primeiros capítulos e continuasse trazendo apenas os relatos angustiantes dos que sobreviviam até aquele momento. Felizmente, esse meu temor não se concretizou. Temos sim uma explicação para o que a névoa causa nas pessoas, além de informações sobre como a sociedade chegou naquele estado, e mais do que isso, os autores dos relatos que me pareciam não ter ligação nenhuma uns com os outros, vão sim se interligar em alguns momentos, fazendo com que "Nihil" não seja um compilado de depoimentos soltos, mas uma história com começo, meio e fim, ainda que nublados pela névoa.

 "Mas eram bombas, não? Então acreditei que seríamos salvos em algum momento. Haveria uma resistência, pois sempre há. Mas faz tempo demais que as bombas cessaram e ninguém apareceu. E agora somos só nós três. Sim. Três.
 Sinto muito, querida, mas Gustavo e Gabriela se foram cedo demais. Sucumbiram a inanição, à loucura, ao sufocamento talvez. O que eu vi, Lígia, foi mais febril que o inferno. Vi fumaça, ou seja lá que inferno é isto, por debaixo da porta dos meninos. Tapei a boca e o nariz e entrei. Eu deveria ter pregado a janela, e o fiz. Mas nossos filhos sempre foram crianças espertas. Os pregos foram retirados um a um, talvez por dias, sem que percebêssemos.
 Na minha frente seus bracinhos e perninhas explodiram." (página 46)

 A Carolina conseguiu dar vozes distintas aos seus personagens, desde o homem que precisa tomar uma difícil decisão pela sobrevivência da esposa, passando pela avó que se espanta com o fato de os netos ainda conseguirem encontrar carne, até a mãe que vê a filha voltar para casa e isso não dá fim à sua preocupação. E é interessante como podemos nos identificar um pouquinho com cada um desses personagens e seus dilemas.

 Se fosse você, sabendo que não teria como comprar mais comida ou água, abriria a porta quando alguém batesse e abreviaria o seu tempo de vida para não definhar sozinha? A decisão da personagem que passou por essa situação nem de longe é tão revoltante quando a de certas pessoas que se acharam no direito de manipular muitas outras ao invés de assumir a sua incapacidade de lidar com a questão da neblina. Fechei o livro indignada, pensando em quanta coisa poderia ter sido diferente, em quantos mais poderiam ter sobrevivido e como o sofrimento poderia ser menor se o direito à informação não tivesse sido arbitrariamente tirado. Mas terminei também encantada pela importante mensagem que a história passa, e que vocês descobrirão se fizerem essa leitura.

 "- Se existisse algo tóxico lá fora, algum cientista poderia descobrir uma cura e teríamos uma chance.
 - Ora, quanta estupidez. Estamos velhos! Não teríamos uma chance nem mesmo antes dessa neblina cinza devorar tudo: nossos corpos, nossas almas. A sociedade nunca gostou de velhos, nem de crianças. Crianças choram, velhos reclamam.
 - Mas nós éramos jovens antes da neblina...
 - Ainda éramos.
 - E tudo poderia ter sido...
 - Que diferença faz? O mundo também nunca gostou dos jovens. Homens e mulheres querem se manter jovens, mas odeiam a juventude, odeiam o barulho, a rebeldia, a contestação.
 - Nós não éramos assim. Contestadores. Éramos assustados, cheios de desejos de consumo, cheios de tristeza, cheios de certezas conservadoras...
 - Então não éramos jovens." (página 100)

livro, Nihil, Carolina-Mancini, Estronho,
livro, Nihil, Carolina-Mancini, Estronho, trecho, ilustracao
Nihil, Carolina-Mancini, Estronho
Resenha, livro, Nihil, Carolina-Mancini, Estronho, sinopse

 A edição da Estronho está muito caprichada, com capa soft touch (textura aveludada), páginas amareladas, poucos erros de revisão, diagramação com letras, margens e espaçamento de bom tamanho e muitos detalhes de ilustrações e fontes diferentes.

"Acostume-se:
Não há como saber todos os finais.
É impossível pegar todos os caminhos,
conhecer todas as estradas.
Cada rota é uma
imensidão de nadas
ignorados.
O mundo é muito mais segredos
do que verdades.
Acostume-se!
Vai doer sempre.
Cada sentir é uma dor:
dores que vibram,
que mantém viva
a certeza de existir." (página 104)

 Talvez alguns de vocês se lembrem de "Caixa de Pássaros" ao ler minha resenha de "Nihil", e acho que ambos os livros se encaixam nos mesmos subgêneros: drama, thriller psicológico, suspense, terror, ficção pós-apocalíptica, distopia; porém, em comum, eles têm apenas a existência de "um perigo lá fora", sendo bem diferentes quanto ao enredo. Só vi o filme de "Caixa de Pássaros", mas pelo que li sobre o livro, acredito que o final de "Nihil" vá ser mais satisfatório para os leitores por trazer mais explicações e também uma reflexão que nos é muito útil.

 "Nihil" foi uma leitura rápida que me surpreendeu positivamente e da qual gostei muito. A narrativa da Carolina me cativou e me despertou emoções e me fascinou com a criação dessa neblina que parecia ser uma prisão para as pessoas. É um livro que fechei com aquela vontade de voltar à primeira página e ler tudo novamente para visualizar a trama com ainda mais clareza. Recomendo muito que leiam "Nihil", um nacional muito original, criativo e inspirador.

 "Eles confundiram acreditar com esperar. (...)
 - Eu não tenho mais forças para ficar, ficar não é uma opção desde que... na verdade, nunca fio. - Respirei fundo. - Precisamos aprender a continuar." (página 148)

 Detalhes: 156 páginas, ISBN-13: 9788594580320, Skoob. Leia um trecho e/ou compre na loja da editora. Clique para comprar na Amazon:


 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post e que eu tenha conseguido passar um pouquinho do quanto curti essa leitura. Me contem: já conheciam o livro ou a autora?

♥ Estamos com vários sorteios ativos, é a sua oportunidade de ganhar muitos livros até 2 estantes, confira todos na barra lateral do blog (se estiver pelo celular, vá até o final da página e clique em visualizar versão para a web). Aproveite!

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

14 comentários

  1. Oi Maria, uau, que livro! Não conhecia, mas amei a tua resenha, me lembrou "O nevoeiro". Adoro estas tramas cheias de suspense e mistério, fico feliz que tudo tenha tido uma explicação lógica, já que Caixa de pássaros não teve e tu comparou o gênero. Dica anotada.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que livro! Me lembrou um pouco O Nevoeiro e Silent Hill! Adorei essa dica, eu sou perdidamente apaixonada por tramas onde os personagens são submetidos a situações extremas, adorei mesmo! Vou procurar esse livro por aqui!
    Ah, por falar nisso, não conhecia a editora, mas adorei a proposta deles!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por essa resenha. É por palavras assim, que a gente continua escrevendo! Nem tenho como dizer o quanto fiquei feliz com ela!

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria.

    Que livro! Menina preciso conhecer mais detalhes essa história, pois sua resenha despertou minha curiosidade. Tudo indica que é um Thriller maravilhoso. Estou adicionando na minha lista de desejados, assim também será uma ótima chance para conhecer uma nova autora. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. De fato lembrou "Caixa de Pássaros", mas fico feliz em saber que ele sempre outra linha. Fiquei bem curioso para conhecer esse história, adoro um bom thriller e posso imaginar como foi montar diversas teorias a cerca do que causou toda a neblina. Já quero conferir!

    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Adorei a temática do livro é bem interessante, não conhecia a autora. Ja quero ler este livro...

    ResponderExcluir
  7. Caracas, que livro interessante! Não conhecia, mas gostei demais da premissa. Com toda certeza já quero conhecer todos os relatos apresentados. Adorei!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bem? Adorei a resenha, o livro possui uma premissa que inicialmente me remeteu a uma obra de Sthephen King, que foi até adaptada, gosto muito de leituras do gênero então espero ter a oportunidade de ler em breve! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu estou louca para ler esse livro, conheci lá no seu IG e adorei a proposta dele, vendo a resenha completa aqui fiquei ainda mais curiosa. A premissa é mega interessante e acho que deva ser uma excelente leitura.

    ResponderExcluir
  10. No início da sua resenha me lembrei do livro 'Caixa de pássaros' dvd esse mistério que está dizimando a humanidade e fiquei surpresa qnd no final do texto vc citou o livro e falou que no final desse à conclusão do enredo é mais satisfatório. Fiquei curiosa, isso é fato. Eu não conhecia esse título. Valeu pela dica. Beijos e parabéns pela leitura, resenha e fotos.

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Não conhecia o livro e por isso adorei ler a sua resenha, acho que o livro é daqueles que vai me prender a leitura e gosto muito disso. Saber que você curtiu a leitura é mais um ponto para querer lê-lo.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Oi Maria,
    Não conhecia a obra, pelas fotos achei a edição linda, as ilustrações são muito boas e bonitas. Com relação ao enredo fiquei bem curiosa com o motivo da neblina ter aparecido a as histórias dos personagens que parecem bem fortes. Dica mais que anotada.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo