Olá pessoal, tudo bem? Hoje trago a última resenha da série de romances de época Os Hathaways, escrita pela Lisa Kleypas. O último dos cinco livros, intitulado "Paixão ao Entardecer", traz a história da Beatrix, a caçula da família, e foi lançado no Brasil em 2015 pela Editora Arqueiro. Ah, os livros não precisam necessariamente serem lidos em ordem (nem as resenhas!).
Foto: Leituras da Mary |
"– Você veio ver o meu pai?
– Não… vim falar com a Srta. Hathaway.
– Você é um dos pretendentes dela?
Christopher balançou a cabeça com determinação, negando.
– Deve ser, sim – disse o menino com uma expressão sábia. – Só não sabe ainda."
Beatrix Hathaway é certamente uma das personagens mais interessantes da série, desde o primeiro livro a sua paixão pelos animais está presente, assim como sua forma diferente de ver o mundo. Como dito em um volume anterior, ela não tinha problemas em conversar com os rapazes, pois tratava-os como se fossem seus bichinhos de estimação (nada convencionais, diga-se de passagem), mas Beatrix queria encontrar alguém especial, alguém que mexesse com ela de alguma forma.
"– Você aceita as pessoas como elas são. Acho que as vê da mesma forma que vê seus animais… é paciente e observa seus hábitos e desejos, não as julga."
Mesmo sendo muito diferentes, Beatrix era amiga de Prudence, uma jovem um pouco fútil e que havia recebido uma carta do capitão Christopher Phelan, um pretendente que estava na guerra em 1854. Prudence não estava a fim de responder a carta, mas Beatrix se sensibilizou com a situação do capitão (creio que o fato de ele ter um cachorro foi algo que despertou um pouco mais de empatia em nossa protagonista), mesmo ele já tendo se referido a ela de forma não muito gentil no passado, e com a autorização de Prudence, ela respondeu a carta, afinal, ele estava na guerra e uma palavra de apoio podia ser bem-vinda.
"Tentou imaginar como seria para Christopher deixar sua vida elegante para trás e se descobrir num mundo em que a morte o ameaçava dia após dia. Minuto a minuto. Era impossível imaginar um homem belo e mimado como Christopher Phelan enfrentando perigos e privações. Fome. Solidão."
Assim começou uma troca de cartas entre eles, e adivinhem o que aconteceu? Essa troca de cartas tomou uma proporção que Beatrix não esperava: através daquelas palavras, ela se apaixonou por Christopher, e vendo o rumo que indicavam algumas das palavras dele, ela decidiu encerrar a troca de correspondências.
Meses depois, Christopher voltou para casa como um herói de guerra, mas o tempo que passou em combate o transformou e deixou nele muitas marcas e traumas, que não seriam fáceis de serem superados. Tudo o que ele mais queria era encontrar o amor de sua vida, a mulher que lhe havia escrito cartas que o ajudaram a suportar os dias difíceis que viveu. Só que, ao invés de Prudence (que estava viajando), ele deu de cara com a excêntrica Beatrix Hathaway, e como de uma vez anterior, ele foi grosseiro com ela. Na tentativa de se desculpar, eles se encontraram novamente na casa dela (um encontro um pouco tumultuado, diga-se de passagem, com uma cabra correndo pela casa), e aí ele começou a perceber que ela era muito mais do que uma linda e excêntrica jovem.
Beatrix temia o que aconteceria se ele descobrisse que era ela que tinha escrito as cartas e não Prudence, Beatrix não tinha o hábito de mentir, mas mesmo com medo, ela queria ficar próxima de Christopher, e conseguia perceber que ele tinha problemas com suas memórias da guerra, e sendo tão bondosa quanto era, ela queria ajudá-lo. Se não podia fazer nada diretamente por ele, talvez pudesse fazer por Albert, o indisciplinando cão de Christopher, o que acabaria fazendo com que os protagonista se aproximassem.
Para saber qual a reação dele e como ele descobriria a verdade, só lendo "Paixão ao Entardecer"! O fato é que se a guerra mudou Christopher Phelan, conhecer a família Hathaway também o mudaria. Eu já gostava da Beatrix desde o primeiro livro, pela sua forma perspicaz de interpretar as situações, e acho que a autora não poderia ter escolhido um mocinho melhor para a personagem. Assim como todos os livros da série, também gostei desse, foi uma leitura deliciosa, que trouxe romance, amor, cumplicidade e diversão. Super recomendo!
"Porque às vezes o silêncio é capaz de ferir alguém tão gravemente quanto uma bala."
Detalhes: 272 páginas, ISBN-13: 9788580413557, Skoob, leia um trecho. Onde comprar online: Americanas, Submarino.
Confira todas as resenhas:
1 - Desejo à Meia-Noite (Amélia)
2 - Sedução Ao Amanhecer (Win)
2,5 - Casamento Hathaway (conto que pode ser baixado gratuitamente na Amazon)
3 - Tentação ao Pôr do Sol (Poppy)
4 - Manhã de Núpcias (Leo)
5 - Paixão ao Entardecer (Beatrix)
E essa foi a última resenha da série. Acho que foi a primeira série literária que consegui finalizar, mas não será o último post sobre Os Hathaways que teremos aqui no blog, pretendo fazer um post especial ainda, aguardem! Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado. Me contem: qual série de romances de época vocês gostam e sugeririam que eu resenhasse (sem ser "Os Bridgertons" da Julia Quinn, que já tem resenha dos seis primeiros livros aqui no blog)? Vocês gostam de livros que tragam cartas? E de personagens que gostem de animais?
Até o próximo post!
Oiii, tudo bem?
ResponderExcluirMenina que livro é esse, eu sou louca por essa edição e pelas capas do livro dessa autora, infelizmente ainda não tive oportunidade de ler algum livro dela e espero conseguir. Você me deixou bem curiosa no final kkkkkkkkkkkk
Beijão
Ai que lindaaaa, eu li esse livro em dezembro e sou muito fã mesmo da Lisa, tudo que ela escreve e perfeito e quando terminei esse livro fiquei com aquela sensação de vazio, abandono, rsrs.
ResponderExcluirAmei amei.
Beijos
Adorei o livro, são tantos livros que estou vendo que são maravilhosos, que fica difícil ler todos rs
ResponderExcluirBjinhos
http://alivross.blogspot.com.br/
Nossa, fiquei muito apaixonada com a resenha! Sou uma fã assumida de romances. Achei que esse livro encaixaria bem com aquela música "A Carta e o Soldado", de Henrique Cerqueira. Se você ainda não conhece, deve ouvir. É praticamente a história desse livro. kkk
ResponderExcluirAinda não conhecia o livro o a escritora, mas amo desde já. ♥
Beijos
Te convido a me visitar, também! ♥
• Sentido Literário •
Olá, parabéns pela resenha...ainda não li nada da autora, mas gostaria de ler em breve. Acho as capas dessa série muito bonitas.
ResponderExcluirBeijokas da Quel ¬¬
Literaleitura
Sempre vejo bons comentários referentes ao livro mas ainda não tenho uma certa curiosidade pelo mesmo.
ResponderExcluirFrases, Trechos e Pensamentos
Acho que o fato de os livros serem independentes é um ponto positivo, pois não aguento mais essas séries... outra coisa que acho ser ponto positivo é que o livro foi lançado pela Arqueiro, os poucos de época que li deles eram fabulosos, bem escritos, personagens bem construídos, enfim, não deixava a desejar, por mais que não apreciei o estilo, a Arqueiro não lança qualquer coisa, sempre livros bem estruturados. Aguardarei por seu post especial :)
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirTenho um grande problema com essas séries enormes que a cada livro conta a história de um personagem de determinada família, ou sei lá o que. Geralmente gosto muito do primeiro que leio e depois vou gostando cada vez menos dos próximos.
Esse livro não me chamou muito a atenção, por isso não o leria.
Beijos
http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/
Olá Maria! Assim como Julia Quinn, Lisa Kleypas está entre as autoras que ainda não li, mas tenho muita curiosidade em ler. Sua resenha despertou ainda mais essa curiosidade que eu tinha e os personagens que você citou me encantaram logo de cara.
ResponderExcluirhttp://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/
Olá. Gostei muito da sua resenha, mas não gosto deste estilo de literatura. Só pra matar minha curiosidade, vi que você já resenhou todos os livro da Julia Quinn também, que para mim que sí vi resenhas até hoje, me parecem ser MUITO parecidos com os da Lisa Kleyplas. O que você acha? os dois são muito parecidos ou são bem diferentes?
ResponderExcluirBeijos
Blog Relicário de Papel
relicariodepapel.wordpress.com
Deixa eu te contar um segredo: vai ter um post comparando livro da Julia com o da Lisa :D!
ExcluirOiiie
ResponderExcluirsua resenha ficou muito boa, o livro parece ser bom mesmo para quem gosta do gênero é uma bela dica e que bom que gostou da leitura
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oie,
ResponderExcluirEu índico a outra série da Lisa hahahah eu ainda não li, mas sempre vejo resenha positivas e eu acho que você vai gostar hahah, já tentei iniciar a série porém era em PDF e eu quero ler todos em versões físicas. As capas são lindas. É tão triste ver uma série chegando ao fim.
Mayla
Nunca li nada da autora, mas sempre tive muita curiosidade para conhecer seus romances de época, já que a maioria das resenhas que leio são super positivas. Essa serie me chama atenção, e depois da sua resenha fiquei maluca para ler esse, mesmo sendo o quinto! ehehe
ResponderExcluirBeiijos
Hey,
ResponderExcluirAinda não li nenhum dos livros da série, mas pretendo. Gosto de livros que trazem cartas e de animais. Adoro cachorros e o fato de essa ser uma das coisas que vi aproximar os protagonistas é um atrativo a mais para mim.
Pelo que você descreveu da protagonista, acho que eu também iria gostar dela.
Fiquei com mais vontade ainda de ler a série inteira.
Beijos,
Dois Dedos de Prosa
Oiii
ResponderExcluirQuero muito poder ler essa série. Acho que vou gostar muito da história. Que bom que você gostou e conseguiu terminar a série.
Bjus
Oie,tudo bem? Não gosto muito de romance de época, então vou deixar passar a dica, mas parabéns pela resenha.
ResponderExcluirBom, eu ando saturada de romance de épocA, mas o fato de não ser obrigatório ler desde o inicio da série, e pela ordem já conta como fator positivo... pode ser que eu me agrade dele, vamos ver...
ResponderExcluirapesar de curtir o trabalho da Arqueiro, não é minha praia livros do gênero...
Eu não gosto muito de romances de época e evito séries extensas justamente porque sei que vou acabar desistindo da leitura.
ResponderExcluirMas uma coisa não posso negar. A capa desses livros são lindas de morrer.
Bj
Camila Bernardini Coelho
Oi, tudo bem? Adoro os romances de época e os livros da Lisa me conquistam a cada nova leitura. A escrita dela é ótima, mas infelizmente li até o segundo livro. Espero que eu consiga dar continuidade à série.
ResponderExcluirEspero que não se ofenda com meu seguinte comentário, mas eu senti muito a falta das suas impressões sobre a construção da obra e do trabalho da autora nesse livro em específico. Parece que há muito mais de você falando da história, mas pouco sobre o livro. Não sei, mas é a minha impressão. :/
Obrigada pela dica, cada palavra escolhida para contar um pouco da história de certa forma já está tão permeada pelas minhas impressões sobre a obra que acabei não falando muito sobre outros aspectos.
ExcluirOi!
ResponderExcluirEu amoooooo os livros dessa série! A Lisa é uma autora maravilhosa!
Estou louca para ler a nova série dela "Quatro estações do amor"
Adorei sua resenha!
Bjs!
oi
ResponderExcluirsou encantada por livros de época
a escrita da autora é fascinante,adoro ela e a Quinn
ambas escreve super bem..ansiosa pelos próximos projetos da Lisa ;)
bjs
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu confesso que esses livros não chamam a minha atenção, mas fiquei animada com essa sua resenha e com a personagem, por ela gostar de animais *-* Bom, eu não sei se lerei esse livro algum dia, mas gostei de saber que não é preciso ler em ordem essa série.
Beijos :*
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu tenho o primeiro livro dessa série, mas eu ainda não li, me falaram que essa série é muito boa, espero ler logo.
Beijos