RESENHA: Quando Dois Corações se Encontram, de Clara Benício


Olá Leitores (as), como estão? Hoje trago a vocês a resenha do livro Quando Dois Corações se Encontram, da autora Nacional Clara Benício que traz uma história dolorosa de luto, amor e perda, mas também de superação. Desse modo, os convido a conferir minha opinião completa sobre esta obra que traz uma mensagem lindíssima aos leitores. 

Foto: Skoob
Título: Quando Dois Corações se Encontram
Autora: Clara Benício
Editora: Editora Jangada
Ano: 2018
Páginas: 328
Gênero: Literatura Nacional / Romance / Ficção

SINOPSE
Yasmin é uma garota romântica que vive em Fortaleza, até que um dia, por acaso, conhece Sam, um homem encantador. Foi amor à primeira vista. Porém, no auge desse amor, acontece uma tragédia que a deixa em uma profunda depressão. Quando ela já havia perdido as esperanças de ser feliz novamente, uma reviravolta acontece. "Quando dois corações se encontram" traz a história de uma mulher que precisa vencer os fantasmas do passado se quiser reencontrar a felicidade.


Sinceramente eu me interessei pela leitura desse livro quando vi a capa dessa obra nas redes sociais da Editora Jangada. De modo que, logo fui pesquisar a Sinopse desse título e quando percebi que se tratava de um drama quis logo solicitar em parceria com a própria editora. Por isso quando iniciei a leitura não sabia muito o que esperar, mas de modo algum esperava que se trataria de uma história tão profunda e melancólica. Vejam só:


“Mas a amizade é assim mesmo: o amor mais puro, que existe em completa harmonia mesmo nas diferenças, entre pessoas com propósitos de vida distintos, porém semelhantes na alma e no coração.” (Pag.21)


Este livro narra a história da personagem Yasmin. Yasmin é uma garota tipicamente normal, que no momento está finalizando a faculdade e  não procura ter um relacionamento amoroso estável. Contudo a vida a surpreende quando sua irmã Mel, que tem organizado a festa de bodas de 30 anos de casamento de seus pais solicita a ajuda de Yasmin para escolher as flores que utilizarão para enfeitar a cerimônia. Yasmin, apesar de receosa de não ter conhecimento o bastante para escolher as flores certas, acaba mesmo assim indo até o local para fazer a decisão da ornamentação. Lá ela comece Sam, um cara encantador, galanteador e que a conquista através de poucas palavras e que a ajuda a fazer a escolha certa. Yasmin não acredita em amor a primeira vista, no entanto se sentiu automaticamente atraída por ele. Depois disso Yasmin e Sam só voltam a se encontrar na festa de seus pais e após esse gesto passam a viver um romance avassalador. Começando a namorar, logo após  noivam e se casam. Todos esses fatos acontecem rapidamente, até o momento em que eles planejam ter filhos e Yasmin engravida. Porém um fato terrível acontece fazendo com que Yasmin caia em uma terrível depressão, não consegue sair de casa e começa abrir mão de tudo em sua vida. Entretanto sua família, principalmente sua irmã que é psicóloga, continua dando forças para que ela continue lutando para sobreviver, e também Talles e Suzana, dois amigos que também estarão presente nesse momento tão triste de sua vida. Mas, uma proposta vinda de sua irmã faz com que ela tente reaver a esperança e sua perspectiva para um futuro. Será que Yasmin conseguirá superar o luto, ou mais ainda, irá se permitir abrir seu coração para viver um novo amor?

“Sentia, no fundo da alma, que havia encontrado meu verdadeiro amor e que ele seria para sempre - pois é isso o que acontece quando duas almas se reconhecem e dois corações se encontram: nada pode separá-los.” (Pag.49)

Os acontecimentos do começo do livro se decorrerem de maneira muito rápida e diretiva. Já nas 100 primeiras páginas Yasmin, se apaixona à primeira vista, começa a namorar Sam, noiva, se casa e ela engravida até que acontece um desastre e todas essas vivências vão por água abaixo. Sinceramente não houve nem tempo de conseguir me apegar ao personagem Sam, porém quando Yasmin tem de lidar com a perda e o luto consegui sentir na pele tudo que estava vivenciando. Já que, por coincidência ou não, quando comecei a ler esta obra minha Avó veio a falecer. Porém ao contrário da personagem eu não quis desistir de viver. E a parte mais difícil de desenvolver a leitura, foi esta em que ela vivia uma dor terrível, em que as descrições eram tão extensas e melancólicas que me deixava ao mesmo tempo triste. 


“- Ele sabe disso, flor. Um amor como o de vocês nem a morte separa.” (Pag.169)

No começo achei a escrita da autora bem rígida, porém com o passar da primeira parte houve uma grande melhora, se tornando mais leve e real. Um ponto que gostei muito foi que a cada começo dos capítulos havia um trecho de uma música, uma mais linda e melancólica que a outra. Ao meu ver a parte mais legal da história foi do meio pro final, quando a personagem começa a querer tentar lidar com seus sentimento e superar o acontecido, foi aí que a leitura engatou e eu consegui de fato finalizar o livro. Bom, eu acredito que este não foi o momento certo para que eu lesse esse título pelo que eu estava vivendo, e a personagem me deixou ainda mais triste com tudo, acho  que estava precisando de uma história divertida e esta obra é ao contrário disso. O livro é narrado em primeira pessoa, pela perspectiva de Yasmin, uma personagem real, cheia de defeitos e sentimentos como todos nós. 


“E nesse breve momento, de apenas um olhar, sabíamos que amávamos e estávamos ligados para sempre. Porque, quando dois corações se encontram, é assim: eles apenas se reconhecem. E todos os caminhos sempre levarão a esse encontro.” (Pag.326)

Posso dizer que gostei da história, mas queria ter encontrado mais romance. O final do livro foi sensacional, amei a forma como a autora conduziu a trama, mas não esperava menos, principalmente depois de tanto sofrimento. Por isso, é claro que eu recomendo a leitura, no entanto com a ressalva de que se trata de um romance clichê mas com muito drama. A história tem uma mensagem lindíssima sobre perda, luto e superação como eu disse anteriormente. E vamos acompanhar a personagem Yasmin passar por todas essas fases durante todo o decorrer da trama. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este ou outro livro dessa autora? Se interessaram por esta obra? Deixem nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda. 

Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post

Me acompanhe nas redes sociais:

21 comentários

  1. Oii, tudo bem? Li esse livro no ano passado e fiquei destruída com essa história, chorei litros e me emocionei muito! Confesso que não esperava por esse misto de sentimentos e fui pega de surpresa!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas pelo o que tu disse parece ser uma obra arrebatadora, bem no estilo que eu gosto de ler, então já adicionei na minha listinha de desejados, haha. Amei a dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas parece ser de fato uma bela e envolvente leitora. Adorei a capa, ficou bem bonita! Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pelo nome do livro eu julgaria que ele é repleto de romance, mas quando finalizei sua resenha e você disse que esperava mais... me deixou curiosa. Fico feliz que tenha sido uma boa leitura e que a autora soube desenvolver perfeitamente bem a trama. Estou curiosa para conhecer!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  5. Nossa, achei bem intenso! Eu gosto dessa coisa mais dramática e ter que lidar com perdas, acho que a gente sempre pode tirar muitos aprendizados desse tipo de leitura!
    Adorei a dica, já quero ler!!

    ResponderExcluir
  6. Oii!!


    Tudo bom?

    Gosto muito de drama, mas preciso estar com um bom humor, pois se tiver propensa a refletir na vida a leitura não me ajuda muito. O fato de não conhecer muito o par da protagonista é viável, uma vez que, a autora desejou que toda a trama fosse circundada pela perspectiva da "Mocinha" e o foco dessa era outro. Contudo, depois de todos esses pormenores ser um romance clichê joga um balda de água fria. Não que não curta clichê, mas pode-se escrever algo nesse estilo sem misturar os estilos literários. Talvez, eu esteja sendo rigorosa, mas não curto muito romances dedutíveis com esse tipo de drama. Obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lana, que tenso isso que acontece com a Yasmin. Que bom que do meio pra frente o livro melhora, caso eu vá lê-lo já terei em mente que é mais dramático e que tem pouco romance.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mari.

    Esse é aquele tipo de livro que já sabemos como irá se finalizar, pelo menos para mim me pareceu bem clichê.
    Vez ou outra eu sempre pego um livro do tipo, seja pra me acalmar depois de leituras turbulentas ou até mesmo para aprender um pouco com os personagens.
    Yasmin passa por situações horríveis, é confortante saber que ela encontra a felicidade depois.

    ResponderExcluir
  9. deve ser bem emocionante né? adoro um drama!
    faz tempo que nao leio nada parecido, fiquei bem curiosa, ovrigada pela dica

    ResponderExcluir
  10. Sim, eu também acharia um pouco rápido acontecer tudo isto em apenas 100 páginas, mas imagino que a autora quis colocar mais um monte de coisas no restante da história e daí fica tudo bem restrito. A capa realmente é linda.

    ResponderExcluir
  11. Oiiieee


    Primeiramente, meus pêsames pela pera da tua avózinha. Eu perdi o meu avô há uns 3 anos, mas ainda sinto saudade, tristeza, porque ele era como um pai pra mim, orrivel se separar de quem a gente ama. Eu gostei de saber que a autora aborda esse tema e principalmente que a escrita dela vai evoluindo e se tornando mais solta ao longodas páginas. Ainda assim, não seria um livro que leria no momento, justamente porque acho que me traria pensamentos que ainda me entristecem. Quem sabe futuramente eu leia algo gênero. Quanto ao romance, pelo que vc contou as coisas acontecem de maneira bem repentina né? Ai fica complicado mesmo pro leitor conectar e se envolver com o casal. Não conhecia o livro e nem a autoa, ando por fora dos lançamentos de algumas editoras, essa capa ficou uma fofurinha.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Nossa, realmente pela capa se esperar um maior enfoque no romance, mas se surpreendi em ver que o direcionamento é outro. Gostei da resenha e fiquei curiosa com o mesmo, apesar dessa ressalva. Realmente histórias com alta carga dramática temos que ter o momento certo para ler. Ótimas palavras!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu achei essa capa tão lindinha. Não conhecia o livro e nem mesmo a autora e gostei da sua resenha. Mesmo com as ressalvas, acredito que daria chance =)

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  14. Oi Lindeza, que resenha mais linda de se ler! Eu esperava um romancinho bem água com açucar desse livro, não imaginava que fosse envolver tanto sofrimento assim, já quero ler o quanto antes, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  15. A história desse livro deve ser muito emocionante, de mexer com nosso interior. Fiquei bem curioso com essa leitura e anotei seu nome para ler futuramente.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Quando esse livro foi lançado, me encantei pela capa e fiquei doida para ler. Porém, a premissa me pareceu bastante clichê e é o tipo de história que não ando me interessando. Pelo que percebi da sua resenha, algumas coisas me incomodariam bastante. O começo parece ser bastante corrido e a história tem muito drama, o que não com paciência de ler.
    De qualquer forma, adorei ler sua resenha e conhecer a sua opinião sobre a obra. Para quem gosta de histórias com mais drama, acho que deve ser uma boa leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Parece ser uma trama bem comovente. Te entendo, ainda nem li o livro e já fiquei ansiosa para acompanhar o romance, mesmo assim, entendo que o foco da história está nas fases que Yasmim terá que enfrentar. Geralmente histórias como esta conseguem me envolver bastante, acompanhar o processo de evolução e superação de um personagem é algo inspirador que que eu curto bastante.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Confesso que drama não é o meu genero preferido, eu sou muito emotivo e evito ver coisas que me fazem chorar. Mas eu gostei muito da sua resenha e sim eu chorei com ela. A Yasmim parece ser uma personagem legal e eu já me encantei por ela

    ResponderExcluir
  19. Olá Lana!!!
    Uma pena que você não esteja num momento de ler livros assim e sinto muito pela morte de sua avó. Eu estou numa fase de bloqueio por leitura, então estou buscando só leituras leves e que me façam ri também.
    Adorei mesmo assim a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Primeiramente, meus pêsames por sua avó, que possa encontrar a força necessária para conseguir lidar com essa dor. Uma pena que o livro acabou te fazendo sentir isso ainda mais, mas que bom que mesmo assim conseguiu gostar da leitura e ver tantas coisas boas nele. Esse é, normalmente, o tipo de livro que me atrai, por isso já anotei a dica!
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. A capa desse livro é tão fofa e amei as suas fotos. Gostei bastante de ver a sua opinião sobre a leitura, eu estou bem curiosa com esse livro

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo