Olá pessoal, tudo bem? Hoje trago a resenha do quinto conto do desafio literário #12MesesdePoe, a leitura escolhida para maio foi "Revelação Mesmeriana", publicado em abril de 1845.
"Diz você que desvestido do corpo o homem seria Deus?"
No conto, o narrador conversa com um homem que está prestes a morrer, eles falam sobre a vida e a morte, Deus e o pensamento. O diálogo dos personagens tem um tom dissertativo, com um vocabulário complexo. Creio ter sido o conto mais longo lido até agora no desafio. E só no último parágrafo foi que o autor conseguiu me impactar, me fazer ficar interessada a ponto de repensar em todo o restante da obra. Escolhas assim, de deixar o melhor para o final, são arriscadas, se num livro longo podem fazer com que o leitor abandone a obra, já num conto com poucas páginas pode justamente fazer com que ele queira reler.
A leitura para mim é, primeiramente, uma forma de entretenimento, de lazer. Por isso, o que mais vale é o que eu sinto durante essa leitura, independente de quem é o autor ou da importância de sua obra, já como blogueira, esses dois outros itens tem sua relevância. Eu reconheço a relevância de Edgar Allan Poe, mesmo que, até agora, seus contos não tenham causado em mim alguma admiração. E ainda há vários outros contos a serem lidos! Que venham os próximos!
Até o próximo post!
Esse conto foi o que menos agradou até agora. Além do tema ser controverso, ele tem muitas passagens bem teóricas, fala de física, coisas das quais a gente não compreende nem na segunda leitura. Espero que algum dos contos faça você se apaixonar! <3
ResponderExcluirMeu blog
Desafio de leitura #12mesesdepoe