Resenha: livro "Assim como és", Naiara Aimee

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o romance de época "Assim como és", escrito pela Naiara Aimee e publicado em 2018.

Resenha, livro, Assim-como-es, Naiara-Aimee , romance-de-epoca, kindle-unlimited, editora-portal-reino, blog-petalas-de-liberdade, blog-literario

 Nossa protagonista é Rebecca Kingsbury, uma jovem que tem um problema de gagueira com o qual a sua mãe nunca soube lidar, e por isso acabou dando mais atenção e amor à filha caçula, a bela Rosamund. Em compensação, Rebecca sempre recebeu muito afeto do pai e da irmã mais nova. Eis que Rosamund tem um pretendente: Henry Ashford, com quem Rebecca se desentendeu no passado, mas pela irmã eles teriam que ter uma boa convivência. O problema é que talvez o coração de Henry não tenha sido destinado à Rosamund, e Rebecca descubra que Henry é bem diferente do que ela achou por tantos anos...

"- Como vê, a beleza um dia se desvanece; e, além disso, nem todas as manhãs são de Sol, mas todas as noites são de sonhos."

 A Naiara é mais uma autora que participou da coletânea "Querida Jane Austen, uma homenagem", motivo que me fez querer ler outras obras dela. "Assim como és" é uma história da qual já havia visto comentários positivos, e lhes garanto que todos os elogios ao livro são merecidos!

 Livro, pois não consigo classificá-lo como um simples conto, mesmo que tenha menos de cem páginas. É uma história completa, na medida certa, com um enredo bem desenvolvido e personagens bem construídos, tanto os principais quanto os secundários tem suas subtramas. A autora até comenta sobre a possibilidade de acrescentar cenas e transformá-lo num romance mais longo, mas acredito que no máximo um ou dois parágrafos que nos dessem um vislumbre maior do que levou Henry a olhar para a irmã mais velha e estaria (ainda mais) perfeito.

Livro, Assim-como-es, Naiara-Aimee, romance-de-epoca, kindle-unlimited, editora-portal-reino

 A premissa lembra um pouquinho a de "Um conde para minha amiga" da Tânia Picon já resenhado no blog (mocinha que não é a mais bela e se interessa pelo pretendente da amiga), mas os fatos en "Assim como és" são bem mais sérios do que no bem humorado "Um conde para minha amiga". É tocante ver como Rebecca era incompreendida pela mãe (numa época em que uma mulher precisava fazer um bom casamento para ser bem sucedida e ter algum "defeito", como a gagueira, poderia reduzir as chances de sucesso). Nossa protagonista passou a evitar conflitos, ela era uma jovem com um coração muito bom e generoso, mas que não colocava a própria felicidade acima da felicidade dos outros.

 Na sinopse é dito que a história é cheia de surpresas e reviravoltas, e é mesmo, tanto que eu não sabia o rumo que a história iria tomar até o capítulo final. A autora cita as obras das irmãs Brontë, de Elizabeth Gaskell (uma das minhas escritoras clássicas favoritas) e de Jane Austen como suas inspirações, e fica bem perceptível a influência dessas escritoras na escrita (maravilhosa) da Naiara, por exemplo, a religiosidade da Rebecca me lembrou bastante a protagonista de "A Senhora de Wildfell Hall" da Anne Brontë. E como a gente sabe que os clássicos nem sempre têm um final feliz, me batia aquele medo durante a leitura do desfecho de "Assim como és".

 Fica a minha recomendação para quem procura uma história para todas as idades, bem escrita e rápida de se ler (por causa do número de páginas), especialmente para os apaixonados pelos romances clássicos, que nos deixam aflitos para saber se o desfecho da heroína não-convencional será feliz ou não. Para os que curtem e-books, ele está no Kindle Unlimited da Amazon, e para quem prefere os físicos, pode adquiri-lo no formato impresso na loja da editora Portal (a capa é linda e a revisão está bem feita).
 Detalhes: 85 páginas, Skoob.

 Por hoje é só, espero que tenham curtido a resenha. Me contem: já conheciam o livro ou a autora? Já leram livros protagonizados por personagens com gagueira?

25 comentários

  1. Que resenha maravilhosa! Me sinto muito honrada de ver Assim Como És aqui nas indicações! Muito obrigada pelo carinho! ❤

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria, eu gostei do enredo, gosto de mocinhas incompreendidas que se superam. E como é curtinho e bem completo, vale a pena a leitura, principalmente para conhecer a escrita da autora e entrar neste universo de romances de época.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Marijleite, sua linda, tudo bem?
    Eu conheci "Um conde para minha amiga" aqui no seu blog, mas dessa vez é a irmã dela, muito mais complicado. Não sei como a autora irá conseguir resolver esse problema. Ainda não consegui ler nenhum livro da autora Elizabeth Gaskell , mas se esse livro lembra um pouco das irmãs Brontë e de Jane Austen, então irei amar!!! Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Mais um romance de época nacional que quero ler, a capa é linda e pelo que li na resenha a história é bem encantadora <3 Gostei muito da resenha e das inspirações que a autora teve pra escrever sua história, espero ler também futuramente ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu já tinha visto essa capa no instagram, e achei linda, mas não tinha nem ideia de que se tratava de um romance de época. Eu amei demais saber disso e a premissa dessa história também. Dica super anotada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria, eu gosto de ler contos no caminho para o trabalho, eles são rápidos e acabam me surpreendendo no final..kkk
    Eu achei essa história tão fofinha que vou iniciar a leitura dela o mais rápido possível, aproveitar o que o preço do e-book está bem acessível. Amei a sua indicação!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Não li nenhum romance de época nacional e gostei muito da premissa desse livro em questão. Saber que o livro é cheio de reviravoltas me anima ainda mais e como eu não li Um conde para minha amiga, eu não terei parâmetro, e só em ver que temos uma mulher com "defeito" em um romance de época vai mexer com minhas emoções. O livro é novidade para mim, por isso vou anotar essa dica, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu gostei muito da resenha eu fiquei curiosa com o livro pois nunca li livro nenhum com a personagem gaga dica anotada

    ResponderExcluir
  9. Poxa, eu sempre acho que esse genero acaba nao aprofundando tanto nos personagens mas ao que parece nessa história super deu certo, ne? Fico feliz que isso tenha acontecido. Sou fã de romances de época entao pretendo ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
  10. Essa coletanea esta te rendendo ótimas leituras ein! Acho bem.legalnquando gostamos tanto de alguma coisa que queremos tudo relacionado! Amei sua resenha e fiquei vem curiosa com o desenrolar da trama!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Que fofo sua resenha, eu não conhecia esse livro e gostei bastante de conhecer seu ponto de vista sobre ele, é um livro que eu colocarei na minha lista de leituras futuras, então obrigada pela recomendação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas parece ser uma ótima leitura. Eu amo romances de época e achei o enredo desse bem legal. Mesmo sendo um conto, parece que a história foi bem desenvolvida e os personagens bem construídos. Além disso, achei interessante saber que tem tantas reviravoltas na história, pois romances de época costumam ser muito previsíveis.
    Adorei a resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi oi flor!
    Amo ler resenhas tão positivas de autores nacionais! Gostei bastante da trama e o fato dos personagens secundários ter suas subtramas já me cativou. Adorei saber que é uma história completa, pois às o autor se perde por conta dos números de páginas e não consegue "fechar" a história bem, mas vejo que isso não acontece em "Assim Como És". Às referências aos clássicos é simplesmente incrível e já estou mega curioso para conhecer esse livro. Dica maravilhosa!
    Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  14. Já conhecia a história, mas como a trama é do tipo que vale a pena ler inúmeras vezes e foi muito bem desenvolvida pela sempre competente Naiara Aimée, não hesitei em adquirir o meu exemplar físico assim que o livro surgiu em pré-venda, no site da Portal.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Não sou fã da Austen, mas achei fofo esse tributo. A história não é bem o tipo que eu leio, mas gostei do fato de a personagem ser gaga, acho que existe muita pouca visibilidade às pessoas com outras limitações além do óbvio. Nunca ouvi falar dessa autora e não gostei dessa capa, mas espero ler, sim! Ah, um conto não é categorizado apenas por causa do número de palavras/páginas, geralmente, o que diferencia um conto de um romance é o número de personagens, conflitos, ambientes e narradores :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente por isso não consigo classificá-lo como um simples conto, pois tem um número maior de personagens, conflitos e ambientes.

      Excluir
  16. Olá, tudo bem? Dica mais que anotada <3 Não conhecia a autora, mas fiquei bem interessada, ainda mais sabendo que é um conto e curtinho. Com certeza será uma rápida leitura. A capa é bem bonita né?!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Ela se interessa pelo pretendente da irmã? Uau! Que tenso, ein?
    Fiquei louca para ler. Apesar de imaginar como termina, o desenvolvimento deve ser maravilhoso. Adorei sua resenha, não conhecia a obra, e fiquei louca para ler.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Gostei muito da premissa desse conto, mas confesso que não me agradou a questão das reviravoltas, acho que, como a história é curta, esse tanto de coisa pode ficar cansativo, sabe?
    No entanto, como você elogiou essa história, vou me arriscar em ler esse conto e depois te conto o que achei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Adorei a sua resenha e acabei de adquirir o e-book. hahaha
    Sério, parece uma história bem sensível e romântica, gostei tanto da temática que enquanto eu lia, acabei acessando a Amazon. rsrs
    Espero me encantar com a leitura da mesma forma que vc.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  20. Nem sempre o final feliz indica que o livro é bom. Sou daquelas que preferem uma boa história do que um simples viveram felizes para sempre. Dica anotada!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  21. Muito legal quando a trama no envolve e só descobrimos no final do livro tudo, gosto desse elemento surpresa. Por sua resenha eu fiquei bastante curiosa de ler Assim como és”. Dica anotada.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda não conhecia a autora nem o livro, mas gostei da sua dica. Parece ser uma leitura bem interessante e fiquei curiosa para poder ler também.

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro e a autora, gostei da sua resenhas, mas infelizmente o livro não me despertou muito interesse. Achei essa capidinha do livro para o kindle muito bonita.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo