Resenha: livro "O mal de Lázaro", Krishna Monteiro

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com um dos melhores livros que li esse ano: "O mal de Lázaro", escrito pelo paranaense Krishna Monteiro e publicado em 2018 pela Editora Tordesilhas.

Resenha, livro, O-mal-de-Lázaro, Krishna-Monteiro, Tordesilhas, capa, sinopse, trecho, opiniao, critica, literatura-nacional, lazaro, lepra

 "Talvez seja esta uma forma de extrair da morte grãos de paz." (página 87)

 Temos uma narradora sem nome que certo dia encontra um homem voltando para casa. Ela, invisível, o segue. Descobre onde ele mora, entra em sua casa e vê seu estranho costume de fechar porta e janelas, vedando toda fresta para que os sons do exterior não entrem, observa como esse homem desenha por horas e horas antes de dormir. O que ele desenha? Os animais que precisa abater em seu trabalho no matadouro todos os dias. Um trabalho que ele não escolheu para si, visto que tinha outros sonhos, mas foi o trabalho que aquela cidade lhe impôs.

 "Nas ruas onde hoje à noite homens brigarão rixas simples de porta de bar, nestas mesmas ruas, escondidos nos desvãos das pedras, ainda persistem dessa forma sons antigos. Mas  para ouvi-los há que se ignorar os primeiros deles, os evidentes: ignorar os sons mais jovens, recém-nascidos, de superfície e relevo espessos - gritos e copos que se enchem; pois numa camada logo abaixo destes e quase inaudível ainda existe o som remoto em sua origem - o dos tiros sobre um soldado debaixo de fogo nas trincheiras; o das mãos do centurião de Roma escavando o solo, estourando torrões de terra, forma única de se esquecer a dor dos ferimentos. Aquele capaz de captar em sua plenitude  os sons veria assim se dissolver o tempo. É como se os passos que durante anos contribuíram para desgastar degraus de mármore ressoassem no mesmo instante aqui agora. Curioso, porém, que todos estes sons carreguem um mesmo signo: o da lembrança que lateja e dói, propagando-se pelo ar como herança de anéis concêntricos.
 Os sons têm vida própria." (página 68, grifo meu)

 Talvez vocês já tenham lido em algum lugar que o som se propaga em ondas, coisa que aprendi nas aulas de Física na escola, mas o capítulo treze do livro explica isso de forma bem compreensível para quem ainda não sabe. E se os sons se propagam em ondas, eles nunca desaparecem completamente, só deixam de ser captados pelos ouvidos humanos. Esses sons que ficam na memória do homem que trabalha no matadouro, os sons dos bezerros em seus últimos segundos de vida, sons que podem ser aterrorizantes, sufocantes! Sons que Lázaro precisa calar, tirar de dentro de si, colocar em outro lugar, já que esses sons não morrem.

 Lázaro, é esse o nome que nossa narradora dá ao homem que passa a observar. Na Bíblia são mencionados dois Lázaros, o que Jesus ressuscita, e um leproso de uma parábola, o segundo tem mais a ver com o personagem do livro (vale lembrar que hoje a lepra ou hanseníase é uma doença que tem tratamento e cura, não condenando mais os doentes a serem excluídos da sociedade). Qual será o mal de Lázaro: aquele que lhe atinge o corpo, ou o que lhe tira o sossego da mente, os sons que só se calam quando são colocados no papel?

 "Chamei-te Lázaro, nomeei-te Lázaro, batizei-te Lázaro. Chamei-te Lázaro, muito embora nunca tenha sabido teu nome. Naquela noite, Lázaro, a tarde assentava seu fecho, e do cume de um monte eu vi teu corpo na distância pela trilha. Passos secos como os do homem do poema, braços pesados, dormentes, tu palmilhavas a estrada que, dentro de instantes, dará no mar. Estrada que não é de Minas, mas na qual teus pés ainda assim caminham. Fachos de luzes de homens cortavam o escuro, marcavam ossaturas de sangue em tua pele, faziam com que vozes logo atrás subissem de tom e timbre, estimulando os cães. Mas, Lázaro, escuta: o mar não tarda. Escalado o monte, haverá o cume. E ao fim, que se aproxima, uma descida sobre encostas de arbustos. O fim." (página 14, grifo meu)

livro, O-mal-de-Lázaro, Krishna-Monteiro, Tordesilhas, capa,

 Do Krishna Monteiro eu já havia lido no ano passado "O que não existe mais", um livro de contos indicado ao Prêmio Jabuti. Comecei a leitura de "O mal de Lázaro" sem expectativa alguma, mas já nas primeiras páginas fui cativada pela narrativa. Essa mulher de quem nem o nome sabemos, a nossa narradora, descreve o que vê com tamanha vivacidade, que é muito fácil imaginar a história, imaginá-la nos contando sobre a rotina de Lázaro, sobre a luta dele com a crueldade de seu trabalho.

 Na minha cidade o matadouro municipal fechou faz pouco tempo, mas ainda me recordo dos comentários sobre como era trabalhar nele, sobre os barulhos dos animais na hora em que eram mortos, um trabalho que não deve ser dos mais agradáveis. Assim como a lepra não é agradável, uma doença que vai atingindo cada pedacinho do corpo, pouco a pouco, e que na época em que a história se passa, precisava ser escondida. Uma época e uma cidade onde se acredita em milagres, como num homem fazendo outro voltar da morte, e esse homem que fez o outro voltar a viver passa a ser visto como a solução de todos os problemas. Mas ele próprio tem seus problemas, como os sons que não consegue calar. Ouvir esses sons eternos seria uma benção ou uma maldição?

 "Desenhas como quem segura firme uma recém-descoberta aldrava, sabendo estar agora em seu poder bater à porta - ou calar o som" (página 88)

 Sinto que já divaguei demais no parágrafo anterior. Enfim, "O mal de Lázaro" é um livro relativamente pequeno, com menos de duzentas páginas, e que eu li em dois dias, bem rápido pros meus padrões. E eu o li em pouco tempo não tanto pelo número de páginas, mas sim pela forma como a história me prendeu. Eu ficava mais curiosa a cada capítulo com o destino de Lázaro, ainda que já imaginasse o provável desfecho, torcia por uma reviravolta, um milagre que o libertasse daquela vida! Assim como ficava encantada com toda a questão dos sons que nunca se extinguem e inquieta para descobrir quem era a narradora. Como já comentei, a narradora fala com tanta vivacidade que é impossível não imaginá-la nos contando a história, mas isso é mérito da escrita do Krishna, uma escrita bela, como disse na resenha de "O que não existe mais", mas uma escrita que me agradou ainda mais nessa segunda obra que li dele, palavras usadas de forma poética sim, mas compreensível, desenhando as cenas.

 Na sinopse consta que o livro foi inspirado no poema "A Máquina do Mundo" do Carlos Drummond de Andrade, um poema sobre um homem que caminha numa estrada de Minas Gerais, que é o meu amado estado, e mesmo que o Krishna não seja mineiro, foi muito fácil encontrar na obra semelhanças com a minha terra, com cenas que conheço vivendo numa cidade do interior. Acredito que o leitor certamente conhecerá novas palavras durante a leitura, e se alguma dúvida surgir, uma simples busca no Google ou dicionário pode resolvê-la, e vale muito a pena embarcar nessa história onde as respostas vão sendo dadas aos poucos.

Resenha, livro, O-mal-de-Lázaro, Krishna-Monteiro, Tordesilhas, capa, sinopse,
Resenha, livro, O-mal-de-Lázaro, Krishna-Monteiro, Tordesilhas, capa, sinopse, trecho, blog-literario, petalas-de-liberdade, diagramacao
Diagramação de "O mal de Lázaro", "O que não existe mais" é o livro de contos do Krishna Monteiro

 A edição da Tordesilhas tem uma capa condizente com a trama, em tons de roxo, páginas amareladas, boa revisão, letras, margens e espaçamento entre uma linha e outra de bom tamanho.

 Fica a minha recomendação para que leiam "O mal de Lázaro", um dos melhores nacionais que já li. Um daqueles livros onde, por mais que eu fale, sempre sentirei que ainda há algo a ser comentado, destacado, mas fiz o melhor que pude nessa resenha (muito prazerosa de ser escrita, reler alguns trechos para escrevê-la já foi muito bom, tanto que pretendo reler toda a obra). E se ela ainda não foi o suficiente para convencê-lo a ler, dê uma chance assim mesmo ao livro se a oportunidade surgir. Se a leitura dele lhe prender como me prendeu, se a escrita do autor lhe encantar como me encantou, se você sentir a mesma vontade de entrar na história e proteger o protagonista de tudo e de todos como eu senti, certamente terá valido a pena!

 Detalhes: 176 páginas, ISBN-13: 9788584190621, Skoob. Clique aqui para ler um trechinho ou comprar na loja da editora. Clique para comprar na Amazon (e-book e físico)

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam o livro ou o autor?


 * Clique aqui e participe do sorteio valendo o livro "A verdade sobre amores e duques" no Instagram.

 * Clique aqui e participe do sorteio de 5 kits de livros no Instagram.

 * Clique aqui e participe dos demais sorteios de livros no blog.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

25 comentários

  1. Oii!
    Fiquei curiosa para conhecer a história! Realmente parece o tipo de enredo que te prende até a última página. Gosto de mistérios e esse livro me chamou a minha atenção. *-*

    Beijos
    www.ventodoleste.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria, tudo bem? acabei de ver sua resenha sobre meu livro e fiquei super emocionado. O sonho de todo escritor é encontrar leitores assim, que mergulhem profundamente em suas histórias. É isso o que faz valer a pena escrever! Um grande abraço, Krishna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Krishna, obrigada por deixar um comentário aqui ♥.

      Excluir
  3. Oi Maria, como eu fico feliz de ler uma resenha como esta tua, eu sinto a paixão que tu está sentindo por esta história. Parece ser mesmo muito boa, só por tua resenha, já fiquei imaginando a casa vedada de Lázaro e os sons que o atormentam. Depois desta resenha, não tem como não colocar este livro nos desejados. Parabéns por tua resenha.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Confesso que esse não costuma ser o tipo de livro que leio ou que me chama atenção, mas você fez com que chamasse. Deu para sentir através das suas palavras que você gostou mesmo do livro e me deixou bem curiosa quanto a seu desenvolvimento. Dica anotada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oiii Maria

    Não é exatamente meu tipo de livro mas certamente deve ser um livro de impacto pra conseguir ser o melhor nacional que vc ja leu até aqui. Fico feliz em saber que vc curtiu tanto

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria, como vai? Que resenha emocionante, fico feliz que esse livro tenha supreeendido tanto você, fiquei curiosa para conhecer essa história também, mesmo não tendo escutado falar dele antes. Espero consegui um tempinho para realizar a leitura do livro também.

    Beijos e Abraços VIVI
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Iniciei a resenha pensando que não me interessei pelo livro, mas terminei extremamente curiosa e com vontade de conferir a obra. Sua resenha ficou muito instigante, e saber que foi uma leitura rápida me deixa ainda mais animada. Li o outro livro do autor e gostei bastante, então vou dar uma conferida nesse também.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu tive a oportunidade de ler outro livro do autor e na época algumas coisas me incomodaram durante a leitura. Embora tenha um pouco de receio, eu fiquei curiosa com a premissa desse livro e gostei de ver a sua opinião sobre ele.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho tentado ler mais livros nacionais entao acho que a sua dica veio em bora hora, lembro de voce comentando sobre esse livro, e apesar da sinopse me deixar um pouquinho receosa, vale a pena confiar na sua dica.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas fiquei me mordendo de vontade de ler só por saber que foi um dos seus melhores do ano, mas confesso que fiquei mexida com a profissão do homem e só com a resenha me impressionei com a crueldade. Fiquei curiosa pelo destino de Lázaro e se o milagre que você esperou aconteceu, então acho que só lendo mesmo para descobrir. Dica anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu não conhecia esse livro mais esse livro não me desperta o interesse gostei da resenha mais passo a dica

    ResponderExcluir
  12. Olá! Poxa que tema mais inusitado, deve ter sido bem interessante acompanhar essa história e pelo visto a narrativa ajudou bastante. Ainda não tinha ouvido falar deste livro mas achei interessante o que você disse na resenha e acho que seria bem bacana ter essa leitura! Obrigada pela dica e pela resenha incrível!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Ahhh, eu tenho uma dó desses bichinhos! Hoje em dia evito ao máximo comer carne porque fico morrendo de dó, sabe? Machuca a alma imaginar esses animais antes de morrer :( Não sei se leria pois acho que já penso demais sobre isso, en a leitura a reflexão seria ainda maior!

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Não conhecia nem a obra e nem o autor, fiquei tristinha com o enredo. Deve ser uma obra bem difícil de ler. Mas eu adoraria fazê-lo, essa obra deve ter muita coisa para ensinar.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem o autor, mas fico feliz que tenha sido uma leitura tão envolvente e proveitosa para você. Infelizmente, confesso que, apesar dos seus elogios, achei o enredo bastante confuso e não me pareceu o tipo de livro que eu leria.
    Mas parece que o autor tem uma escrita muito envolvente e que a narrativa é bastante interessante. Para quem gosta do estilo, esta deve ser uma boa leitura. Vou passar a dica desta vez, mas adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi.

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, até porque não conheço muito bem o trabalho da editora. O livro parece ser muito interessante é ter uma premissa original, ainda não tinha visto nada parecido em outros livros. Pela sinopse e pelos seus comentários, parece ser uma boa leitura. Vou anotar o nome para procurar depois e poder ler.

    ResponderExcluir
  17. Igual a você, o que me faz ler um livro rapidamente é o quanto a história me ganha, nunca o numero de páginas. Achei a narrativa bem intensa e fiquei bem instigada. Quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    É nítido o quanto gostou dessa obra, não a conhecia e nem o trabalho da autora, e apesar de sua resenha positiva e de uma edição caprichada, não senti aquele feeling que me faz querer ler um livro.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Maria

    Que maravilhosa sua resenha! Nunca tinha ouvido falar nem do livro nem do autor, mas achei a proposta da história interessantíssima!
    Ainda mais por ter toda essa questão da propagação do som e do fato dele não se extinguir. Clato que fiquei curiosa para saber qual e o desfecho e para saber também quem é a narradora misteriosa...

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Me parece ser uma leitura bem intensa e cheia de ensinamentos.
    Não conhecia o autor, mas a paixão de suas palavras nesse resenha me deixou curiosa com a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bom?

    Uma história que parece bem interessante. Matadouro seria o último lugar no mundo em que eu trabalharia, nem consigo imaginar os sons que propagam ali. É um lugar cruel com os animais e não gosto nem pensar na dor que eles sentem. Gostei bastante da associação do Lázaro e fiquei curiosa sobre essa narradora. Espero conseguir ler esse livro logo <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Oiee ^^
    Para um livro tão curto, parece ter uma história muito incrível e envolvente! Eu ainda não conhecia esse livro e acho que nem a autora, mas fiquei um pouco curiosa para conhecer melhor a história. E tem algo nos livros cujos protagonistas não nos são revelados - sem nome ou sem descrição de características físicas - que me chama MUITO a atenção!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  23. Bastante interessante o livro ter sido baseado em um poema de Carlos Drummond, o que deixa tudo ainda melhor de se ler. Não conhecia a autora,mais essa obra pela sua resenha tenho certeza que eu iria gostar. Obrigado pela dica, vou buscar saber mais.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo