Resenha: livro "Cadê você, Bernadette?", Maria Semple

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é Cadê você, Bernadette?, escrito pela norte-americana Maria Semple e publicado no Brasil pela Editora Companhia das Letras.

Resenha, livro, Cadê você, Bernadette?, Maria Semple, Companhia das Letras, trechos, opinião

 "Maravilhoso!" "Muito bom!" "Excelente!" e "Encantador!" são as expressões que posso usar para descrever o livro. Bee mora com os pais em Seattle, numa casa velha e caindo aos pedaços; mesmo seu pai, Elgin, sendo funcionário da Microsoft, e sua mãe sendo uma ex arquiteta, a casa está em condições precárias. Bee é uma garota adorável, inteligente e excelente aluna. Está concluindo o ensino fundamental e pretende continuar seus estudos em um colégio interno, como os pais fizeram. Como prêmio por seu brilhante desempenho escolar, ela pede aos pais uma viagem à Antártida.

 Elgin é um pai meio ausente, ficar longe do trabalho e rodeado de pinguins seria difícil para ele. Bernadette, a mãe, é antissocial, mas aos olhos de Bee, ela é maravilhosa, Bernadette teria muita dificuldade de enfrentar a viagem e as pessoas. Até que ela desaparece, e na tentativa de encontrar sua mãe, através de bilhetes, e-mails, e até do FBI, Bee descobre quem era Bernadette Fox muito além do lado mãe. O que fez com que ela deixasse de ser uma arquiteta genial e se tornasse deprimida? Logo nas primeiras páginas a gente já percebe que Bee não a conhece verdadeiramente.

 "Porque tem uma coisa: não importa o que as pessoas falem sobre mamãe, ela sabe muito bem como deixar a vida mais divertida." (página 62)

 Cadê você, Bernadette? é um livro tão bom, mas tão bom, que por mais que eu fale, só mesmo vocês lendo para conseguirem captar a beleza dessa história! A autora mostra vários lados de um mesmo personagem ao longo da trama; nos fazendo amar, admirar ou odiar profundamente cada um deles: Bee, Elgin, Bernadette, Audrey Griffin (a vizinha mala de Bernadette). Em alguns momentos eu fiquei desesperada para saber onde estava Bernadette, a história foi me deixando curiosíssima para saber o que aconteceria em seguida. A trama é divertida e emocionante ao mesmo tempo (ainda mais emocionante no final). Depois de terminar a leitura, fiquei me lembrando do livro por um tempão. Além de ter ficado encantada ao poder conhecer um pouco mais da Antártida.

 "Tentei amar o papai e não odiá-lo pela sua empolgação forçada e pela maneira como ele se veste. Tentei imaginar o que mamãe tinha visto nele quando ainda era uma arquiteta. Tentei me colocar no lugar de uma pessoa que acha cada coisinha que ele faz um delírio total. Mas era triste, porque sempre que eu pensava nele com todos aqueles acessórios, eu ficava enjoada. Eu queria jamais ter pensado que papai era como uma menina gigante, porque uma vez que você percebe algo assim, é difícil voltar atrás." (página 317)

 A história é contada com o auxílio de bilhetes e e-mails, então é preciso estar atento para fazer as relações corretas entre o que vai sendo dito. O único ponto mais difícil para mim, é que tem muitas referências ao modo de vida norte-americano, coisas ou pessoas famosas que não conheço. Mesmo assim, o livro merece 5 estrelas, nota que só dou para livros que mudaram minha vida, esse talvez não tenha mudado, mas me fez refletir sobre até que ponto conhecemos as pessoas que mais amamos.

 Nessa parte, lágrimas brotaram nos meus olhos:
 "E eu não quero nem ouvir falar no coelhinho fujão. O coelhinho fujão vai ficar." (página 369)

Resenha, livro, Cadê você, Bernadette?, Maria Semple, Companhia das Letras, quotes
Resenha, livro, Cadê você, Bernadette?, Maria Semple, Companhia das Letras, quotes

 Achei a capa super bonita e colorida, ela tem a ver com a história e foi um dos motivos que me fizeram querer ler o livro. As páginas são amareladas, o livro está bem revisado e com boa diagramação (margens, espaçamento e fonte de bom tamanho).

 Detalhes: ISBN-13: 9788535922936, ano: 2013, páginas: 376, Skoob. Onde comprar online: Submarino, Americanas.

 Enfim, Cadê você, Bernadette? é uma história divertida e emocionante, sobre família e sobre pessoas. Um daqueles livros que tocam a gente e que nos deixam querendo mais livros do tipo. Meu conselho para vocês é: Leiam!


 ♥ Participe das promoções do blog:
 -  Sorteio: concorra a 3 livros da Editora Agir - HarperCollins Brasil 
 - Promoção de aniversário do blog Livros Românticos e concorra a 5 kits de livros

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

22 comentários

  1. Olá Mari,
    Adorei o nome desse livro. Sua resenha começou tão positiva e eu fiquei muito animada para ler o restante. Acho que adoraria acompanhar Bee e suas descobertas. Acho que nunca li nada que se passe ou que fale da Antártida, seria interessante conhecer através desse livro.
    Beijão - Blog Historiar

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Acho a capa desse livro linda e a premissa dele é bem interessante também!
    Com tantos elogios que você fez ao livro é impossível não sentir vontade de realizar essa leitura, e é algo que espero fazer em breve quem sabe...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Já vi diversas pessoa que compraram o livro pela capa. Finalmente estou sabendo do que se trata que não vejo a hora de ler.
    Beijos
    www.estudiodecriacaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. eu sou meio lenta mas adoro livros assim, em cartas, e-mails, bilhetes, dá a impressão que estamos próximos ao personagem.

    ResponderExcluir
  5. Olá, sempre tive vontade de ler esse livro, ele chama muito minha atenção e parece ter uma leitura engraçada e leve, não vejo a hora de lê-lo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. "Maravilhoso!" "Muito bom!" "Excelente!" e "Encantador!" achei a capa e o título tudo isso. Gostei do lance de bilhetes e e-mails, enfim, adorei a indicação de leitura. vou pesquisar mais.

    ResponderExcluir
  7. Pelo que descreveu do lkvro, o mesmo parece ser muito bom, adoraria utilizar uma dessa expressões que citou, fiquei muito interessado na leitura, a mesma parece ser muito boa! Parabéns pela resenha!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Pelo que foi descrito, Cadê Você Bernadette parece ter um publico mais feminino, isso já se consegue ver pelo enredo, mas a autora tem uma forma bastante peculiar de acordo com o que foi escrito na resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio eu que qualquer pessoa, independente do gênero, pode gostar da trama e se identificar ao perceber que nem sempre conhecemos bem as pessoas que estão perto de nós.

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu acho a capa desse livro a coisa mais fofa do mundo e o compraria só por causa disso, mas confesso que mesmo ele me deixando animada eu nunca tinha lido nada sobre, a sua resenha foi a primeira e com ela agora tenho certeza que vale a pena comprar esse livro *-*

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Mari, eu tenho muita curiosidade de ler esse livro e por todos os seus elogios fiquei mais curiosa ainda.
    A capa realmente é muito linda e dá um certo ar de mistério.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Para se pensar...Devolvi esse livro para minha irmã e depois dessa resenha tenho que pedir novamente para ler!!!
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  12. Oie.
    Não conhecia o livro, mas adoro quando tem cartas ou emails pelo livro, acho gostoso e divertido ler. Você teceu tantos elogios que é quase impossível dizer que não vou ler... Vou sim. Anotado aqui.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Esse livro tem uma das capas mais bonitas que eu já vi em toda minha vida.
    Mas apesar da capa linda, nunca tinha parado para saber do que se trata, e agora lendo sua resenha só percebi que a história deve ser mais linda ainda. Até porque um livro com uma capa dessa não poderia ser muito ruim né? haha!
    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Já me indicaram esse livro mais de uma vez e eu sempre esqueço de colocar ele na minha lista de leitura!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Olha, eu não me dou muito bem com enredos feitos com emails e bilhetes, mas cade você Bernadette tem uma pegada que me interessa, e essa não é a primeira resenha empolgante que leio, então é claro que ele está entre as leituras desejadas.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Nunca tinha visto esse livro, mas achei interessante a proposta dele, e essa capa fofa *o* Já quero!
    O enredo com emails em Simplesmente acontece me irritou bastante, espero que nesse eu possa superar meu trauma.

    ResponderExcluir
  17. Eu só vi elogios quanto a obra, e depois de mais uma resenha empolgada como não querer ler? Adoro quando o autor ou autora faz personagens que nos cativam. Pelo jeito vou adoar a leitura!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Oi! Oi!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro acredita? Vi em uns igs, mas nada tão sério, parece uma leitura divertida para pegar final de semana.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  19. Fiquei bem curiosa para ler esse livro e saber um pouco mais sobre outra cultura, geralmente me interesso por livros assim...
    Por algum motivo quando vejo essa capa e o titulo lembro da loja qm disse berenice... não tem relação nenhuma, mas lembro rsrsrs

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro e você me convenceu! Adorei a premissa e sua resenha me deixou mega interessada por ele!
    Espero lê-lo e gostar tanto quanto você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Livro que irá virar filme!! Adoro essa narrativa.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo