Resenha: "O muro", Fraipont e Baily

 Olá pessoal, tudo bem? A resenha de hoje é de um livro diferente: "O muro", publicado pela Editora Nemo em 2015, escrito pela Céline Fraipont e ilustrado pelo Pierre Bailly. "O muro" é classificado como uma HQ (história em quadrinhos) em sua ficha catalográfica, mas pelo que pesquisei, está mais para uma graphic novel (romance gráfico).

HQ O muro, Fraipont e Baily, Nemo

 A história se passa numa cidadezinha da Bélgica, em 1988. Rosie é uma garota de 13 anos que se vê sozinha no mundo. A mãe saiu de casa para viver um novo romance em outro país, o pai vive trabalhando e deixa a garota sozinha em casa por dias. Rosie só tem a escola e Nath, sua amiga de infância.

 Depois da aula, as duas costumam ficar sentadas em um muro, onde fazem coisas típicas de adolescentes. A amizade que parecia sólida sofre um baque e Rosie se sente ainda mais solitária. No muro, ela conhece um outro personagem com quem viverá coisas importantes e que amenizarão um pouco da sua solidão, mas que também lhe causarão alguns problemas.

 Na época da adolescência eu lia algumas HQs, mas fiquei um bom tempo longe desse universo. Atualmente, por ver várias resenhas de HQs e graphic novels em blogs que visito, a vontade de lê-los foi ressurgindo em mim. Por isso, quando tive a oportunidade de ler "O muro", fui correndo aproveitar, e não poderia ter tomado decisão melhor.

 Ler a graphic novel foi uma experiência nova de certa forma, foi muito interessante poder ver os personagens e as cenas, procurar nos desenhos as emoções que nos livros são passadas através das palavras, ver frases e imagens se complementando.

 Gostei bastante da história, quando terminou eu fiquei com aquela vontade de ter mais páginas para ler. Fiquei triste ao ver a solidão da Rosie, me identifiquei com ela em alguns pontos, tive vontade de entrar na história e impedir que ela fizesse algumas coisas erradas em algumas páginas. "O muro" é uma história tristemente bonita, que valeu a pena ler e que eu recomendo. Foi uma leitura rápida e muito tocante.

 "Me sinto como um soldadinho numa trincheira. E acho que estou completamente sozinha neste combate." (páginas 12 e 13)

Resenha, hq, graphic novel, trecho, ler, O muro, Fraipont e Baily, Nemo
capa, sinopse, Resenha, hq, graphic novel, trecho, ler, O muro, Fraipont e Baily, Nemo
Resenha, hq, graphic novel, trecho, ler, O muro, Fraipont e Baily, Nemo
Resenha, hq, graphic novel, trecho, ler, O muro, Fraipont e Baily, Nemo, imagens, fotos
Resenha, hq, graphic novel, trecho, ler, O muro, Fraipont e Baily, Nemo

 As páginas são brancas e as ilustrações são em preto e branco, com um estilo mais sombrio. Achei a capa super bonita, gostei da combinação de cores. As letras tem um tamanho bom para leitura.

  Para mim, foi uma ótima porta de entrada para o mundo das graphic novels, pretendo ler outras futuramente. Em menos de 200 páginas eu ri, fiquei tensa, revoltada, triste, emocionada e torci muito pela protagonista. Enfim, "O muro" é uma leitura que recomendo, especialmente para quem já passou da faixa etária da protagonista (a história pode ser um pouco pesada para pré-adolescentes).

 Detalhes: 192 páginas, formato: 17 x 24 cm, leia um trecho no site da editoraSkoob. Onde comprar online: AmericanasSaraivaSubmarinoLivraria Cultura.

 Obrigada Editora Nemo e Grupo Autêntica por disponibilizarem um exemplar de "O muro" para leitura!


Participe das promoções do blog:


Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

29 comentários

  1. Nunca tinha visto ou ouvido falar desse livro. Achei super interessante, e parece ser muito emocionante como você falou :)
    gostei da resenha.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aiii é ótimo quando termina e a gente quer mais né? Fiquei mega interessada e quero muito ler agora. Amei sua resenha, pois ela ficou delicada e sincera.

    ResponderExcluir
  3. Acho esse livro bem especial e está me minha lista de copras, a capa é perfeita e curto HQ, também gostei do enredo, espero logo ter oportunidade de lê-lo. Que bom que vc curtiu o livro e lerá mais ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia o livro e foi legal conhece-lo.
    Nunca li um HQ e não sei se começaria por esse, mas enfim... achei a sua resenha muito bem escrita como sempre.
    Fiquei curiosa para ver essas ilustrações com um toque sombrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaah agora as imagens apareceram no meu pc. Adorei as ilustrações

      Excluir
  5. Oi, Mari
    Livros bons são esses que despertam vários sentimentos em nós. Eu gostei da premissa desse e acho que poderia sentir o mesmo se lesse.
    Curti muito sua indicação.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa,adorei sua resenha!
    Obrigado por ter postado as fotos do HQ. Fiquei bastante interessado de verdade.
    Quando você citou que a estória é "tristemente bonita" eu tive certeza de que tenho que ler esse HQ um dia.
    parabéns,adorei seu blog
    Seguindo ;)

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie tudo bem? Graphics são muito amor, não é mesmo? Adorei sua resenha e o livro, fiquei muito curiosa e ansiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  8. Oinnnn... quero muito ler esta HQ! A edição está muito linda!
    Que bom que você gostou :) Já tenho ele na minha lista faz tempo. Quero ler logo para voltar aqui e dar a minha opinião sobre a leitura.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Mari,
    Eu sou fã de HQs, mas ultimamente nem estou lendo mais, e esse parece ser um ótimo HQ para voltar ao vício haha. Amei as ilustrações, e a capa é realmente muito bonita.
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  10. Oiii, nunca escutei falar dessa HQ, e eu me interesse bastante, adoro quando são cores assim, preto e branco, para mim remete mais emoção que muitas das vezes uma colorida.
    Beijinhos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Estou mergulhando nesse mundo das HQs e graphic novels também e a cada dia me surpreendo! Tenho descoberto coisas fantásticas e já vou anotar O Muro na lista! <3

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  12. Fiquei encantada com essa edição e com a história. Sempre leio HQs de heróis e nunca li q tivesse outra temática, mas essa me conquistou e deixou c mega vontade de ler.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  13. Eu amo ler Graphic Novel. No Brasil é mais comum essa definição de HQ. Mas é mais uma questão de nominação mesmo.
    Já tinha visto essa por aí. Acho linda a capa e a premissa é muito interessante também. Espero poder ler. A Editora Nemo tem ótimas publicações.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Apesar de ter achado a premissa da história fofa, assim como você faz um bom tempo que não leio HQs, mas no meu caso acho que desde a infância quando larguei a Turma da Mônica ( saudades dos meus gibis).
    Acho que tenho que dar uma chance novamente para esse gênero, quem sabe eu goste.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  15. Apesar de ter achado a premissa da história fofa, assim como você faz um bom tempo que não leio HQs, mas no meu caso acho que desde a infância quando larguei a Turma da Mônica ( saudades dos meus gibis).
    Acho que tenho que dar uma chance novamente para esse gênero, quem sabe eu goste.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca li Graphic Novel, apesar de ler quadrinhos desde sempre. Pelas fotos, tem uma mistura de mangá (ilustrações em preto e branco), mas as linhas de GN mesmo. Achei um livro bem interessante!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Gosto de ler HQ (incluindo Graphic Novels) e essa eu não conhecia, achei legal a história abordar algo que parece simples, mas na verdade possui todo uma reflexão por trás.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Nunca li nenhum HQ (ou Graphic Novel), mas essa editora estar com um catálogo ótimo e que quero ler. Adorei esse que você indicou, achei uma história simples, mas bem interessante. Gostei do estilo preto e branco, ficou lindo demais.
    Dessa mesma editora eu quero o HQ de Orgulho e Preconceito, que vai ser lançado por agora.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  19. Oiiie
    Muito legal a sua resenha, eu estou curiosa pela leitura, adoro hq desse gênero e ouvi vários elogios sobre essa, espero poder ler em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Fique com vontade de ler aqui, gosto muito de leituras que mexem com as emoções. Parece ser tão lindos os traços, adorei!

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Eu adoro graphic novels, vira e meche acabo lendo alguns. Por isso vou guardar a sua dica aqui e irei ler. Fiquei super empolgada com a resenha, acho que vou adorar o tema!!

    Beijos, Kamila
    http://www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  22. Oi ^^

    Não tenho o costume de ler graphic novel, acho até que tenho apenas uma na estante, mas foi o marido que leu hehhe
    Sua resenha me deixou com vontade de conhecer melhor esta história, mas preciso me acostumar com o formato e tudo mais hehee

    ResponderExcluir
  23. Oie,

    Lendo sua resenha me deu vontade de ler HQ's hahah. Eu não conhecia esse e fiquei bem curiosa com a historia dele de verdade, achei a capa muito linda e as ilustrações do mesmo também. Com certeza será uma leitura certa quando eu tiver um tempinho livre.

    Bjs

    Mayla

    ResponderExcluir
  24. Oee,
    Eu to doido por esse HQ, meu amigo leu e ele tipo ama demais e fica me convencendo a ler e to quase lendo hehe.

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oie, tudo bem? Não conhecia esse HQ, mas gostei muito do enredo e de como a história é contada. Um jeito diferente de escrever e abordar um tema. Sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre leio comentários sobre essa Hq, e sempre fiquei interessado, parece ser muito boa, os traços são bem curiosos...

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu não sou muito de ler livros em formato de graphic novel, mas eu achei esse bem interessante e ainda não li nada publicado pelo selo da Nemo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oii, tudo bem?
    Eu não leio livros desse tipo mas tenho vontade de começar, e esse parece ser muito bom, fiquei curiosa para saber quem é a nova personagem que vai aparecer.

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo