Resenha: livro "Quando ela desaparecer", Victor Bonini

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com "Quando ela desaparecer", livro escrito pelo Victor Bonini e publicado em 2019 pela Faro Editorial. Você pode apertar o play e conferir a resenha em vídeo no Youtube (mais curtinha) ou continuar lendo a resenha escrita (mais extensa e com citações):




Resenha, livro, Quando-ela-desaparecer, Victor-Bonini, Faro-Editorial, capa, foto, imagem, blog-literario, petalas-de-liberdade, opiniao, critica, trecho

 Esse suspense é escrito em forma de livro reportagem pela Sara, uma jornalista que resolve falar sobre o que aconteceu anos antes, quando ela era só uma adolescente que estudava na mesma escola da Kika, uma garota de 16 anos que desapareceu num passeio do colégio em 2012.

 Por meio de trechos de notícias publicadas em jornais na época, entrevistas com envolvidos no caso e pela própria Sara, vamos acompanhando o andamento da investigação e a extensa lista de suspeitos, que vai crescendo conforme as semanas passam.

 "- Porque eu imagino que a Kika, ela queria cura pra uma parte muito pessoal dela, uma que ela não queria compartilhar com mais ninguém, que ela tentava manter em segredo, apesar de todo o mundo saber. Tô falando daquilo... Desde que ela começou a sofrer na mão daquelas meninas horrorosas até o dia em que elas tiveram a coragem de fazer aquilo com a Kika." (página 106)

 Dois anos antes, a Kika já tinha passado por um episódio onde escapou por pouco da morte. Ela tinha problemas na escola: alguns diziam que ela era vítima de bullying por ser muito bonita e causar inveja nas outras garotas, outros diziam que a questão era a forma como ela se comportava. Tudo isso só aumenta as suspeitas em torno do que aconteceu com a Kika. Será que teve algo a ver com o fato de anos atrás? O culpado pelo desaparecimento dela seria um dos colegas, um professor, um conhecido da família ou alguém da própria família? Será que a Kika sobreviveria mais uma vez?

 "- Durante toda a investigação da Kika foi esse aperto por resultados. Éramos pouquíssimos pra tanta coisa. A gente dava uma garfada e já vinha um prato cheio em seguida. Até hoje a gente é assim, qualquer DP é assim. Mas a agente acabou dando atenção redobrada e imediata pra Kika por causa da pressão da mídia e da sociedade. Senão, ia entrar na fila e ficar esperando, igual aos outros casos. A gente atende quando dá tempo.
 Sobre as frustrações na primeira busca, justamente nas 48 primeiras horas do desaparecimento - conhecidas como as mais importantes para apuração dos fatos após um crime -, Elise Rojas diz que se surpreendeu:
 - Geralmente, num caso assim, a gente mergulha nos arredores e consegue pelo menos alguma coisa: um indício de pra onde a pessoa foi, câmera mostrando onde ela passou, testemunha que viu. No caso da Kika, não tinha nada, nada. Ficávamos olhando um pro outro, tentando entender, 'gente, o que aconteceu aqui?'. É que, claro, não sabíamos ainda o tamanho da coisa." (página 42)

 Eu era super curiosa pra ler algo do Bonini, por sempre ver comentários positivos sobre "O Casamento" e "Colega de Quarto", outros dois livros dele. E finalmente tive a oportunidade de ler uma obra do autor através da parceria com a Faro Editorial. No grupo de parceiros da editora, algumas pessoas que já tinham lido "Quando ela desaparecer", comentavam que o começo do livro podia ser um pouquinho confuso (os capítulos vão e voltam no tempo e, obviamente, é impossível desvendar tudo o que está nas entrelinhas nas primeiras páginas), então eu iniciei a leitura sem aquela fixação para entender tudo logo de cara, fui me deixando levar e juntando as peças aos poucos.

 "- Você tem que acreditar que aquilo que aconteceu há dois anos foi porque todas as meninas odeiam a Kika por um motivo maior, que nem elas sabem explicar. Elas nem olham pra cara da Kika. Nunca olharam. Ou se olham é pra tirar um puta sarro ou xingar ela de, sei lá, biscate.
 - Filha.
 - Mas é verdade, mãe. No fundo, ela é uma coitada. Acho que a reação natural dela a esse ódio todo foi virar uma menina pedante, egoísta, que precisa de atenção. Uma menina que, às vezes, chega a ser insuportável." (página 17)

 Gostei do fato de pequenas revelações serem feitas ao longo dos capítulos. Em determinada página já sabemos se a Kika está viva ou morta, o que não diminui a nossa curiosidade pra entender como tudo aconteceu. E quando achamos que já entendemos tudo, que já juntamos todas as peças do quebra-cabeças, somos surpreendidos mais uma vez com um desfecho inesperado. Mas ao ler o último parágrafo, fiquei pensando em como todas as evidências estavam ali, em várias pequenas informações dadas ao longo das páginas. Como consta na sinopse, temos mortes na história, e terminei esse livro chocada com até onde a maldade de uma pessoa pode chegar, e com uma sensação agridoce, com o coração despedaçado pelo desfecho de um personagem que foi o meu favorito e que é a razão de ser dessa história.

 "Eu via meus amigos próximos virarem bárbaros, estavam seriamente falando em espancar gente. Perdi o chão ao refletir como a violência é fácil. Lembrei-me daquilo que o próprio pastor Bartolomeu tinha exclamado à mesa, durante o jantar. 'O diabo é nosso vizinho no dia a dia, sabe? É tão presente que... bem, que poderia estar aí, sentado na mesa com a gente.'
 O diabo estava naquela escola. O diabo estava naquela cidade inteira." (página 124)

livro, Quando-ela-desaparecer, Victor-Bonini, Faro-Editorial, blog-literario, petalas-de-liberdade
Quando-ela-desaparecer, Victor-Bonini, Faro-Editorial
Resenha, livro, Quando-ela-desaparecer, Victor-Bonini, Faro-Editorial, trecho, blog-literario, petalas-de-liberdade

 Sobre a edição: a capa tem detalhes em alto relevo e combina com uma trama sobre desaparecidos, a revisão é boa, as páginas são amareladas (há algumas na cor cinza ou preta), a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho, além de vários detalhes como fotos e trechos de jornais.

 "- Ele nunca tinha sido violento de verdade.
 - Isso tudo era ser violento de verdade, Kika. Violência vai muito além de levantar a mão durante um desentendimento ou brincar de vítima e agressor na gora do sexo." (página 232)

 Meu primeiro contato com as obras do autor não poderia ter sido melhor (quem já leu algo dele, talvez tenha a vantagem de já saber quem é o Conrado Bardelli, personagem que participa de seus outros dois títulos, e ligue alguns pontos mais rápido). "Quando ela desaparecer" é um suspense muito bom, uma leitura envolvente e surpreendente do início ao fim, um nacional bem escrito e bem ambientado no Brasil, mais especificamente no bairro Cecap em Guarulhos (que realmente existe).  Com toda certeza é uma leitura que eu recomendo.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já leram o livro ou outro do Bonini? Imaginam o que pode ter acontecido com a Kika? Se já tiverem lido e quiserem alguém para conversar sobre o livro, não hesitem em me mandar um e-mail ou uma mensagem nas redes sociais.

 Detalhes: 272 páginas, Skoob, ISBN-13: 9788595810587, leia os primeiros capítulos. Clique para comprar na Amazon:


♥ Estamos com vários sorteios ativos, é a sua oportunidade de ganhar muitos livros até 2 estantes, confira todos na barra lateral do blog (se estiver pelo celular, vá até o final da página e clique em visualizar versão para a web). Aproveite!

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

24 comentários

  1. Oi Maria, eu estou louca para ler este livro e tua resenha só me deixou com mais vontade ainda, principalmente quando tu diz que as pistas estavam ali nas páginas o tempo todo e só fizeram sentido no final. Amei tua resenha.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que gostou da resenha, eu fiquei chocada ao pegar o livro e ver que já nas primeiras páginas tinha pistas.

      Excluir
  2. Olá, gostei muito da resenha, a obra possui uma temática interessante, mistério, suspense e aborda alguns assuntos bem polêmicos como o bullying só não consegui identificar se é baseados em algo que de fato aconteceu ou se é ficção, a capa me lembra o livro flores para algernon, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha essa sensação de que a capa me lembrava outro livro, agora você me lembrou qual era.

      Excluir
  3. Ai adorei sua resenha!
    Eu li esse livro recentemente à convite de uma amiga minha, adorei a leitura. Eu sempre gostei do Bonini como jornalista e quando soube que ele escrevia, logo quis ler!
    Os temas abordados e a escrita é maravilhosa, um baita livro sem defeitos kkk

    ResponderExcluir
  4. Estou bem curiosa quanto a esse livro, ainda mais por também querer ler O Casamento. Fico satisfeita em saber que as revelações vão acontecendo aos poucos e fiquei curiosa para conhecer essas maldades que mencionou. Nunca li nada do autor, mas não vejo a hora.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha, foi a primeira que eu li desse livro.
    Estou bem curiosa por essa história. Amo esse gênero, ainda mais quando revelações vão surgindo aos poucos e não é tudo entregue no final de forma corrida.
    Dica anotada <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria.

    Adorei sua resenha, pois estou com muita curiosidade de ler este livro justamente por causa dos elogios bem positivos em torno dos livros anteriores. Que muito saber esse história com detalhes. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica, não vejo a hora de ler este livro.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Nunca li nada do autor mas pela sua resenha é um livro que tem tudo que eu gosto. Gosto de suspense e principalmente de ficar curiosa até o fim mesmo sabendo de coisas importantes.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu amo os livros do Bonini, com esse não foi diferente. Provavelmente o final desse foi o que mais me impactou, também fiquei abismada em como o ser humano pode manipular as pessoas, eu nunca iria imaginar que aquilo iria ocorrer!
    Recomendo você ler os outros dois livros do Bonini, também são livros ótimos, com o ilustre detetive que nunca nos decepciona!

    ResponderExcluir
  9. Ola!!!

    Cara, sou completamente apaixonada pela escrita do Bonini!! Amooooooooo a criatividade desse homem e esse livro me deixou completamente avida pela sua conclusão e te falar, me tirou do rumo!!!
    Recomendo que você leia O Casamento, vale muitoooooooo a pena, acho que você ja percebeu né?

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela recomendação, quero muito ler O casamento.

      Excluir
  10. Oiii maria

    Eu quero ler os livros do Bonini na ordem justamente por causa dos personagens que participam de todos os livros como o Conrado, deve ser bacana acompanhar desde o começo a trajetória dele. Eu tenho aqui na estante O Casamento pendente pra conferir e no kindle o primeiro dele, pretendo ler em breve e espero também me surpreender positivamente com o autor.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu tivesse lido em ordem, com certeza teria prestado mais atenção no Conrado Bardelli! Espero que curta as leituras.

      Excluir
  11. A cada resenha que eu leio desse livro fico ainda mais empolgada pela leitura. Eu adoro esse tipo de história, e principalmente adoro a escrita do autor, então eu sei que já vou gostar muito da obra.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Apesar de conhecer bastante o nome do autor, e ter visto a divulgação muito massa do livro, não é um gênero que arrisque muito. Vejo sempre elogios rasgados para o mesmo, por isso acabo sempre o indicando a amigos que gostam da temática. E pela sua resenha posso ver que tenho mais uma dica boa para passar. Adorei as fotos e saber mais sua opinião!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu preciso muito ler esse livro, o gênero muito me atrai e a premissa me deixou completamente curiosa. Gostei muito de poder ver um pouco mais sobre a trama aqui na sua resenha.

    ResponderExcluir
  14. Eu também ouço muitos elogios para com a escrita do autor e isso só aumenta a minha curiosidade. Não sou muito de ler este gênero, mas não posso negar que meu interesse aumenta a cada resenha que leio de seus livros.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu simplesmente amei esse livro. Bonini trouxe de forma tão intrigante esse suspense que após a leitura me questionei se de fato não era um livro baseado em fatos reais.
    Aquelas últimas revelações são chocantes.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Amo um bom thriller, ou seja, mal posso esperar para conferir este. Adorei saber que o mesmo é escrito em formato de livro reportagem e só por aí já fiquei super instigada, porque nunca li nada do gênero neste estilo. Adorei saber que é ambientado no Brasil e como o livro vai surpreendendo o leitor aos poucos. Dica mais que anotada!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Eu curti muito a sua resenha e esse livro é fod..demais, curti muito essa leitura, Victor Bonini é um autor que me desperta atenção e quero ver mais livros dele pela Faro. Parabéns pela resenha, ficou massa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nada de Bonini, mas achei bem criativa essa historia ser narrada como forma de reportagem, é algo que causa um diferencial e foge dos clichês. A edição ta muito linda.

    ResponderExcluir
  19. Eu já li outros livros do Bonini e adorei a escrita dele! Este livro está na minha lista de desejos urgentes! Todas as resenhas que li foram muito elogiosas a história, e também a edição maravilhosa da Faro. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo