Resenha: livro "O que não existe mais", Krishna Monteiro

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "O que não existe mais", escrito pelo Krishna Monteiro e publicado pela Tordesilhas em 2015.

Resenha, livro, O-que-não-existe-mais, Krishna-Monteiro, Tordesilhas,

 "'Pode ser que ela o acolha, pode ser que o mate', Conceição dizia. 'Trata-se do filho de outra mãe, ninguém sabe quais serão suas penas.'" (página 37, conto "Quando dormires, cantarei")

 "O que não existe mais" é um pequeno livro composto por sete contos, alguns maiores, outros menores, todos falando sobre algo que não existe mais, algo que ficou no passado, na memória, lembranças e saudades. O primeiro conto é o que dá nome ao livro, mostra um filho atormentando após a morte do pai. O terceiro, "Quando dormires, cantarei", traz como protagonista um galo, algo que eu nunca tinha visto antes, e Krishna Monteiro continua surpreendendo no próximo conto, "Um âmbito cerrado como um sonho", onde um gato é o narrador. E aí vem "Monte Castelo", o maior texto do livro e o meu preferido, onde um neto relembra sua história com o avô, um figura importante em sua vida e talvez a única boa relação daquela família.

 "Daqui, posso vê-la fechar suas páginas, tampar a caneta, beber um gole da taça a ela oferecida, contemplar o imenso mundo à sua volta e, finalmente, falar, compartilhar segredos, embalada pela sinfonia de cantos e vozes que paira em torno das quatro sentadas à mesa." (página 54, conto "Um âmbito cerrado como um sonho")

 A escrita de Krishna Monteiro é bela, isso é inegável! Ele parece ter escolhido com cuidado as palavras que iria usar. O autor usa bastante do irreal, do fantasioso em seus contos, e talvez por isso algumas das histórias tenham trechos incompreensíveis para alguns leitores (grupo em que me incluo), significados que só seriam claros para o autor e seus personagens, mas esses personagens fazem parte do que não existe mais, do que ficou só na lembrança. É como se alguém estivesse nos contando uma história que aconteceu há muito tempo, mas não nos fornecesse todas as informações, e tivéssemos que nos conformar com o dito, mesmo com lacunas.

 "Mal sabia ele que, transmutando aos meus olhos os cães em inimigos, ele sem querer escrevia o primeiro ato de minha longa guerra particular com o mundo, da qual ele próprio, tempos mais tarde, também participaria." (página 61, conto "Monte Castelo")

Resenha, livro, O-que-não-existe-mais, Krishna-Monteiro, Tordesilhas, capa, opiniao, trechos, foto, contos
Resenha, livro, O-que-não-existe-mais, Krishna-Monteiro, Tordesilhas, capa, opiniao, trechos, foto, contos
sobre-o-autor, Resenha, livro, O-que-não-existe-mais, Krishna-Monteiro, Tordesilhas, capa, opiniao, trechos, foto, contos
Resenha, livro, O-que-não-existe-mais, Krishna-Monteiro, Tordesilhas, capa, opiniao, trechos, foto, conto, monte-castelo, diagramação

 A editora Tordesilhas fez um bom trabalho com a obra: a edição é um pouco menor na altura, a capa é muito bonita (e foi o que inicialmente me fez querer ler o livro), as páginas são amareladas e porosas, as margens, letras e espaçamento tem um bom tamanho, e não me lembro de ter encontrado erros de revisão.

 Enfim, fica o meu agradecimento à agência literária Oasys Cultural por ter enviado o exemplar para resenha no blog, e a recomendação para que vocês leiam "O que não existe mais" e conheçam a escrita linda do Krishna Monteiro; certamente algum dos contos vai encantá-los, e talvez vocês encontrem significados diferentes dos que encontrei e possamos conversar sobre eles.

 Detalhes: 112 páginas, ISBN: 978-85-8419-027-0, Skoob, acesse a página do livro no site da editora. Onde comprar online: loja da editoraSaraivaSubmarino.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha.

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

4 comentários

  1. Mais um livro de contos para entrar para minha lista. Fiquei apaixonada por esta capa! Espero entender melhor estas partes mais fantasiosas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, adoro livros de contos, e esse parece ter contos diferentes do que vejo por aí, instigantes e intrigantes. Achei a capa linda e sua resenha me conquistou e com certeza darei uma chance a esse livro. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Sinto falta de ler livros de contos e o título deste me chamou muita atenção, assim como a capa. Cada conto se abre com um quote? Se sim, já amei mais ainda hahaha. Fiquei bem emocionada com o conto Monte Castelo, porque sinto falta da minha avó (ela mora em outro estado) e adoro muito velhinhos <3
    Quero muito lê-lo, um dia! Obrigada pela indicação!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, eubadoro livros de contos para intercalar com outros livros. E esse me pareceu bem gostoso apesar que creio que ele nos arremeta a uma certa nostalgia. :(
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo