Resenha: livro "Gaian - o reinício", Cláudio Almeida

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Gaian - o reinício", escrito pelo Cláudio Almeida e publicado em 2015 pelo selo Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século.

Resenha, livro, Gaian-o-reinicio, Claudio-Almeida, Novo-Seculo, fantasia-epica, leitura, blog-literario, blog-literario-petalas-de-liberdade, capa, foto, opiniao

 "- Significa que um grande perigo se aproxima, e esse é um dos motivos pelos quais estou aqui - disse Arffek.
 - Um grande perigo? Você quer dizer uma guerra? - quis saber Mornv.
 - Não. É algo que está além da guerra. Inimigos que desejam subjugar a todos e dominar este mundo - explicou Arffek.
 O medo e o receio se apoderaram de todos.
 - Essa é uma péssima notícia - disse o pensativo Ehlen.
 - Por isso você surgiu - concluiu Amat.
 - Sim, está na profecia - explanou Arffek." 

 A história se passa em Gaian, que, pelo mapa, tem a forma de um continente composto por seis reinos. Após um ataque de lobisomens, o Reino do Norte caiu. Arffek perdeu a esposa e viu sua cidade ser destruída. A partir de então, sua missão era ir atrás de outros como ele: guerreiros sagrados capazes de usar magias antigas, para formar um grupo que pudesse combater o mal representado por Thane e seus aliados. Mas Arffek também queria vingança contra aqueles que mataram sua esposa.

 Arinon seria uma das primeiras cidades pelas quais Arffek passaria, perseguindo seus inimigos e buscando por pessoas predestinadas a serem guerreiros sagrados. O problema é que a última Grande Guerra em Gaian havia acontecido há milhares de anos, o pacífico povo de Arinon achava que coisas como guerreiros sagrados, lobisomens e magias eram só lendas. Essa irritante descrença da população acabará atrasando um pouco a jornada de Arffek, e dando mais tempo para que as forças do mal possam destruir mais e mais cidades.

 Além de Arffek, conheceremos outros personagens como Heim, um camponês que só desejava uma vida pacata ao lado da moça que amava; Ulthigar, um príncipe que descobriria que seu destino estava muito longe do reino onde nasceu; e Brisrar, uma jovem guerreira que temia que Arffek sucumbisse ao ódio que sentia pelos responsáveis pela morte da esposa.

 "Em Arinon, as pessoas não eram guerreiras, não encontravam facilidades em fazer um morticínio e não compreendiam o que era despojo. Elas não desconfiavam, porém, que o perigo da guerra as espreitava, pois não havia motivo. A vida era pacífica e bela. Um erro, porque se esqueceram de que esse pequeno mundo tão tranquilo e encantador não estava isolado." (página 28)

 "Tal atitude despreocupada era compreensível. Havia tempo que um grande combate não era travado nessa e em outras terras, e talvez por isso o povo se esquecera de como usar uma espada e do que ela poderia representar. A última grande guerra aconteceu em um tempo tão remoto que suas lembranças desapareceram até dos antigos livros - poucos e empoeirados em bibliotecas das maiores cidades. Seus nítidos vestígios eram poucas estátuas cujo significado somente algumas pessoas conheciam." (página 31)


"- A última aparição de vocês data de aproximadamente 10 mil anos atrás. Guerreiros que surgem em épocas difíceis, vocês são destinados a combater o mal que tenta assolar este mundo desde tempos imemoriáveis. Portadores de grandes habilidades e princípios, vocês conseguem com facilidade usar a poderosa e elaborada magia antiga - o rei respondeu à pergunta com simplicidade." (página 245)

livro, Gaian-o-reinicio, Claudio-Almeida, Novo-Seculo, foto

 "Gaian - o reinício" é o primeiro volume de uma série de fantasia, esse livro nos introduz no mundo de Gaian e nos apresenta aos personagens. A história não acaba nele, é só uma parte da longa luta dos guerreiros sagrados para impedir o mal que quer destruir todos os seis reinos.

 Há um número grande de personagens e de lugares mencionados, e eu demorei um pouco para gravar todos os nomes, mas, para ajudar, no final do livro tem um apêndice com o mapa, explicando a origem dos reinos, listando os personagens, magias utilizadas e lugares citados.

 Eu gostei de perceber as diferenças entre os reinos, gostei da importância dada a não esquecer os fatos acontecidos no passado e os ensinamentos de tempos antigos, gostei da reflexão sobre como o ódio e o desejo de vingança podem afetar uma pessoa e de como a magia também cobra seu preço. Esse é um daqueles livros onde as coisas não acontecem de forma fácil para os "mocinhos", eles enfrentarão muitas batalhas, vencendo algumas, mas perdendo outras.

 "- A violência pode ser o meio mais curto e fácil para se conseguir algo, mas também é o mais estéril. Da violência, vários proclamaram a verdade e o poder, mas o certo é que seu resultado real se resume à aniquilação e ao sofrimento. Por que cultuar algo com frutos tão amargos?
(...) - Brisrar, eu compreendo seu questionamento. Durante minha vida de guerreiro, eu pensava como você. Eu podia sentir o poder em minhas mãos e o usava plenamente, mas os vários anos como rei me mostraram a verdadeira razão da vida. É a própria vida. Ela deve ser respeitada em todas as suas formas, mesmo a de nossos inimigos.
 - Mesmo a de nossos inimigos? - Brisrar perguntou com certo espanto.
 - Sim.
 - Por quê?
 - Você seria diferente de seus inimigos agindo como eles?" (página 214)

"- Arffek está trilhando um caminho nebuloso, um caminho conduzido pela dor da perda de Erion e que conduzirá a um ponto incógnito. Uma pessoa consciente não ignora seu corpo, suas emoções e seu espírito. Ela busca o equilíbrio." (página 213)

 "- Nós somos iguais, Brisrar, porque eu não a vejo como uma guerreira, uma jovem ou uma mulher. Eu a vejo primeiramente como ser. E, como ser, eu devo reverência a você." (página 210)

 "- O livro Tempus é a fonte das magias antigas. Nele estão contidas todas as magias antigas conhecidas, e há explicações de como usar cada uma delas." (página 207)

 "A história de Thane e seus irmãos era repleta de sucesso, mas também traição, pois o impiedoso líder fora o principal articulador da guerra que devastou o Reino do Norte. Sua origem, bem como a de seus irmãos, era um mistério." (página 196)

Resenha, livro, Gaian-o-reinicio, Claudio-Almeida, Novo-Seculo, capa, foto
Resenha, livro, Gaian-o-reinicio, Claudio-Almeida, Novo-Seculo, sinopse
Gaian-o-reinicio, Claudio-Almeida, Novo-Seculo
Gaian-o-reinicio, Claudio-Almeida, Novo-Seculo

 A edição tem uma capa que lembra alguns personagens sob o efeito de determinadas magias, com luz nos olhos sob o elmo, páginas amareladas, poucos erros de revisão, diagramação com letras, margens e espaçamento de bom tamanho, além de ilustrações no início dos capítulos.

 Gaian é um mundo de milhares de anos, com muito para ser explorado nos próximos volumes da série. Bastante coisa interessante já foi mostrada nesse livro, sobre Gaian, sobre a magia e sobre os guerreiros sagrados e suas personalidades, tendo um grande potencial para trazer tramas ainda melhores e mais fluidas nos próximos livros, mas não vou me estender para não estragar as surpresas para quem for lê-lo futuramente. Enfim, se você gosta de livros de fantasia, com batalhas bem descritas, jornadas onde personagens vão se encontrando e descobrindo seus poderes, além de alguns seres sobrenaturais, certamente "Gaian - o reinício" pode ser uma boa leitura.

 Detalhes: 334 páginas, ISBN-13: 9788562418839, Skoob. Clique para comprar na Amazon (e-book disponível no Kindle Unlimited):


 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam o livro?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

16 comentários

  1. Olá! Não conhecia o livro, e me surpreendi com a quantidade de fantasia que a história parece trazer! Eu sou muito fã de fantasia, histórias com guerra, homens poderosos, lugares lindos e criaturas estranhas. Acho que esse livro tem bastante disso. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline - Stalker Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Adorei sua resenha. Eu li essa obra algum tempo atrás e achei muito interessante, lendo sua resenha deu vontade de relê-lo novamente. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha. Adoro livros de fantasia e esse, pelo jeito, tem uma premissa bem diferente e cativante. Não sei se leria agora, mas com certeza vou adicionar na minha listinha :D

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Sempre que vejo a imagem dessa capa ela está acompanhada por comentários positivos. Mesmo não sendo o meu tipo de livro, como fã de fantasia parece ser uma obra interessante. Fiquei curiosa para saber como a magia funciona entre os personagens e qual será o desfecho deles, espero que consigam alcançar o objetivo.
    Achei muito bonita as ilustrações e sempre acho que esse é um detalhe atencioso do autor e da editora.

    Abraços,
    Andy StarBooks

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro no ano passado e também achei um pouco difícil para acomodar tantas personagens, mas é bem legal. Não fiz resenha, mas tem outras no meu blog. www.livroseleiturasdepaula.blospot.com.br. Acesse e confira.

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria.

    Eu não conhecia este livro e pela sua resenha, o enredo parece ser sensacional. Fiquei com muita vontade de tê-lo aqui em casa para iniciar a leitura. Já estou adicionando na lista enorme de desejados. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Maria, parabéns pela incrível resenha! Fico feliz que você tenha gostado assim de Gaian - o Reinício. Como meu primeiro livro foi um imenso desafio. Ótima semana para ti. Abraço.

    Cláudio.

    ResponderExcluir
  8. Sabe o que me complica nestes livros? Os nomes, porque eu apanho um monte em nomes assim ou mitológicos. Sou muito apegada em nomes americanos. Coisa minha mesmo. Mas eu gosto de cenários de aldeões, por exemplo.

    ResponderExcluir
  9. Esse selo era maravilhoso, eu tenho vários títulos na estante, mas esse eu não conhecia.
    Gostei de conhecer suas impressões e suas fotos ficaram ótimas. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Ta aí u gênero literário que não leio muito, mas que também não deixo de admirar quando vejo que são livros bem desenvolvidos como é o caso deste, conclusão que cheguei ao ler sua resenha, fico muito feliz por ter sido uma leitura que você curtiu!

    ResponderExcluir
  11. Ooi,
    Eu não conhecia o livro mas gostei dos pontos que levantou na sua resenha. Eu adoro fantasias e já li várias, então valorizo muito as lutas bem descritas. Anotei aqui o nome do livro e espero ter a oportunidade de ler em breve!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  12. Não tenho muito o hábito de ler fantasias, mas quando pego um livro do gênero geralmente gosto bastante. Acho que um livro que li anos atrás (Lerulian - A Queda da Cidade dos Homens) pertencia a esse selo da editora. A única coisa que me decepcionou foi que nunca publicaram as continuações da história e até hoje fico me perguntando como as coisas terminariam, se a série Lerulian tivesse continuado.

    Espero que o ódio não faça o protagonista se perde nesta história. Que sua sede de vingança não o torne obscuro e irracional. Espero que ele consiga vencer tanto as batalhas exteriores quanto interiores, vez que a perda da esposa lhe provocou um grande dano interno. :( Gostei dessa questão do povo não acreditar muito em lobisomens e guerreiros sagrados, pois dá um tom maior de realidade ao livro. É uma história que chegou a despertar meu interesse e se tiver a oportunidade um dia, lerei.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria, eu não conhecia esse livro, mas pelos seus comentário ele trás uma boa introdução para esse mundo, personagens e aventura *-* Gostei de saber que o autor conseguiu trabalhar bem a diferença entre os reinos e trazer boas reflexões sobre os ensinamentos do passado e sua memoria *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro e adorei conhecê-lo pela sua postagem.
    Eu gosto bastante de fantasia e essa história parece ter potencial de ser bem desenvolvida. Eu sempre me perco um pouco nos nomes dos personagens, poderes e terras, mas não deixa de ser emocionante ler um livro assim.
    A edição parece muito bonita e eu adorei as ilustrações, já anotei nos desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?
    Eu adoro histórias assim que nos apresentam novos reinos, personagens, é uma imersão incrível! Amei conhecer através de suas palavras e espero ler em breve ❤

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo