TOP COMENTARISTA DE ABRIL

TOP COMENTARISTA DE ABRIL
Seu comentário pode te dar o livro "Ninfeias Negras", clique na imagem para saber como participar! E quanto mais você comentar, mais chances tem de ganhar!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Resenha: livro "O lamento de José", Leandro Campos Alves

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "O lamento de José", do escritor mineiro Leandro Campos Alves, publicado pelo Clube de Autores em 2014.

Resenha, livro, O lamento de José, Leandro Campos Alves, Clube de Autores

 O Leandro nasceu na mesma cidade que eu, Liberdade, e me presenteou com um de seus livros em 2015. Eu li assim que recebi, só que acabei não postando a resenha na época, mas hoje venho resenhar "O lamento de José".

 O livro é pequeno, apenas 83 páginas, mas se torna especial ao misturar conto e poesia para contar a história de José, um homem que decide revelar o que fez no passado.

 "A verdade de um homem,
 conturbado pelo remorso,
 de suas atitudes impensadas,
 mas todas executadas,
 e muito bem elaboradas." (página 14)

 José foi adotado por um casal que queria muito ter um filho, e que mesmo fazendo promessas para São José, não conseguia ser agraciado e então decidiu partir para a adoção. Eis que, após a adoção, finalmente a mulher conseguiu engravidar, trazendo para o casal uma grande felicidade: eles que queriam tanto um filho, agora teriam dois, mas o garoto José não gostou muito da ideia. Conforme os anos foram passando, ele foi crescendo e sendo tomado pela inveja e pela maldade, se tornando uma pessoa capaz de atitudes cruéis com aqueles que mais deveria amar.

 Nesse livro, o Leandro fez jus a fama que os mineiros tem: a história começa despretensiosa, com jeito de quem quer só contar um causo, e quando percebemos, somos surpreendidos pelos personagens criados pelo autor, alguns tão capazes de amar, outro (o protagonista), capaz de atitudes cruéis. É ficção, mas vai saber se já não aconteceu por esse mundão afora!

 Eu admiro demais quem consegue escrever poesias com sentido e com rimas, é um dom que eu gostaria de ter. O Leandro merece os parabéns por ter conseguido contar uma história usando versos, deve ser algo bem trabalhoso!

 "Mas certo dia,
 a mágica foi refletida em seu olhar.
 Foi a vez então dela amar,
 e sentir o coração mais forte palpitar,
 por alguém,
 que morava longe de seu lar." (página 18)

Resenha, livro, poesia, conto, O-lamento-de-José, Leandro-Campos-Alves, clube-de-autores, escritor-libertense, conto, poesia
Resenha, livro, poesia, conto, O-lamento-de-José, Leandro-Campos-Alves, clube-de-autores, escritor-libertense, conto, poesia
Resenha, livro, poesia, conto, O-lamento-de-José, Leandro-Campos-Alves, clube-de-autores, escritor-libertense, conto, poesia

 Sobre a parte visual, ressalto que foi uma publicação independente, que traz páginas brancas e boa diagramação, com letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 Enfim, agradeço ao Leandro por me presentar com seu livro e desejo a ele todo o sucesso! Espero que vocês tenham gostado da minha pequena resenha e de conhecer um pouco do trabalho dele, se ainda não conheciam antes.

 Para quem quiser, o livro pode ser adquirido no site do Clube de Autores no formato impresso e em e-book (onde também é possível ler um trecho da obra), e no site da Saraiva em e-book. O autor tem um site: www.escritor-leandro-campos-alves.com e também uma página no Facebook.

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:

3 comentários:

  1. Quero agradecer a amiga Maria José pela resenha e o carinho com meu trabalho.
    O livro resenhado, “O Lamento de José”, é o sinônimo de superação e a semente plantada neste caminho que começa desabrochar para a Literatura.
    “O Lamento de José” é um capítulo de uma obra maior, na qual o narrador vai ainda nos surpreender com mais contos neste caminho chamado por nós de Vida.
    E ao final um único livro chamado Destino.

    Leandro Campos Alves.
    Fevereiro 2016.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Leandro!
    Penso que não há reconhecimento e demonstração de carinho como ter um livro resenhado por um amigo. Parabéns, Maria José por esta consideração com o nosso amado Escritor.
    Parabéns aos dois - a cada um segundo o seu merecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu grande amigo E.P. GHERAMER. É um prazer enorme ver os amigos acompanhando e felicitando-me por estar neste caminho literário, construindo pedra por pedra o alicerce desse caminho.

      Obrigado pelo carinho.

      Grande abraço fraterno.

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim.
Leio todos os comentários, mesmo que nos posts mais antigos. Responderei seu comentário aqui nesse mesmo post. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados