Sugestões de livros para o Dia das Crianças

 Olá pessoal, tudo bem? O Dia das Crianças está chegando! Pensando nisso, vasculhei na minha estante e escolhi, entre os livros lidos, algumas sugestões de obras que são boas opções de presente para leitores mais jovens, crianças e adolescentes.


Extraordinário, R. J. Palacio, Editora Intrínseca
Extraordinário é aquele tipo de livro que toda pessoa deve ler, e que certamente encantará leitores de qualquer idade. Com uma linguagem de fácil compreensão, narra a história de um menino diferente, que precisa se adaptar em uma nova escola e vencer preconceitos.

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


Harry Potter e a Pedra Filosofal, J.K. Rowling, Editora Rocco
A história do garoto órfão que descobre ser um bruxo e vai para um colégio onde vive grandes aventuras é um grande sucesso faz tempo, e ainda continua conquistando novos leitores, por ser uma leitura muito cativante.

Sinopse: Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá ele descobre tudo sobre a misteriosa morte de seus pais, aprende a jogar quadribol e enfrente, num duelo, o cruel Voldemort.Com inteligência e criatividade, J. K. Rowling criou um clássico de nossos tempos. Uma obra que reúne fantasia e suspense num universo original atraente para crianças, adolescentes e adultos.




A Evolução de Calpúrnia Tate, Jacqueline Kelly, Editora Única
A Evolução de Calpúrnia Tate se tornou um dos meus livros favoritos por trazer uma protagonista curiosa (assim como tantas outras crianças) e mostrar como essa curiosidade aproximou-a de seu avô, Da mesma forma que Extraordinário, é um daqueles livros que tem potencial para agradar qualquer leitor, especialmente os que se interessam pela natureza.

Sinopse: Calpúrnia Virginia Tate tem 11 anos em 1899, quando pergunta o porquê de os gafanhotos amarelos em seu quintal serem tão maiores do que os verdes... Com uma pequena ajuda de seu notoriamente mal-humorado avô, um ávido naturalista, ela descobre que os gafanhotos verdes são mais fáceis de ser vistos contra a grama amarela e, por isso, são mortos antes que possam ficar maiores. Por gostar de explorar a natureza ao seu redor, Callie acaba criando um relacionamento próximo com seu avô enquanto enfrenta os desafios de viver com seis irmãos e se depara com as dificuldades de ser uma garota na virada do século. Em seu livro de estreia, Jacqueline Kelly habilmente traz Callie e sua família para a vida, capturando o crescimento de uma jovem com sensibilidade e humor.


Diário de Um Banana, Patrick Jeffrey, V&R Editoras
Diário de Um Banana foi o 1° livro que li quando decidi readquirir o hábito de leitura, é o 1° de uma série muito famosa entre crianças e adolescentes, misturando quadrinhos com diário.

Sinopse: Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam.
Em Diário de um Banana, o autor e ilustrados Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável.


Cisne, Eleonor Hertzog, Mundo Uno Editora
Cisne tem um número grande de páginas, que pode manter os jovens leitores ocupados por um bom tempo, além de vários personagens que também são crianças/adolescentes e de uma trama inteligente e divertida.

Sinopse: Unificada e em paz, a Terra se dedicou à ciência e à exploração espacial, descobrindo Tarilian, um planeta habitado inesperadamente próximo. As relações entre os dois mundos iniciaram corteses, mas rapidamente uma rivalidade inútil se estabeleceu, minando a amizade entre terráqueos e tarilianos. Um infeliz incidente diplomático piorou ainda mais as relações interplanetárias; a solução para o impasse se encontra no Cisne, um veleiro movido a energia solar que é um dos mais avançados biolabs flutuantes do planeta. O Cisne é também o lar da família Melbourne: os pais, Doris e Henry, são os biólogos marinhos responsáveis pelo barco; os filhos são sua irriquieta tripulação.
Sem saber que fazem parte de uma geração que decidirá o futuro do mundo inteiro, agora os jovens Melbourne precisarão dar o melhor de si para melhorar as relações entre Terra e Tarilian.


Crimbfuor, Mike Ross, Editora Giostri
Crimbfuor não está na lista só por ser meu livro preferido, mas também por ser uma ótima indicação para quem procura por aventuras com um toque de suspense.

Sinopse: Quando Peter Wine volta para casa sem memória, após ter entrado na Mansão Crimbfuor, James Tombbey começa a suspeitar que talvez a casa em frente a sua seja realmente perigosa. Conversas com Serafina, uma vizinha que sabe mais do que demonstra, e mensagens de uma ruiva misteriosa corroboram para deixá-lo ainda mais intrigado. Mas, somente quando a mãe de James é atingida, o garoto se vê forçado a invadir a mansão em busca de algo que ele mesmo não sabe o que é. Juntamente com sua amiga, Judith, e o menino, Ted, James descobre que o portal para um mundo fantástico o espera dentro daquelas paredes. Novas identidades, aventuras, desafios e perigos é o que encontrarão em Atrithar.


 Bom, essas são minhas indicações. Procurei escolher livros que tenham uma linguagem fácil de ser compreendida e com histórias interessantes. A maioria não é exatamente infanto-juvenil, mas são também boas opções para que pais, irmãos ou qualquer pessoa que conviva com crianças, possa ler com e para elas. É muito importante cultivar o hábito da leitura. Mesmo que você ache que uma criança não gosta de ler, dê a ela a oportunidade de experimentar, com um livro que tenha potencial para agradá-la.

 Há muitos outros livros destinados ao público infantil/adolescente, eu não poderia deixar de citar, por exemplo, Monteiro Lobato e seu Sítio do Pica-pau Amarelo, mas preferi colocar no post apenas os que eu já tenha resenhado no blog (para conferir as resenhas, é só clicar nos títulos).

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado do post. Me contem: vocês convivem com alguma criança ou adolescente, eles gostam de ler, já deram algum livro para eles? Quais livros vocês indicariam?


Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

4 comentários

  1. Heey!
    Adorei sua lista, amodoro HP e Extraordinário ♥♥
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei o post, achei a ideia bem bacana.
    Acho que Extraordinário deveria ser lido por todos. Amo Harry Potter. Outros livros legais para criança são os da Paula Pimenta e também do David Walliams, conhece? Ele escreve livros bem interessantes que parece abordar temas complexos de uma forma leve.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua publicação sobre ideia de livros para o dia das Crianças. parabens!!!!

    ResponderExcluir
  4. Cisne e sua tripulação sentem-se muito honrados de participar de um post como este!
    Obrigada! <3

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo