quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Resenha: livro “Alice e as armadilhas do outro lado do espelho”, Mainak Dhar

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é “Alice e as armadilhas do outro lado do espelho”, o segundo da trilogia “Alice e o País das Armadilhas”, escrito pelo indiano Mainak Dhar e publicado no Brasil pela Única Editora em 2016.

Resenha: livro “Alice e as armadilhas do outro lado do espelho”, Mainak Dhar

 “- (...) Não podemos libertar aqueles que querem ser escravizados.” (página 131)

 A história é uma distopia, que se passa num futuro não muito distante. Recapitulando o cenário (mas podem ficar tranquilos que vou evitar ao máximo os spoilers): surgiu um vírus que transformou pessoas em zumbis denominados Mordedores (pois mordiam outras pessoas e as transformavam em mortos-vivos); para tentar combatê-los, diversos tipos de armas e bombas foram usadas, o que devastou grandes áreas e tornou o mundo um lugar hostil para se viver, foi a Insurreição.

 No primeiro livro, conhecemos a protagonista, Alice, uma garota que nasceu após a Insurreição e morava onde hoje é a Índia, mais especificamente numa região denominada País das Armadilhas. Ela teve sua vida mudada ao entrar em um buraco seguindo um Mordedor com orelhas de coelho e descobrir a verdade sobre eles e sobre o Comitê Central, uma espécie de governo desse novo mundo que supostamente oferecia proteção e segurança, mas que tirava a liberdade da população. Depois disso, Alice tornou-se a líder de uma revolução.

 No segundo livro, tudo parecia bem para Alice, ela tinha um lugar para morar com os outros humanos a quem ela liderava, o País das Maravilhas; o problema é que parte da população estava se esquecendo muito rápido de tudo o que passaram para chegar até aquela aparente situação de normalidade, e começaram a se revoltar contra ela e os seus amigos mais próximos, mas por trás dessa revolta tinha a interferência do Comitê Central. Será que Alice conseguiria vencer novamente?

 “Os Mordedores eram capazes de arriscar a vida para proteger um deles sem titubear e, ao contrário dos humanos, pareciam não desejar nada em troca. Alice ainda era muito jovem, mas já conhecia o mundo e os humanos o suficiente para saber que essa era uma qualidade muito rara. As pessoas brigam por poder, dinheiro e controle. Os Mordedores brigam apenas para proteger a própria espécie.” (página 77)

Trilogia - Alice no País das Armadilhas e Alice e as armadilhas do outro lado do espelho, Mainak Dhar, Única Editora

 Eu estava ansiosíssima por esse livro (como comentei no meu último vídeo) e gostei dele, mas o primeiro me pareceu mais emocionante e surpreendente. “Alice e as armadilhas do outro lado do espelho” é uma leitura com altos e baixos, com partes eletrizantes e outras nem tanto. O fato de haver dois personagens com nomes parecidos (Arjun e Arun) acabou me incomodando e atrapalhando um pouco a leitura. Estava curiosíssima para ver como seria a vida da Alice nessa nova fase (quem já leu o livro 1 sabe do que eu estou falando) e acho que ainda é uma área que pode ser melhor explorada. Ficou bem visível a diferença entre ela, que desde que nasceu precisou aprender a lutar para sobreviver, e as demais pessoas que conheciam o mundo antes da Insurreição ou que não viveram os horrores causados pelas guerras.

 A situação em outras áreas do planeta ficou mais clara nesse segundo volume, matando um pouco da minha curiosidade de saber como os demais países estavam "se virando", achei plausível a justificativa para o nível de resistência apresentado pelos Estados Unidos, embora me preocupe um pouco vê-los como "os mocinhos" e a China como vilã. Num geral, “Alice e as armadilhas do outro lado do espelho” traz uma crítica social bem forte, especialmente no que diz respeito à verdadeira liberdade, que nem sempre anda junto com a democracia.

Trilogia, Alice-no-País-das-Armadilhas , resenha, critica, opiniao, Alice-e-as-armadilhas-do-outro-lado-do-espelho, Mainak-Dhar, Única-Editora, capa, fotos, trechos, distopia, zumbis, escritor-indiano
Trilogia, Alice-no-País-das-Armadilhas , resenha, critica, opiniao, Alice-e-as-armadilhas-do-outro-lado-do-espelho, Mainak-Dhar, Única-Editora, capa, fotos, trechos, distopia, zumbis, escritor-indiano, quote, diagramação

 Sobre a edição: eu gosto da capa (embora ainda ache que ela dá uma ideia de um livro mais assustador do que ele realmente é), as páginas são amareladas e a diagramação tem margens, espaçamento e letras de bom tamanho.

 “- (...) um livro é capaz de captar o melhor que as pessoas podem ser. Um livro nos mostra o que é possível quando deixamos nossos instintos primitivos de lado. É a habilidade de criar algo que vai durar além da nossa existência e levará nossas ideias para a próxima geração.” (página 121)

 Detalhes: 256 páginas, Skoob, clique aqui para ler a resenha do primeiro livro. Onde comprar online: Submarino, Americanas.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Fica a recomendação para quem gosta  de distopias, de zumbis, de protagonistas femininas fortes e de histórias que, mesmo fazendo parte de uma série, tem um final fechado e sem pontas soltas. Me contem: já conheciam o livro?

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

8 comentários:

  1. Não li ainda o primeiro, mas fiquei com vontade de ler. Gostei da sua crítica.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda nem li o primeiro e já tem o segundo? Nossa, sou muito desinformada mesmo. mas isso de livro com continuação já me desanimou. Eu desisti de livros com continuação, mas não nego o fascínio que nutro por esse enredo.

    ResponderExcluir
  3. Oiii Maria, tudo bem?
    Confesso que não tenho nenhuma vontade de realizar a leitura dessas duas obras, por mais que tenha resenhado apenas uma, e por isso irei pular a dica, mas fiquei feliz que tenha dito sobre a capa, achei bem sobrecarregada também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que legal ver sua resenha, estou lendo no momento o primeiro da trilogia e estou gostando muito, é totalmente diferente do que eu esperava mas não de um jeito ruim, espero ler o logo o segundo volume.

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria,
    Já vi algumas resenhas sobre o primeiro livro, mas não me chamaram muito a atenção. As capas eu acho bem "carregada" de informações. Você escreveu uma ótima resenha, mas deixo passar a dica dessa vez. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Não li ainda Alice no País das Armadilhas, mas queria muito. Quando a Única soltou pedido de solicitação, prefiro não pegar o segundo porque achei que não entenderia nada. Parece mais politizado né? As artes são lindas!

    www.cantaremverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa...
    Eu não sabia quejá tinha o segundo livro :o
    O primeiro está na minha lista de desejados e agora eu já tenho que colocar esse kk
    Concordo com você... essa capa é meio assustadora né?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei a ler distopias esse ano e tive boas experiências, porém eu não me interesso nem um pouco sobre histórias de zumbis. Até esse filme que vão misturar Zumbis e Jane Austen está me deixando com o pé atrás... E olha que eu sou fã dela.
    Aliás, também sou fã de Alice, mas essa dica eu vou deixar pra próxima
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim.
Leio todos os comentários, mesmo que nos posts mais antigos. Responderei seu comentário aqui nesse mesmo post. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados