Desafio literário "Eu e as #MulheresdaLiteratura" parte 1

 Olá pessoal, tudo bem? Já que estamos no mês do Dia Internacional da Mulher, estou participando de um desafio literário muito interessante criado pelo blog Queria Estar Lendo. O desafio Eu e as #MulheresdaLiteratura consiste basicamente em responder os 31 temas propostos durante o mês.

 Sobre o desafio:

 "No Queria Estar Lendo nós realmente acreditamos na primavera das mulheres. E para tirar essas ideia de que 'mulheres só escrevem romance' criamos um desafio de 31 dias para divulgar protagonistas e livros maravilhosos, escritos por mulheres tão incríveis quanto!

 Convide os amigos e participe com a gente! O desafio começa no dia 1/03 e termina no dia 31/03. Ele faz parte do mês das mulheres, do blog Queria Estar Lendo.

 Você pode responder o desafio dia a dia, ou todo de uma vez. Pode ser através de postagens nas redes sociais ou no seu blog, pode ser através de fotos ou vídeos. Mas sempre use a hashtag #MulheresdaLiteratura para que possamos encontrar você e conhecer suas indicações! ;)"

 Eu estou respondendo o desafio diariamente pelo Instagram, e compartilho as respostas na página do Facebook e no Twitter. Como estou achando os temas muito legais, e já concluí um terço dele, decidi postar minhas primeiras respostas também aqui no blog como se fosse uma tag.

Eu e as #MulheresdaLiteratura
Harry Potter e a pedra filosofal, J. K. Rowling
1- O primeiro livro escrito por uma mulher que você leu: eu leio desde os 5 anos, então não lembro qual foi, por isso escolhi o primeiro livro que li na minha nova fase de leitora, em 2012, "Harry Potter e a pedra filosofal" da J. K. Rowling. Lembro que vi o filme na TV e fui correndo ler o livro. Amei! Ah, só de ver que a autora usou uma abreviação do seu nome, de forma que não fosse de cara identificada com mulher, já dá pra ter uma noção do quanto ainda temos que conquistar.

A evolução de Calpúrnia Tate, Jacqueline Kelly
2 - O seu livro preferido escrito por uma mulher: essa é beeem difícil, mas escolhi "A evolução de Calpúrnia Tate", escrito pela Jacqueline Kelly, um livro que inicialmente encanta pela capa, mas que quando a gente conhece a pequena Calpúrnia, é fascinante!

Incrível, Sara Benincasa
3- O seu livro preferido protagonizado por uma mulher: minha lista de favoritos é pequena, e percebi que não tem muitos protagonizados por mulheres, mas escolhi "Incrível" da Sara Benincasa. A protagonista Naomi é uma personagem com quem me identifico muito.
Eleonor Hertzog
4 - Sua autora preferida: eu escolhi a brasileira Eleonor Hertzog, que escreve a série Uma geração. Todas as decisões. Já li os 3 livros lançados por ela ("Cisne", "Linhagens" e "Guardião?") e sou apaixonada pelo universo que ela criou. 
É agora... ou nunca, Marian Keyes
5 - Um livro com amizade forte entre mulheres: sempre que penso em amizade, o livro "É agora... ou nunca" da Marian Keyes me vem na cabeça. As protagonistas Katherine e Tara são amigas desde a adolescência, mesmo sendo bem diferentes.
O Teste, Joelle Charbonneau
6 - Um livro com uma heroína que salva a si mesma: Malencia Vale da trilogia distópica "O Teste", escrita pela Joelle Charbonneau . É a inteligência dela, sua força interior e determinação que podem mudar o futuro de sua comunidade. 
Alice no País das Armadilhas
7 - Um livro com uma heroína que não tem medo de armas e lutas: Alice, protagonista da distopia "Alice no País das Armadilhas" é uma garota que cresceu numa sociedade onde armas eram praticamente os únicos brinquedos das crianças, por isso desde pequena aprendeu a se defender e defender os seus dos zumbis que poderiam atacar. 
O Visconde que me amava, Julia Quinn
8 - Um livro de romance escrito por uma mulher: escolhi meu romance favorito, "O Visconde que me amava", segundo da serie Os Bridgertons da Julia Quinn . Um trechinho que amo : "Por quê você acha que resolvi aprender a tocar flauta numa idade tão avançada? Todos disseram que eu era velha demais, que para ser realmente boa eu deveria ter começado quando criança. Mas a questão é que não preciso ser boa. Só tenho que me divertir com isso. E saber que tentei." 
Assassinato no campo de golfe, Agatha Christie
9 - Um romance policial escrito por uma mulher: "Assassinato no campo de golfe" da Agatha Christie.






Rainha dos corações congelados,Rebecca S. Melo. 10 - Um livro de fantasia escrito por uma mulher: escolhi uma das minhas leituras mais recentes, "Rainha dos corações congelados" da Rebecca S. Melo.








 Temas que ainda faltam:

11 - Um livro sobrenatural/sci-fi escrito por uma mulher;
12 - Um livro de terror escrito por uma mulher;
13 - Um livro com a heroína na capa;
14 - Um livro com uma heroína que não se conforma em ser o que esperam dela;
15 - Um livro escrito por duas (ou mais) mulheres;
16 - Um livro com a sua heroína preferida;
17 - Uma autora que te inspira;
18 - Um livro com uma heroína na qual você se espelha;
19 - Um livro com uma heroína que as meninas deveriam conhecer desde novas;
20 - Um livro com uma protagonista que você não esperava ser tão forte quanto foi;
21 - Um livro com uma heroína que você começou odiando e terminou amando;
22 - Um livro onde a heroína salva o herói;
23 - Um livro com uma mulher transsexual;
24 - Um livro com uma mulher bissexual/homossexual;
25 - Um livro com uma personagem feminina que seja uma figura de poder;
26 - Um livro com uma mulher que escolheu a família;
27 - Um livro com a melhor vilã;
28 - Um livro com uma protagonista negra;
29 - Um livro com uma protagonista que superou abusos físicos e/ou emocionais;
30 - Um livro com uma protagonista que não queria salvar o mundo;
31 - Um livro com uma personagem feminina (ou a autora) que represente o que é ser mulher para você.

 Se você ainda não está participando, que tal responder o desafio também? Você pode postar mais de uma foto por dia até conseguir chegar no dia certo. Ou pode responder ao desafio todo de uma vez. A ideia é compartilhar boas histórias escritas por mulheres. Recomendo a leitura do post "Porquê é importante falarmos das Mulheres da Literatura?" do blog Queria Estar Lendo. Se você já está participando dos temas, me conta nos comentários por onde está colocando as respostas. Por hoje é só, espero que tenham gostado do post e que participem do desafio. Lembrando que quem quiser ver minhas próximas respostas é só me acompanhar pelas redes sociais (tem os link aí embaixo).


Até o próximo post!
Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

11 comentários

  1. Oiii!

    Eu estou acompanhando alguns posts dessa semana e estou gostando muuuito do que estou vendo!
    Adorei de verdade suas escolhas, algumas obras eu não li mas conheço as autoras, então então estou gostando dos elogios :D

    Bejinhos

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse projeto, só não ouso participar tbm porque tô com uma porrada de desafios pra fazer fora os livros de parceria... mas achei bacana vc compartilhar aqui pelo blog tbm as partes iniciais do seu desafio...
    Sempre fui curiosa pra ler Calpúrnia, a capa realmente é encantadora...
    boas leituras :D
    bjs...

    ResponderExcluir
  3. Mari, adorei o projeto.
    Amo esse desafios que focam em mulheres.
    Também comecei com J.K.Rowling e fora ela acho que só li Julia Quinn.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Oie
    adoreeeei o desafio e adorei ver um livro da Marian aqui ahha sou super fã da autora. Quero muito ler Incrível ainda mais sabendo que vc curtiu tanto

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei esse desafio e suas escolhas...muitos dos citados estão na minha lista de futuras leituras <3

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    gostei muito do seu desafio literário, desses citados acima quero ler "A Evolução de Calpúrnia Tate". www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oieee,tudo bom? Adoro desafios, mas no momento não tenho tempo nem de morrer kkkk Não li todos os livros que vc citou mas conheço algumas autoras e a história de alguns deles e achei o máximo. Eu ia me enrolar toda pra fazer esse desafio porque sou muito indecisa,pra escolher os livros ia passar um século kkkk bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não conhecia, mas amei a iniciativa! Sério, tentarei fazer, nem que seja no Instagram, porque precisamos conhecer mais mulheres que escrevem!!! Parabéns pela iniciativa e pelas escolhas!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    Caramba, que desafio legal! Eu não sei se saberia escolher todas essas mulheres da literatura! Poxa, você lê desde bem cedinho, hein? Nessa época eu só lia gibis do tio patinhas hahaha
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse projeto e fiquei com muita vontade de participar, mas acho que não li tantos livros assim. Então vou deixar passar por enquanto, até pelo pelos eu ter lido tantos livros para completar a lista!
    Estou com o livro Cisne aqui para leitura, haha. Fico feliz que ela seja sua autora favorita, eu ouvi falar muito bem dos livros dela. Fiquei mais animada para ler.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  11. Nossa, amei esse desafio! To até um pouco chateada comigo mesma porque só vi agora.
    Esse ano eu to tentando priorizar escritoras mulheres nas leituras e tá sendo maravilhoso, a gente ignora muitas escritoras geniais.
    Dei uma anotada em alguns títulos que você citou pra ler mais pra frente.

    Beijo

    Isabela Sena

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo