Resenha: livro "A Devolvida", Donatella Di Pietrantonio

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje, venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "A Devolvida", escrito pela italiana Donatella Di Pietrantonio e publicado no Brasil em 2019 pela Faro Editorial. Vocês podem apertar o play para conferir um vídeo sobre o livro ou continuar lendo para conferir a resenha escrita e com citações:



Resenha, livro, A-Devolvida, Donatella-Di-Pietrantonio, Faro-Editorial, tag-ineditos, a-retornada, literatura-italiana, youtube, blog-literario, blog-petalas-de-liberdade, capa, foto, opiniao, critica, quote, citacao

 "- Não sou um pacote, vocês têm de parar de me mudar de um lugar para o outro." (página 99)

 A história se passa na Itália, em 1975, e é narrada por uma garota de treze anos (cujo nome não é mencionado). Certo dia, seus pais lhe dizem que ela é adotada e que será devolvida para a família biológica que a quer de volta.


 De uma hora para outra, a protagonista se vê saindo de uma casa próxima à praia, onde era filha única e tinha uma boa situação financeira, e indo para outra cidadezinha, para morar numa casa pequena onde já vivem o pai e a mãe biológicos, uma irmã e quatro irmãos (se não me engano, o nome de um dos irmãos também não é mencionado), bem mais pobres e que definitivamente não sabem como demonstrar afeto.

 "Estou certa de que a senhora Bice intuiu no primeiro olhar que o que me faltava não era comida. Nos anos que passamos juntas, entretanto, ela não se ofereceu como substituta, limitou-se a me nutrir com afeto, a apreciar meu empenho nos estudos, a inventar o ritual do chá de camomila depois do jantar para me reconciliar com o sono, sempre difícil de pegar. E já era muito mais do que lhe fora pedido. (...) Até hoje sou grata a ela, mas não a visitei depois do exame final do ensino médio. Falta-me o hábito de voltar aos que deixei." (página 123)

 Acompanharemos a personagem tentando se adaptar nessa nova dinâmica familiar, enquanto procura entender o que aconteceu para que ela fosse devolvida: será que sua mãe adotiva estava doente, será que ela fez alguma coisa que desagradasse os antigos pais, será que eles viriam lhe buscar algum dia?

 "E se ele tivesse decidido me mandar embora? Nunca havia imaginado essa possibilidade. Mas qual podia ser a minha culpa? Contaram-lhe de um beijo no corredor da escola? Muito pouco para se livrar de uma filha. Mesmo ainda tão jovem, nas fantasias agigantadas da noite, eu compreendia. Se alguma vez errei, não me lembrava." (página 88)

Resenha, livro, A-Devolvida, Donatella-Di-Pietrantonio, Faro-Editorial

 É um livro curto, com apenas 160 páginas, com capítulos pequenos e uma escrita fluida. Poderia ser uma leitura feita em um dia, mas eu li em mais dias por dois motivos. O primeiro foi o fato de eu estar gostando muito da trama e não querer me afastar logo dos personagens. O segundo foi a forte carga emocional da história.

 "A Devolvida" foi um livro muito emocionante, a autora nos faz visualizar com muita clareza os sentimentos da protagonista: a mágoa, a saudade e a esperança em relação à mãe adotiva, o sentimento de não pertencer à casa em que agora está, o carinho pela irmã Adriana e por Giuseppe, o irmão menor. Mais ou menos na metade da obra, temos uma cena relacionada a um personagem secundário que é uma das coisas mais tristes e fortes que já li, e que não sei se algum dia esquecerei. E o livro segue nos trazendo pequenas emoções até o fim.

 A devolução da protagonista é uma história que poderíamos ver pelo ponto de vista de vários personagem: dos pais biológicos cujo motivo para entregar a filha não é inédito, do irmão mais velho que não vê aquela garota como irmã e por isso tem comportamentos questionáveis, da irmã mais nova que pega para si a responsabilidade de cuidar da recém-chegada, da mãe adotiva que era rica mas continuava sendo uma mulher dos anos setenta. A autora escolheu nos contar a história pelos olhos da menina que desejava saber a verdade sobre as escolhas que, até então, fizeram para sua vida.

 "- Não, não, ela não! - Era o grito de Adriana que acabava de chegar com Giuseppe. Não pude escutar o barulho da porta. - Agora pode deixar que eu limpo, não precisa bater nela também - insistiu, imobilizando o braço da mãe, na tentativa de defender a minha unicidade, a diferença entre e mim e os outros, ela incluída. Nunca entendi o gesto de uma menina de dez anos que apanhava todo dia, mas queria salvar o privilégio que eu gozava, a irmã intocável chegada há pouco." (página 80)

 Eu gostei da escrita da autora e da forma como ela me fez visualizar as cenas com muita clareza, além de mostrar a cultura, os costumes e a época em que a história se passa, mesmo sem ser muito descritiva.

Capa, sinopse, livro, A-Devolvida, Donatella-Di-Pietrantonio, Faro-Editorial,
A-Devolvida, Donatella-Di-Pietrantonio, Faro-Editorial, trecho, diagramacao
Capa de uma edição estrangeira

 A edição tem uma capa que considero bem bonita, a parte interna da capa é vermelha, não me lembro de ter encontrado erros de revisão, as páginas são amareladas e a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

  Enfim, "A Devolvida" foi um livro que gostei muito, me cativou da primeira à última página, me fez torcer pela personagem, sofrer por alguns acontecimentos, sorrir ao ver sua amizade com a irmã e algumas outras mulheres da trama, e ficar muito curiosa para entender os motivos de seus pais adotivos e biológicos para fazerem o que fizeram. Fica a minha recomendação para que leiam "A Devolvida", mas estejam preparados para uma história forte e marcante.

 Mais algumas citações:

 "Eu não conhecia a fome, e morava como uma estranha entre esfomeados. O privilégio que portava comigo da vida de antes me distinguia, isolava-me a família. Eu era a devolvida. Falava outra língua e não sabia mais a quem eu pertencia." (página 94)

 "Com seu jeito simplório, pedia a ela para gostar de mim como uma filha, hoje consigo acreditar nisso." (página 123)

 "Minha irmã. Como uma flor improvável, crescida em um pequeno monte de terra grudado numa rocha. Com ela, aprendi a resistência. Hoje somos menos parecidas nos traços, mas o fato de termos sido jogadas no mundo tem o mesmo significado para nós duas. Na cumplicidade, nos salvamos." (página 158)

 "Aos meus olhos, ambos pareciam eternos, a velha e o carvalho.
 Disseram-me que uma vez ela estivera com a morte... Tinha ficado com ela muitos dias, mas não pôde suportar a solidão e voltou." (página 111)

 "Eu fiquei órfã de duas mães vivas. Uma me entregou quando eu ainda tinha seu leite na língua; a outra me devolveu quando eu tinha treze anos. Eu era filha de separações, de laços de parentesco falsos ou omitidos, de distâncias. Não sabia mais de quem eu provinha. No fundo, até hoje não sei." (página 106)

 "Com o tempo, perdi também a ideia confusa de normalidade e, hoje, ignoro de fato qual lugar seja o de uma mãe. Isso me falta, do mesmo modo que pode faltar saúde, proteção, certezas. É um vazio persistente, que conheço, mas não supero. Olhar para o nosso interior dá vertigem. É uma paisagem desoladora que à noite tira o sono e fabrica pesadelos no pouco que deixa. A mãe que nunca perdi é a mãe dos meus medos." (página 100)

 Detalhes: 160 páginas, leia um trecho, ISBN-13: 9788595810891, tradução: Mario Bresighello, Skoob. Curiosidade: a obra teve uma edição para os assinantes da Tag Inéditos. Clique para comprar na Amazon:


 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam o livro ou a autora?

DICA: está rolando uma promoção de 3 meses da assinatura do Kindle Unlimited por apenas R$1,99, a promoção é válida até 31 de outubro de 2019, aproveite no link: https://t.co/QWnAPxtlka .

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

16 comentários

  1. É a segunda vez que ouço falar deste livro e já o quero muito, mesmo sabendo que vou chorar.

    Ao me colocar no lugar da protagonista, sei que eu ficaria destroçada se algo assim se passasse comigo. Não aguentaria um baque tão forte. Acreditar ter uma vida, uma família, algo seguro, e de repente descobrir que era tudo uma mentira e ser jogada numa realidade tão diferente. Isso não se faz com ninguém, muito menos com uma adolescente, pois é a fase da vida mais complicada, cheia de mudanças físicas e emocionais e uma crueldade dessa pode marcar para sempre. É um livro que com certeza me faria chorar muito.

    Os trechos que você selecionou são tocantes e só aumentam a minha vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa lê-lo e que goste. Tenho certeza que se emocionará muito!

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro e confesso que fiquei intrigada. Parece ser bem pesado e eu, inclusive, entendo o porquê de você ter estendido a leitura, com uma carga emocional tão pesada assim, é difícil... eu, particularmente, me sinto muito apegada, digamos assim, a histórias com crianças, então, não sei se eu conseguiria finalizar a história. Mas, confesso, o enredo me chamou muito a atenção!
    Parabéns pela resenha, achei bem completa!

    http://www.apenasfugindo.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu adorei a sugestão de livro 😊 a história é bem interessante, já coloquei na lista de leitura

    ResponderExcluir
  4. Amei. Eu particularmente amo os italianos e os seus dramas e maneiras incríveis de nos contar histórias. Já tinha ouvido falar desse livro e sua resenha só aguçou ainda mais a minha curiosidade acerca da obra.
    Parabéns pela resenha.
    As fotos estão lindas ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Ainda não tinha lido, porém a história parece ser bem marcante ainda mais quando são memórias tão doidas com as pessoas que chamamos de família.
    Eu li aqui e fui imaginando um filme antigo e a personagem bem centrada.
    Gostei muito do seu blog. Amo resenhas.


    https://rob-umarosaazul.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Gente, o enredo deste livro é perturbador. Como assim a menina é devolvida??? Já cortou meu coração e já quero sofrer com essa história.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari!
    Eu li esse livro e resenhei também, adorei. Foi fascinante ler essa história, me envolvi com a personagem, parece que estava com ela a todo momento e a cada descoberta me rasgava o coração, em ver como ela enfrentava aos treze anos toda a reviravolta de ser uma garota rejeitada. Parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Fiquei impressionada com o enredo desse livro. Toda a história construída pela autora, as reflexões, pelas críticas que tenho lido é um relato que nos faz sentir imersos na história. Também achei incrível o interesse de tantos países nessa obra. Quanto a capa achei a brasileira mais bonita. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Eu achei a trama perturbadora. Como eu disse em outra resenha, à primeira vista acabei pegando ranço de ambas as famílias (mais os pais), ao mesmo tempo que gostaria de ler para saber se de repente não tirei uma conclusão precipitada. A sua resenha está me forçando a ler esse livro. rsrs
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mari.
    Fiquei super curiosa para ler esse livro quando ele foi lançado, mas resolvi esperar para saber mais da opinião das pessoas! Agora que li a sua resenha, já vou colocar o livro na minha lista de desejos para o Natal. Pelos seus comentários, percebi que a trama tem de tudo para me agradar!!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Meu segundo contato com o livro e a segunda resenha elogiando a obra. Estou cada vez mais com vontade de conferir essa história e sentir em primeira mão essa carga emocional. Já está na lista de desejados. Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas sua resenha me deixou extremamente curiosa para conferi-lo. Fiquei intrigada para descobrir o que levou a família a devolver a menina e em relação a essa outra cena que você citou também. Anotei a dica e espero gostar tanto quanto você gostou quando conferir. Amei sua resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?

    Eu já conhecia o livro por meio da Faro, mas ainda não li e quero ler o quanto antes. Eu acredito que a leitura é super envolvente, deve ser bem legal e adorei a sua resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Uau, você achou muitos quotes legal nesse livro em? E a segunda resenha que leio e parece que tem ganhado seus leitores, não estou em uma boa fase para esse tipo de leitura, mas gostei bastante da sua resenha.

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo