Resenha: livro "Jogada aos seus pés", Jussara Leal

 Olá pessoal, tudo bem? Hoje trago mais uma resenha de um livro que li no Kindle Unlimited, nesse post venho comentar sobre minha experiência de leitura com "Jogada aos seus pés", escrito pela Jussara Leal e publicado em 2019.


 Eliza e Bernardo se conheceram de forma inusitada: com a empresária se jogando de um carro em movimento e caindo aos pés do morador de rua que a ajudou a se esconder de Humberto, o homem que estava dirigindo o carro.


 "– Ele já te bateu?
 – Pergunta.
 – Não, mas ele já me ameaçou.
 – Vocês namoraram muito tempo? – Isso é uma entrevista?
 – Cinco anos, mas nos primeiros anos ele parecia ser uma pessoa boa. De uns tempos para cá, ele começou a mudar, se tornou extremamente ciumento, implicante, obsessivo."

 Liz namorou Humberto por 5 anos, mas ele estava cada vez mais ciumento e violento, tanto que ela precisou literalmente pular desse relacionamento abusivo. Ela ficou muito grata a Bernardo por ajudá-la, mas também com medo de que Humberto pudesse ir atrás dele na rua e lhe fazer mal. Por isso, Liz convenceu Bernardo a ir para a casa dela, num condomínio onde havia seguranças.

 Bernardo morou nas ruas desde os 11 anos, contou com a proteção do senhor Francisco, outro sem-teto, para se livrar dos maiores perigos que a vida nas ruas oferecia. Mas Francisco havia falecido há pouco tempo, deixando Bernardo totalmente só.

 Mesmo com um abismo social entre eles, surgirá uma forte atração entre Eliza e Bernardo, atração a qual o rapaz não quer ceder, pois sabe que logo precisará ir embora da casa da empresária, mas ela não desistirá fácil do que quer. Haverá futuro para o amor entre uma milionária e um sem-teto?

 "– É mais simples do que parece Bernardo, é só você aceitar ficar aqui comigo.
 – Não existe essa possibilidade Liz, não existe. Você só pode ser maluca, eu já deveria ter percebido isso. Que pessoa em sã consciência traz um morador de rua para dentro de casa, compra centenas de roupas e quer se envolver com ele ainda? Ninguém, Liz! Eu não sou um cara orgulhoso, mas também, mesmo que eu consiga um dia sair dessa vida, eu jamais vou deixar uma mulher me sustentar ou me comprar. Isso não é uma brincadeira de casinha, Liz. Talvez você esteja extremamente carente, estou começando a ficar preocupado. Não estou à venda, Liz. Sei de onde vim e onde pertenço.
 – Merda, Bernardo, eu não quis dizer isso. Não quero comprá-lo."

 Fiquei curiosa para ler o livro por ele trazer uma inversão de papéis, com a mocinha sendo a empresária rica e o mocinho sendo pobre e inexperiente, algo que não vemos muito nos romances, mais raro ainda é encontrar um personagem que more nas ruas.

 É de partir o coração a forma como Bernardo não vivia, apenas sobrevivia um dia após o outro na espera da morte, do momento onde finalmente poderia reencontrar os pais falecidos. A falta de planos para o futuro e a depressão podem ser presenças especialmente perigosas na vida de moradores de rua, sem assistência ou estrutura alguma, eles podem ir por caminhos errados. Bernardo pôde contar com a boa influência de Francisco, que bem ou mal lhe permitiu ao menos crescer, mas e quantos não têm ninguém com quem contar?

 "– Me perdoe. – Diz. – Não deveria ter aceitado ficar aqui. Eu não costumo dormir, só durmo quando o cansaço me derruba. Eu sempre tenho esses pesadelos quando durmo. – Ele não costuma dormir?"

 Até conhecer Liz, Bernardo não havia experimentado nada que um jovem de 21 anos normalmente vive. Apesar de morar no Rio de Janeiro, nunca foi à praia por receio dos olhares dos outros, nunca havia se apaixonado nem beijado alguém. Ele aprenderá tudo com Liz, e o que não tiver coragem de perguntar a ela, vai precisar recorrer às pesquisas no Google.

 Ela, por sua vez, viverá um relacionamento muito diferente do anterior. Liz precisará aprender a lidar com o seu ciúme. Na ânsia de fazer Bernardo se soltar, nem sempre ela fará as melhores escolhas, mas é preciso levar em conta que os dois são personagens muito jovens (ela tem 22 anos no início da história) que não viveram todas as etapas esperadas para a idade.

 "Eu posso até ser uma empresária bem-sucedida, mas definitivamente não sou como Christian Grey que exerce controle sobre tudo e todos. Definitivamente, não tenho conseguido controlar nem a mim mesma. Vamos ser sinceros. Para falar a verdade, eu mal tenho conseguido controlar a empresa nesses últimos dias."

 "Não adianta, o amor já estava bem fraco e a arrogância dele fez com que eu perdesse todo o desejo sexual que eu tinha, e quando esse desejo acaba, não há nada que possa ser feito. O segredo de um relacionamento feliz e duradouro, na minha opinião, não é amor, e sim o desejo. Enquanto houver fogo na relação, é sinal de que seu relacionamento está seguro. Mas quando a chama apagar querido, aí é tchau e bênção. Não adianta insistir e muito menos forçar."

 "Jogada aos seus pés" é um romance com cenas hot bem escritas e um toque de chick lit, com um pouco de humor, especialmente nas partes narradas pela Liz, também há partes narradas pelo Bernardo. Achei desnecessários alguns trechos mais para o final onde o Bernardo conta a história pela versão dele, já que a narração pelo ponto de vista da Liz já tinha "dado conta do recado", fiquei curiosa para saber de que ramo era a empresa dela, e confesso que não curto muito personagem masculino que enfia na cabeça que quer ser pai, mas sei que alguns leitores gostam de finais com casamento e muitos filhos.

 Sobre a edição: a capa condiz com o gênero do livro, não me lembro de ter encontrado erros de revisão e há alguns detalhes na diagramação.

 Enfim, fica a minha recomendação para quem procura um romance cativante, com narrativa fluida, escrita agradável, boa ambientação e personagens diferentes do comum.


Sinopse: Sabe aquela clichê "tímido, inocente e puro" que costumamos dizer brincando? Pois é, ela se aplica à Bernardo. Bê é o mocinho da história. Morador de rua, possui a pureza de uma criança, é completamente tímido, inocente e virgem (em vários sentidos da palavra). Nessa história saímos do clichê do homem possessivo, milionário e CEO. Em Jogada aos seus pés é a mulher quem possui a riqueza e o controle (ou seria descontrole?). Liz, é uma jovem CEO milionária, que sofre um relacionamento abusivo e toma uma atitude drástica que muda por completo o rumo de sua vida, mas não apenas isso... Bernardo perdeu os pais em um trágico acidente de carro quando tinha apenas onze anos de idade, desde então vive nas ruas na companhia de seu fiel escudeiro: senhor Francisco - um homem que acabou indo parar nas ruas por abandono de seus familiares. Senhor Francisco acolheu Bernardo como seu filho e o ensinou valores que ele jamais teria aprendido se não tivesse o encontrado. Agora, aos vinte e um anos de idade, após a morte de Francisco, Bernardo sente pela primeira vez a vontade de mudar sua vida por amor. Como será o desfecho dessa história? Acompanhe e se emocione. Detalhes: 493 páginas, Skoob. Clique para comprar ou pegar no Kindle Unlimited na Amazon:


 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam a autora? Já leram romances onde a mocinha era a CEO?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

15 comentários

  1. oi!
    Eu não conhecia o trabalho da Jussara Leal, gostei da temática do livro é bem interessante...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari.
    Ainda não li nada dessa autora e gostei bastante da sua resenha, mas confesso que não me animei a ler. Seu comentário sobre o comportamento dos personagens me incomodou demais. Quer dizer que ela, aos 22 anos, já é um prodígio, uma empresária rica e bem sucedida... Mas tadinha, age de maneira infantil porque só tem 22 anos?! Não vejo o menor sentido nisso! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade ela não é um prodígio, só teve que assumir a empresa do pai depois da morte dele, afinal, era a única herdeira, meio que não teve outra escolha.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Gente, que forma mais inusitada essa que os protagonistas se conheceram, hehe. Não conhecia o livro, mas fiquei muito curiosa para ler, principalmente por essa inversão de papéis, achei muito interessante. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi oi querida!
    adorei o enredo do livro. Não lembro de ter lido sobre mulheres CEO, e que ainda por cima sofriam algum abuso e tals. Gostei muito da sua opinião sobre como a autora abordou o assunto e desenvolveu no romance. Eu fiquei encantada com o mocinho e espero gostar de ler em breve.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  5. Achei o enredo muito maluco e diferente, mas confesso que tenho medo de como essa relação se desenvolve rs. Considerando que ela tá saindo de um relacionamento basicamente abusivo e já aparenta gostar do Bernardo, mas vou dar uma chance!

    ResponderExcluir
  6. Tudo na história despertou minha curiosidade, o casal improvável, e curiosíssimo ele ser morador de rua (nunca li nada com um personagem sem teto), a história se passar no Brasil e ter uma empresária tão jovem né... Com certeza vou ler. Adorei a dica!!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas gostei da sua resenha. O livro só não me cativa tanto por conta das cenas hots :( Uma pena que no ponto de vista do personagem masculino tenha te desagradado.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não conhecia a autora, nem o livro e mesmo que tenha gostado maneira que você abordou na resenha, o livro não me conquistou. Não gosto de personagens imaturas e que isso seja justificado pela idade. Mas acho que vale a dica para quem gosta.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  9. Ooi,
    Já vi essa capa por aí mas nunca tinha lido uma resenha sobre o livro. Gostei dos pontos que você abordou, é mesmo difícil de encontrar a mulher como a CEO poderosa, mas não sei se esse é um livro que me agradaria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, é a primeira vez que leio uma resenha sobre ele e por um lado fiquei bem curiosa, tendo em vista que a autora traz como protagonista um morador de rua, algo que, como você mesma disse, é raríssimo de ser ver nos livros, sobretudo nos romances. Se fosse só pela história do Bernardo eu iria largar tudo para ler o livro. Todavia, há outros pontos que acabam por me desanimar. :(

    A protagonista não me pareceu, pelo que pude perceber da sua resenha, uma personagem madura, apesar de ser a CEO da empresa, e eu não sei se teria paciência com ela. Outra questão são as cenas hots, que tenho medo de não me agradarem.

    Todavia, não descarto a possibilidade de vir a ler o livro no futuro, principalmente porque fiquei desejando conhecer o Bernardo.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Nossa eu amei, é o tipo de narrativa que me agrada muito, não conhecia a história mas ela vai direto para a minha lista ♥
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a obra, mas seu enredo parece ser intenso e repleto de surpresas, confesso que aguçou muito minha curiosidade. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li um livro cujo personagem vivesse nas ruas. Adorei a premissa desse e gostei bastante de ver a sua opinião sobre a leitura, é uma obra que me deixou curiosa e quero muito poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Essa inversão de papéis também aguçou minha curiosidade, mesmo com essa ressalva em relação ao final, onde temos uma nova narrativa sobre algo que já conhecemos. No entanto, fiquei bem curiosa para conferir a história e saber que está no unlimited só facilita ainda mais para fazê-lo! Dica mais que anotada! ♥
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo