TOP COMENTARISTA DE ABRIL

TOP COMENTARISTA DE ABRIL
Seu comentário pode te dar o livro "Ninfeias Negras", clique na imagem para saber como participar! E quanto mais você comentar, mais chances tem de ganhar!

domingo, 23 de outubro de 2016

Resenha: livro “Liturgia do fim”, Marilia Arnaud

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje, venho comentar sobre a minha experiência de leitura com o livro “Liturgia do fim”, escrito pela paraibana Marilia Arnaud e publicado em 2016 pela Editora Tordesilhas.

Resenha, livro, Liturgia-do-fim, Marilia-Arnaud, editora-tordesilhas, literatura-nacional, escritora-paraibana, capa, fotos, critica, opiniao, relações-familiares, trechos

 “Voltei para juntar os cacos dos dias partidos, manchados de terra e sangue, para recolher fragmentos de vidas atrás das portas fechadas e, com mãos pacientes, compor o mosaico de ontens irrevelados.” (página 74)

 No livro, Inácio conta a sua história. Ele era um escritor que deixou mulher e filha na cidade e voltou para Perdição, povoado onde nasceu e morou até mais ou menos os dezoito anos, quando foi expulso de casa pelo pai. No decorrer dos capítulos, vemos que a infância de Inácio teve seus momentos bons: o carinho da mãe, a vida simples do interior, a diversão com as irmãs e o primo, mas toda essa infância e adolescência estavam sob o peso do autoritarismo do pai, um homem que causava medo nos filhos e em que nenhum momento parecia demonstrar gostar de Inácio. Qual o motivo do desprezo do pai pelo filho? Será que, ao voltar após mais de trinta anos longe da casa da família, Inácio conseguiria entender isso e superar a “violência” da falta de amor paterna que marcou toda a sua vida? Ou o leitor descobrirá que a causa do desajuste de Inácio é outra?

 “Em nome desse Deus e amparado em lendas bíblica, alegorias crísticas, salmos, versículos, novenas, terços, penitências, criaste teus filhos com severidade e frieza, mas comigo, pai, especialmente comigo, por razões que me eram obscuras, ias além” (página 67)

 “Liturgia do fim” tem uma escrita bem elaborada, a autora desenha com as palavras, usa de simbologias e faz muitas referências, é uma escrita quase poética, proporcionando uma leitura fluida. Por não ter um elevado número de páginas, pode ser lido rapidamente.

 O narrador é um personagem que desperta sentimentos controversos. Inácio é imperfeito e fez muitas coisas condenáveis (não me refiro ao “segredo” dele, mas sim a suas atitudes, especialmente no casamento), por outro lado, a forma como seu pai tratava a família, algo que infelizmente não é exclusivo da ficção, e os dramas pelos quais Inácio passou, talvez justifiquem um pouco a sua “melancolia”, a sua falta de rumos e o fato de deixar que os outros, ilusoriamente, decidissem por ele. Inácio sofreu, isso é inegável, e passou por uma situação bem polêmica que transformou-o em uma pessoa incompleta, marcada. Não contarei que situação foi essa, mas foi algo de que suspeitei desde antes da confirmação na leitura.

 Um ponto que me agradou enquanto lia, foi a descrição na vida do interior; eu morei na roça durante uma parte da minha vida, então, era encantador ler sobre a natureza, os animais e a produção do mel e o manejo das abelhas (área em que minha família também atuou). Acredito que a autora deve ter feito uma boa pesquisa para escrever sobre o tema com propriedade.

Resenha, livro, Liturgia-do-fim, Marilia-Arnaud, editora-tordesilhas, literatura-nacional, escritora-paraibana, capa, fotos, critica, opiniao, relações-familiares, trechos, capa
Resenha, livro, Liturgia-do-fim, Marilia-Arnaud, editora-tordesilhas, literatura-nacional, escritora-paraibana, capa, fotos, critica, opiniao, relações-familiares, trechos, contracapa
Resenha, livro, Liturgia-do-fim, Marilia-Arnaud, editora-tordesilhas, literatura-nacional, escritora-paraibana, capa, fotos,

 Sobre a edição: a capa, com essa representação de uma casa simples, me agradou; as páginas são amareladas, não encontrei erros de revisão e a diagramação traz margens, letras e espaçamento de bom tamanho.

 Enfim, agradeço à editora Tordesilhas por ter enviado o livro para resenha no blog e recomendo a leitura de “Liturgia do fim”, pois vocês merecem conhecer a bela escrita de Marilia Arnaud, uma escritora brasileira de quem já me tornei fã. Ressalto que a obra aborda um tema polêmico, que pode chocar algumas pessoas, mas certamente se tornará uma leitura marcante, pelos seus cenários e personagens.

 “Eu só queria sonhar, pai, e sonhar ainda, e sonhar sempre, porque o homem, quando sonha, é um deus, é não é nada quando usurpam a única coisa que redime toda a miséria humana, o mel da vida. Pois não foste tu que inventaste as abelhas tão somente para sonhar, pai?” (página 86)

 Detalhes: 152 páginas, ISBN: 978-85-8419-043-0, Skoob, leia um trecho. Onde comprar online: loja da editora.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam o livro ou a autora?

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

8 comentários:

  1. Oiii!!

    Nada mais me encanta que um autor que pesquisa sobre o que está escrevendo. Não conhecia a obra e fiquei feliz em ler sua resenha, parece ser um livro leve e encantador, tudo o que eu mais gosto!
    A capa está linda e você conseguiu me convencer a ler!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Ainda não tive o prazer de conhecer essa autora, mas espero ter a oportunidade de poder ler esse livyem breve. Principalmente porque fiquei numa curiosidade para saber qual é a polêmica envolvendo esse enredo que você mencionou.
    Beijos!
    www.gatitaecia.Blogspot.com.br
    Está rolando sorteios! Aproveite!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Realmente não deve ter sido fácil para o personagem deixar mulher e filha e, ainda, ter um pai que que o despreza. Como você disse bem, essas situações não estão fora do que acontece na realidade. Adoro livros com escrita poética e, se fluida então, melhor ainda!
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Eu sonho em morar na roça quando aposentar...haha' nem comecei a trabalhar, mas já faço planos pra quando acabar.
    Ainda não conhecia esse livro, mas a premissa dele não me chamou muito a atenção. Acontece que este não é o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento... Mas eu vou deixar o título anotado :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Eu não conhecia o livro, nem a autora, mas confesso que a história não me cativou muito. Porém, fiquei curiosa para saber quais assuntos polêmicos ele aborda e gostei de saber que a autora possui uma escrita quase poética, acho muito interessante. Beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia a obra ainda, gostei da premissa. Adoro quando os autores descrevem o ambiente, mas espero que não seja nada muito cansativo e repetitivo, tem uns que fazem isso, rs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria.

    Confesso que não conhecia o livro e adorei a sua resenha porque mencionou que o autor descreve a vida no interior. As vezes vou na roça visitar parente do meu marido e são momentos ótimos e relaxantes. Então o livro parece que vale a pena conferir e encontrar descrições sobre a natureza e os animais. Dica anotada com muito carinho.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não conhecia o livro e achei interessante o tema abordado no livro: a falta de amor de um pai para o filho. Fiquei bem curiosa para saber o motivo disso e parece ser um livro muito bom, já que foi recomendado por ti.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim.
Leio todos os comentários, mesmo que nos posts mais antigos. Responderei seu comentário aqui nesse mesmo post. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados