Resenha: livro "Profano", Luísa Aranha

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com "Profano", livro da Luísa Aranha publicado em 2019.

Resenha, livro, Profano, Luisa-Aranha, kindle-unlimited, blog-literario, blog-literario-petalas-de-liberdade, capa, foto, sinopse, amazon, trecho

 "Era possível que alguns pecados pudessem ser perdoados pela devastação que o pecador tivesse passado e suas ações benevolentes? Essa dualidade de Marisa entre o certo e o errado, o perdoável e o imperdoável, a mulher frágil e forte, a mulher sedutora e a menina encantadora, talvez fosse o que mais me atraísse nela."

 Semanas atrás, estava procurando um livro leve para ler, pois minhas últimas leituras haviam sido  de suspenses mais pesados. Pensei em pegar o novo romance da Luísa Aranha, já que eu tinha lido e gostado de outra obra dela. Bom, o fato é que encontrei algo bem diferente do que esperava.



 Em "Profano" conheceremos Diogo, um rapaz que precisa muito de dinheiro por causa de Suzi (que vamos descobrir quem é em alguns capítulos). Ele vai fazer um teste para um comercial e acabará recebendo uma proposta estranha e irrecusável. Diogo será convidado para trabalhar na SSDM, uma espécie de clube para mulheres, onde as atrações são os rapazes. Por mais esquisito que seja o treinamento e a rotina desse clube, o salário é ótimo e Diogo acredita que conseguirá juntar um bom dinheiro em poucos meses.

 "— Achei que seríamos garotos de programa — deixei escapar.
 — Sério? — Tadeu soltou uma gargalhada e soltou minhas mãos, finalmente. — É bem pior que isso. — Ele começou a caminhar novamente.
 — Então, o que somos na verdade? — Eu realmente estava cada vez mais confuso e começando a ficar assustado.
 — Somos objetos. Escravos bem remunerados. Cada um dá o nome que quer. — Ele parou em frente a uma porta identificada como alojamento. — Elas nos chamam de profanos."

 Diogo conhecerá Marisa, uma das diretoras do clube. Surgirá uma atração entre eles, mas há regras na SSDM, a principal delas é que são as mulheres que mandam e os homens são totalmente submissos. Num primeiro momento, "Profano" parece ser sobre um rapaz que não consegue se adaptar e seguir as regras, colocando seu novo emprego em risco, um romance onde alguém terá que ceder, mas a história vai muito além disso.

 "— Como alguém pode gostar de ser tratado como um objeto? — Marisa continuava sentada em meu colo, mas havia parado de se mexer. — Eu não posso tocá-la, não posso beijá-la, não posso falar e agora você ainda disse que eu não posso gozar. Você realmente acha que isso possa ser diversão?"

 Não foi por acaso que Diogo conseguiu aquele emprego. Há muito mais por trás do interesse de Marisa. E a verdade pode ser surpreendente e perigosa. Em quem Diogo pode confiar? O que não contaram para ele?

 "Profano" prova que não devemos julgar um livro pela capa. Aliás, quem vê a capa, pode imaginar que se trata de um romance erótico, mas conforme vamos lendo, percebemos que a história vai muito além disso. Não sei exatamente como classificar a obra, talvez como um drama, um suspense ou um romance dark, o fato é que temos uma trama surpreendente e inesperada.

 "O pior de tudo é que eu jurava que havia sido contratado para esse fim, mas sexo era o que eu menos fazia naquele emprego. Alias, não fazia. Nem com Marisa, nem com outras mulheres que ela mandasse."

 Diogo e Marisa são personagens jovens (se minhas contas não estiverem erradas, ele tem 21 anos); na infância dela e no início da vida adulta dele, passaram por coisas que ninguém deveria passar. Com a narração sendo feita por Diogo, é ele quem conhecemos melhor, só entendemos a Marisa quando os segredos são revelados, e é revoltante tudo pelo que Diogo precisou passar. O que Marisa enfrentou também é algo terrível e que infelizmente sabemos que acontece na vida real.

 "Ela começou a explicar que a SSDM era uma sociedade femista. Ou seja, o contrário da sociedade machista que havia prejudicado tantas mulheres como as que haviam aparecido no vídeo. O conceito de misandria — que ela acabou explicando que era ódio ao sexo masculino — era a base da sociedade e subjugava os homens aos caprichos das herdeiras, como acontecia na sociedade em que estávamos acostumados a viver com as mulheres. Ali, qualquer homem seria apenas submisso a uma mulher, sem plano de carreira, e deveria atender a todos os caprichos de suas donas. Nós éramos objetos, éramos suas posses e tudo que fosse solicitado deveríamos fazer.
 Isabel deu uma piscada na tela do computador e questionou:
 — Você é capaz de viver em uma sociedade e aguentar, como nós mulheres aguentamos todos os dias?"

 "Profano" é uma leitura interessante por trazer essa ideia da sociedade com papéis invertidos, femista (não confunda com feminista), onde as mulheres é que estão no topo e os homens são objetificados e oprimidos no ambiente de trabalho. A história mostra como esse modelo de sociedade também não é a ideal e traz um bom desfecho. As reviravoltas da trama podem agradar leitores que procuram algo diferente do comum, mas chocar os que esperam apenas um romance. É uma leitura rápida, que pode ser feita em poucas horas, um ponto positivo para quem busca um livro com um ritmo ágil, mas eu gostaria que tivesse mais algumas páginas para que algumas coisas fossem melhor trabalhadas e explicadas.

 A edição tem uma capa chamativa, com um trabalho interessante de imagem e fontes, o e-book que li tinha poucos erros de revisão. Fica a recomendação de leitura e o aviso de que a história possui gatilhos sobre abuso infantil.

 Sinopse: Em uma sociedade secreta de mulheres ricas e bem sucedidas, o que define os homens são suas medidas. Eles não passam de escravos bem remunerados. Não têm vida própria, relacionamentos ou vontades e ainda são usados como moedas em jogos de pôquer. Homens expostos em uma vitrine de aluguel para realizar quaisquer desejos. Até os mais cruéis. Eles são chamados de profanos.
 Diogo só se importa com a grana. Ele precisa se livrar de todas as confusões em que se meteu e dar um jeito na vida pra proteger a única coisa que ainda lhe resta. E, quando vê Marisa, ele acredita que será um prazer ser contratado como garoto de programa. O que ele não sabe é que profanos não falam, não tocam ou sentem prazer. Eles apenas obedecem.
 O problema é que ele não é um profano - e nem a sociedade secreta é apenas um clube de diversão feminino. Detalhes: 202 páginas, Skoob. Clique e compre na Amazon (em físico ou e-book, disponível no Kindle Unlimited): 

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já leram esse ou outro livro da autora? Já iniciaram uma leitura achando que encontrariam uma coisa e encontraram algo totalmente diferente?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

18 comentários

  1. Oie,
    Realmente se eu fosse julgar o livro pela capa iria já falando que é um romance erótico (coisa que não curto). Mas a medida que se adentra a história nota-se um suspense bem interessante na trama, e como tu disse Romance Dark...
    Curti

    ResponderExcluir
  2. Gostei da ideia de papéis invertidos.
    Admito que se fosse pela capa e pela sinopse, eu passaria longe do livro.
    É um gênero que de fato não me atraí, mas na sua resenha vi que aborda questões interessantes e até despertou a vontade de ler.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Eu achei a temática do livro super interessante :D e fiquei bastante curiosa, já quero ler ;)

    ResponderExcluir
  4. Realmente o que você falou sobre a capa é real. Parece um livro de romance erótico e não sobre pessoas que são objetos sexuais. Nossa, até o primeiro quote que você colocou achei pesado, mas verdadeiro.

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria.

    Eu estou com este livro para ler, mas ainda não tinha adicionado na meta de leitura e mesmo lendo livros erótico, eu imaginava que se tratava de um romance erótico, por causa da capa. Não sabia que era um romance dark e sua resenha foi uma surpresa. Já adicionei na meta de leitura. Assim que terminar a leitura que estou lendo começo ele. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Esse livro parece ter uma história bem interessante, por ter essa inversão de fatos, porém eu detesto essa coisa de submissão, seja da mulher, seja do homem, pois acredito na igualdade. Femismo e Machismo me irritam profundamente, mas esse livro parece trazer uma ˜lição", algo para pensarmos, por isso fiquei interessada em ler. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  7. Acho que é a primeira resenha que leio desse livro e gostei da premissa dele. Vou adicionar na minha wishlist e pretendo ler logo! :D

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  8. Eu particularmente tenho procurado muito romances que fogem do clichê e que surpreende o leitor e pela sua resenha é notório que esta trama traz tudo isso e mais um pouco. Se não tivesse lido sua opinião com certeza não me interessaria pela leitura, já que pela capa da para perceber que se trata de um romance com cenas eróticas, uma coisa que não curto muito, contudo as outras peças dessa história foram o que me cativaram a dá uma chance a leitura, espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  9. A história parece ser bem surpreendente, mas me sentiria bem incomodado com uma capa dessa em minha estante. rsrsss

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mari.
    Se eu fosse julgar esse livro pela capa, confesso que não teria o menor interesse em ler... Detesto essas capas com pessoas nuas, seminuas ou se pegando!! Acho que dá uma impressão ruim da história!
    Mas ainda bem que li a sua resenha! Agora descobri que a história é muuuito mais do que parecia e minha curiosidade foi atiçada!! Adorei a ideia da trama e quero muito conferí-la!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari, e aí?

    Eu achei essa capa tão mortinha, a ideia é ótima, mas a execução foi tão ruim. Não dá para entender direito o nome do livro e nem a imagem, que dó. Até pq eu curto esse tipo de livro, super me interessei na história e se não fosse sua resenha, acho que nunca ia olhar ele duas vezes.

    Se bem que capa de erótico é sempre muito feia, e essa não tá nem perto de chegar nesse patamar, é uma capa bonita, mas me dá a impressão que falta alguma coisa.

    xoxo
    Tiffannyk
    @thereviewbooks | #TheReviewBooks
    https://thereviewbooks.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari!
    Não conhecia esse livro, mas gostei do enredo, segredos a ser desvendados e adoro quando as mulheres mandam kkk. Vou anotar a dica, estou curiosa para saber mais dos personagens e sobre a história, parabéns pela resenha, vou ler. Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Achei interessante essa inversão de papéis, e nem conhecia a palavra, hahaha. Adorei saber, e fiquei curiosa para ler a obra. Imagino que isso também não seja o ideal mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Que capa mais chamativa. Por ela esperamos uma história completamente diferente. Acredito que grande parte das pessoas faria qualquer coisa por dinheiro. Ou quase tudo. Para muitos assim como o Diogo o dinheiro é motivação. Achei interessante toda essa atmosfera que a autora criou e o poder às mulheres. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem um motivo beeeem forte para o Diogo precisar tanto do dinheiro...

      Excluir
  15. Ooi,
    Eu achei a capa super bonita! E como você falou eu estava esperando um romance erótico e não o que você falou sobre a trama. Apesar de achar interessante a autora explorar um pouco o conceito de um mundo com os papeis de gênero invertidos, não sei se é uma leitura que iria me agradar muito...

    Beijoos

    ResponderExcluir
  16. Gente, fiquei impactada com o trecho que você transcreveu na resenha e tipo assim, já quero ler imediatamente!!! Achei a proposta ousa e instigante e é bem esse tipo de livro que me empolga.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo