Evocando ‘Starman’, de David Bowie, editora abre seleção para antologia de ficção científica

 Olá pessoal, tudo bem? Vocês já conhecem a Editora Lendari? Ela é a nova parceira do blog e no post de hoje venho mostrar para vocês a nova antologia organizada por ela e que está recebendo textos:

livro, antologia, autores-iniciantes, distopia, steampunk, Lendari

Evocando ‘Starman’, de David Bowie, editora abre seleção para antologia de ficção científica

 Após lançar com sucesso, em dezembro de 2015, a antologia Quando a selva sussurra: contos amazônicos, a editora Lendari agora prepara seu mais novo título. A obra "O último Gargalo de Gaia: distopias, steampunk e dias finais" pretende seguir a linha de filmes como Interestellar (2014), de Christopher Nolan, Melancholia (2011), de Lars von Trier, e o clássico Contato (1997), filme de Robert Zemeckis baseado no livro homônimo de Carl Sagan.

 A proposta, de acordo com o escritor Mário Bentes, responsável pela análise e seleção dos originais que virão a compor o livro, é usar a ficção científica apenas como pano de fundo para narrativas dramáticas ou de cunho filosófico e existencial. A ideia é que a obra reúna contos que tratem de extinção em massa no planeta ao mesmo tempo em que questionem o papel do ser humano sobre o mistério da vida no Universo.

 Bentes afirma, ainda, que o novo título da editora – que será lançado inicialmente apenas na versão digital (e-book) – evoca um dos sentidos metafóricos possíveis na canção ‘Starman’, de David Bowie (1947-2016), lançada em 1972 no single ‘The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars’. A música chegou a ter uma versão nacional escrita e gravada pela banda Nenhum de Nós, com o título ‘O astronauta de mármore’, de 1989.

 “Um marciano que deseja mudar a humanidade através da música, do amor e de mensagens de paz. Mas até que ponto nós, os humanos, estamos prontos para isso? A própria canção original diz, em certa altura, que o marciano adoraria vir nos encontrar, mas acredita que o encontro poderia ‘confundir’ nossas ideias. Talvez não estejamos prontos nem para zelar pelo próprio planeta que nos abriga, imagine lidar com a vastidão do Universo”, avalia Bentes.

 Inscrições até 31 de maio

 A editora abriu inscrições no dia 15 de fevereiro, por meio de seu site (http://www.lendari.com.br/o-ultimo-gargalo-de-gaia/), e seguirá recebendo originais até 31 de maio. Podem participar autores brasileiros, natos ou naturalizados, maiores de 18 anos. Cada autor interessado poderá submeter até três contos, todos com tamanho mínimo de cinco e máximo de dez páginas. “O material submetido precisa ser inédito e estar de acordo com a proposta da antologia. Temas com temática sobrenatural, terror e similares, por exemplo, não serão aceitas”, diz Bentes.

 Os autores também vão precisar pagar uma taxa de R$ 20 para cada original enviado, valores que, de acordo com a editora, vão arcar com os custos de leitura crítica e posterior edição e revisão do material eventualmente aprovado. “Acredito que o tema vá despertar interesse de muitos autores, principalmente pelos segmentos e estilos narrativos que a obra vai abraçar”, explica o organizador, referindo-se às distopias e ao conhecido gênero steampunk.

 Futuros e passados alternativos

 Atual “queridinha” da literatura fantástica, o gênero de distopia trata de futuros alternativos sombrios, envolvendo cataclismos sociais, ambientais e geralmente com sociedades mergulhadas no caos ou totalitarismo. “Como uma das temáticas principais da obra é justamente eventos relacionados quaisquer etapas de extinção da vida no planeta Terra, as distopias são quase que fundamentais para o livro”, diz o organizador.

 Já o steampunk é o que Mário Bentes chama de “coadjuvante de luxo”. “Para sair das narrativas tradicionais, ampliamos a proposta da antologia para conter contos sobre passados alternativos, em que conhecimentos científicos ou tecnologias tradicionais são removidas de seus contextos históricos conhecidos e transpassadas para realidades paralelas, em uma espécie de futuro-do-pretérito hightech”, explica o escritor.

 O resultado da fase de seleção, com a lista oficial de autores aprovados, será anunciado no dia 15 de junho de 2016, no próprio site da editora Lendari. A previsão de lançamento do e-book, segundo Mário Bentes, é outubro de 2016. “Acredito que será uma obra diferenciada, que pode emocionar, impressionar e apresentar ao leitor importantes questões sobre a vida na Terra. Não sabemos como ela vai acabar, mas sabemos que vai”, reflete Bentes.

***

Dados do livro

Título: O último Gargalo de Gaia: distopias, steampunk e dias finais
Organizador: Mário Bentes
Capa: Marina Ávila
Editora: Lendari
Ano: 2016
ISBN (e-book): 978-85-69243-07-6

 Além da antologia, a Editora Lendari está com inscrições abertas para dois cursos on-line destinados a autores (iniciantes ou não):

curso-para-escritores
 A Metodologia Jung - Construção e desenvolvimento de personagens a partir de arquétipos universais

 Sobre o curso: Há quem diga que o autor está para seus personagens como um deus está para os seres humanos. Ou seja, é função dele criá-los e dotá-los de características únicas, de sentimentos, objetivos, medos, frustrações e uma complexa carga dramática que os torne tão reais quanto qualquer pessoa em carne e osso. Mas como posso dar profundidade a …

dicas-para-escritores
 - A Jornada do Herói - Construção de enredos para livros

Sobre o curso: Tenho a ideia perfeita para um livro de aventura, mistério, fantasia, mas não sei a melhor maneira de começar. Existe alguma forma de estruturar minha narrativa? E se o livro começar a ficar grande e eu “perder o fio da meada”? E se, após meses escrevendo, eu não saber mais para onde ir? Quando saber quando o …


 Pelo que já vi, a Editora Lendari já nasceu com muito potencial para se destacar no mercado editorial brasileiro.

 Se você é autor, mande seu texto para a antologia em aberto. "O último Gargalo de Gaia certamente será um sucesso, ao trazer dois gêneros ótimos e que estão em alta: distopia e steampunk (já quero ler!), e vocês viram o nome da capista da obra? É a Marina Ávila, que considero uma das melhores profissionais do ramo na atualidade.

 Se você ainda não escreveu nada mas tem algum amigo que goste de escrever, conte para ele sobre a antologia (que tal mandar o link do post nas redes sociais?). Lembrando que os dois cursos oferecidos podem te ajudar a aprimorar sua escrita, se esse for seu sonho.

 Vocês podem saber mais sobre a Editora Lendari no site: www.lendari.com.br e na página no Facebook.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Ah, fiz lá no YouTube uma playlist com as duas músicas (a do David Bowie e a verão do Nenhum de Nós ) que servem de inspiração para a obra, para ouvir é só clicar aqui.

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:

15 comentários

  1. Opa! Amo Antologias, dão muita oportunidade pra escritores. Admiração total! ^^ Ah, Ficção cientifica é puro amor! <3 Ansiosa pro lançamento desta obra! \o\
    Beijo, Min

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a editora ainda, mas tá ai uma ótima oportunidade para quem é escritor!
    Acho essas antologias super bacanas e espero que essa seja um sucesso! Aguardo o lançamento.

    Beijos:*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Nossa eu não conhecia essa editora, quantos livros heim?
    Uma pena que nenhum faça o meu gênero, mas parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não conhecia a editora, mas fiquei bem curiosa pela proposta dela, ainda mais por dá oportunidade para os autores nacionais mostrarem seu trabalho. Agora tenho que comentar, mas gente que capa maravilhosa é essa? Estou apaixonada, sério. hahaha
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maria!
    Eu nunca havia ouvido falar dessa editora.
    Que legal essa antologia que vão criar.
    Eu não curto esse tipo de literatura, mas com certeza é uma grande oportunidade pra quem gosta de escrever sobre o gênero.
    Amei saber sobre os cursos!
    Vou dar uma olhada depois pra saber mais a respeito.


    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal! Isso é uma ótima oportunidade para aqueles que querem ser escritor e sobre essa capa e sinopse, tô sem saber o que falar.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Achei a ideia muito bacana, assim como a capa do livro. Mas não é o tipo de livro que eu leria, justamente por não curtir muito ficção científica.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. A editora parece ser muito interessante, adorei essa capa de Gaia, muito linda! Adorei o post e parece que vai se destacar muito! ><

    Abraços & até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    parabéns pela publicação e pela parceria com a Editora Landari, também sou parceiro dela, vamos que vamos. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, adoro essas iniciativas que algumas editoras têm...dar oportunidade para novos talentos. A capa é linda!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  11. Olá, não conhecia a editora, mas já gostei das suas iniciativas *-* Essa proposta da antologia esta bem legal *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Oie.. não conhecia a editora, mas já me ganhou com essa proposta da antologia..
    achei bem legal, uma oportunidade aos escritores iniciantes.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marijleite, sua linda, tudo bem
    Que ótima oportunidade para os autores. Eu ainda não conhecia essa editora, mas gostei do tema que escolheram para a antologia. E ainda estão oferecendo um curso também, se eu fosse escritora não deixaria a chance passar. Boa sorte a todos que forem tentar.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Ótimas dicas para autores inciantes. Não conhecia a editora, mas a inciativa é muito boa.
    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo